O Caso Laura

O Caso Laura André Vianco

Resenhas - O Caso Laura

leosilva 24/01/2013

O que há com Laura?
É certo que o texto de Vianco supera muitas de nossas expectativas. É certo também que ele não consegue guardar segredo. Bem, supondo que ele queira guardá-los, e que isso faria bem ao leitor. Cada um entende de seus escritos, e os de Vianco, apesar de bons, não servem para ocultar nada. De resto, o livro cumpre seu papel.
Laura é uma mulher perturbada. Já tentou cometer suicídio mais de uma vez, e agora trabalha restaurando arte com sua amiga Simone. Marcel é um detetive contratado para investigar Laura. Alan é um policial que faz justiça com as próprias mãos. Os acontecimentos que permeiam a existência de tais personagens tem um ponto em comum. Esse ponto em comum é a filosofia do livro, que, em sua mensagem, nos lembra Paulo Coelho, mas sem a falta de literatura deste. Só a mensagem mesmo. Nesse ponto o livro é bonitinho.
Vianco consegue tecer uma trama sem ser chato. Ele fala de seres humanos, com todos os seus defeitos e problemas. E fala disso com humanidade, e com a palavra de quem tem o que dizer. Esse é o forte do livro. Há palavrões, mas, como já escrevi em outra crítica, ele não seria brasileiro se não fizesse isso.
O caso Laura se desenrola com a naturalidade de uma história proseada, e com os encantos de um romance bem pensado. A trama familiar ao redor da personagem e a descrição de seu desespero nos soam com familiares, e instigantemente verdadeiros. Vianco tem o dom de criar situações e personagens bem delineados, sem exageros em descrições e uma boa interação com a história. Isso é o melhor dele.
Agora, o fato de ele sugerir a identidade de Miguel não incomoda, mas tira um pouco do brilho. O final, por outro lado, é surpreendente. E bonito. Vianco parece tentar mostrar que o liame que nos segura a esta vida pode se romper e se reconstituir de formas inimagináveis para meros mortais. E que as coisas nem sempre são como elas parecem ser. Mais uma vez um pouco de Paulo Coelho – pelo menos na magia, ao passo que Vianco sabe criar uma trama de verdade e não somente um motivo para dizer uma frase de incentivo.
Se O caso Laura não agradar a alguém será apenas por não guardar segredo de nada, ou não tentar guardar. Mas, se isso fizer parte dos planos do autor, então está tudo certo. Laura pode ficar tranqüila, e nós também.
Aplausos para André Vianco.

Laura Bernardes 16/01/2013

O Caso Laura: Resenha
Não leio muitos livros brasileiros, mas quando leio, costumo gostar bastante da leitura. Com "O Caso Laura" não foi diferente. Não sei bem dizer que achei do enredo da história, mas a leitura é bem gostosa. Há sim, uma grande diferença entre livros brasileiros e gringos, e é sempre bom deixar de lado os livros americanos e pegar um em que temos contato com nossas próprias gírias, costumes e até nosso próprio dia-a-dia.
Os personagens do livro são bem interessantes, podemos perceber que André Vianco se preocupou bastante em destacar os sentimentos de cada personagem, cada um do seu jeito, fazendo assim com que nos sentíssemos envoltos com a história e os próprios personagens. São personagens bastante significativos: Laura, uma mulher com seus 30 e poucos anos, bastante ferida pela vida, mas ainda assim linda. Marcel, um investigador com pouca vida social, que nunca havia descoberto o amor verdadeiro. Alan, um policial com um ódio enorme e que se corroía todos os dias pela morte de sua amada, além de outros personagens também muito marcantes.
No início, achei que o livro seria um suspense misturado com drama, uma história básica da vida desses personagens e de suas aflições. Até um ponto, realmente foi. Mas daí, entraram alguns personagens peculiares que me deixaram apreensiva. Não vou falar demais pra não dar spoiler, mas apesar de o livro não ter o desfecho que eu esperava, ele teve um fim bem próprio e inesperado, não necessariamente ruim. Isso, na verdade, vai de cada um e do que esperava do livro.
O livro é bem profundo e André Vianco consegue chegar num ponto extremo de seus personagens, mostrando a morte de um jeito depressivo e triste, mas ao mesmo tempo como a chance de uma nova vida.
"(...) Sabia que não haveria pôr do sol e nem amanhecer. Sabia que estava deslizando, irreversivelmente, para o destino de todos. Sabia que a morte selaria sua boca com um beijo frio e indiferente, um tipo de boas-vindas automático, mecânico, sem pompa ou circunstância, pois ele era só mais um dos milhares de convivas que chegariam ao baile naquela noite. Ele sabia que estava morrendo." - Página 250

Li 11/08/2012

DESAFIO LITERÁRIO 2012 - AGOSTO - TERROR *LIVRO 3*
Sinopse:"O Caso Laura" conta a história de um detetive particular contratado para investigar os encontros que Laura mantém com um homem misterioso. Inicialmente, as gravações das conversas da protagonista com o estranho não revelam nada de espetacular; mas quando o investigador passa a seguir o enigmático sujeito, revelações conduzem a narrativa para o desfecho.

Consegui o livro em um dos LVs do Skoob, quando soube que iria recebê-lo este mês, fiquei feliz da vida, porque achei que sendo de André, poderia contar com um bom enredo de terror, mas...

... Agora não sei se ele se enquadra na essência da temática! Que o livro é de assustar, é, pelo menos para mim, que tenho muito mais medo dos acontecimentos da vida do que de qualquer fantasma, lobisomem ou semelhantes, simplesmente porque não posso prevê-los, nem controlá-los e estão ali na espreita sem você ter a mínima ideia nem o mínimo preparo para recebê-los, na maioria das vezes... E são pesadelos reais! Enfim..

O livro é bom. Tem um enredo diferente dos livros do autor que eu já li, mas não deixa de ser tenso e de ter a pegada sobrenatural, como todos os outros (talvez fora "Bento", falando de tensão). Senti o coração "galopar" várias vezes, aquela angústia, então acho que ele pode entrar na MINHA lista de livros de terror.
Estou publicando no DL, se o pessoal achar que esta fora do tema, não tem problema, mas vou correr o risco!
Só espero não ter pesadelos, coisa que geralmente acontece quando leio qualquer livro forte rápido demais... E eu li este em um dia e meio!

Desta vez não vou publicar citações. Acho que qualquer uma que demonstrasse porque achei o livro aterrorizante seria um spoiler... Apesar da mensagem que ele traz!

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/*

Silvia 30/05/2012

O Caso Laura
Nem sei o que dizer deste livro, confuso, chato, mas valeu a mensagem que ele passa. Por isso ainda recomendo. Não me encontrei neste livro, André Vianco escreve bem quando se trata de Vampiros, nunca vou me esquecer do Turno da Noite/volume único para este em questão eu tiro o "chapéu".

Laura é uma mulher de 32 anos, que vive perturbada com a maneira terrível que perdeu o seu filho, foi abandonada pelo marido, seu pai está a beira da morte; ela já tentou o suicídio uma vez e será que ela tentará novamente?
Telma 31/05/2012minha estante
é verdade, Silvia!
Esse livro, pra mim, que sou supeer fã do Vianco, especialmente dos livros: Bento, Os Sete e Sétimo, foi uma imensa decepção.
A mensagem que ele quis passar ficou, na minha opinião, bem babaca, de tão má contada que é a estória! :(

Felipe 03/07/2012minha estante
Concordo...
Mensagem 10/10
Conto 5/10
Notal final 5,5/10

EricCamargo 19/11/2013minha estante
Eu sou um Grande Fã do Vianco, e Sinceramente pra mim foi um ótimo livro... Li a saga Vampiro Rei e a continuação NOITE MALDITA, e sinceramente o Caso Laura pra mim foi demais, pois ele conseguiu passar uma mensagem muito boa sobre a vida que não deve ser desperdiçada... Um Ótimo Livro e sua estória me chamou muito a atenção no caso de suicídio que hoje em dia é muito frequente. Simplesmente Sensacional.

Leila 21/02/2012

Um pouco diferente do que eu esperava
Este livro começa com uma narrativa bem estilo policial. Gira em torno de Laura, a protagonista, que tenta se matar mais de uma vez de tantos sofrimentos que tem enfrentado. A trama toda se conduz como um romance policial, mas no final nos deparamos com um "quê" diferenciador.
Eu não imaginava um policial/sobrenatural, mas posso dizer que a história é muito boa e faz chorar em alguns trechos, como no do policial precipitado. É comovente, bem escrito e nos faz pensar... sobre muitas coisas! Só que o final, eu achei meio triste. Eu preferia que tivesse sido 100% feliz, mas... a ficção imita a vida.

Muito bom!

Eli Coelho 10/02/2012

Não sabia muito o que esperar pois esse foi o primeiro que li do Vianco.
O tema central da obra é a solidão dos personagens e como cada um lida com ele (em especial Laura e Alan)
De inicio achei alguns personagens e até capítulos sem sentido, perdidos... No final tudo se explica.
Capítulos curtos escritos em linguagem acessível e muitos diálogos.
Achei o personagem Alan mais empolgante que Laura e sua depressão- cronica.
Final do livro deixa a desejar, parece que o autor caiu em lugar comum e acho que o tema poderia ter outro desfecho.
Silvia 10/08/2012minha estante
Também esperava mais deste livro.

Thais 31/01/2012

M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O !!!!!
O melhor livro de André Vianco , um suspense emocionante que te envolve do começo ao fim . Quem consegue abandonar esse livro antes do termino de sua leitura pode ser considerado um lutador pois só muita força de vontade poderia fazer alguém deixar de terminar de le-lo .

VdeVeruska 26/01/2012

Sempre fui muito fã dos livros do André Vianco....porém confesso que este livro foi o mais fraquinho de todos que eu li.

Jéssica R. 04/01/2012

A verdade é que ainda não li esse livro, mas estou super ansiosa, como já li outros livros do Vianco e sei que são fabulosos acredito que este não será diferente.

Um pequeno resumo só para atiçar a curiosidade.

O Caso Laura aborda assuntos delicados, misturando realidade com fantasia, esse é o primeiro livro policial do André Vianco, que até então vinha numa linha de terror sobrenatural, explorando principalmente o universo vampiresco.

A personagem principal é Laura, uma mulher marcada por lembranças dolorosas do passado. Bonita, talentosa e extremamente frágil, não consegue lidar com a dor das lembranças. A triste história do seu passado a faz viver a beira do precipício. Seu único elo com o mundo, a única pessoa que a faz ter forças para conseguir seguir em frente, é seu pai. Mas o destino a coloca em cheque quando vê a força paterna se esvair lentamente. Um AVC joga seu pai em coma profundo sem muitas esperanças de recuperação.

Em meio a mais uma situação dolorosa Laura conhece o enigmático, atencioso e gentil Miguel. Com ele, ela pode desabafar tudo o que lhe corrói por dentro. Miguel sempre a ouve com paciência e atenção, é nele que Laura encontra estímulo para continuar sua triste existência.

O detetive particular Marcel, é um homem entediado com os casos pelo qual é contratado e endividado até o pescoço. Até o dia em que um misterioso homem o contrata para investigar Laura e Miguel, com ênfase em descobrir quem é esse homem em quem ela tanto confia. Vigiar uma mulher que vai todos os dias a uma mesma praça se encontrar com um homem igualmente misterioso.

A história tem outros núcleos que de certa forma se entrelaçam. O mistério maior vem quando o detetive percebe que várias pessoas misteriosas que fazem parte ou não do universo de Laura tem um símbolo do infinito em algum objeto, ou mesmo tatuado no corpo.

"Qual é o nome do alvo? Pergunta Marcel a seu cliente"

"Laura, o nome dela é Laura"

...e assim começa O Caso Laura.

Livro do escritor brasileiro André Vianco que cada dia mais vem conquistando novos leitores com seu estilo de literatura fantástica. Com esse novo livro Vianco consolida mais uma vez sua trilha de sucesso iniciada com OS SETE.

Garrido 19/12/2011

Fuga do tema de vampiros
André Vianco, costumado a escrever sobre Vampiros, neste livros, assim como em Sementes do Gelo, foge do tema habitual, mas com a mesma qualidade.
Narrando a história de uma mulher marcada por uma tragédia que a levou a tentar o suicídio, Vianco leva a história de modo místico, cercado de de pessoas "diferentes" que o leitor só toma conhecimento do meio do livro p/ o final.
Para quem gosta de uma leitura dinâmica, e reviravoltas e um final surpreendente, eu o recomendo.

Karol 27/09/2011

Tandy Gourmet
Esse é um livro com uma longa história. E não estou falando da história do livro.

É uma longa história porque o coitado passou por uma odisseia para chegar às minhas mãos e como faz um tempo que eu não dou atenção constante pra esse blog, vou fazer um post um pouquinho mais longo e contar todo o rolo pra vocês!

Antes de começar há alguns personagens que vocês precisam conhecer:

André Vianco, o autor.
1 - André Vianco

É o autor do livro (é nada?!). Escreve alguns dos livros mais legais publicados no Brasil atualmente, sempre com uma pontinha de sobrenatural e usando lugares em que, pelo menos nós, os paulistas, passamos quase todos os dias.

2 - Andréia
É a assistente do André Vianco. Foi super gente boa comigo, mesmo eu não merecendo tanto assim.

3 - Maria do Carmo
Trabalha aqui em casa há uns 7, 8 anos. Sou totalmente dependente dela. É ela que sabe onde ficam as coisas que eu perco, que, quase sempre, limpa meu quarto e ajuda minha mãe a fazer a minha marmita.

Tandy, o Gourmet.
4 - Tandy

Meu chow chow. Tem 11 meses e é uma das coisas mais fofas do mundo todo. Ele é um gourmet: Adora comer coisas pitorescas. O seu paladar refinado inclui saborear, entre outras coisas, estofamentos de motos, revistas da Editora Abril e livros do André Vianco.

Pois é. Aconteceu o seguinte:

Na semana retrasada o Vianco postou no seu blog e divulgou no Twitter que haveria, aqui em SP, um evento para blogueiros em virtude do lançamento de seu novo livro, O Caso Laura. Eu, como leio seus livros há anos, fiquei super-ultra-hiper-mega-blaster-master animada e me inscrevi para participar.

Beleza. Deu uma semana a Andréia, a assistente, me mandou um e-mail falando que meu blog tinha sido selecionado para participar do evento e que ela ia me enviar o livro para ser resenhado. Quase chorei de emoção aqui no serviço. Poxa, meu blog não é tão visado mas tem seguidores legais, é arrumadinho e limpinho. Logo, seria um reconhecimento do "trampo" que eu dou falando dos livretos da vida por aqui.

Assim que ela me respondeu eu liguei pra Maria do Carmo e falei:
- Dú (apelido)! Vai chegar um livro ULTRA IMPORTANTE pra mim essa semana. E o Tandy NÃO PODE, de jeito nenhum, comê-lo. Dá uma olhadinha de vez em quando pra mim, por favor?
- Pode deixar.

Para mim estava fechado! O Livro ia chegar, eu ia ler e iria ao evento.

Massss... o livro não chegou. E eu fiquei em casa, quase em depressão, por perder o evento. Afinal, convenhamos, se era o evento pra falar do livro, não dava pra eu ir sem ter lido o livro, né? Nessas eu acabei não indo e nada do livro chegar.

Passou sábado, passou domingo, passou segunda.. Na terça-feira o bendito do livro chegou. E é aí que entra o Tandy na história. Adivinhem quem foi receber o carteiro? O Tandy. Adivinhem quem rasgou o embrulho do livro? O Tandy. Adivinhem quem salvou o livro? A Maria do Carmo. Ele se safou com apenas alguns arranhões e digitais mas, felizmente, está inteirinho e, vejam só, autografado! O primeiro livro autografado que eu ganho na vida! Haa! Emocionei!

Por tudo isso, antes de começar a falar do livro, dedico essa resenha à Maria do Carmo, que salvou meu livro novinho das garras do gourmet aqui de casa.

Agora, depois dessa introdução básica, vamos ao livro...

O Caso Laura é o 15º livro do André Vianco. Como eu já disse lá em cima, ele costuma escrever sobre coisas sobrenaturais no Brasil e eu acho isso máximo - só nos livros dele dá pra imaginas um vampiro no Anhangabaú! E dessa vez não podia ser diferente: o sobrenatural está lá. A citação do Jornal Nacional está lá. A cachaça está lá. Dessa vez não é exatamente uma cidade real que o Vianco usa, mas é no Brasil e isso já basta.

O livro conta a história de três pessoas: Laura, Marcel e Alan.

Laura é uma moça com tendências depressivas que está passando por grandes dificuldades. Marcel é um investigador particular contratado para investigar Laura e Alan é um policial justiçeiro que tromba com os dois em algumas passagens do livro.

A história é bastante emotiva e não tem como eu contar mais coisas sem estragar a surpresa (mesmo). Esse livro me lembrou algo como uma mistura de O Senhor da Chuva com A Casa, os dois do Vianco também. Ele, por mais que corra para o sobrenatural, tem um ponto de "auto-ajuda" muito forte, o que é algo que eu acho desnecessário, mas o livro flui bem. Também não há tantos personagens para a história se perder e todos os três são bem desenvolvidos. Há algumas informações que o Vianco dá no final da história que, creio eu, se tivessem sido passadas para o leitor no início fariam mais sentido, como o vício de fumar do Marcel, mas isso também não prejudica a narrativa.

A questão com O Caso Laura é que o livro tem tudo para ser ótimo, mas ainda não supera os grandes livros do Vianco que, para mim, são Os Sete e O Senhor da Chuva (ainda vou falar deles aqui no blog). A narrativa tem um ótimo suspense e algumas cenas chocantes mas ainda falta alguma coisa, não consigo imaginar o que - talvez os vampiros, vai saber.

Quando aos personagens eu perdi a paciência com a Laura logo no início. Claro que ela tem os motivos pra ser depressiva e tal mas pra mim ela simplesmente não rolou. Eu curti mesmo as partes do Marcel, que eram mais cheias de ação e mistério e, pra mim, ele é o verdadeiro protagonista. É ele que dá a liga da história, que cativa o leitor. Sua investigação maluca sobre a vida de Laura dá uns sustos legais e os personagens secundários nas partes dele são melhores também (afinal, a melhor amiga da Laura é tão mala quanto a própria Laura).

Em relação ao último co-protagonista, o Alan, ele também tem umas cenas muito legais. Mas eu não entendi até agora o que ele estava fazendo lá... Ou melhor, eu até entendi, mas não achei assim, aquela coisa necessária, sabe?

Para concluir, a parceria do Vianco com a Rocco é bem legal. Esse livro veio com uma qualidade estética e ortográfica bem superior aos anteriores, dá pra perceber que o livro foi revisado. E o livro é, sim, muito bom. Apesar dos detalhes acima, a história flui rápido e eu o li em apenas dois dias (são quase 300 páginas). É um livro pra ler naqueles dias em que a gente tá meio down, sabe? Por que dá a sensação de quem sempre há uma esperança de as coisas vão melhoras, que vai parar de chover, que a gripe vai passar, que "ele" vai voltar.. etc.

Recomendo muito pois são raros os livros nacionais escritos pro público entre 20 e 50 anos que valham a pena ser lidos (sorry clássicos, sorry infantis), mas é a realidade.

Vianco, com o Raphael Draccon e o Eduardo Spohr são raridades aqui no Brasil e é maravilhoso ver a nossa terrinha representada na literatura fantástica.

Semana que vem tem 1984, voltando ao Desafio Literário!

Até a próxima!
dissonantbr 21/06/2012minha estante
O comentario corre o risco de ser melhor do que o livro...:P Muito legal