O Caso Laura

O Caso Laura André Vianco

Resenhas - O Caso Laura

Andréia 09/07/2022

Surpreendente
?Atenção: se for uma pessoa sensível não leia. Pode conter gatilhos.

Laura é uma mulher que passar por uma grande perda: seu filho. Após isso,seu casamento acaba e a vida só vai ladeira abaixo. Seu pai,sua única família,fica internado,após ficar doente.
   Laura e Simone,sua única amiga,são restauradoras. Enquanto trabalham na igreja,elas conversam sobre muitas coisas. Uma praça pertinho dessa igreja vira o refúgio de Laura. Onde ele conhece Miguel,que à partir daí se torna seu amigo também.
   Mas,as coisas não são o que parecem. Quando um detetive particular é contratado para saber quem é esse Miguel. O detetive começa a gravar a conversa dos dois,porém quando ouve a fita,qual não é sua surpresa ao ouvir apenas a voz de Laura.
   Coisas estranhas acontecem nesse meio tempo. Até que o detetive se vê apaixonada por Laura. Decide então largar o caso,mas seu contratante simplesmente: sumiu. O que aconteceu com ele ?
   Laura vê sua vida mudar novamente,e então decide tomar uma decisão. O que será que aconteceu de tão importante na vida dela ? Quem será esse Miguel?

Uma história diferente do que imaginava. Pensei se tratar de terror/horror,qual não foi minha surpresa ao me deparar com algo diferente. Uma história bem interessante,que tem muitas risadas,choros e prova de amor.

Erisvaldo Correia 07/06/2019

Um Misto de Emoções
O livro traz uma forma diferente ao que estamos acostumados com as leituras do autor. No começo, aqueles que gostam de um ritmo mais frenético e intenso de leitura talvez possa achar um pouco massante ou até mesmo estranho.
Os acontecimentos vão se desdobrando entre os personagens de forma enrolada e o leitor pode se sentir confuso. Uma coisa é fato: se você sentir já nos primeiros três capítulos que o livro irá te levar por um caminho, abandone essa ideia e deixe as páginas te guiarem.
Eu senti ódio, medo, espanto, tristeza e alegria. Um verdadeiro misto de emoções.
Confesso que a parte que mais me prendeu foi a partir da metade do livro, quando todos os vários caminhos que eu já havia pensado mudam e eu sinceramente me senti absorvido por cada personagem de forma a querer pular na história, dar murros na cara de uns, gritar para diacho, acorda pra vida com outros. Mas no final, tudo se encaixou como num verdadeiro quebra cabeça, que aliás, quem ler e absorver a história saberá que "quebra cabeças" é a melhor definição desse livro.
Como sempre Vianco nos surpreende e mais uma vez me deixou em lágrimas. Parabéns.

Viviane 06/11/2016

Confuso!
Gosto do autor! Mas, foi chata a história. O que salvou foi a escrita dele! O começo também do livro te leva a pensar uma coisa e depois é outra.
Laura e Marcel me fizeram ter raiva do livro.
O Alan foi o único personagem bem desenvolvido.
Anne 02/01/2017minha estante
O Alan foi o que me fez não jogar o livro pela janela.

Cláudia 06/04/2017minha estante
Penso igual a você. Pensei uma coisa, tinha tudo para dar certo e,... nada! Fiquei um tanto decepcionada.

Ka Antonelli 23/01/2023

Acabou ufa
Chorei horrores. Queria conhecer mais de André Vianco, porém acho que comecei pelos livros errados. A descrição de como Laura se sente nas crises de depressão me fizeram ir para o limbo junto com ela.
Dei um tempo na leitura, pq eu mesmo não ando em caminhos completamente iluminados e me pesou isso em algumas partes. Estou feliz por ter terminado, mas não curti.

RUDY 19/09/2011

Resenha feita pelo Blog Alegria de Viver e Amar o que é bom! -

RESUMO SINÓPTICO: Laura é restauradora de arte sacra e traz no coração, a dor da morte de pessoas queridas no passado; o derrame que prende o pai, em coma, ao leito do hospital, quase sem possibilidade de recuperação e a fraqueza de espírito que a fez tentar suicídio, não tem vergonha de mostrar as cicatrizes em seus pulsos. Trabalha com Simone, grande amiga e conselheira.
Marcel é detetive particular e foi contratado por um estranho total para descobrir quem é o homem misterioso que encontra com Laura diariamente no banco da praça em frente ao trabalho dela. Não teve como rejeitar o serviço, estava em situação financeira difícil e o contratante deixou o dinheiro dentro da maleta em cima da mesa do escritório e sumiu...
Miguel vai diariamente encontrar-se com Laura no banco da praça e tenta levar conforto ao coração da moça.
Alan é policial. Torna-se justiceiro implacável após ver sua esposa ser morta por meliantes. Tem a proteção de Rogério, o chefe de polícia, que faz ‘vista grossa’ para os assassinatos cometidos por Alan em nome da lei. A chegada de Gabriela ao distrito, enviada pela Corregedoria para fiscalizar os assassinatos misteriosos praticados pelo policial, faz Alan sentir-se em dúvida quanto ao sentimento de a vingança e a lei.
Juntam-se ainda à trama um mendigo contador de piada, uma prostituta, um malandro e alguns outros personagens secundários.
Todos vem seus caminhos cruzados em algum momento no decorrer dos fatos... O que será que tem em comum?

RESUMO SINÓPTICO E ANÁLISE DO AUTOR: O livro é um verdadeiro triller da história fantástica que prende a atenção desde a primeira página e a cada capítulo desvenda um pouco mais da trama, trazendo aos poucos o entendimento do real sentido do enredo.
O autor usa de uma linguagem corriqueira, misturando a 2ª e 3ª pessoas do singular para determinados diálogos, o que torna a escrita, mais próxima da forma falada , e assim, consegue a identificação do leitor com as falas; mesmo gramaticalmente incorreto, o efeito da linguagem cotidiana, dá a impressão que se é íntimo dos personagens.
É um romance arrebatador, cheio de mistérios e acontecimentos paradoxais. Dá uma nova visão a fatos aparentemente inexplicáveis. Incita a questionamentos sobre o verdadeiro amor, a fé, a força interior, a superação e a proteção espiritual. Mostra que nada na vida é por acaso e que todo caminho está traçado, de um jeito ou de outro; mas, ao final, cada indivíduo decide se quer ou não ser ajudado e qual caminho a ser seguido.
ENVOLVENTE e QUESTIONADOR, são as palavras que definem esse livro fantasticamente instigante.

Michelle 19/03/2023minha estante
curti muitoooo

Xandy Xandy 17/08/2017

Qual é a identidade verdadeira do homem misterioso que contratou Marcel? E quais são as verdadeiras intenções de Miguel, o “amigo-oculto” de Laura?
A história começa com o detetive particular Marcel recebendo uma bolada de dinheiro para investigar um caso um tanto quanto estranho.

O cliente em questão era um senhor idoso e muito misterioso, que usava um símbolo parecido com um 8 em sua cigarreira prateada e não abria mão do anonimato. Ele contratou os serviços de Marcel com o intuito de descobrir com quem Laura – a mulher mais importante de sua vida, segundo ele-, estava se encontrando todos os dias.

Laura trabalhava como restauradora de obras de arte e encontrava-se muito abalada devido ao estado de saúde de seu pai, que sofrera um derrame e encontrava-se em coma há algum tempo e agora vinha apresentando uma piora no seu quadro. Além disso, ela trazia marcas nos pulsos devido a uma tentativa de suicídio no passado, pois ela fora a causadora direta da morte de seu filho pequeno – algo que custou-lhe o casamento e também uma prisão por três anos.

Marcel descobriu que Laura encontrava-se todos os dias em uma pracinha com Miguel, com quem ela podia conversar e dividir sua dor. Aparentemente este homem misterioso só estava interessado em ajudá-la a seguir em frente com sua vida.
O resto, só visitando o Lendo Muito.

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/08/17/o-caso-laura-andre-vianco/

Thais Lima 28/12/2020

Decepcionada
Esse livro foi uma decepção, fui pra cima dele cheia de expectativas e me decepcionei demais. Eu adoro os livros do André Vianco, mas sinceramente não entendi o que ele quis fazer aqui.

O livro até começou bem, eu tava muito envolvida e querendo saber qual era o mistério que envolvia a personagem Laura, o estranho contratante e o que o personagem Alan tinha a ver com isso. Quando o livro te revela o mistério da história, é algo tão idiota que me deixou revoltada. Daí pra frente o livro só foi ladeira abaixo, o plot ficou desorganizado e e sem noção, e nada encaixava com nada.

O final é tão ruim quanto a segunda metade do livro, provavelmente pior. Sério, eu não sei o que o Vianco quis fazer com essa história, o que eu sei é que ela não funciona. É ruim, não cumpre o que promete no início, e decepciona demais com um lance fantasioso que não encaixa nada na premissa do livro.

Dei uma estrela a mais porque me encantei pelo personagem Alan, mas o final dele é super injusto e ele merecia um desenvolvimento melhor. A personagem Laura é tão trágica que fica chata e superficial, eu não senti a profundidade que o autor tenta passar com ela.

Leia livros do autor como Os Sete, Sétimo e O Senhor da Chuva, mas passe longe de O Caso Laura. Não recomendo pra ninguém.

Danniki 04/11/2015

O nosso autor brasileiro mais amado...
O nosso autor brasileiro mais amado, André Vianco, consegue mais uma vez conquistar o público nacional!

Esse livro tem o gênero policial e suspense sobrenatural, algo que o autor ainda não tinha escrito! André é conhecido por escrever livros baseados em vampirismos, anjos e demônios, mas ele já arriscou escrever dois romances dramáticos: ‘A Casa’ e ‘O Caminho do Poço das Lágrimas’. Inclusive, escreveu ‘Sementes no Gelo’, um suspense de reencarnação! Todas bem sucedidas!

Para ser sincera, o autor tem uma imaginação excelente, sem chegar a ser ‘muito clichê’ ou ‘que chega a enjoar’, além de entender as regiões do Brasil e suas gírias, sabe também prender o leitor no começo, meio e fim. Suas escritas nos envolvem como se fosse um filme 3D, juro que penso que estou vendo um filme americano com todos seus efeitos especiais computação gráfica.

Então, o livro conta a história de uma mulher que tem depressão profunda devido a um passado doloroso, onde envolve com perdas de pessoas queridas e atualmente se encontra num fundo do poço com seu pai em coma. Ela se sente sozinha até conhecer um cara misterioso numa praça, que está lá diariamente. O policial é contratado por outro ser misterioso, que alega ser amigo da mulher, e lhe paga uma fortuna para investigar quem é esse homem que a protagonista, Laura, anda conversando na praça. Durante a história, ocorrem várias situações estranhas, sobrenaturais, da qual o policial tenta solucionar.
O incrível de toda história é a depressão da Laura. É muito real, algo que acontece com as pessoas, senti na pele lendo as emoções dessa personagem. Muito bem escrita, detalhada e retratada.

E outros pontos positivos são: quem são os mocinhos e os vilões? Só sabemos no final da história. Os seres místicos agem de uma maneira que no nosso ponto de vista pode ser ‘errado’, ‘comportamento inadequado’ e ‘suspeita’. Até lhe engana, tipo: Caraca ele era um deles!

Vale a pena ler!

site: https://www.instagram.com/mundodedanniki

Silvia 30/05/2012

O Caso Laura
Nem sei o que dizer deste livro, confuso, chato, mas valeu a mensagem que ele passa. Por isso ainda recomendo. Não me encontrei neste livro, André Vianco escreve bem quando se trata de Vampiros, nunca vou me esquecer do Turno da Noite/volume único para este em questão eu tiro o "chapéu".

Laura é uma mulher de 32 anos, que vive perturbada com a maneira terrível que perdeu o seu filho, foi abandonada pelo marido, seu pai está a beira da morte; ela já tentou o suicídio uma vez e será que ela tentará novamente?
Telma 31/05/2012minha estante
é verdade, Silvia!
Esse livro, pra mim, que sou supeer fã do Vianco, especialmente dos livros: Bento, Os Sete e Sétimo, foi uma imensa decepção.
A mensagem que ele quis passar ficou, na minha opinião, bem babaca, de tão má contada que é a estória! :(

Felipe 03/07/2012minha estante
Concordo...
Mensagem 10/10
Conto 5/10
Notal final 5,5/10

EricCamargo 19/11/2013minha estante
Eu sou um Grande Fã do Vianco, e Sinceramente pra mim foi um ótimo livro... Li a saga Vampiro Rei e a continuação NOITE MALDITA, e sinceramente o Caso Laura pra mim foi demais, pois ele conseguiu passar uma mensagem muito boa sobre a vida que não deve ser desperdiçada... Um Ótimo Livro e sua estória me chamou muito a atenção no caso de suicídio que hoje em dia é muito frequente. Simplesmente Sensacional.

Werllen.Rubio 23/12/2018

Uma boa proposta
O livro tem uma boa proposta de enredo, a Laura é uma personagem interessante, representa muitas pessoas em nossa sociedade contemporânea. O romance engatado no livro também é muito interessante, agente torce pelo casal.
O que eu não gostei no livro foi:
1- são duas histórias q se desenvolvem no livro, porém eu acho q elas deveriam ter uma ligação mais intensa.
2- o mistério do livro, achei muito descabido, quando vc descobre o grande mistério vc fica: "como assim, é isso?"
Enfim é uma história boa, mas poderia ser muuuiiiito melhor, mas gostei de ter conhecido o autor, a escrita dele é muito boa.

Eduardo Santos 26/04/2020

Esperança para momentos difíceis
A escrita de Vianco da sempre uma sensação de assistir um filme com todos os detalhes da cena e áudio incluso. É um ótimo livro a quem quer ter uma visão diferente em relação a pessoas em quadro grave de depressão e como cada pessoa pode ajudar umas as outras nesse processo.

Jeff80 11/09/2014

Bom, mas não.
Até a metade o mistério tomava conta do livro. Os personagens estavam simplesmente enigmáticos e eles não se cruzavam diretamente na trama, os capítulos curtos aumentavam o suspense, mas até que... Um acontecimento entre os dois personagens principais fez a história toda descambar ladeira abaixo. Os capítulos de Lauras se tornaram muito chatos, e os seus diálogos com sua amiga ou com Marcel simplesmente me davam vontade de parar de ler ou de torcer para ela morrer logo. A personagem que era misteriosa no inicio se tornou infantil e bobona depois da metade. Marcel, o clássico detetive de mistérios policiais, se torna um bunda mole. Os personagens secundários são passados para escanteio. A única salvação que encontrei nesse livro foi o personagem Alan, um policial justiceiro que age conforme seus próprios valores. É um personagem fácil de se gostar e que se aproxima mais da realidade entre todo o mistério da trama. Uma coisa que eu sempre acho legal em um livro e que neste o Vianco fez muito bem, foi não revelar ao leitor a cidade ou ano em que se passa a história, mas como sempre as suas descrições de cenários ficaram ótimas. O lado fantasioso do livro não me convenceu muito, no geral, a ideia e as intenções da história são muito boas, mas na minha opinião, os personagens e os diálogos prejudicaram o "todo".
Continuo fã do Vianco, mas não por isso vou elogiá-lo sempre, aliás acho que as críticas são mais construtivas do que a simples puxação de saco, ou simplesmente esse é um ótimo livro e que eu apenas não gostei. Mas vale a recomendação pelo autor, que para mim, fã de terror e mistério, é o melhor escritor brasileiro no seu estilo.

site: alicenascorrentes.blogspot.com.br
mfru 19/12/2014minha estante
Também sou super fã dele....

Inlectus 19/11/2017

Interessante.
Um pouco de teologia, um tempero de filosofia, e uma forte lembrança da raiva que tenho de certos grupos.
Josimar 23/11/2017minha estante
que tipos de grupo?