Comando Vermelho

Comando Vermelho Carlos Amorim

Resenhas - Comando Vermelho

Jessica 08/09/2011

Tudo tem um começo.
Assim que comecei a ler o livro, um amigo disse: Não gosto desse tipo de leitura porque os autores costumam ser muito parciais.
Meu amigo errou.
Esse é um livro de fatos, datas, nomes e números. É claro que existe uma teoria envolvida, e é claro que em algum momento é possível notar a opinião do autor a respeito. Mas, todo livro em si já representa alguma opinião, e, cá entre nós, em vista da demagogia que podia estar por trás dessa publicação, acaba sendo um bônus, uma agradável surpresa que o autor não se atenha a teorias em excesso.
Esse livro é pra qualquer um que tenha curiosidade em saber como surgiram as siglas mais temidas das últimas décadas.

Zaqueu 18/09/2023

O medo impera e o terror triunfa.
De forma brilhante Carlos Amorim vai narrando a história do comando vermelho que juntamente com o pcc domina o submundo do crime no pais e porque não uma boa parte do sistema politico.

Felipe 11/12/2012

O outro lado da moeda
É comum nos dias de hoje exigirmos pena de morte entre muitas outras coisas, este livro antigo (1993), mas atual, mostra que a pior pena está no sistema carcerário brasileiro, além disso mostra o porque do nascimento do crime, a falta do estado nas favelas e comunidades pobres, fazendo com que traficantes(comando vermelho), sejam o estado assistencialista, o mesmo formado no Nordeste pelo PT, grupo que dá gás, fazem festas(pão e circo), e dentro do possível ajudam o cidadão de bem, não defendo bandido, e sou totalmente contra as atitudes mortais do mesmos, mas um dos motivos dos mesmos surgirem é sim esta falta de ajuda do estado, uma dona de casa de uma favela, que mal consegue trabalhar, falta tudo em sua casa, seu filho viciado e traficante morto pela polícia, o CV dá uma "gorjeta" mensal a senhora, pela perda do filho, qual o motivo dela se voltar contra o tráfico? aí está o motivo da consolidação do Comando Vermelho, ele supre o papel do governo federal / estado, onde a ajuda não chega, eles a suprem, é claro o preço é alto, com mortes, vícios, mas infelizmente é a realidade, quando houver ajuda e assistencialismo não de esmola como bolsa família, mas saúde, educação aí sim o crime organizado será desmantelado e viveremos em uma nação digna, até porque é mais seguro para o cidadão viver sobre o comando do tráfico que não tem nada contra o cidadão da favela de bem, do que viver "protegido" pelas milícias tendo de pagar quantias para quem já recebe (é claro que pouco), para defender o povo, mas aí, entra a questão ética e moral de cada um.
Nassor 18/12/2018minha estante
Meu caro não entendi onde o PT entra na história. Em 1993 onde o Comando Vermelho já era consolidado o PT ainda era oposição e estava longe de alcançar os patamares que alcançou em 2002 pra frente. A cronologia e sucessão dos fatos é mais complexa que isso.

Rafael Cormack 17/11/2016

7,0/10
Imagino a dificuldade que deve ser pesquisar o passado e a história dos diversos fundadores do CV. O trabalho de pesquisa é impecável. Mas Amorim perde tempo demais contando detalhes da vida de alguns membros da organização, e acaba não falando da organização em si. De como ela percebeu que a cocaína era mais importante que a maconha aos acordos com os cartéis de Cali e Medellin.

O melhor momento do livro pra mim acaba sendo a conclusão, com uma análise dura e certeira a respeito dos muitos jovens que entrarão no mundo do crime.

Nay 10/03/2021

subestimaram tanto os "bandidos comuns" que, mesmo com todos os indicios de organização e de que algo diferente surgia, as autoridades nada fizeram... hj o crime organizado tem raízes muito fortes que não tenho esperanças em seu desmantelamento

Melina.Ferrari 30/12/2022

O livro consegue dar um bom panorama sobre o surgimento do Comando Vermelho e como foi se formando para a situação atual.

Único ponto negativo é que em alguns momentos do livro o autor faz relação com a história da política e guerras antigas no meio da história presente, isso acaba deixando um pouco confuso.

Marcos 29/10/2020

"Comando Vermelho" e a importância do Livro-Reportagem
É comum nos depararmos com acontecimentos extraordinários e logo declararmos "Isso dá um livro". A gênese do crime organizado no Brasil, com ênfase especial na maior facção nacional, o Comando Vermelho, é um desses acontecimentos extraordinários que, se não soubéssemos que é verdade, daria cabo de muita ficção por aí.

O livro-reportagem de Carlos Amorim percorre os caminhos nefastos das penitenciárias, desde o golpe militar até o início dos aos 90, ano em que o livro foi publicado, para nos contar a história impressionante e assustadora da ascensão do Comando Vermelho. Fruto de uma pesquisa extremamente aprofundada e de vivência própria do autor com reportagens ligadas ao assunto, "Comando Vermelho" nos enche de histórias, nomes, períodos, relatórios e informações oficiais para, de forma exemplarmente imparcial, responder uma questão: Como e porquê o Comando Vermelho se organizou dessa forma?

Valer-se de tanta história assim, porém, pode fazer o leitor ficar perdido na enseada de nomes, codinomes e fichas criminais que nos são expostas. Mas essas informações não existem no texto a troco de nada: As menos importantes recebem poucas linhas, enquanto grandes figuras, como os irmãos Encina, Rogério Lemgruber e William da Silva, recebem tratamento integral na história. É também outro mérito assustador do autor expor a conexão controversa entre o crime e a política, coisa que Carlos faz sem distinção de posição política -- De Brizola à Moreira Franco.

As histórias e casos contados por Carlos são assustadoramente familiares hoje, mesmo passados quase 30 anos de sua publicação. É importante, então, que esse livro seja redescoberto e estudado: Apenas com informações e padrões pode-se armar uma inteligência capaz de bater de frente com o crime organizado

Porque ele, infelizmente e desde sua concepção, veio para ficar.

Daniel.Martins 04/05/2015

Arrastado, mas bem informativo
O livro tem uma narrativa por vezes bem arrastada com muitas datas, fatos, nomes e etc, porém isso não tira o mérito de mostrar a interessantíssima história de um grupo que começou até com ideais positivos e se desvirtuou para se tornar o que é hoje.

Eduardo Santos 19/01/2016

Começo...
Achei o livro muito bom e o mesmo nos mostra como começou o crime organizado. O livro retrata momentos chaves da história, nomes e os eventos que fizeram essa facção ganhar notoriedade na mídia.

Juliana ;* 03/09/2023

Nada começa do nada
Esse livro não é um romance. É uma grande reportagem. Se você gostaria de ler uma história naquele formato fluido de narrativa, vai se decepcionar. Aqui, você terá muitos personagens, muitas informações, muitos eventos, datas e detalhes.

Não é um livro fácil e que dê pra ler enquanto está fazendo alguma coisa. É fácil de se perder e é, portanto, interessantíssimo. É cheio! Assim como o Brasil.

O nosso país é cheio de pessoas e de faltas. Falta tanta coisa! E tem tanta gente que se propõe a diminuir essas faltas.

"Vou aos morros e vejo crianças com disposição, fumando e vendendo baseados. Logo elas serão três milhões de ?adolescentes que matarão vocês nas
esquinas..."

A história do Comando Vermelho poderia começar agora, porque hoje temos os mesmos problemas que tínhamos anos atrás.

"- O que une o homem não é o bem-estar, é o sofrimento."

Rodrigo.Cabanne 04/03/2024

O livro retrata o CV em algumas fases da facção, do início com uma visão de proteção dos detentos ao cenário atual de domínio dos morros e tráfico de drogas.

O livro explica muito sobre o Brasil atual.

julyannej 12/02/2019

Resenha do livro: Comando Vermelho, a história do crime organizado, de Carlos Amorim

Assim como Domingos Meirelles coloca logo no início, no Prefácio, a característica mais em evidência de Carlos Amorim é não ter rodeios ao apontar a história da formação do Comando Vermelho como realmente foi. Além disso, traz um repertório enorme de fundamentos importantíssimos para o entendimento da sociedade brasileira.

Amorim conta, parte a parte, a ideologia inicial do Comando Vermelho e o que veio a se tornar. Os personagens, os pensamentos deles, principais características, qual suas importâncias para cada geração, suas principais transformações até se tornar a organização que é atualmente.

Situando o leitor, e estruturando a história, a narração é adiantada e regredida através de datas, apontando momentos políticos imprescindíveis à percepção, pessoas essenciais, testemunhas oculares, ou indiretas, de cada episódio que trouxeram relatos enriquecedores ao texto. É primordial ter algum conhecimento do que foi a Ditadura, marco de um período que perdura vivo até hoje, para assimilar com facilidade o pensamento dos presos políticos e criminosos comuns e o porquê tiveram certos estímulos e inclinações a se tornarem essa ?associação? do Rio de Janeiro e suas vertentes em outros estados.

Cabe também colocar que a geografia do estado do Rio de Janeiro, além das populações miseráveis que vivem nas comunidades daquela região, influenciaram drasticamente na logística da criminalidade. Entender o papel importante que esses líderes tiveram na mentalidade de moradores que nada tinham a perder, ou a ganhar. A troca do silêncio, pela segurança e suprimento de necessidades básicas (como saúde, escola, alimentação) se tornou aliada dessa organização.

Carlos Amorim é extremamente direto, pontual, cuidadoso, com ar de especialista, mas a humildade de quem foi apenas observador de toda essa tragédia. Não coloca sua opinião, não direciona o leitor à um ponto único, mas mostra, despido de todo julgamento, a versão real dos fatos.

Volto ao Domingos Meirelles que emprega melhores expressões ao tratar essa obra: ?Com a paciência e habilidade de um artesão medieval, o autor cinzelou as colunas, as paredes, o teto e os arcos dessa espécie de catedral gótica, estimulando o leitor a visitar seu interior e fazer sua própria leitura dos diferentes ângulos e significados dessa estrutura complexa. ?

nath 28/06/2020

O livro narra a história do comando vermelho e como se fundou. Traz todas as fontes utilizadas e pouca opinião do autor, se trata de uma história baseada em fatos reais.
Achei a leitura um pouco cansativa pois traz muitos nomes e a história política do RJ e me senti perdida em alguns trechos do livro por desconhecimento.
Pretendo reler esse livro depois de ler o livro "400 contra um - William da Silva Lima" escrito por um dos fundadores do comando vermelho.

Igor13 07/04/2021

Gostei
Melhor do que eu esperava. Não é um livro completo sobre o assunto, mas traz muita coisa. Leitura que flui.