O 11º Mandamento

O 11º Mandamento Abraham Verghese

Resenhas - O 11º Mandamento

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

O 11º mandamento, Abraham Verghese – Nota 9/10
Um romance no ponto certo e que tem a medicina como fio condutor! O cenário é a pobre Adis Abeba, capital da Etiópia, em 1954. Shiva e Marion são irmãos gêmeos siameses, nascidos com as cabeças grudadas. Os meninos são fruto de uma relação proibida e nada convencional entre um médico inglês e uma freira indiana. A mãe morre no parto e os bebês são logo submetidos a uma cirurgia de separação, sendo em seguida abandonados pelo pai para serem criados por um casal de missionários médicos. No entanto, apesar de fisicamente separados, essa união que marcou o início da vida de Shiva e Marion vai deixar marcas profundas e permanentes.

O leitor acompanha o crescimento dos garotos em uma cidade marcada pela pobreza. Como os pais de criação são médicos, Shiva e Marion vivenciam de perto as dificuldades e a precariedade do sistema hospitalar de um país pobre. Mas isso não os impede de seguir a mesma carreira.

Além disso, a infância dos irmãos é atormentada por dúvidas sobre o seu passado e que nunca foram respondidas.

Com desenvolvimento do enredo, o autor consegue trazer ao leitor uma descrição extremamente interessante da realidade da Etiópia, inclusive com fatos históricos verídicos que marcaram o país.

Uma leitura muito envolvente, às vezes mais densa, e com personagens bem desenvolvidos. Para quem é da área ou gosta do assunto, é uma leitura indispensável, revelando aspectos muito interessantes da relação entre médico e pacientes e do exercício da profissão em condições tão precárias. É a visão do médico como ser humano, aquele que se doa ao próximo. Talvez o fato de o autor também ser médico possa ter contribuído para a sensibilidade de sua visão sobre o tema. Excelente leitura!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Silvia 15/05/2012

O 11° mandamento
Uma história fascinante, onde o amor entre um homem e uma mulher transcendem as barreiras do imaginável. E desse amor nascem duas crianças; irmãos gêmeos, que ao nascerem grudados pelo crânio num parto de altíssimo risco perdem a sua mãe e seu pai foge, carregando no peito a dor de perder seu único e verdadeiro amor e a culpa por desprezar aquelas crianças que vieram ao mundo sem ele saber como. O motivo ele é o médico e ela uma freira.
Thomas Stone e Mary Joseph Praise se conheceram no navio, e sete anos após em um hospital na Capital da Etiópia, nascem seus filhos Marion e Shiva. Dois irmãos gêmeos, que não só tiveram um fantástico e surpreendente nascimento como as suas vidas são repletas de descobertas e alto conhecimento, se aventurando nas entranhas do ser humano e descobrindo o mundo fantástico dentro de uma sala de cirurgia, pois querendo o destino ou não estes irmãos vão seguir os passos do pai na profissão de médico. E será devido a esta profissão que após 30 anos reencontrarão o pai que os desprezou (...), querem saber mais leiam este livro e descubram o significado do 11° Mandamento.

Amei este livro, recomendo principalmente para aqueles que querem se aventurar no mundo das salas de cirurgias. E confesso que após ler este livro, olharei todos os médicos e enfermeiras com outros olhos. Ou seja, como heróis...
Sylvia 22/05/2012minha estante
Esse é um livro que não posso deixar de ler, está na minha lista de desejados e depois do que a Silvia contou não tem como ficar sem le-lo.

Isa 19/06/2012minha estante
É um livro muito interessante! Na verdade achei meio cansativo até cerca da página 100... para quem estiver lendo: não pense em abandonar, pois o livro cria um dinamismo e a história se desenrola de uma forma que você não quer parar de ler!

Silvia 19/06/2012minha estante
É a mais pura verdade Isa, é o tipo de livro que depois de algumas páginas não conseguimos mais largar, se torna viciante e inesquecível :-D

Telma 03/07/2012minha estante
Amei a resenha, Silvia!
Esse é um dos que coloquei em minha lista de desejados, depois de ler sua resenha.
Obrigada pela dica.
beijos

José Carlos 04/09/2022

Favoritado!
Que livro perfeito! Os personagens são tão bem construídos, que é impossível não se apegar a eles! A história de Marion e Shiva é fantástica! Um dos livros favoritos da vida! Impossível de esquecer!

DIRCE 11/11/2012

Um médico escritor ou um escritor médico?
Ah! Como eu gostei deste romance. Gostei tanto que eu não pude deixar de perguntar se o autor -Abraham Verghese – um médico, filho de pais indianos, porém, nascido na cidade de Adis Abiba, Etiópia, seria um médico escritor ou seria um escritor médico.
Sem dúvida , foi a sua condição de médico que lhe possibilitou a criação do livro 11 º Mandamento, um livro escrito de forma que me levou a “planar” pela longínqua Etiópia e a sentir as dores das personagens que as carregavam na alma, e as dores físicas de outras.
Estamos no ano de 1954. Da união de uma jovem freira e de um cirurgião inglês, nascem os irmãos gêmeos Shiva e Marion ( o narrador), irmãos que nascem intrinsecamente ligados no parto – são siameses unidos pela cabeça- e , não obstante tenham sido separados por Hema, a médica que viria a se tornar suas mãe adotiva, eles crescem como se fossem um único ser. Crescem cercados pelo carinho e cuidados de Hema e do médico Ghoshe, porém, em um ambiente hospitalar de condições precárias onde o instrumento de trabalho que permite o desempenho da profissão é o amor . Amor pela profissão e ao próximo.
Mas a vida segue , e o Amor - sentimento que se constituía em um elo de união - se transforma , anos mais tarde, no agente causador da separação dos dois irmãos, até que ,finalmente, chega o Momento de Decisão e o Amor triunfa.
O 11º Mandamento é um livro de ficção, porém, ressoa, como é dado saber pelo agradecimento feito pelo autor, fatos e personagens verídicos.
Um livro que por pouco entrou para os meus favoritos, só não entrou porque quando ocorreu mudança de cenário – da Etiópia para os Estados Unidos – achei que o brilho foi ofuscado pelas coincidências.

Regina 20/12/2012minha estante
Oi Dirce, adoro suas resenhas! Li esse livro há alguns meses atraída pelo lado médico da história. Como médica, posso dizer que os personagens Hema e Ghoshe são maravilhosamente construídos e gostamos deles desde o começo da história. Thomas Stone é um cirurgião e já conheci alguns como ele que se julgam deuses,etc... Entretanto para mim, perdurou durante toda a leitura do livro uma opressão, um sofrimento, tornando a leitura pesada e difícil. Acho que há outros livros a respeito de médicos mais verossímeis como por exemplo A cidadela, um livro muito antigo de A.J. Cronin, mas extremamente atural. Aliás, após ler uma resenha sua, li O Castelo do Homem sem Alma e adorei.E você que frequenta sebos, se algum dia encontrar um livro chamdo Cancer, Cocaina e Coragem , digo que vale a pena; trata-se da história de William Halsted, o inventor das luvas cirúrgicas. Até mais e continue publicando!

Mamy 04/10/2013

Para reler
O livro é a medicina em poesia para leigos. rsssss. Q frustrante é tentar resumir numa única frase td q senti lendo o livro.
Trata-se de um romance em q o pano de fundo as vezes retrata o q estamos discutindo agora, a vinda de médicos estrangeiros, a realidade vivida pela grande parte da população de desassistência médica e governamental, o restrito acesso à medicina de ponta, etc.
E de quebra, nos perguntamos até onde nos doamos ao próximo (se é que fazemos isso), até onde nos compreendemos?
Linda história q merece ser relida.

Roberto 28/11/2012

Livro Surpreendente
No início achei um pouco arrastado e até desanimei um pouco visto que todos diziam ser um livro que você começa a ler e não para. Mas com o passar do tempo fui me envolvendo com a história. Achei o livro muito direto e interessante. Fiquei interessado e ansioso para avançar o mais rápido pois sabia que a história iria me surpreender. Realmente foi muito além das minhas expectativas. Um bom livro que nos ensina bastante sobre os valores da vida.
Lidia 25/02/2014minha estante
Também achei cansativo, mas é uma bela história.

Patresio.Camilo 03/10/2020

Um livro sobre a infelicidade.
Sabe aquela volta que se dá em uma livraria e vê aquele monte de livro em promoção: foi num passeio em uma Saraiva que encontrei este livro, capa bonita, resenha interessante, preço melhor ainda (R$ 10,00 - paguei na época)

Deixei ele na estante uns dois anos para agora me aventurar, e que aventura.

O livro é narrado em primeira pessoa por Marion Stone, que conta desde a história do seu nascimento com seu irmão gêmeo Shiva Stone.
Um livro recheado de personagens marcantes, além dos gêmeos, Ghosh, Hema, enfermeira chefe, Genet, Gebrew, Almaz e outros mais, que fará se apaixonar por este livro.

Mas a história é contada lentamente, igual quando se senta perto de um avô ou avó para se ouvir uma história de família.

Uma história leve, mas cheia de tristezas e alegria,e principalmente a infelicidade que rondou o Hospital da Missing.

De todos os personagens, o mais apaixonante é o Gosh, que ao abandonar seus sonhos, encontrou a felicidade em fazer os outros felizes. Impossível não amá-lo. Assim como é impossível não amar a Hema, aquela mãe que acolhe a todos.

Ou então como não amar a Enfermeira-Chefe que abriu mão até de seu nome para cuidar da Missing, e Gebrew e Amaz com sua fé fervorosa que "sustenta" todo o hospital.

O livro também te fará apaixonar pela Etiópia, uma país que uma história de luta, mas que se demonstra que tem um povo guerreiro e acolhedor.

O livro só não ganhará as 5 estrelas, porque realmente houve partes um tanto tediosas e que não fariam falta na história se fossem cortadas.

A edição é da Companhia das Letras, que como sempre não erra no capricho e zelo.

Enfim, espero que gostem e se apaixonem pela Missing como eu. E garanto que as surpresas no livro são muitas.

Nadiny 25/01/2013

O Décimo Primeiro Mandamento
Confesso que no início do livro eu estava meio desanimada com a leitura, mas aos poucos fui aprendendo a simplicidade do texto, e me apaixonando cada vez mais pela forma como o autor escreveu um livro com mais de 600 páginas, que conta a história de irmãos gêmeos que perderam a mãe no parto e o sumiço do pai logo em seguida.
No decorrer da história é praticamente impossível não se apaixonar por Marion (irmão gêmeo de Shiva), que narra a história da vida deles, desde o nascimento, as brincadeiras de infância e o companheirismo que com o tempo foi se apagando, mas que no final, foi o amor de irmãos que os uniu novamente.
Durante a leitura do livro, não pude deixar de me perguntar se Abraham Verghese teria ou tem alguma relação muito próxima com irmãos gêmeos. A forma como a vida de Marion e Shiva foi escrita, traduz perfeitamente a vida de irmãos gêmeos.
Um dos melhores livros que já li na minha vida. Não pude deixar de adicionar aos meus favoritos essa história encantadora e emocionante que me envolveu de uma forma tão intensa, que poucos livros conseguem envolver.
Ariadny 07/01/2017minha estante
Que belas palavras kkkkkk

Jose.Luis 18/02/2017minha estante
Contem spoiler

Nadiny 18/02/2017minha estante
Sim kkkkk

Valéria Cristina 29/10/2020

Excepcional
Romance excepcional! Ambientado em Adis Abeba, traz personagens inesquecíveis numa paisagem pouco explorada pela literatura .

Gabigutierrez03 28/10/2018

Onde o cirurgião vê Deus
Dizer que amo livros enormes pelo simples fato de ter mais tempo de convivência com os personagens é uma das razões que me fez ler essa imensidão de palavras chamada: O 11º mandamento.
Sem drama, sem crise e apenas com plenitude, é assim a leitura desse livro, você não apenas lê, você vive o livro, mas não com emoções extrapolantes como se estivesse em um campo de sobrevivência estilo Jogos Vorazes. O campo existe, mas a sobrevivência é diferente.
Ao terminar esse livro você quer apenas continuar existindo, quer apenas continuar estando ali com seus personagens fazendo companhia, quer voltar no começo da história e fingir que não sabe de nada, quer apenas reaprender tudo...
Quer apenas juntar a cabeça e olhar atrás do fígado de alguém...

site: https://umanaoescritora.wordpress.com/

Adolfo 04/01/2013

Surpreendente!
Confesso que o que me conquistou nesse livro foi, primeiramente, a capa. Achei-a um tanto enigmática, simples, mas de uma beleza presente. Vendo a capa, fui ler a sinopse. Um thriller médico,, ou quase isso, o que sou fã, daí resolvi que queria o livro. Feito.
A leitura revelou-se fácil, transcorreu sem problemas. Por vezes leve, por vezes pesada, carregada de tantas imagens fortes e reflexões. A vida dentro de um hospital se mistura com a vida do(s) personagem(s), e você vai se vendo na vida de cada um apresentado. O livro vai seguindo toda (ou quase toda) a vida do personagem principal, e por mais enfadonho que isto pareça, em maneira alguma o chega a ser. Abraham Verghese sabe escrever brilhantemente, e quando você menos espera, não consegue mais desgrudar do livro. Mistérios, intrigas, tragédias, tudo misturado de uma forma que, como poucos autores/livros, fazem você viajar para a Índia e todos os locais por onde passa o personagem. Enfim, vale à pena comprar e deliciar-se com essa história, que embora fictícia, tem uma veracidade formidável. Só lendo pra ver. Altamente recomendado!

Carla 09/04/2015

Coragem!
Aquele tipo de livro que você ama e odeia...
A princípio ele acaba sendo muito massante, e o importante é ter coragem e continuar a ler para seguir a linha de raciocínio, assim acho que dá para se apaixonar antes, porque é do meio para frente que as coisas começam a ficar interessantes.
A verdade é que o conhecimento geral é fantástico, em muitas partes do livro você vê a Etiópia, e o todo o conteúdo na parte da saúde é mais interessante ainda.
Acho que vá valer a pena ler, mas é bom evitar o prolongamento, porque para mim foi um fardo em muitas etapas :)

Priscilla Akao 05/08/2016

Como um livro me fez pensar sobre o que quero ser
Depoimento escrito pelo aluno Silvio Antonio Gomes dos Santos Filho, na passagem do 1º para o 2º ano de Medicina da Unifran. Atualmente, ele cursa o 5º ano.

Meu livro foi O 11º mandamento, de Abraham Verghese. Não fazia ideia do que se tratava, até pesquisar: “Moisés escreveu dez, não 11 mandamentos”. Fiquei pensando nisso, mas não me esforcei muito.

Devo dizer, adiei o livro o máximo que pude, porque tive de viajar, malhar, dirigir, ler outras coisas, rever amigos, jogar, assistir documentários e filmes. Usei tudo como desculpa mas, na verdade, eu ainda tentava digerir A Torre Negra, que me custou quatro anos para ser terminada (sete livros). O livro ficou lá, na estante, solitário. Então, no final das férias, decidi lê-lo.

Logo no primeiro capítulo, me deparo com um personagem – Marion Stone – que me fez pensar em mim mesmo. Marion é cirurgião, arte que pretendo praticar. O livro tem diversas frases de efeito – aforismos – em relação a cirurgias. De todas, uma vou guardar para sempre, antes, durante e depois de qualquer procedimento cirúrgico: “A operação mais bem sucedida é a que você decide não fazer”. Observe, releia a frase, sinta a profundidade. Dita por um cirurgião, ela não deprecia a arte de manipular instrumentalmente o corpo do paciente, muito pelo contrário, valoriza aquele momento antes da cirurgia em que o médico pensa: “será necessário o procedimento?”.

Quando comecei o livro, não sabia exatamente o motivo de querer ser cirurgião. E me peguei, novamente, lendo uma história sem conseguir parar, sem conseguir me desvencilhar. Enxerguei o que Marion contou, senti sua raiva, sua alegria, sua insegurança, tudo. Percebi que, apesar de não ensinar Medicina, o livro ensina Medicina. Não nas partes em que aborda doenças, intervenções cirúrgicas, sinais e sintomas. Mas sim quando fala da relação médico-paciente.

Mas, dentre todos os personagens, identifiquei-me mais com o pai de Marion, Thomas Stone. Imaginando-o, descobri meus motivos para ser cirurgião. Exatamente o que ele faz, é o que quero fazer. Ler e reler a teoria, pois tenho plena consciência de que nunca saberei tanto quanto é necessário para não errar. Dedicar-me de corpo e alma a alguém indefeso e necessitado, confiante em que farei o que é certo. Manejar com destreza o bisturi, as tesouras, as agulhas, usando cada músculo e nervo de meu corpo para que o trabalho seja perfeito. Quero ser um Thomas Stone, mas sem sofrer tanto quanto ele.

O livro me iluminou, não no sentido de me dar algo para fazer, mas de mostrar o motivo pelo qual fazer. Espero, sinceramente, que o próximo leitor desse livro, dentre os alunos do curso, seja alguém que enxergue tanto quanto enxerguei, ou até mais. Como diria Dom Cobb, personagem de Leonardo Di Caprio no filme A Origem, “o parasita mais perigoso é uma ideia implantada bem fundo na mente. Ela se espalha como um câncer, de modo silencioso e sem aviso, ela toma tudo”. O 11º Mandamento implantou a ideia de ser cirurgião no fundo da minha mente. Essa é a minha reflexão, minha missão.

DêlaMartins 04/02/2023

Lindo!
O resumo que encontrei era da minha releitura do livro, em 2019. Quando encontrei o livro em 2019, somente me lembrava que tinha gostado bastante, mas pouco ou nada da história me vinha à mente. Reli e fiz um resumo / resenha na contracapa, que encontrei na minha última arrumação.
A narrativa é de Marion, sobre sua vida e de seu irmão gêmeos nascidos na Etiópia, de uma união que não existia, pouco (nada) convencional. A mãe morre no parto e o pai foge. Os gêmeos, idênticos, Shiva e Marion, são criados então por Hena e Ghosh, na rotina do hospital Missing, em Adis Abeba. São muitos personagens e as histórias de todos é contada de forma fluida, mostrando suas crenças, jeitos de ser e agir, culturas. Genet, Rosina, Enfermeira chefe, Thomas Stone (o pai!!), Mary Joseph Praisse (a mãe!), Gebret, entre outros, estão sempre envolvidos com os gêmeos.
Um fato os separa, a princípio, emocionalmente e, depois, fisicamente. Outro fato, anos mais tarde, os aproxima. O livro mostra um pouco da cultura etíope, mostra golpes e governos desse país. Uma história linda e amei a leitura ambas as vezes.