Mortal Engines

Mortal Engines Philip Reeve

Resenhas - Mortal Engines

LunaTokisaki 14/09/2023

Londres está faminta
Eu já tinha lido esse livro a alguns anos atrás, porém, só lembrava de que eu tinha amado a história kkk
Acompanhar a aventura do Tom e da Hester nesse mundo com temática steampunk é uma experiência muito boa, o desenvolvimento dos personagens é em grande parte muito bom, eu amei a ambientação, me apeguei muito fácil a vários personagens, a história é repleta de detalhes que causam desfechos inesperados.
É um livro excelente, é muito fácil de ficar imerso nesse universo e se você está procurando por uma aventura em uma temática diferente eu recomendo demais Mortal Engines.
Mais um livro xodó pra conta ? kkkkk

Laura.Julia 27/12/2023

Mortal Engines
Mortal Engines é uma história bem diferente e muito criativa, onde todas as cidades tem rodas e ficam andando pelo mundo comendo cidades menores, os personagens são muito legais, é um livro muito bem escrito. Quando li, fiquei muito curiosa para ler o próximo livro. Acho esse um livro bem legal para adolescentes.

Cris 01/01/2020

Muito diferente!

"O mundo estava mudando. Isso não era novidade, é claro; a primeira coisa que um Historiador Aprendiz descobre é que o mundo está sempre em transformação, mas, agora, estava mudando tão rápido que você podia realmente ver as mudanças " pág. 193

Este é o primeiro volume da série Crônicas das cidades famintas. A série foi publicada originalmente pela Editora Novo Século, e o primeiro livro publicado novamente pela Harper Collins. Não sei se a Editora pretende lançar os demais livros, mas sei que infelizmente as edições antigas estão esgotadas e são bem difíceis de serem encontradas.

O livro se passa em um mundo distópico muito diferente de tudo o que já li.
Neste mundo, as cidades não são mais estáticas, elas são tracionadas, ou seja, se movimentam através de um complexo maquinário no subsolo.

Deste modo, as cidades maiores "devoram" as menores, e isso quer dizer passam por cima dessas cidades, absorvendo suas riquezas e pegando os moradores como escravos.

Tom é um órfão que vive na cidade de Londres e acaba se envolvendo com uma fugitiva de outra cidade que lhe mostra que nem tudo é o que aparenta ser.

Os capítulos do livro vão se alternando entre a história de Tom e a de Katherine , que é filha de uma das figuras mais importantes da cidade e que também passa a desconfiar do sistema de governo de sua cidade.

Eu adorei o enredo, achei bem original e dinâmico, além de possuir várias críticas sociais. Logo no primeiro capítulo, as cenas são cheias de ação e aventura, e os personagens são cativantes e muito interessantes.

Fiquei muito intrigada com a história de cidades que se movimentam, e acho que só consegui visualizar o que seria isso no filme que foi adaptado deste livro em 2018, que eu achei bom, embora com algumas alterações da história.

Li o livro bem rápido e o final me surpreendeu muito e eu fiquei curiosa pra iniciar a leitura do segundo volume, que ainda não tenho, mas espero conseguir adquirir.

site: http://instagram.com/li_numlivro

Lucas Apostolo 28/08/2018

Entrei na loucura do livro bem rápido!
Eu entrei no livro de uma forma que, depois de uns 20% dele, eu já estava achando normal o fato das cidades andarem sobre rodas (ou esteiras). A trama é bem feita e está toda amarrada a esse mundo louco, ou seja, o mundo louco não é apenas um cenário para um enredo genérico, ele não poderia acontecer em outro mundo que não esse. É criada uma expectativa grande sobre alguns elementos da trama que acabam se mostrando pouco interessantes como os Stalkers e a Medusa, mas a história é maior que isso. Estou ansioso pelo filme. Peter Jackson, não nos decepcione!

Vinicius 14/06/2018

Leitura cativante e devoradora
O gênero Steampunk tá cada vez mais em alta, e a galera que curte essas aventuras do retro-futurismo vai à loucura com a adaptação do livro "Mortal Engines" de Philip Reeve.
Encontrei esse livro por R$ 10,00 numa promoção no meio de um shopping, onde os livros eram vendidos em números reduzidos na praça de eventos. Foi um achado! Sempre tive vontade de ler mas outros entravam na frente da lista, até que o encontrei nesta feira.

Já voltei pra casa lendo essa belezinha, não ia fazer resenha agora porque é muito difícil encontrar o livro nas livrarias e até mesmo online. Consegui o volume 2 e 3 por milagre, últimas unidades numa loja que não tem muita credibilidade.

Mas vamos ao que interessa, que é a resenha.
Tom é um jovem aprendiz de terceira classe da Guilda dos Historiadores. Ele é responsável pela limpeza do museu e de tarefas menos interessantes. Sua vida começa a virar de cabeça para baixo quando Londres, onde ele vive, avista uma presa.

Após a Guerra dos Sessenta Minutos, a Terra sucumbiu à tecnologia e foi tomada por cidades tracionadas. Elas sobrevivem correndo por cima de suas rodas e esteiras, caçando cidades menores para roubar suas peças e árvores que servem como combustível. Cada cidade tem seu prefeito, sua forma de combate, defesa, níveis e castas. Todas bem diferentes umas das outras.

Nesse mundo novo, sem tecnologia de ponta, os historiadores de Londres são responsáveis por encontrar antigos vestígios da civilização outrora esquecida, um simples CD pode ser um grande achado. Por outro lado, a Guilda dos Engenheiros são responsáveis por toda a parte mecânica da cidade, mantendo-a funcionando. Elas não se dão muito bem, é bom você saber.

Os personagens são bem construídos, enquanto as cidades não são muito exploradas. A obra poderia ter destrinchado mais as guildas, os níveis e trabalhos das cidades, além de suas terras inabitadas por onde rodam. Talvez essa falta seja preenchida nos próximos volumes da saga.

Mas enfim, se você procura por uma boa aventura, Mortal Engines é uma ótima pedida. Só vai ser difícil de ser encontrado no momento.

Veja a resenha completa em: http://bit.ly/4sMortalEngines

site: http://bit.ly/4sMortalEngines

Nathy 24/02/2018

Impressionada! Ainda estou tentando me recuperar do livro!
Gente... Confesso que quando comecei a ler pensei até que o livro fosse meio infanto-juvenil demais, sabe? Mas logo me enganei! Existe intriga, mortes, traições, ideologias malucas (mas até bastante reais se comparadas ao nosso mundo) em que os fortes sobrevivem, uma cidade comendo literalmente outra em um ciclo interminável de consumismo e auto-destruição!
Esse livro foi formidável! Irei ler os outros livros dessa série... Com grandes expectativas!
Recomendo! Não irão se arrepender!

Inlectus 26/08/2017

Legal.
Boa fantasia.

Jardel Maximiliano 17/02/2015

Surpreendente
Comecei a ler o livro atraído pelo clima steampunk. O lance de ter cidades que andam por um deserto devorando outras cidades me chamou a atenção. O personagem principal não é o que parece e sua parceria forçada com uma assassina acaba dando muito certo para o desenrolar da trama. A construção de personagem foi bem feita e foi interessante mostrar como eles fazem a transição entre o mundo que habitavam e o novo mundo que se abre após uma tentativa de assassinato. Três estrelas por conta do livro ter uma vibe adolescente, mas nada que estrague a leitura.

Wallace 18/09/2013

Decepcionante!
resolvi ler mortal engines pela temática de um futuro distópico, onde cidades nômades se alimentam de outras, contundo esse enredo criativo e promissor foi explorado de forma superficial e até mesmo desleixada. Personagens que não marcam, atitudes previsíveis e um romance sem nenhum tempero, mesmo sabendo que era uma literatura infanto-juvenil eu esperava mais.

RoFolDo 02/08/2012

Cidades comedoras de cidades?
Confira a resenha no blog Elhanor

fdelrio 15/09/2011

Nas engrenagens da Aventura
Surpreendente! O livro começa como tantos outros, menino orfão que se envolve em várias aventuras. O fato do enredo ser no futuro e com cidades moventes cria um clima totalmente diferente de tudo que já li, é muito bem construído, com diálogos irônicos bem engraçados, com muita ação e onde nem os personagens principais estão a salvo. Nota 10 para o livro e no final você só quer ler logo a continuação, termino esta resenha da mesma forma que comecei, surpreendente!!

A.Z.Cordenonsi 25/05/2011

E pour si muove...
As cidades se movimentam... E estão famintas! Com certeza, um dos livros mais legais que li nos últimos tempos (tá, legal é um termo pra lá de vago, mas é isso aí mesmo...). A partir de um pressuposto simples, mas brilhantemente original, o autor constrói um mundo futuro pós-apocalíptico que foge dos lugares comuns do tipo Mad-Max (que é um baita filme e, por causa disso, gerou um sem-número de imitações, baratas e caras). Voltando pro livro, vale ressaltar a crítica social que ele introduz sem ser forçada, mostrando que sempre haverá os "de cima" e os "de baixo" (ou a "gente como a gente" e a "gente diferenciada", só pra usar mais um termo novo e elitista que está em voga). A forma como o autor estabelece a apresentação das diversas camadas sociais estratificadas é muito interessante. Mas não se engane, este não é um livro que questione a natureza humana. Ele a mostra, inclusive nos seus aspectos mais cruéis (e cabe aqui ressaltar a coragem do autor, que é cruel com seus próprios personagens, coisa que muitos autores tem medo de fazer), mas não reflete exageradamente sobre a condição humana, afinal, trata-se de um livro de literatura fantástica. A ingenuidade romântica é arruinada pela vida cruel dos "adultos" e os fatos crus são mostrados, mas com uma boa dose de divertimento. Vale cada página.