As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Eduardo.Arruda 19/06/2022

Não empolgou
Sei que é um clássico da literatura americana e estava bastante ansioso para ler... Mas Tom Sawyer não empolgou.

marina 19/06/2022

a maioria dos livro q eu to lendo agora são pra escola, infelizmente, pq tão passando mil livros e todos são ruins ent fico de ressaca literária, e com esse não foi diferente.
achei q ia ser pior mas não foi. não tenho muito oq falar sobre mas não recomendo, só li por obrigação msm?

Marquim 16/06/2022

As aventuras de Tom Sawyer
Este livro é simplesmente ESPETACULAR! Nem sei o porquê de ter adiado tanto a sua leitura. Toda a obra é muito fluida mesmo. Além disso, não há como não se prender a Tom e com ele participar de tantas aventuras.

Tom realmente me conquistou. Quando eu estava em sala de aula, os alunos como ele sempre me chamaram a atenção. Isso nos fazia ser muito próximos e dialogar bastante sobre as situações da vida. Eles me ajudavam e vice-versa. Por isso digo que o protagonista me ganhou, pois, para além de todas as travessuras que ele realizava, há um menino que também tem seus traumas e uma infinidade de situações que motivam suas atitudes. Ele não é mau porque quer sê-lo.

Apesar de todos esses aspectos, no momento em que houve uma situação em que se faziam necessários muita nobreza, amor e entrega total, digamos assim, Tom, mesmo com as várias características negativas pelas quais era marcado, as demonstrou em grau glorioso e profundo. Isso me marcou tanto que comecei a me questionar se eu mesmo seria capaz dessa atitude.

Outro aspecto que achei interessante foi a conclusão da obra e as reflexões que as personagens fazem sobre a liberdade. Talvez o conceito que tenhamos a respeito desta seja bem distorcido. Sentir-se atado não é bom para ninguém, mas, a fim de se ser libertado, há que saber onde buscar essa tão almejada liberdade.

SOBRE A EDIÇÃO QUE EU TENHO
Então, o meu maior desgosto é a edição que tenho, a da Martin Claret. A colagem do livro não é boa. A tradução ficou a desejar e também há muitos erros ortográficos e alguns de sequenciação lógica das ideias. Outro elemento: a partir do capítulo 23, os títulos dos capítulos estão todos errados. Eu até parei de lê-los antes de iniciar a leitura deles, uma vez que já sabia que as informações não seriam condizentes com o que seria apresentado.

JP 07/06/2022

Aventuras de criança antiga
O dia a dia de crianças que vivem sua imaginação, seja de forma ingênua ou rebelde em tempos mais simples de interior. Tom é um garoto cheio de energia que junto a seus amigos aprontam várias travessuras.

Daniel 19/05/2022

O desenrolar de uma amizade genuína
Quando eu iria pensar que ia favoritar um livro que fala sobre aventuras de uma criança? Mais uma vez um livro me surpreendendo. É simplesmente impossível não se apegar e se divertir com as aventuras do Tom e seus amigos, principalmente o Huck. A ingênuidade misturada com a falta de noção levam esses dois para cada coisa que a gente nem acredita. O que mais me surpreendeu no livro foi quando começaram a acontecer situações mais sérias, fiquei preocupado do autor se perder e ficar meio sem sentido mas simplesmente deixa tudo ainda melhor. Algumas partes te deixam tão apreensivo pelos personagens que parece que você também é amigo deles. Na minha opinião, a forma como a amizade entre o Huck e o Tom é tratada nesse livro é um dos pontos mais fortes. Você consegue sentir o apreço que um tem pelo outro. Recomendo demais essa leitura!

Diego 08/05/2022

Livro de época
Gostei muito da leitura desta obra! Trata-se de um livro de aventuras juvenis, leve e agradável, apesar das inevitáveis marcas da época em que foi escrito.

20/04/2022

Já abandonei em uma primeira tentativa de ler esse livro. Tô feliz de ter insistido!

Não é das leituras mais fáceis, e em alguns momentos chega a ser arrastado demais. Talvez pela linguagem, se tratando de um livro que tem mais de 100 anos. Ou pela narrativa em si.

O início do livro parece ser feita por histórias soltas, contos sobre as travessuras de Tom Sawyer, sem muita relação umas com as outras. Mas quando finalmente a trama principal se desenvolve o livro fica bem interessante!

assis 18/04/2022

Horrível
Muito sem graça, o autor é extremamente machista e preconceituoso em vários aspectos. O final é muito previsível e ingênuo. Tive que ler para escola

Helena365 01/04/2022

A leitura do livro é cansativa, os personagens chatos demais. A historia um pouco parada. Mesmo nao gostando do desenrolar da história, achei o livro razoavel.

fairyhel0 10/03/2022

está na média.
eu pensava que teria um enredo completamente diferente do que realmente foi, pra mim tudo seria relacionado a pirataria e assim vai. no começo era só aventuras de crianças e >do nada< um assassino louco e muita doideira atrás da outra! foram diaaaaas pra terminar esse livro, além de eu não ter tempo por conta das aulas achei super cansativo ?? e me incomodou um pouco algumas citações racistas, sabe? sei que a época não facilita, mas não deixou de me incomodar

rianke 06/03/2022

As aventuras de Tom Sawyer
Tom Sawyer é um garoto órfão que vive com a sua tia Polly em uma vila próximo ao rio mississipi, o garoto esperto e levado sempre encontrava uma forma de ludibriar sua tia Polly e deixar de ficar de castigo, junto de seus amigos o garoto entrava em várias confusões e dava um jeito de se divertir e sair bem das enrascadas.
O livro, escrito de forma fluida, tem como o autor Samuel Langhorn que deixa claro a inocência e simplicidade dos personagens, deixando facil a leitura(até porque é um livro para crianças). Mostra também a forma que as crianças brincavam, com o que se divertiam diante da inexistência de brinquedos, e se aventurando através da criatividade e perspicácia.
A obra é muito divertida de se ler, é possivel notar claramente a esperteza dos personagens e mais ainda a do Tom.
Gaab '-' 08/03/2022minha estante
Supimpa...

Felipe 05/02/2022

Tom Sawyer é uma criança. Representa a liberdade, a autenticidade e a infância americana. O romance de Mark Twain revela a vida do menino na pequena aldeia de São Petesburgo, às margens do rio Mississipi. Com seus amigos Huck Finn e Joe Harper, Sawyer se envolve em grandes aventuras.

Gabi 26/01/2022

PERFEITO
Esse livro é incrível, leve e muito gostoso de ler. Eu recomendo a todos de qualquer idade, te ensina humildade e te leva pra um tempo histórico.

Mente.Leitora 25/01/2022

A alegria das crianças
Que livro estonteante. Mark Twain me fez lembrar que as crianças possuem a melhor essência da vida. Que segura ler esse livro. Ler não, co.er com os olhos. Amei a história.

André Azevedo Ferreira 21/01/2022

Aventura Boa!
O que falar desse livro que é um clássico retrato de uma época que já não existe mais!?

Focado na vida de garotos comuns de um pequeno vilarejo de interior, ele nos mostra com extrema simplicidade o dia a dia dessas pessoas.

Mark Twain é sempre direto ao ponto e não desperdiça nada do que está no livro, eu sou suspeito pra falar, pois sou fã dele de longa data.

Nossos amigos Tom e Huck se mostram tão sapecas e aventureiros como você já poderia esperar.
Rafael Kerr 21/01/2022minha estante