A Invenção do Nordeste e Outras Artes

A Invenção do Nordeste e Outras Artes Durval Muniz de Albuquerque Júnior

Resenhas - A Invenção do Nordeste e Outras Artes

Patty Lima 15/12/2023

Esse, com certeza, foi um dos livros mais cansativos que já li. Mesmo assim é uma leitura interessante e rica, especialmente os capítulos que analisam nossa literatura. Além disso, a obra faz um apanhado completo do acervo artístico (pinturas, músicas e filmes) que retratam o Nordeste. Vale a pena ler!!!

Ítala Morgana Leite 24/01/2023

O livro é belíssimo, mesmo sendo teórico. Fala sobre como o nordeste foi discursivisado ao longo dos anos, como a visibilidade e dizibilidade desse lugar surgem.

Li para escrever o meu projeto e posteriormente a dissertação no mestrado que estou cursando e me ajudou demais.

Kamilla :) 02/03/2021

Li pra fazer um trabalho da faculdade e acabei tirando nota 10.
Esse é um livro muito muito muito inteligente! Minha cabeça explodiu lendo ele e a cada argumento do autor eu gritava ?EH ISSO MESMO FALOU TUDO?

erfo-99378 02/12/2020

A construção do imaginário sobre o nordeste
Foi uma leitura muito boa, porém em algumas partes o texto o autor é bem repetitivo. Os dois primeiros capítulos são muito bons para entender as origens da construção do imaginario que se tem sobre o que é o nordeste: seca, miséria, selvageria. Porém o último capítulo achei muito longo e cansativo sobre como a arte influenciou nessa construção.
De todo modo é uma leitura muito rica que serve de embasamento teórico pra estudos Academicos.

Laiz 10/02/2020

- queria muito ler esse livro antes de assistir bacurau e posso afirmar que minha experiência foi muito boa
- recomendo demais pra toda pessoa do meu país nordeste especialmente pra quem já escutou bobajada de sulista

Elmo Mayko 03/07/2014

SENSACIONAL!
"O sulista não gosta de nordestino". "(...) mas se fosse um nordestino". "Meu sertão querido".

Creio que muitas pessoas já ouviram as frases supracitadas pelo menos uma vez. Como nordestino, ouço sempre frases de lamento, que colocam o Nordeste e o nordestino na condição de "coitado" da história. Esse livro do Durval Muniz toca o "dedo na ferida", mostrando a construção histórica do Nordeste brasileiro, que contribui imensamente para a ruína de inúmeros preconceitos e visões equivocadas sobre o Nordeste e o nordestino.

Alguém já se perguntou por que o Nordeste, ainda hoje, continua sendo retratado nos noticiários, em novelas, em canções, em textos literários, como uma região ainda rural? por que o nordestino continua sendo visto como um sujeito inculto, incivilizado, sertanejo, cabeça-chata? por que muitos políticos continuam usando a seca como desculpa para o subdesenvolvimento do Nordeste? Procurem estas respostas neste livro. Durval Muniz nos oferece a possibilidade de pensar novas identidades para o Nordeste e o nordestino, neste que deveria ser o livro de cabeceira de todo os habitantes da citada região.

Sandro Sorte 07/04/2010

Abandonado injustamente, pois o livro é ótimo, pelo menos até onde eu li. Pretendo no futuro retomar e concluir a leitura. Mas Por enquanto o deixo na geladeira, tenho outras leituras mais urgentes para fazer nesse momento.