O Caso Laura

O Caso Laura André Vianco

Resenhas - O Caso Laura

Cheiro de Livro 22/09/2016

O Caso Laura: o quebra-cabeças de André Vianco
Marcel, um detetive particular apaixonado por quebra-cabeças, é contratado por um misterioso cliente para seguir Laura, descrita pelo contratante como “a” mulher. Laura, restauradora de arte sacra, está, mais uma vez, à beira de cometer suicídio, pois seu pai está morrendo. Ela só encontra conforto na companhia de Miguel, quem Marcel foi contratado para investigar. Todos esses, mais Alan, um policial que faz justiça com as próprias mãos, habitam o 13º livro de André Vianco e são, de maneiras diferentes, partes do quebra-cabeças que é “O Caso Laura”.
Para quem já se pergunta, a resposta é não: nenhum personagem de “O Caso Laura” é um vampiro. Famoso por escrever sobre as criaturas da noite, André Vianco apostou em outra temática, mais voltada para o noir e com um toque sutil, mas significativo do sobrenatural.

“O Caso Laura” aborda temas como fé, amizade e suicídio, todos intimamente ligados e nem sempre discutidos como deveriam. No livro, Vianco desenvolve os personagens com muita propriedade, intercalando suas histórias de forma a conhecermos aos poucos suas personalidades. Todos vivenciam histórias paralelas que, aos poucos, se cruzam e fazem com que possamos encaixar as peças do quebra-cabeças – objeto de afeto do personagem principal (Marcel ou Laura? Vocês é que vão me dizer. *colocar riso maléfico aqui*).

Ao meu ver, Vianco só peca em dois momentos durante toda a narrativa. Calma! Vou explicar quais são sem contar spoilers! O primeiro é o diálogo altamente meloso entre Laura e seu par romântico. Íntimo demais, rápido demais. E breeeeega! O melhor é que, quando falei com o autor sobre isso, ele respondeu com humor: “Esses diálogos amorosos ai, não tem jeito mesmo, eu sou um bregão inveterado”. Tudo bem, Vianco. Nós te adoramos assim mesmo.

O segundo – e talvez mais significativo – “pecado” de “O Caso Laura” é a famosa “vamos-explicar-todo-o-mistério”. Marcel desvenda todo o mistério do caso, mistério esse que o é explicado por um personagem quando, na minha opinião, poderia ter sido deduzido por nós e descoberto por ele. Nunca explicado. E aqui, tudo é literalmente explicado. Se a cena não fosse tão explícita, talvez a seqüência final tivesse o triplo da força que já tem, pois somente ali nós descobriríamos tudo sobre o quebra-cabeças maior do livro. Enfim, opiniões de leitora mala que sou.

Mesmo assim, nenhum dos dois fatores acima descritos prejudicam a narrativa de “O Caso Laura”, que prende o leitor até a última página. Faz rir, traz agonia às vezes e, dependendo do que cada um já viveu, faz chorar. Para quem curte thrillers ou quer começar a ler livros do gênero, “O Caso Laura” cai como a última peça do quebra-cabeças. Vale a leitura.

site: http://cheirodelivro.com/o-caso-laura-o-quebra-cabecas-de-andre-vianco/

mouemily 26/08/2016

André Vianco foi, por muito tempo, um dos meus autores brasileiros atuais favoritos - Mas nem mesmo meu amor por seus livros pode salvar O Caso Laura.

Quando o livro saiu, um tempo atrás, vi a sinopse e não me interessei muito. Acho que eu já estava prevendo o que a história seria - uma mistura de suspense com o sobrenatural feita no típico Estilo Vianco ™, o que inclui (mas não se limita) a criaturas do folclore brasileiro e anjos se misturando às pessoas normais, homens que, apesar de aparentarem ser pessoas normais, claramente são melhores, mais inteligentes e corajosos do que o normal e descrições super sexualizadas das personagens mulheres.

Não bastando usar a sua típica fórmula, Vianco pareceu perder um pouco a mão ao misturar duas histórias que supostamente deveriam converger para um único ponto mas que, na realidade, tornam-se confusas e mal explicadas. Ele pode ter feito isso de forma excelente em A Noite Maldita: As Crônicas do Fim do Mundo, mas n’O Caso Laura a coisa não deu muito certo. Os personagens se encontram uma única e rápida vez e toda a história parece feita de última hora, deixando algumas perguntas sem respostas reais e criando pontos de impacto que pareciam uma forma preguiçosa de chocar, como a morte de um dos personagens principais e o suícidio de um outro.

Aliás, quanto aos mesmos - apesar da história se chamar O Caso Laura e literalmente seguir a vida da personagem título, seu personagem principal acaba sendo um cara confuso, que mente para a tal amada na cara dura e esconde fatos importantíssimos da mesma. Já Laura parecia sofrer a crise do contar e não mostrar, já que o narrador adora falar como a moça se apaixonou por Marcel sem mais nem menos e nem dá muita bola para o fato de seu melhor amigo desaparecer sem aviso prévio e nunca mais voltar.

O que salvou a história para mim e me fez querer continuar lendo foram os anjos. Apesar de serem introduzidos como tal só depois da metade do livro, era claro que alguns personagens específicos eram mais do que humanos. Suas motivações e suas ligações com o homem não foram as mais convincentes, mas pelo menos eles estavam lá, dando o Toque Vianco ™ à coisa toda. Particularmente, gostei muito mais dos anjos de O Senhor da Chuva, do mesmo autor, e dos anjos do Eduardo Spohr.

Resumindo, O Caso Laura acabou sendo um dos livros que eu menos gostei de André Vianco, com perguntas em aberto e fios de história deixados mal explicados, e eu só posso esperar que futuros leitores comecem a ler esse autor com obras melhores.
Liana 17/02/2017minha estante
Poderia avisar que tem spoiler...

JefersonBOli 13/09/2018minha estante
Dica: não se usa ?mesmo/mesma? como núcleo de sujeito.

Michele.Bandeira 26/08/2016

O caso Laura
Simplesmente perfeito, não tenho palavras pra descrever.
História fascinante no começo ao fim, até mesmo ri e chorei,fazia muito tempo que não tinha um livro que me prendesse tanto quanto este..super indico pra quem gosta de livros com uma pitada de espiritismo e romance.

Delírios e Livros 03/07/2016

Primeira vez que leio André Vianco e resolvi começar por esse, posso dizer que gostei bastante e prentendo agora ler a famosa série de vampiros O turno da noite.

O caso Laura nos conta a história de um detetive particular, Marcel, que é contratado por um homem misterioso para investigar quem é o homem que anda se encontrando com Laura.

Laura é uma mulher divorciada por um motivo um tanto tenso demais, ela esqueceu seu bebê no carro ocasionando a morte da criança, seu marido a culpou e abandonou. Laura é uma mulher depressiva que já tentou se suicidar, podemos imaginar até porque não deve existir dor maior para uma mãe que ela mesma ter ocasionado a morte do filho.

Se não bastasse todo sofrimento de Laura ela está com seu pai muito mal no hospital em coma e somente Miguel seu misterioso amigo que a escuta e a consola.

Marcel ao seguir Laura e ouvir suas conversas com Miguel acaba se apaixonando por ela.

Adorei a trama toda, para quem pensar que esse é um livro policial não se engane ele tem um leve toque sobrenatural, deixando uma mensagem bem bonita a trama.

Recomendo a leitura para todos.

site: www.delirioselivros.com.br

Anne 28/04/2016

Dessa bagunça só o Alan salva e olhe lá e muito, muito ruim.
PH 27/06/2017minha estante
A melhor resenha! Simples e direta!

Gabi Moreira 14/09/2017minha estante
Eu amo o Alan!

Van Tourinho 27/11/2015

Narrado em terceira pessoa, o livro tem como foco Laura, mas com mais dois personagens principais, que me fizeram tentar compreender se, e onde, esses personagens se encontrariam.
Laura é uma personagem frágil, que está ali, entre a racionalidade e a loucura. Com um passado traumático e vivendo um presente complicado. Não é a toa que tenhas finas cicatrizes em seus pulsos que a lembrem de quão frágil ela é.
Poderia escrever mais sobre os outros personagens, mas acho que mais informações, entregariam a principal ideia do livro.
André Vianco sem dúvida é um ótimo escritor. A narrativa é genial e ao mesmo tempo tocante.
Difícil largar o livro. E impossível tentar pular algum parágrafo, porque com André Vianco tudo muda de repente. Um verdadeiro quebra-cabeça em forma de letras. E acredite, o resultado é lindo.
Vianco que é conhecido por escrever tão bem o terror, em “O Caso Laura” mostra outro lado de seu talento, tão tocante como em “A Casa”, outro livro de sua autoria.
“O Caso Laura” é suspense. Drama. Mistério. Humor, mas, acima de tudo, um lindo romance.
Eu que nem gosto de ler romance, não consegui largar esse. :)

Luka 06/11/2015

uma leitura necessária
Bem, não sei como posso começar a falar deste livro, ele é simplesmente INCRÍVEL, uma leitura necessária nos dias de hoje.
Falando sobre suicidas de uma forma que so o Andre Vianco consegue, falando sobre anjos sem tocar no assunto de religião, uma forma perfeita e valida para ajudar aqueles que por algum motivo está passando por esse momento de depressão . Um modo de dizer que não importa seu erro, as escolhas ou o que você perdeu, você tem que se dar uma segunda chance

Danniki 04/11/2015

O nosso autor brasileiro mais amado...
O nosso autor brasileiro mais amado, André Vianco, consegue mais uma vez conquistar o público nacional!

Esse livro tem o gênero policial e suspense sobrenatural, algo que o autor ainda não tinha escrito! André é conhecido por escrever livros baseados em vampirismos, anjos e demônios, mas ele já arriscou escrever dois romances dramáticos: ‘A Casa’ e ‘O Caminho do Poço das Lágrimas’. Inclusive, escreveu ‘Sementes no Gelo’, um suspense de reencarnação! Todas bem sucedidas!

Para ser sincera, o autor tem uma imaginação excelente, sem chegar a ser ‘muito clichê’ ou ‘que chega a enjoar’, além de entender as regiões do Brasil e suas gírias, sabe também prender o leitor no começo, meio e fim. Suas escritas nos envolvem como se fosse um filme 3D, juro que penso que estou vendo um filme americano com todos seus efeitos especiais computação gráfica.

Então, o livro conta a história de uma mulher que tem depressão profunda devido a um passado doloroso, onde envolve com perdas de pessoas queridas e atualmente se encontra num fundo do poço com seu pai em coma. Ela se sente sozinha até conhecer um cara misterioso numa praça, que está lá diariamente. O policial é contratado por outro ser misterioso, que alega ser amigo da mulher, e lhe paga uma fortuna para investigar quem é esse homem que a protagonista, Laura, anda conversando na praça. Durante a história, ocorrem várias situações estranhas, sobrenaturais, da qual o policial tenta solucionar.
O incrível de toda história é a depressão da Laura. É muito real, algo que acontece com as pessoas, senti na pele lendo as emoções dessa personagem. Muito bem escrita, detalhada e retratada.

E outros pontos positivos são: quem são os mocinhos e os vilões? Só sabemos no final da história. Os seres místicos agem de uma maneira que no nosso ponto de vista pode ser ‘errado’, ‘comportamento inadequado’ e ‘suspeita’. Até lhe engana, tipo: Caraca ele era um deles!

Vale a pena ler!

site: https://www.instagram.com/mundodedanniki

Tauan 24/09/2015

Um dos mais fraco dos livro do autor, que é um sucesso nacional.
O livro conta a história de uma investigação, Marcel, o detetive, é contratado por um homem misterioso para investigar Laura, que vem se encontrando com outra figura misteriosa, Miguel.
Laura está profundamente abalada pela doença do pai e com um passado que lhe pesa na consciência. Nessa tempestade sentimental ela encontra refúgio em Miguel, um homem com quem conversa diariamente em um banco de praça e cujas palavras funcionam como um bálsamo para seu coração dilacerado.
O verdadeiro foco da investigação é Miguel, mas vistas as dificuldades em seguir e encontrar pistas sobre este estranho homem, e a beleza e fascínio que Laura exerce sobre Marcel, este se distancia de seu objetivo e passa a prestar mais atenção em Laura.
Não dá outra, eles acabam se envolvendo.
Paralelamente, acompanhamos a história de Alan, um investigador da Polícia Civil que nunca se recuperou da morte da mulher, assassinada durante uma troca de tiros em plena rua. Suspeito de quatro homicídios, o policial está na mira da Corregedoria e é observado de perto por Gabriela, a bela agente encarregada de verificar se ele é mesmo culpado.
Durante as investigações que ocorrem em separado no decorrer da trama, os personagens se cruzam.
A ideia geral do livro até que é boa, com mistério, um pouco de aventura e uma insinuação de sobrenatural, fator procurado e aguardado pelos fã do escritor. Porém os diálogos são fracos e, em alguns pontos, a narrativa deixa a desejar. Imagino que se o romance fosse encurtado para um conto, obteria mais sucesso.

Ana Ira! 29/08/2015

Lindo e instigante!!!!
O Caso Laura é o primeiro livro que leio do renomado André Vianco, amei e ao mesmo tempo fiquei doida de não ter lido nada dele antes. Incrível. Escrita de qualidade. Criatividade genial.

Neste livro, André Vianco mistura fantasia com realidade de uma forma única, normal por assim dizer, não é nada inusitado, dá a impressão de ser a coisa mais normal do mundo todos os seres "enigmáticos" e fatos misteriosos que vão acontecendo ao decorrer da trama.

Laura é restauradora de arte sacra e desde o primeiro capítulo já sabemos que ela passa por uma depressão terrível e já tentou (e tenta) se matar diversas vezes.

Marcel é um detetive ninja, daqueles que descobre/encontra até agulha no palheiro (não lembrei de outra expressão melhor, rs), jovem, educado, bonito e talentoso, que acaba de ser contratado por um homem misterioso que aparece em sua sala sem ser anunciado e sai do mesmo jeito, deixando Marcel e sua secretária de cabelo em pé. Na hora achei que era o diabo em carne e osso! rsrs

Mesmo sabendo pouquíssimo sobre seu contratador (o qual mandou esse homem não-identificado ao escritório de Marcel), por estar devendo uma bolada, o detetive aceita ir ao encontro do mandante num bar e lá, recebe poucas mas preciosas informações sobre Laura, a mulher que terá de seguir e descobrir o que ela tem com Miguel, o amigo que a encontra todas as tardes.

É um livro enigmático do começo ao fim, com uma escrita brilhante que você lê sem ver o tempo passar, além de ser uma história linda e devastadora.

Laura sofreu muito no passado, cometeu um erro que a meu ver, ela não teve nenhuma culpa, mas foi culpada por muitos, ainda mais por ela, e fica à beira do precipício. Seu pai, acaba de sofrer um derrame, em coma no hospital, deixa a filha mais angustiada e mortificada. Sorte de Laura que pode contar com a ajuda da amiga de trampo, Simone, e o amigo que sempre lhe escuta todas as tardes no parque, Miguel.
"Laura adoeceu e morreu um milhão de vezes aquele dia até esvaziar-se completamente, até não sobrar vontade alguma, a não ser a de morte."
Marcel começa a investigar Laura, e entende porque ela ama tanto se encontrar com Miguel, porém, acaba se apaixonando por ela, e fica nesse impasse de se revelar ou não.
O detetive é fera mesmo, e também consegue descobrir mais do que deveria sobre Miguel e alguns outros personagens secundários brilhantes.

Há muito suspense e segredos, no final eu fiquei completamente de boca aberta, com vontade de gritar, chorar, abalada, triste e também feliz por muitos personagens.
"Quando se sentir sozinha, pense nas flores. Pense nas sementes lançados pelo Pai Celeste."
Em contrapartida há o policial Alan, que sai fazendo justiça às próprias mãos, vingando a morte de sua amada. Dá para entender, mas não para justificar a visão do rapaz. Seu final é pesado e desesperador.
"O caminho é maior e mais íngreme para alguns, mais suave e ameno para outros, mas todos encontrarão um oásis no fim da jornada."
Acredito que o André Vianco, colocou esses três personagens Laura, Marcel e Alan, justamente por isso: para nos mostrar o que fazer com a culpa e o rancor. Seguir em frente, perdoar, ou dar liberdade total para o ódio(?).

O final me surpreendeu. Fiquei triste por um acontecimento, que de todo não foi ruim, embora não fosse o que eu esperava.
É um lindo livro, a Rocco caprichou na capa e diagramação, e com certeza lerei mais do autor.

Quem já leu?? Me conte o que achou, por favor!! Preciso falar mais sobre esse livro, rs Ele conquistou meu coração!!

Ótima semana para vocês!
Beijos,
Ana M.

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-caso-laura-andre-vianco.html

Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 25/08/2015

Instigante e cativante!!

Ótima semana para vocês!
Beijos,
Ana M.

Debyh 09/07/2015

Comecei a ler esse livro simplesmente porque queria ler algo do Andre Vianco, sempre ouvi falar desse autor brasileiro, mas nunca tinha lido nada dele. E para o primeiro livro que peguei, sem ler a sinopse, sem saber nada da história, tenho que dizer: eu gostei bastante.

O livro é em 3ª pessoa e os capítulos são alternados entre os vários personagens, não considero Laura como a personagem principal e sim o assunto, que seria sobre um momento difícil e uma possível superação na vida.
(...)
Confesso que me deprimi um pouco no começo do livro, tanto com as lembranças da vida da Laura, como o modo de vida de Alan. Fiz várias pausas antes de terminar o livro, do meio em diante li bem rápido pois o ritmo fica melhor e as coisas começam a se encaixar, e eu estava bem curiosa com alguns fatos.

(completo no link)

site: http://euinsisto.com.br/o-caso-laura-andre-vianco/

Nelmaliana 25/01/2015

Quando o mistério encontra o amor
A história se inicia nos mostrando uma Laura depressiva e angustiada, muito por conta da doença do pai que sempre foi um homem saudável e ativo, porém depois de um AVC encontra-se internado em estado comatoso. Mas, é possível perceber no desenrolar desses primeiros momentos que algo mais a aflige. Logo em seguida conhecemos Marcel, um detetive particular que recebe uma proposta de um homem muito misterioso pra investigar Laura. Mesmo contra seus princípios, aceita a oferta, afinal receberia um belo pagamento por isso. No início da investigação, Marcel descobre que Laura se encontra com um homem chamado Miguel todos os dias na hora do almoço. É com esse homem que ela se abre e conta tudo que a aflige, e assim vamos conhecendo-a melhor. Mas esse homem também é muito misterioso, o que aguça ainda mais a curiosidade do detetive.Em outro núcleo, conhecemos Alan e Gabriela. Ele é um policial que às vezes, decide resolver os casos do "seu jeito" e ela uma agente da Corregedoria que irá ficar na cola dele.

O livro se inicia assim, com os capítulos se intercalando, até que em dado momento todos as histórias se encontram.

Leia mais no link:

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2015/01/quando-o-misterio-encontra-o-amor.html

Jeff80 11/09/2014

Bom, mas não.
Até a metade o mistério tomava conta do livro. Os personagens estavam simplesmente enigmáticos e eles não se cruzavam diretamente na trama, os capítulos curtos aumentavam o suspense, mas até que... Um acontecimento entre os dois personagens principais fez a história toda descambar ladeira abaixo. Os capítulos de Lauras se tornaram muito chatos, e os seus diálogos com sua amiga ou com Marcel simplesmente me davam vontade de parar de ler ou de torcer para ela morrer logo. A personagem que era misteriosa no inicio se tornou infantil e bobona depois da metade. Marcel, o clássico detetive de mistérios policiais, se torna um bunda mole. Os personagens secundários são passados para escanteio. A única salvação que encontrei nesse livro foi o personagem Alan, um policial justiceiro que age conforme seus próprios valores. É um personagem fácil de se gostar e que se aproxima mais da realidade entre todo o mistério da trama. Uma coisa que eu sempre acho legal em um livro e que neste o Vianco fez muito bem, foi não revelar ao leitor a cidade ou ano em que se passa a história, mas como sempre as suas descrições de cenários ficaram ótimas. O lado fantasioso do livro não me convenceu muito, no geral, a ideia e as intenções da história são muito boas, mas na minha opinião, os personagens e os diálogos prejudicaram o "todo".
Continuo fã do Vianco, mas não por isso vou elogiá-lo sempre, aliás acho que as críticas são mais construtivas do que a simples puxação de saco, ou simplesmente esse é um ótimo livro e que eu apenas não gostei. Mas vale a recomendação pelo autor, que para mim, fã de terror e mistério, é o melhor escritor brasileiro no seu estilo.

site: alicenascorrentes.blogspot.com.br
mfru 19/12/2014minha estante
Também sou super fã dele....