A Festa no Castelo

A Festa no Castelo Moacyr Scliar

Resenhas - A Festa no Castelo

Elis 21/04/2010

Bem aqui temos duas histórias que no começo confundem um pouco, mas depois você passa a se interessar afinal parece ser um livro muito político, descobre a diferença entre o comunismo,capitalismo e socialismo, pensa que os personagens estão certos em lutarem pelo socialismo, mas quando voltamos a realidade sabemos que ele não é essa maravilha toda, cada um deve ter seu ponto de vista sobre esse assunto, mas pra mim viver no capitalismo ta de bom tamanho,já é tão dificil ganhar o próprio pão imagina dividir com as pessoas que adoram se escorar nos outros, ou se divertem enquanto damos um duro danado. E viver a mando de comunista pra mim também não é certo. Bem não queria falar de política, mas o livro fala praticamente dela e no Brasil ainda.

Nota 8!!!

Beijokas elis!!!

JH 08/09/2013

A proposta é interessante: resgatar os ideais esquerdistas aqui, na região metropolitana de Porto Alegre, na iminência do golpe militar, em meio aos burgueses da capital gaúcha.
Mas o Socialismo, as revoluções, Marx e Bakunin parecem muito menos afeitos ao sul brasileiro que às terras da Europa.

O Socialismo não passa de um sonho insólito e impraticável, algo que só que seduziria jovens, vagabundos e pessoas que não se encaixam?

Daiane 03/09/2020

Meu primeiro contato com o autor, sempre ouvi falar muito bem dele. Gostei bastante da história. Melhor dizendo das histórias, pois há duas histórias paralelas no livro. Uma sobre uma festa em um castelo e sobre um menino e seu amigo, o sapateiro. Histórias que se encontram. Muito bom

nanu 07/04/2022

Confuso
O livro conta com duas histórias, achei um pouco confuso de ler, pois algumas vezes não soube identificar quando uma acabava e outra iniciava.
Apesar disso, a leitura é boa, confortável, das que se lê em frente à uma lareira.
Acredito que o final deixa a desejar, espera mais desenvolvimento das personagens principais, acabou sendo um final sem ?cara? de final, onde você procura mais folhas no restante do livro e não encontra.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/05/2022

Moacyr Scliar possui uma obra extensa, cheia de criatividade e profundamente enraizada no nosso tempo. Esse é mais um dos seus livros onde mostra a sociedade de uma forma bem humorada.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525410405

camila1856 28/10/2022

quando eu li esse livro pela primeira vez foi leitura da escola e eu devia ter 10 anos no máximo, então não consegui entender muito bem. é um livro curtinho mas com um enredo e desenvolvimento muito bons, não é cansativo e tem plot!!!

você é muito genial

albert einstein could never

Serivaldo 05/05/2013

Realidade e ficção
O livro é uma miscelânea de fatos que se encadeiam. O que seria a história principal, tendo como referência o título do livro, é uma história incidental que vai sendo contada ao longo do livro pelo narrador.
Duas histórias paralelas se entrelaçam na narrativa, uma sobre a festa no castelo de uma família de nobres italianos e a história de amizade entre um jovem idealista (Fernando) e um velho sapateiro (Nicola) com ideias socialistas.
Ao longo do livro destacam-se várias frases de impacto sobre o socialismo, escritas pelos grandes incentivadores e pensadores do movimento, tais como Bakunin, Rosa Luxemburg, Kropotkin, Léon Blum, Thomas Mann e vários outros.
Muitas ideias interessantes são abordadas pelo escritor, a ascensão do socialismo, a história do Brasil que antecede à Revolução Democrática de 1964, o pensamento do comunismo, a transformação que o capital pode causar no homem, as crises política e econômica da sociedade, os conflitos de pensamento e prática do socialismo.
Vale a pena a mescla de ficção e história, idealismo e realidade, teoria e prática, em reflexões sobre o mundo em que podemos viver.

Henrique Fendrich 30/08/2022

Um daqueles livros que se lê rapidão, não apenas porque são poucas páginas, mas também porque a escrita do Moacyr Scliar é das mais envolventes que tivemos.

Molizini 09/12/2022

Um grande conto!
Mais uma grande história contada pelo mestre com fatos cotidianos sempre atuais. É "uma" história muito divertida.

Isa_becker 06/03/2024

A festa no castelo
Quando li a sinopse do livro não imaginei que poderia me interessar tanto a leitura. No fim, é contada duas histórias diferentes pelo mesmo narrador, que no final, se tornam uma só em sentido. Assim, eu termos de política, fala muito sobre o socialismo, o radical(raiz). Foi uma leitura interessante.