As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Richard 21/10/2022

Muito Parecido com "O sol é para todos"
Poderia ler mil livros como estes, que narram o cotidiano como ele é de verdade. A todo momento comparava Tom com Scout de "O sol é para todos", eles seriam melhores amigos.

Yuka 20/09/2022

Um clássico que sempre tive curiosidade em ler mas pensava ser, ou muito infantil ou muito cansativo de se ler. Para minha surpresa, foi a maior aventura que já tive.
Por ter muitos anos desde sua publicação original, 1876, acredito que ao longo dos anos, com várias edições e mudanças de capas e tradições, pode ser que tenha tornando a linguagem simples e fácil de ler. Jamais imaginaria que um menino travesso como Tom, renderia aventuras dignas de um herói hahaha
De início perde-se a paciência com ele, tamanha são as enrascadas em que se mete, mas se não fosse suas travessuras, jamais teria visto ou descobertos coisas que no fim, ajudaram o vilarejo.
A aventura no cemitério com seu amigo Huck rendeu algo que foi uma trama assustadora até o fim. Sua paixão por Beck e as coisas que os dois fizeram por birra um do outro, típico de briga infantil é de dar muitas risadas. Mas o que passaram juntos nas cavernas, foi algo extremamente corajoso da parte de Tom ao cuidar de Beck.
Achava que seria só aventuras vindas da imaginação desses garotos, mas tudo pelo que passaram é de tirar o fôlego. Além de descobrirem bandidos perigosos ainda descobriram um verdadeiro tesouro. Será que eles conseguiram ficar com o tesouro? Leiam e descubram. Vale muito a pena e super recomendo.
A imaginação de Mark leva a patamares incríveis para um grupo de crianças. A leitura não é cansativa, pelo menos para mim não foi, as descrições são incríveis, personagens bem trabalhados, para aquela época, achei uma escrita cheia de vida e aventuras. Quando percebi, já estava chegando ao fim...

Lina ;) 17/09/2022

As Aventuras de Tom Sawyer
Esse livro é muito bom, é como se fosse um "combo" contém aventura, suspense, um pouco de medo e um pouco mais de amor. Eu amei esse livro é um pouco previsível mas quem não adora um clichê? 100% recomendo

Jufê 14/09/2022

Olha? é um clássico, né? ?
Para mim foi mais para passar o tempo que eu li (e porque a escola pediu também kkkk) mas até que foi bonzinho, recomendo levemente.

Roberta 27/08/2022

Não é que hoje sejamos mimimi, é que nós evoluimos.
Um clássico é um clássico. Mas, é chato, apesar de que é preciso ter em mente a época em que o livro foi escrito para não cair em um julgamento anacrônico. Por ter sido escrito em uma epoca de escravidão vigente, é preciso tomar cuidado ao considerar este livro infantil e entrega-lo às crianças sem qualquer contextualização histórica. Para além de uma criança mal educada e que se dá bem com malandragem e mau caratimos (vai além de travessura infantil), o mais perigoso é a normalização do preconceito, da misoginia, do mal trato aos animais, da sexualição infantil e de diversos outros comportamentos, à epoca normalizados, hoje inaceitáveis.

Angelica236 27/08/2022

Queria eu voltar à inocência.
"... Por um instante, a esperança chegou a renascer nos dois - sem razão alguma. Apenas porque é natural que isso aconteça, quando a idade já não fez da pessoa um perdedor cansado, acostumado ao fracasso."

Elizabeth 17/08/2022

Contraditório
Um menino que não presta a atenção na escola, mas sabe sobre histórias de piratas, salteadores, ate parece que tem tempo para ler. Só que aparecer, ser reconhecido. Não gostei.

Graciela11 09/08/2022

Uma história de criança interessante
Como no título diz, conta a história de crianças bagunceiras e brincalhonas mas com umas reviravoltas bem legais.
Recomendo para os jovens leitores que estão descobrindo o mundo da leitura ???

Lilica 30/07/2022

Iniciei a leitura por ter me visto cercada de referências do livro, até porque é um clássico da literatura norte-americana.
Lendo a sinopse esperava algo mais interessante do que realmente foi.
É uma leitura simples, de situações quase cotidianas de um garoto travesso, entretanto é muito entediante e arrastada. A história começa a ficar mais instigante e atrativa no final do livro.
Recomendo a leitura para conhecimento apenas.

Flávia Menezes 27/07/2022

PARA ONDE VAI TODA A INOCÊNCIA QUANDO NOS TORNAMOS ADULTOS?
?As Aventuras de Tom Sawyer?, um dos maiores clássicos de todos os tempos do escritor Mark Twain, foi primeiramente publicada em junho de 1876, e até hoje é um daqueles livros que você começa a ler despretensiosamente, e se envolve de tal forma que não quer que ele acabe nunca.

Por mais que seja considerado um livro para crianças (e eu realmente penso que as crianças teriam grandes benefícios em ler um livro assim), esse livro é, também, uma verdadeira aula sobre escrita. Mark Twain é um verdadeiro maestro, que rege cada palavra com tanta delicadeza e perspicácia que você se sente dentro da história.

Uma técnica muito usada pelo autor nesse livro (e de forma brilhante, é claro!), é a utilização de sumários. Primeiramente, se me permitem, gostaria de contextualizar o termo, para quem ainda não o conhece.

O sumário, em uma narrativa, é quando o autor sintetiza várias cenas abreviadas, sem entrar nos detalhes, e que tem a importante função de abreviar o tempo e servir de ligação entre as cenas. O que nesse livro funciona perfeitamente bem. Pois a torna mais ágil, e com bem menos chances de ser cansativa, especialmente para os olhares infantis. Sem contar que, com uma escrita como a de Mark Twain, essas cenas continuam a provocar as mesmas sensações que trariam se fossem descritas de forma mais minuciosa. Você literalmente consegue sentir cada uma das cenas, cada emoção dos personagens, e ainda sente a história fluindo de tal forma que você nem vê o tempo passar.

E eu preciso dizer, os personagens do livro são extremamente cativantes. Tanto os personagens crianças quanto os adultos. Você se diverte, se emociona, se aventura, corre riscos, se aflige, e por muitas vezes, fica com o coração quentinho enquanto lê.

E o que dizer do protagonista? Tom Sawyer é um menino fascinante! Ele é tão travesso quanto é cheio de imaginação. Ele é uma versão mais humana do que tenho em mente de um Peter Pan. Porque ele é tão destemido, tão cheio de vida, e de paixões, que me senti contagiada por suas emoções. Sem contar que mesmo sendo tão peralta, Tom Sawyer é um personagem com uma inocência tão profunda, tão intensa, que você tem vontade de guardá-lo em um potinho e protegê-lo de todo o mal.

O amor que ele sente pela Becky, e ela por ele, é descrito de uma forma bastante delicada. Como se o autor realmente entrasse na mente de um menino de apenas 12 anos. Eles dizem ?eu te amo? e se beijam, e no instante seguinte, estão brincando e correndo um atrás do outro como as duas crianças que ainda são. O amor nesse livro é tão inocente, tão puro quanto o mais puro sentimento infantil.

E é aqui que percebemos porque um livro como esse não é apenas um clássico da literatura infantil. Mas um livro que deveria ser livro também pelos adultos.

Para onde vai a nossa inocência quando nos tornamos adultos? Será que não existe nenhuma parte nossa que ainda acredita em coisas mais puras, mais ingênuas? Será que ser adulto é só viver sempre pensando nas intenções (especialmente procurando pelas más) em cada ato, cada sentimento, cada palavra que dizemos ou ouvimos vindos dos outros? Será que nenhuma parte de nós pode se desprender das malícias, e ver algo em seu estado mais puro?

Lendo esse livro, eu pensei que quando dizem que devemos guardar a criança que existe em nós, não é só sobre não deixar de acreditar, ou de se divertir. Mas de guardar um pouco desse olhar de encantamento pela vida e, também, pelas pessoas. De olhar de forma mais profunda para o outro, em sua essência, porque é lá que a criança reside.

Verdade seja dita, mas será que acreditamos mesmo que essa criança que já existiu em nós, desapareceu por completo quando ficamos adultos? Em primeiro lugar, eu não acredito que a maturidade seja um lugar que alcançamos quando atingimos uma determinada idade. Mas eu penso em maturidade como um estado, que ora estamos nela, e ora podemos regredir um pouco. E tudo porque precisamos entender que a vida não é linear, e muito menos nossos sentimentos. E às vezes, é preciso descobrir nossas fragilidades e perceber que nunca estaremos prontos, fortes, e nem mesmo completamente maduros. A vida é um processo contínuo de transformações diárias. Só assim seremos mais honestos conosco e com os outros.

E em segundo lugar, eu tenho que saudar a todos os psicólogos e psicanalistas por continuar mostrando a importância que existe em olharmos com carinho e amor para essa criança que um dia fomos, se quisermos curar as fragilidades do nosso adulto e nos tornarmos pessoas mais inteiras e verdadeiras.

Se um dia você considerar ler esse livro, eu desejo de todo o meu coração, que você não o pegue apenas para se divertir um pouco, ou descansar a mente das coisas mais sérias da vida, ou mesmo das leituras mais intensas. Mas espero que se recorde dessas minhas palavras, e se permita acessar a criança que ainda vive em você.

Mark Twain não é um autor de clássicos por acaso. E sua narrativa é encantadora, como também é uma verdadeira escola para escritores, mesmo na atualidade. E confesso que já estou ansiosa para conhecer as ?As Aventuras de Huckleberry Finn?, o amiguinho do Tom Sawyer, e me aventurar mais nesse mundo tão cheio de inocência, de verdade, de simplicidade, de sentimentos e presença. Porque por mais adulta que eu seja, para continuar enfrentando todos os obstáculos que a vida vem me impondo, eu sei que tudo o que mais preciso é um pouco desses sonhos tão puros, tão ingênuos e tão repletos de esperança que me fazem acessar o que há de mais verdadeiro em mim: a minha criança interior!
Sophia Loren 27/07/2022minha estante
Mais uma bela resenha, Flávia! E concordo com você sobre a criança interior. Eu não tenho problemas ou vergonha com a minha e ela se aflora muito quando leio ou assisto algo que acompanho desde sempre. Como os super-heróis que amo e sagas gigantes como SW. É só dois exemplos, mas ela está lá junto com a adulta que sou hoje em dia. Quando reajo aqui as vezes, sempre é inocente (já teve indivíduos que quiseram me ridicularizar ou algo do tipo. Horrível, mas já sei como lidar) e de coração.
Infelizmente tem coisas que não tem como ser puro e infantil. Mas o importante é não se esquecer quem você realmente é.
Vou dar uma olhada nesse livro depois!

Flávia Menezes 27/07/2022minha estante
Que feio, alguém te ridicularizar assim. Gente boba!! Nem liga!! Eu amoooo suas postagens e a as coisas que você escreve sobre os super-heróis. Eu amo esse universo do bem contra o mal, e penso que é tão bom sair um pouco das nossas posturas sérias demais e sisudas até. Obrigada pelas palavras e que bom que encontrar alguém como você por aqui! Volta sempre e espero que um dia você dê sim, uma oportunidade pro Tomzinho. ?????

Fabio 27/07/2022minha estante
Parabéns querida, pela belíssima resenha!
Como sempre, mais um que vai pra minha lista, que esta ficando muito extensa! Culpa das suas resenhas! rsrsrs

Sophia Loren 27/07/2022minha estante
Obrigada pelo apoio, Flávia! :)
E eu vou dar uma chance ao Tom sim! Já estava vendo o livro e tem algumas edições dele na minha assinatura do Kindle. Só falta organizar quando vou ler :)

Flávia Menezes 27/07/2022minha estante
Aaah, Fabio! Obrigada!!! E olha?você precisa comprar esse pro seu filho! Sei que os garotos de hoje não se interessam tanto, mas sei que ele deve admirar o pai leitor que você é. Uma leitura muito legal pra fazer com ele! E depois me conta. ??

Flávia Menezes 27/07/2022minha estante
Sophia?conta comigo! Tamo junto ?? Sei como nossas listas são longas, mas a hora que o Tom chegar na sua vida, você vai ver, será o momento certo pra curtir! ???

Carlos.Henrique 27/07/2022minha estante
Gosto das tuas resenhas.

Gleidson 27/07/2022minha estante
Nossa, Flávia, preciso reler esse livro! Sua resenha me fez pensar em coisas que tenho certeza que não pensei quando li. Parabéns pela resenha! Arrasou, como sempre!

Flávia Menezes 27/07/2022minha estante
Carlos, nossa! Muito obrigada! Fico lisonjeada em ler isso!! ?

Matheus Oliveira 28/07/2022minha estante
Flávia, acredito que um livro possa não responder a sua pergunta, mas trazer mais uma luz para esse questionamento e enriquecer essa válida discussão.

Vou me utilizar das palavras de Patrick Rothfuss em O Nome do Vento que diz que: "Quando crianças, raramente pensamos no futuro. Essa inocência nos deixa livres para nos divertirmos como poucos adultos conseguem. O dia em que nos inquietamos com o futuro é aquele em que deixamos a infância para trás."

Guinho 29/07/2022minha estante
Esse é um clássico, Flávia? ?

Flávia Menezes 30/07/2022minha estante
Mark Twain é um escritor clássico que vale muito a pena ser lido. Esse, em específico, é impressionante. Uma narrativa realmente brilhante. Recomendo até pra distrair de leituras mais densas, Igor. ??

Juuh 18/11/2022minha estante
Gostei bastante do livro,a história foi muito bem feita e os personagens com ótimas características.Gostei bastante da parte em que Huck e Tom assitem ao assassinato do doutor no cemitério

Flávia Menezes 18/11/2022minha estante
Muito bonitinho, não é Ju? Uma boa história

Stella F.. 19/12/2023minha estante
Excelente resenha! ??

Flávia Menezes 19/12/2023minha estante
Obrigada, Stella! E um livro incrível, não é mesmo? Twain merece! ?

Andreas W Daniel 15/07/2022

Vale a curiosidade
É uma aventura leve a qual eu sempre via referências, principalmente em Padrinhos Mágicos e Os Simpsons, e é totalmente além do que eu poderia imaginar, pois pintam o Tom como um menino arrogante e trapaceiro, quando na verdade ele sabe mesclar bem a inocência da infância com a esperteza o que torna a aventura bem divertida e engraçada.

Fabi 13/07/2022

Esse sim, um livro de aventuras de verdade. As travessuras, com toque de genialidade do Tom e sua trupe, junto com a expressão do modo de vida da sociedade à época, os estereótipos e crendices, por mais esquisitas que pareçam ser, são um convite à reflexão. Gostei!

Amanda 10/07/2022

A magia se esvai
Eu acho que o grande problema com adaptações de outras obras é que se perde tanto no caminho. Se sacrifica a maior parte da genialidade do autor quando se quer apenas passar os principais pontos da história sem ter a preparação e desenvolvimento do trabalho original.

Fefê 10/07/2022

Texto adaptado
Essa edição comemorativa é adaptada, no que eu acredito que seja para o gosto dos jovens. Gostei, mas faltou algo, vou atrás de uma edição com o texto integral.