O Negro no Futebol Brasileiro

O Negro no Futebol Brasileiro Mario Filho

Resenhas - O negro no futebol brasileiro

Soraia 21/09/2021

Futebol brasileiro ou carioca?
O ponto fraco do livro é que ele aborda apenas de clubes cariocas não retratando como foi o percurso negro no futebol a nível nacional, como sugere o título.
miguel.solano 14/02/2023minha estante
mas acredito que a ideia do livro é mostrar o papel do negro na história do futebol. os times citados foram apenas ilustração.

Soraia 15/02/2023minha estante
Não são apenas ilustração.
É a história da inclusão de atletas negros nos times citados, basta ler e conferir a história dos times.

miguel.solano 17/02/2023minha estante
o intuito é a inclusão dos atletas negros nos times citados, mas foi assim em diversos times brasil afora. até porque rio-sp tinham times mais desenvolvidos. muitos times que conhecemos hoje sequer existiam em 1900, por exemplo.

Pedro.Henrique 27/04/2021

Política e futebol se misturam
A maior obra sobre futebol já escrita. Poderia ficar só nessa frase mas vou tentar falar um pouco mais. Com um óbvio foco no futebol carioca Mario Filho nos apresenta as origens dos principais clubes cariocas. Clubes, em sua maioria, fundados pela elite que logicamente excluíram os negros, escancarando o racismo nas origens do futebol brasileiro. Contando todas as mazelas que os negros foram submetidos pra finalmente poder entrar na elite do futebol brasileiro e sair do amadorismo. Além de contas inúmeras histórias tristes e outras nem tanto chegamos na expressão máximo do racismo na final de 1950. Onde o peso da "humilhante" derrota recaiu sobre os jogadores negros, principalmente sobre Barbosa. O peso desse racismo é sentido até hoje onde num país onde a maioria da população é negra e vemos números extremamente baixo de goleiros negros. Enfim, não pretendo falar mais do livro em si para não estragar a experiência dos futuros leitores. Livro mais que precioso pra todo amante do futebol, não só do jogo da TV mas da sua história, que é política e racista.

Elaine P. 14/07/2009

Essencial
Não há discussão: em matéria de futebol brasileiro, Mário Filho é referência no assunto. E, como obra-prima dessa referência, "O negro no Futebol Brasileiro" é leitura obrigatória para quem se interessa pelo esporte. A narração é envolvente e você simplesmente não consegue parar de ler, ansioso pela próxima história, o próximo causo do futebol brasileiro. Mais do que um tratado sobre as raízes do preconceito ao negro no nosso futebol, Mário Filho retrata como ninguém o início do futebol como esporte amador até o momento de sua profissionalização. Nota 10!

Dude 27/12/2018

Futebol e Racismo
Interessante livro sobre como tudo começou no mundo do futebol brasileiro. No início, a leitura é um pouco maçante, mas vale a pena, sobretudo, pelo final que fala de Garrincha e Pelé. Só poesia.

Além disso, o livro fala do racismo no futebol e como isso se confunde com a história do Brasil. Pela importância histórica e por se tratar de um tema tão atual, o livro é obrigatório.

Gabriel 18/06/2023

Uma preciosa pesquisa histórica: obra-prima da história do futebol
A obra mais conhecida do Mario Filho pode realmente ser considerada uma obra-prima pelo leitor que chega ao final do livro. A versatilidade e a sensibilidade que saltam dos capítulos fazem com que o leitor se perca, maravilhado não apenas diante de um precioso conteúdo histórico, mas também encantado por se sentir uma testemunha viva de todos os episódios narrados.

É verdade que de início é difícil assimilar o estilo de escrita do Mario Filho. O texto fica atarracado em alguns momentos. Contudo, logo em seguida o leitor compreende por que Mario Filho é considerado o maior revolucionário da crônica esportiva.

O livro viaja no tempo, descrevendo os primórdios do futebol no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, e chegando até a coroação do Rei Pelé. Durante essa caminhada, os percalços enfrentados pelos pretos e mulatos que se atreveram a jogar futebol, principalmente nos anos 1910 e 1920, são destacados pelo autor.

Mario Filho apresenta o resultado de uma riquíssima pesquisa histórica, utilizando-se de fontes escritas e não-escritas, mas mantendo o mesmo rigor, considerando que os arroubos racistas no futebol da época nem sempre tiveram notinha de registro em carimbo. O resultado é tão bem feito que, infelizmente, alguns nomes mencionados pelo Mario Filho já se perderam no tempo e nem mesmo a consulta ao google satisfaz ao leitor.

Além desses detalhes, através da narrativa do Mario ainda é possível, aos mais sensíveis, sentir o turbilhão de emoções ao se encontrar dentro do Maracanã naquele fatídico dia 16 de julho de 1950 ou sentir a glória triunfante do brasileiro nas ruas após o chocolate na Suécia em 1958.

É, sem dúvidas, uma obra-prima que passa por cima dos pequenos defeitos que porventura sejam apontados.

Marcelo 04/05/2009

Clássico
Este livro é um clássico na área de esportes, particularmente do futebol mas é um livro dificil. Feito na década de 50 tem um texto verborrágico para os padrões modernos, tornando sua leitura cansativa. Um dia irei retomá-lo, mas por enquanto ele fica ali no canto da estante.

Heitor.Ceccato 14/10/2021

Muito além do nome do Maracanã
Um clássico livro escrito por um jornalista que amava o futebol carioca e brasileiro no geral. O livro narra desde a chegada do futebol ao RJ até a luta de classes, a segregação financeira de seus praticantes e a fato onde os negros e mulatos não eram bem vistos dentro do campo e nem na arquibancada. Por melhor que fossem os jogadores esses precisavam ser muito além de atletas, precisavam ter um suporte por trás de si e se fosse negro então, só Jesus, ai que o problema seria em dobro.

Thiago 10/02/2024

Um livro bem legal sobre a história do futebol brasileiro num geral. Mario Filho conta a história do esporte no país da perspectiva dos principais agentes pra sua popularização, e pra ele se tornar o que é hoje. Recomendo para qualquer um que goste do esporte, não só para alguém interessado na crítica racial.