Heresia

Resenhas - Heresia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Wolsey 17/01/2023

Muito bem escrito.
Suspense medieval, muito bem ambientado, as descrições não são cansativas e têm a capacidade de nos transportar pra época.
Os lugares sombrios, úmidos, mal iluminados, a chuva recorrente e as péssimas condições das ruas cheias de lama dão o tempero da aventura sinistra.
Apesar de utilizar personagens históricos trata-se de ficção, e justamente por se saber que Giordano Bruno acabou morrendo queimado por ser considerado herege, torna mais interessante e irônica a história.
Gostei tanto que já vou começar a leitura do segundo livro (Profecia).

Ianne 02/02/2021

Esse eu devorei. Amei como os acontecimentos são narrados, a história prende muuuuuuitooo.

Mila.Soraia 28/09/2020

Um bom suspense, com pitadas de ação. Tem todos os elementos que deixam uma história interessante: assassinatos, mistério, intriga, reviravoltas. Na primeira metade do livro, ia lendo espaçadamente, até que a narrativa embalou, e foi quase impossível deixar o livro de lado. Só parei de ler quando terminei.

Simone de Cássia 30/10/2019

Comecei a ler há algum tempo e abandonei. Mas de vez em quando olhava pra ele na estante e me perguntava o por que de não ter gostado: tem trama boa, tem assassinato e mistério, é de época, tem traços reais, e se parece muito com a saga do advogado Matthew que me encantou , enfim, tudo que eu gosto. Aí resolvi tentar de novo ( confesso que foi em um momento que não tinha mais nada à mão.. rs rs ) e não é que me prendeu?? Meio lento no começo, mas de repente começam os assassinatos e o trem fica muiiiiito bom! Tanto que estou à procura da continuação. Gostei bastante!
Riva 30/10/2019minha estante
Você dando uma chance para um livro?!?!? O fim do mundo chegou!!!!!!

Simone de Cássia 31/10/2019minha estante
Riva, leia direitim... eu disse que resolvi tentar de novo em um momento que não tinha mais nada à mão.. era isso ou isso... kkkkkkkk Continuo sendo "maleficente"...kkkkk

Riva 31/10/2019minha estante
Kkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!

Laura.Oliveira 08/06/2018

Os apuros de Bruno em busca de um livro antigo em Oxford
Minha birra com A Sombra da Noite da Débora Harkness (que eu li quase ao mesmo tempo desse livro aqui) é que ela não viaja para a Oxford de 1860 e que mesmo não viajando para esse ano, ela não encontra com o Giordano Bruno procurando por um outro livro antigo, raro, misterioso e muito desejado. iria ser um crossover da hora, mas vamos lá.

Heresia é mais um dos livros eu comecei a ler porque se passava em Oxford, de 1583, mas é Oxford, nosso heróis, o polêmico, aventureiro e intelectual Giordano Bruno, parte para a cidade universitária a fim de encontrar um livro e servir de caguete de católicos para um carinha lá, chegando lá com seu amigo Philip Sidney (que fica na Christ Church, mas o Giordano fica no Lincoln) ele acaba se envolvendo em um mistério ao tentar dar uma de Sherlock e desvendar uns assassinatos terríveis que andam acontecendo dentro do College, é uma trama tensa, permeada pelo clima carregado do período Elizabetano onde a religião poderia ter levar para a fogueira ou para um morte ligeiramente pior dependendo de onde você estivesse, bem, uma vez eu li uma resenha chamado a autora S. J. Parrish de Dan Brown de saia, eu não acho que é pra tanto, embora haja passagens muito boas de enigmas, pistas e coisas do tipo. Se você curte um bom mistério histórico, eu recomendo.

Roberto 19/06/2016

Heresia – Um suspense (levemente) histórico
Giordano Bruno foi um importante teólogo, filósofo e escritor que despertou a aversão da Igreja Católica no século XVI por apoiar e desenvolver teorias cosmológicas heréticas. Esse personagem histórico foi escolhido pela autora S.J. Parris para protagonizar este suspense. A meu ver, escolher um personagem verídico de grande relevância histórica para sobrescrever uma trama fictícia é sempre uma escolha ousada. Existe um risco iminente de que as distorções acabem por ridicularizar o personagem, esvaziando-o de sua importância. O principal desafio é criar uma faceta nova e interessante para uma personalidade que já tem feitos consagrados e conhecidos pelo leitor.

No caso de Parris, essa pode não ter sido uma escolha muito astuta. Isso porque, por meio de seu Giordano, pouco aprendemos sobre o original para além de um perfil questionador e livre-pensador, o que é previsível a qualquer um que conhece o básico de sua história. Mas, ao contrário de seu protagonista, o período e o cenário histórico retratados em “Heresia” despertam interesse por carregar uma tensão a que muitas vezes não damos a devida atenção ao estudar sobre as Reformas Protestantes. Quando novas correntes do cristianismo começaram a surgir e se opor a Roma – temos que pensar que essa é uma época de muito menos tolerância religiosa –, cria-se um atrito entre católicos e protestantes. As reações aversivas provêm dos dois lados, e é no âmago desse conflito que Parris planta sua narrativa. Porém, mesmo nesse contexto fértil, “Heresia” não mergulha tão fundo na recriação histórica, e usa apenas elementos para criar superficialmente a atmosfera necessária ao seu suspense. A quem esse mistério não conseguir segurar é provável que esse livro venha a decepcionar.

Por se tratar de uma trama de assassinatos, foi uma escolha acertada teatralizar as cenas criminosas, deixando o enredo mais instigante e dinamizando a leitura. Contudo, o desfecho que Parris cria deixa a desejar em vários aspectos. Primeiro, seu Giordano parece juntar todas as peças do quebra-cabeça de uma forma um tanto instantânea, o que causa algum estranhamento, já que nós, leitores, acompanhamos toda a narrativa pelos olhos e pensamentos dele – como poderia sua dedução ter nos escapado? Depois disso, o mistério se encerra de forma um tanto fosca, com seus segredos revelados por meio de uma confissão do próprio vilão, o que é um tanto óbvio e esvazia o caráter investigativo que orientou as ações do protagonista até então.

“Heresia” se beneficiaria mais de um protagonista isento de importância histórica – talvez assim pudéssemos diminuir nossa cobrança sobre ele. Mesmo sem muita densidade histórica, uma curiosa série de assassinatos bem desenhados acaba levando o leitor a uma trama investigativa que entretém, mas pode frustrar pela resolução simplista.
Matheus 23/06/2016minha estante
O último parágrafo definiu bem amigo.

Roberto 23/06/2016minha estante

Diego.Silva 28/02/2016

Heresia de S.J Parris
Uma mente livre e moderna presa em um mundo medieval e perigoso. Assim é Giodarno Bruno, um monge italiano exilado e excomungado cuja paixão pelo saber o levou a ser acusado por heresia.

A historia começa em 1576 no Mosteiro de San Maggiore, Nápoles, Itália, onde o monge Giordano Bruno foi pego na latrina lendo livros de conhecimentos proibidos pela Igreja Católica na época, ao ser notificado que seria interrogado pelo padre inquisidor, ele toma a decisão de fugir, anos depois viaja para Londres, Inglaterra fugindo da Inquisição, mas lá é recrutado pelo chefe de espionagem o Sir Francis Walsingham o principal ministro de Estado da Rainha Elizabeth.

Ele é requisitado a viajar para a universidade de Oxford onde pretendia descobrir os segredos que Walsingham queria dos católicos oxfordianos, mas ele também estava em busca de um livro onde acreditava está em Oxford.

O livro Heresia é narrado em primeira pessoa, pelo propio personagem Giordano Bruno, achei muito boa a leitura apesar de não aprofundar mais nas suas teorias, é um suspense histórico, que se passa na maior parte em Oxford, onde ele viajou para participar de um debate na universidade, apesar de dele falar muito do debate, quando acontece, ele é narrado muito superficial, a parte mais chata fica no capitulo quando e recepcionado na universidade, mas depois disso o livro fica cada vez melhor, onde começa acontecer assassinatos misteriosos, e o monge cada vez mais envolvido tentando descobrir quem estava por trás destes assassinatos, e com isso também acaba colocando sua vida e de outras pessoas em perigo.

Já quase me esquecendo, temos os personagens Sir Philip Sidney e Jerome, que deu um toque a mais em determinados momentos da historia.

O final achei surpreendente, algumas pessoas não gostaram tanto do final, e outras esperavam mais do livro, achei uma leitura não cansativa e boa de se ler, com um tom descontraído em certos momentos, quem gosta do tema recomendo a leitura.

Mari 17/02/2016

Livro muito bom porém maçante
Amo livros que tem um contexto histórico e logo quando comprei fiquei ansiosa para ler. Fiz minha primeira tentativa de leitura logo quando comprei e foi sem sucesso, não consegui me apegar à história e larguei o livro. Anos depois, tentei dar uma chance ao livro, a história é ótima! Personagens muito bons com muito suspense e teorias sobre o que é verdade e o que não é, porém o que me fez dar 3 estrelas foi o desenrolar da história que demorou muito para engrenar! Chegou um certo momento que eu já estava agoniada para terminar e estava pensando já em desistir da leitura mas quando chegou no final que ficou interessante. É uma ótima leitura para quem gosta de livros ricos em detalhes que por vezes para mim é desnecessário, gostei muito do enredo e do tempo histórico no qual foi colocado.

Família Literária 23/12/2015

Resenha: Heresia - S. J. Parris

Um suspense histórico. Bom, para começar não é um livro muito fácil de ler, confesso, mas é bem interessante. Você vai mergulhar em uma Inglaterra cheia de conspirações e acreditem onde ler era tarefa difícil.
Vai aí uma pequeno resumo do livro pra vocês.

O livro nos apresenta Giordano Bruno. Monge italiano acusado de heresia por ler alguns livros proibidos pela igreja e acreditar na teoria de que os planetas giram em torno do Sol (teoria essa que era considerada impossível naquela época e que, como pudemos ver com o desenvolvimento da astronomia, não estava tão errada assim). O italiano, resolve fugir, pois a condenação para quem era acusado de heresia na época era a a fogueira. E assim começa sua aventura pela Europa.

"... E então seria condenado à fogueira por heresia. Eu tinha 28 anos e não queria morrer. Não me restava alternativa senão fugir."

Após determinado tempo, o serviço de espionagem da rainha Elizabeth chama Giordano e pede que ele investigue uma possível conspiração contra ela. Essa é a deixa para nosso protagonista ir a Londres, mais precisamente à universidade de Oxford, e procurar também por um famoso livro que comprovaria as suas teorias "heréticas".
Porém, nem tudo é o que parece na universidade. Giordano não sabe em quem confiar e, ainda por cima, começa a se sentir atraído pela única moça existente no local. Mas o pior ainda está por vir: dois assassinatos brutais acontecem e, ao que tudo indica, parecem estar intimamente ligados. Isso
sem contar o fato de que os alunos mais ricos possuem muitos privilégios se comparados aos alunos mais pobres (muito insatisfeitos com essa situação, é claro) e que estudam em Oxford por meio de bolsas.

"Ainda me atrevo a esperar pelo dia em que as pessoas serão julgadas por seu caráter e suas realizações, não por seu sobrenome paterno."

A partir daí, Giordano Bruno começa a investigar as mortes e percebe que tudo é bem mais complexo. Sua vida estará em risco e a de seus novos "amigos" de Oxford também.

"Jogar politicamente com a vida alheia era parte do caminho para a promoção social, mas essa, como eu estava começando a compreender, era a verdadeira heresia."

Serão três livros, mas a Editora Arqueiro não tem previsão para os próximos.

O final é bom, pois é bem intrigante, não acaba na mesmice dos outros livros e fecha com chave de ouro essa obra de S. J. Parris.

Preciso enfatizar também os personagens Sir Philip Sidney e Jerome, pois ambos deram um toque genuíno e até mesmo sarcástico ao livro em determinados momentos.

site: http://familialiteraria1.blogspot.com.br/2015/08/resenha-heresia-s-j-parris.html

Hillary 11/09/2015

Livro incrível, história eletrizante
Livros com temática subversiva sempre me atraíram. Acredito que, por ser católica, este livro praticamente me sequestrou, desde o dia em que o comprei na livraria. Um livro muito bem escrito, com tramas bem feitas e tema polêmico.

leosilva 30/03/2015

Gostoso e enjoadinho
[ Mais uma opinião do que resenha] Heresia, de S. j. Parris é o típico livro que é bom, mas que poderia ter sido melhor. A história começa com a impressão de que será emocionante, ágil e interessante, mas tem um desenvolvimento lento demais e por vezes verborrágica. As informações históricas são muito interessantes e contextualizadas, mas fica uma impressão estranha durante a leitura de que falta ritmo ao livro - por vezes tive vontade de pular alguns trechos demasiadamente maçantes. Mas, se não tiver outra coisa para ler, Heresia serve de passa tempo.

Elizangela 24/06/2014

De fato: religião não se discute!
Gosto do tema religião nos livros... mas que não sejam doutrinários, mas sim instigadores, que nos façam pensar e ir além dos dogmas e rituais... É isto que senti ao ler Heresia. Você é transportado para as questões religiosas de uma maneira reflexiva que te faz perguntar o que de fato é verdadeiro quando usamos a velha frase "Em nome de Deus!". Que Deus? Que justiça? Que humanidade? Tem que ler para saborear!!!

Juliana 20/06/2014

Adoro livros históricos e quando encontrei este livro fiquei super empolgada...quando comecei a ler achei que o autor escreve muito bem, porém depois do primeiro capítulo a história ficou muito massante, tanto que demorei quase 6 meses para concluir a leitura.
Somente no final a coisa engata e a leitura fica interessante.
A história é boa e acho que vale a pena a leitura, mas indico para quem tem paciência, pois o autor gosta de colocar muitos detalhes dos personagens.

1 | 2 | 3 | 4 | 5