Mortal Engines

Mortal Engines Philip Reeve

Resenhas - Mortal Engines

Laura.Julia 27/12/2023

Mortal Engines
Mortal Engines é uma história bem diferente e muito criativa, onde todas as cidades tem rodas e ficam andando pelo mundo comendo cidades menores, os personagens são muito legais, é um livro muito bem escrito. Quando li, fiquei muito curiosa para ler o próximo livro. Acho esse um livro bem legal para adolescentes.

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Sobreviva.
Ficção científica que se passa em um futuro distópico. Nesse mundo, cidades inteiras são móveis e caçam umas às outras para sobreviver, absorvendo recursos e tecnologia. A trama segue os protagonistas Tom e Hester enquanto eles embarcam em uma jornada repleta de aventura, conspirações e segredos em um mundo pós-apocalíptico. O livro é marcado por uma premissa única e emocionante, explorando temas de sobrevivência, exploração e os desafios de um mundo em constante transformação.

LunaTokisaki 14/09/2023

Londres está faminta
Eu já tinha lido esse livro a alguns anos atrás, porém, só lembrava de que eu tinha amado a história kkk
Acompanhar a aventura do Tom e da Hester nesse mundo com temática steampunk é uma experiência muito boa, o desenvolvimento dos personagens é em grande parte muito bom, eu amei a ambientação, me apeguei muito fácil a vários personagens, a história é repleta de detalhes que causam desfechos inesperados.
É um livro excelente, é muito fácil de ficar imerso nesse universo e se você está procurando por uma aventura em uma temática diferente eu recomendo demais Mortal Engines.
Mais um livro xodó pra conta ? kkkkk

Gabriel1994 28/10/2021

Pra quem curte aquele pós apocalipse juntamente com distopia esse é um ótimo livro.
As cidades andam sobre rodas ?
Sim, nem acreditei também hehe mas vale super apena

Cal 11/09/2021

Mortal engines
O terceiro livro que eu li em minha vida, e com certeza o primeiro que eu li com gosto. O mundo desse livro e os personagens são simplesmente perfeitos, pretendo ler logo a sequência. Odiei o filme

Draycon 14/01/2021

Londres está faminta!
Um livro perfeito para quem gosta do subgênero steam punk, e um boa recomendação para quem gosta de ficção científica no geral. É impressionante o quanto a história se sustenta com diversos personagens (quase todos cativantes) e com elementos que se ligam do começo ao fim, e além de possuir uma boa e provável teoria da destinação da vida humana no planeta, que vale a pena ser conferida nas aventuras de Tom Natsworthy e Hester Shaw pelos desafios do Out-Country.

Davi Busquet 23/10/2020

O Quarteto Mortal Engines - As cidades como nunca vistas antes
Ruas, casas, lojas, fábricas, templos, escritórios, escolas e quartéis: uma cidade como qualquer outra no mundo; mas, ao contrário do mundo que conhecemos hoje, nesse futuro de séculos adiante, após a Guerra dos 60 Minutos, as cidades podem ir a qualquer parte do mundo, pois são cidades móveis, nômades, tracionadas. Sobre chassis elas rodam e se deslocam por aí, minerando, comercializando, produzindo ou, como a temida Londres, comendo outras cidades.
Aéreas ou terrestres, marítimas ou uma variação dos outros tipos, essas cidades nunca estão no mesmo lugar, mas sim sempre vagando numa eterna busca (ou fuga). E é nessa trama que surge Tom Nathsworthy, um jovem historiador da Guilda dos Historiadores de Londres e Hester Shaw, uma varredora (catadora de lixo e tecnologias antigas) do Outcountry. Juntos eles conhecerão, ao longo de quatro livros, mais sobre o mundo do que já viu qualquer outro habitante de cidade (tracionada ou não).

> > Mortal Engines (livro 1)
A saga da histórica e orgulhosa Londres em direção ao campo de caça e ao grande paredão de montanhas que separa o território das cidades tracionadas das últimas cidades estáticas do mundo. Além de ilustrar os principais conceitos acerca desse mundo séculos à nossa frente, o livro também mostra os perigos da old tech e porque elas significaram o fim do mundo antigo — como a MEDUSA, um artefato poderoso do qual em breve a Guilda dos Engenheiros fará uso.

>> O Ouro do Predador (livro 2)
Tom e Hester seguem suas vidas, juntos, nas Estradas do Pássaro, como aviadores comerciantes. O surgimento de um grupo extremista anti-tracionista, o Tempestade Verde, a cidade tracionada do norte congelado, a bela Anchorage, e a cidade pirata de Grimsby trará revelações que englobarão Tom, Hester e o futuro da maioria das cidades do mundo. O livro mantém o tom de aventura, que, apesar de expandir ainda mais o universo de conceitos e cidades, faz com que o mundo pareça ainda menor e mais perigoso para Tom e Hester. É aqui que tudo que ainda foi apresentado, começa a se juntar, introduzindo brevemente o desfecho incrível do final da série.

>> Máquinas Infernais (livro 3)
O último da série publicado no Brasil (infelizmente). Começa com uma narrativa mais lenta e campestre, como se intentasse uma mudança de discurso por parte do autor, mas logo introduz mais alguns personagens (como Wren, a filha de Tom de Hester) e mostra como a descoberta do Livro de Lata levará a eventos de influência mundial no quarto e último livro. É a parte da história que aborda muito mais as relações familiares, religião, motivações para matar e entrar em guerra, o que faz com que, dos 4 livros, seja este o mais "parado".

>> A Darkling Plan (livro 4)
É o mais difícil de se falar sem dar spoilers. O fim da aventura de Tom e Hester, cujos caminhos se cruzam com o do caçador cibernético Shrike e a caçadora Anna Fang mais uma vez. Além disso, a Londres do primeiro livro novamente terá uma influência decisiva no destino dos personagens e o do mundo. O mundo está mudando, e as noções de cidades tracionadas e estáticas, inimigas mortais por séculos, deve mudar, ou o poder contido no Livro de Lata e em Odin transformarão o mundo irremediavelmente — tal como o lema do Tempestade Verde: "torne o mundo verde novamente". O quarteto encerra com uma mensagem muito importante acerca da história e o conhecimento histórico, a consciência da origem e o destino dos povos e nações. Tal mensagem, de certa maneira, é retomada dos outros livros, onde, através da função original de Tom e seus mentores (historiadores), se passa a importância dessa função para que governos e pessoas evitem errar como seus antepassados um dia o fizeram.

Apesar de serem livros voltados para adolescentes e jovens adultos, o quarteto é divertido, instrutivo e com um enredo bem original. Embora (o primeiro livro) tenha virado filme, não fez muito sucesso, o que é uma pena, já que as possibilidades de continuações seriam infinitas. Mas, felizmente, ainda podemos conferir toda essa imaginação e perspicácia de Philip Reeve nesses quatro livros sobre o universo das cidades famintas.

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_escritor/

@apandaliteraria 13/09/2020

Nesse romance steampunk temos o Darwinismo municipal, onde cidades precisam se locomovar e buscar alimento devorando outras cidades. Também temos os antitracionistas que não veem a necessidade de movimento para sobrevivência.
Podemos ver durante a leitura que a necessidade das cidades tracionadas apareceu após a guerra do 60 segundos mas a história por trás dessa guerra e da nossa vida de hoje foi perdida e pouco se sabe sobre isso. Para obter um pouco de história as cidades criam um grupo de buscadores para encontrarem objetos ligados ao passado, como as "old-tec", que são nossas tecnologias de hoje, é no meio dessas buscas que uma arma é encontrada por uma historiadora e sua vida é tirada por causa dela.
Hester, filha da historiadora, se vê em busca de vingança e quer tirar a vida de Valentine, o morador de Londres que matou sua mãe, mas Tom um simples aprendiz de terceira classe entra na vida de Hester e tudo muda, apesar de tudo eles se tornam melhores amigos e tem uma trajetória de aventuras.
No meio de tanta intriga, morte e vingança, existe também a arma "MEDUSA" que guarda muitos segredos em torno de si e precisa ser detida antes que vidas inocente sejam tiradas.
Um livro de leitura fácil, apesar do tema complexo como o futuro e suas tecnologias o autor consrguiu criar um texto de fácil entendimento e uma leitura que flui. Se você gosta do estilo Cyberpunk aconselho muito a ler e se deliciar.

Rafael 27/07/2020

Para quem já viu o filme recomendo a leitura sem dúvida, vai ficando claro vários detalhes que o cinema não consegue reproduzir, sem contar no final inesperado...

gagadiy 29/02/2020

Uma narrativa superficial para uma historia interessante
Eu havia visto o filme antes de ler (e achei péssimo) mas ainda assim resolvi dar uma chance.

A história é bem planejada e não cansa o leitor, até eu, que acho livros sobre maquinários extremamente entediantes, me emocionei. Porém há pontos baixos, o livro é contado de forma pouco detalhada e previsível, os personagens poucos trabalhados em seu contexto mesmo possuindo personalidades memoráveis e a falta de aprofundamento coloca o leitor em posição indiferente em muitos momentos.

Cris 01/01/2020

Muito diferente!

"O mundo estava mudando. Isso não era novidade, é claro; a primeira coisa que um Historiador Aprendiz descobre é que o mundo está sempre em transformação, mas, agora, estava mudando tão rápido que você podia realmente ver as mudanças " pág. 193

Este é o primeiro volume da série Crônicas das cidades famintas. A série foi publicada originalmente pela Editora Novo Século, e o primeiro livro publicado novamente pela Harper Collins. Não sei se a Editora pretende lançar os demais livros, mas sei que infelizmente as edições antigas estão esgotadas e são bem difíceis de serem encontradas.

O livro se passa em um mundo distópico muito diferente de tudo o que já li.
Neste mundo, as cidades não são mais estáticas, elas são tracionadas, ou seja, se movimentam através de um complexo maquinário no subsolo.

Deste modo, as cidades maiores "devoram" as menores, e isso quer dizer passam por cima dessas cidades, absorvendo suas riquezas e pegando os moradores como escravos.

Tom é um órfão que vive na cidade de Londres e acaba se envolvendo com uma fugitiva de outra cidade que lhe mostra que nem tudo é o que aparenta ser.

Os capítulos do livro vão se alternando entre a história de Tom e a de Katherine , que é filha de uma das figuras mais importantes da cidade e que também passa a desconfiar do sistema de governo de sua cidade.

Eu adorei o enredo, achei bem original e dinâmico, além de possuir várias críticas sociais. Logo no primeiro capítulo, as cenas são cheias de ação e aventura, e os personagens são cativantes e muito interessantes.

Fiquei muito intrigada com a história de cidades que se movimentam, e acho que só consegui visualizar o que seria isso no filme que foi adaptado deste livro em 2018, que eu achei bom, embora com algumas alterações da história.

Li o livro bem rápido e o final me surpreendeu muito e eu fiquei curiosa pra iniciar a leitura do segundo volume, que ainda não tenho, mas espero conseguir adquirir.

site: http://instagram.com/li_numlivro

Ricardo 14/01/2019

Mais do mesmo.
Somente soube desse livro através do trailer do filme feito por Peter Jackson. Por ser ele o diretor e ter gostado muito da adaptação que ele fez de O Senhor dos Anéis, confiei que seria uma boa leitura. Não vou dizer que me decepcionei com o livro pois a leitura é fácil, gostei do estilo do escritor mas, não vi nada de mais na história, já li várias parecidas, talvez a jornada do herói não traga muita novidade mesmo, não me surpreendi com nenhum grande "plot twist". Vários personagens poderiam ser mais explorados como Shrike, por exemplo. No final foi uma boa leitura, não me senti muito motivado a ir ao cinema ver o filme depois de ler o livro nem de ler sequências e/ou "prequências".

Lucas Apostolo 28/08/2018

Entrei na loucura do livro bem rápido!
Eu entrei no livro de uma forma que, depois de uns 20% dele, eu já estava achando normal o fato das cidades andarem sobre rodas (ou esteiras). A trama é bem feita e está toda amarrada a esse mundo louco, ou seja, o mundo louco não é apenas um cenário para um enredo genérico, ele não poderia acontecer em outro mundo que não esse. É criada uma expectativa grande sobre alguns elementos da trama que acabam se mostrando pouco interessantes como os Stalkers e a Medusa, mas a história é maior que isso. Estou ansioso pelo filme. Peter Jackson, não nos decepcione!

Vinicius 14/06/2018

Leitura cativante e devoradora
O gênero Steampunk tá cada vez mais em alta, e a galera que curte essas aventuras do retro-futurismo vai à loucura com a adaptação do livro "Mortal Engines" de Philip Reeve.
Encontrei esse livro por R$ 10,00 numa promoção no meio de um shopping, onde os livros eram vendidos em números reduzidos na praça de eventos. Foi um achado! Sempre tive vontade de ler mas outros entravam na frente da lista, até que o encontrei nesta feira.

Já voltei pra casa lendo essa belezinha, não ia fazer resenha agora porque é muito difícil encontrar o livro nas livrarias e até mesmo online. Consegui o volume 2 e 3 por milagre, últimas unidades numa loja que não tem muita credibilidade.

Mas vamos ao que interessa, que é a resenha.
Tom é um jovem aprendiz de terceira classe da Guilda dos Historiadores. Ele é responsável pela limpeza do museu e de tarefas menos interessantes. Sua vida começa a virar de cabeça para baixo quando Londres, onde ele vive, avista uma presa.

Após a Guerra dos Sessenta Minutos, a Terra sucumbiu à tecnologia e foi tomada por cidades tracionadas. Elas sobrevivem correndo por cima de suas rodas e esteiras, caçando cidades menores para roubar suas peças e árvores que servem como combustível. Cada cidade tem seu prefeito, sua forma de combate, defesa, níveis e castas. Todas bem diferentes umas das outras.

Nesse mundo novo, sem tecnologia de ponta, os historiadores de Londres são responsáveis por encontrar antigos vestígios da civilização outrora esquecida, um simples CD pode ser um grande achado. Por outro lado, a Guilda dos Engenheiros são responsáveis por toda a parte mecânica da cidade, mantendo-a funcionando. Elas não se dão muito bem, é bom você saber.

Os personagens são bem construídos, enquanto as cidades não são muito exploradas. A obra poderia ter destrinchado mais as guildas, os níveis e trabalhos das cidades, além de suas terras inabitadas por onde rodam. Talvez essa falta seja preenchida nos próximos volumes da saga.

Mas enfim, se você procura por uma boa aventura, Mortal Engines é uma ótima pedida. Só vai ser difícil de ser encontrado no momento.

Veja a resenha completa em: http://bit.ly/4sMortalEngines

site: http://bit.ly/4sMortalEngines

Nathy 24/02/2018

Impressionada! Ainda estou tentando me recuperar do livro!
Gente... Confesso que quando comecei a ler pensei até que o livro fosse meio infanto-juvenil demais, sabe? Mas logo me enganei! Existe intriga, mortes, traições, ideologias malucas (mas até bastante reais se comparadas ao nosso mundo) em que os fortes sobrevivem, uma cidade comendo literalmente outra em um ciclo interminável de consumismo e auto-destruição!
Esse livro foi formidável! Irei ler os outros livros dessa série... Com grandes expectativas!
Recomendo! Não irão se arrepender!