As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Lavinia106 31/10/2023

As aventuras de tom sawyer
O livro e chato no comeco,mas vai ficando muito legal no decorrer da historia,o livro nao tem aventuras iguais umas as outas,mas enfim,o livro e muito legal

Sophia.Botosi 31/10/2023

As Aventuras de Tom Sawer
Me surpreendi muito com esse livro, pois achava que seria um livro bem chato de ler, porém gostei muito. Ele conta várias aventuras que o Tom Sawer passa, e é isso que nos deixa preso no livro, querendo saber qual o desfecho dessa aventura!

nath191 29/10/2023

Outros fofos
Eu adorei esse livro, a escrita é incrível
E eu amei as histórias do Tom, passam muitoa vibe das histórias do meu pai quando criança e um pouco da vibe de Anne de Green Gables.
E eu só li esse livro por causa da música do Rush, que eu só ouvi por causa do Greg do Sinapse, então fica ai o meu agradcimento ao Greg hehe

moacircaetano 29/10/2023

Há pouco tempo li As Aventuras de Huckleberry Finn, o qual gostei bastante. Tinha então uma grande expectativa com As Aventuras de Tom Sawyer, já que pra mim, por ser anterior, seria até melhor.
Mas ele é inferior. Claro, continua sendo um dos grandes clássicos americanos e mundial, mas lhe falta o fio que une a história toda.

Corquiola 28/10/2023

Como a sessão da tarde...
Como se estivéssemos vendo esqueceram de mim,kkkk. Aventuras Mirabolantes...
Livro confortável e fluido é uma boa diversão.

Débora 16/10/2023

Livro bom e leve, de modo que a leitura finda sem que se veja o tempo passar. Definitivamente não é o meu favorito do Mark Twain, mas é de inegável valor.

No mais, há só alguns apontamentos que eu gostaria de fazer: o livro foi escrito e publicado no mesmo século em que acabou a escravidão na America. Por isso, existem falas racistas, mas vai além: como é antigo, todo o cenário do livro, e não só a cenário em si, mas os hábitos, valores e até mesmo o valor do dinheiro não são os mesmos do que temos hoje.
Por isso é interessante ler e imaginar que essa paisagem rural e extremamente pobre chegou a existir nos Estados Unidos.

A infância sem internet, a autoridade dos professores - completamente diferente do que temos hoje -, a roupa do domingo, penas de morte, linchamentos e racismo: tudo isso faz parte do universo do Tom Sawyer.

Mas o que mais me admira na escrita do Mark Twain é o humor. Mais de uma vez, nessa e em outras obras, Twain me arrancou sinceras gargalhadas. Com tanta simplicidade que só posso pensar que a causa disso é talento, ou ao menos muita habilidade.
Fernando1412 16/10/2023minha estante
Esse livro tá na minha lista

Luiz1477 05/09/2023

Eu recomendo esse livro por que fala de um garota que se chamar tom sawyer que morava com sua tia au longo da história ele passa por dificuldade

Thaysa41 24/08/2023

Amo os clássicos
Eu descreveria esse livro como um encontro entre Chico Bento e os Batutinhas escrito há dois séculos atrás. Pra mim é muito intrigante ter essa visão dos costumes da época sobre a perspectiva infantil dos personagens. Para os dias de hoje alguns desses costumes chega a chocar, como por exemplo ver crianças fumando!

Guilherme 18/08/2023

Coisa de maluco
A vida do Tom é tão doida e cheia de aventura que minha mente demorou para processar o que estava acontecendo entre uma página e outra, essa é literalmente a mente de uma criança

edisik 09/08/2023

Uma ótima aventura que serve a todos os públicos. Mostra bem como a criança tem imaginação fértil para todas as situações.
Bruna 09/08/2023minha estante
Esse daí é muito bom, mas As Aventuras de Huckleberry Finn é beeeeeem melhor!

Bruna 09/08/2023minha estante
Deveria investir ;)

edisik 09/08/2023minha estante
Pretendo ler também.

Lív 01/08/2023

As Aventuras de Tom Swyer
Essa história conta sobre um órfão chamado Tom Swyer.
Ele vive em uma cidade nas margens do rio Mississipi, com a sua tia Polly, seu meio-irmão Sid e sua prima Mary.
Essa cidade onde mora é o tipo de cidade onde todos se conhecem e valorizam muito a fé cristã.
Tom é muito conhecido pela sua reputação de causar problemas e confusões.
Ele, provavelmente, conseguiria escapar das coisas que vive aprontando, mas Sid sempre o dedura para a sua tia.
Desse modo, ele sempre é repreendido e, muitas vezes, fica de castigo
E, em suas aventuras, Tom sempre inclui o seu amigo Huckleberry Finn.

MINHA OPINIÃO

Eu gostei bastante do livro, pois é muito interessante nós observarmos uma criança em pleno século XIX.
Já que elas não tinham nenhum brinquedo para se divertir, elas usavam a sua própria imaginação.
Outra coisa bem frequente nesse livro é a presença do racismo.
Pois, em muitas partes da história vamos encontrar muitos comentários racistas entre as crianças.
Afinal, naquela época isso era muito comum, e achei um ponto muito interessante para nós refletirmos sobre isso ao longo do livro.
Mas, colocando um pouco de fora todas essas críticas sociais, gostei muito do personagem Tom Swyer.
Ele é um garoto que odeia ir para a escola (como a maioria dos garotos da sua idade) e mesmo matando aula, é um garoto muito esperto (mas também vive se metendo em enrascadas.)
Ele tem o público alvo para crianças acima de 10 anos, mas na minha opinião todas as idades deveriam ler esse livro.

Bel 16/07/2023

Livro infantil que virou um clássico
Esse livro foi escrito para o público infantil mas trata de temas como a fraternidade, humildade e escravidão fazendo com que atinja a outros públicos.

A história é sobre as aventuras de Tom mas não deixa de nos ensinar como é bom olhar o mundo com a inocência de uma criança.

Edu 08/07/2023

Divertido básico
A vida de Tom Sawyer e suas peripécias na infância é um livro da literatura clássica, leve divertido e pode ser feita uma leitura descompromissada.

Você vai dar algumas risadas das lógicas criadas pela cabeça de Tom Sawyer e provavelmente vai lembrar de alguma criança.

Apesar disso, é um livro totalmente comum e esquecível (ao contrário de Alice) e provavelmente vai ficar na estante como uma capa dura bonita.

isabellytvd 07/07/2023

As aventuras de Tom Sawyer
Conta a história de um menino ?desobediente? que não gosta de escola, e entra em várias aventuras por gostar.
Tom faltava a escola para ir ao rio, e por isso dava desgosto a sua tia Polly.
Com o livro veremos que o Tom é um amigo e tanto, um amigo em que se pode confiar, amigo leal.
Bom, assim se aventuramos nas aventuras de Tom e os seus amigos.

Deixei 3 estrelas, pois eu não gosto desse tipo de literatura, mas me ajudou a me retirar da ressaca literária. O livro é composto de algumas imagens, então não é cansativo de ler, é um livro leve de se ler. Eu não leria novamente, mas para quem quer sair da ressaca literária (como eu) é um bom livro. Deixar claro para pessoas que gostam de livros como fantasia ou um romance mais pesado (como eu).

obs: Eu não encontrei a edição do meu livro, então vai ser essa que é a mais parecida.