Para ler romances como um especialista

Para ler romances como um especialista Thomas C. Foster

Resenhas - Para Ler Romances Como Um Especialista

Luiz Souza 09/11/2022

Lendo como um especialista
Este livro mostra como lemos os romances , detalha os variados tipos de romance ao longo do século.
Aprendi bastante com esse texto eu recomendo.

Diego 19/07/2014

Introdução à teoria literária de uma forma muito legal
Este livro tinha tudo para ser massante. E por um único motivo: ele trata de teoria literária, um assunto que, se for abordado de forma acadêmica e técnica, mata você de tédio. E foi isso que Thomas Foster NÃO fez no seu texto. Ele fez o oposto. Transformou a teoria literária numa aula bem humorada, despretensiosa e imperdível.

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Aventura Fascinante
Definir o que é um romance aponta paraum percurso perigoso onde já se acidentaram muitos críticos, no entanto, compreendê-lo é uma aventura fascinante a disposição dos leitores.

Essa é a premissa de "Para Ler Romances Como Um Especialista" e seu autor, Thomas C. Foster, oferece uma ampla análise do gênero, indo da importância do primeiro parágrafo até assuntos mais complexos como a metaficção e a intertextualidade.

Explica o cuidado que deve-se ter com narradores oniscientes e vai mais além, com qualquer personagem que tome para si a palavra. Também apresenta o desenvolvimento do romance ao longo dos séculos e a revolução ocorrida na década de sessenta, com o aparecimento de dois grandes livros: "Cem Anos de Solidão", de Gabriel Garcia Marques, e "A Mulher do Tenente Frances", de John Fowles.

Com relação a literatura brasileira, Foster menciona Machado de Assis, Jorge Amado e Paulo Coelho. Com relação aos livros abordados, a lista é grande, especialmente, de literatura norte-americana com alguns títulos indisponíveis ou jamais traduzidos para o português. Isso não deve ser motivo de intimidação, pois Foster explica minuciosamente o que pretende demonstrar, impedindo que você fique perdido ao longo da leitura.

No final do livro, há um capítulo destinado a livros de análise literária que orientaram o escritor e são uma excelente opção para quem quiser se aprofundar no assunto.

Particularmente, a tradução e a revisão não me agradaram e acabei recorrendo ao original em inglês. Para exemplificar a incompetência ou descaso, observe esse pequeno trecho da página 185: "Dionísio foi o mais alarmante dos deuses do Olimpo, em parte porque suas especialidades, fecundidade e vinha, eram ao mesmo tempo misteriosa e terrível em suas consequências negativas". Daí, minhas quatro estrelas.

Amos.Alves 28/02/2024

Um livro metalinguístico, ajuda leitores a se aprofundarem em suas leituras, principalmente de clássicos da literatura, a leitura não é produtiva se você não conhece os romances citados, mas o conteúdo do livro é interessante e gera alguns insights, se você pretende ler este livro pesquise os principais livros citados antes, leia os romances e então leia o livro

Edson Camara 19/01/2017

Descubra aquela sensação de descoberta de algo novo que lhe proporcionará experiências diferentes no hábito de ler romances.
Este livro foi escrito em 2011, eu só tomei conhecimento dele no final de 2016. Gostaria muito de te-lo lido antes. Thomas C. Foster é um grande conhecedor de literatura e de romances e durante as 288 páginas deste livro ele nos conta tudo o que sabe. E a medida que lemos e aprendemos sentimos aquela sensação de descoberta de algo novo que nos proporcionará experiências diferentes no hábito de ler romances. Posso garantir que após a leitura deste livro, pelo menos eu, nunca mais lerei um romance da mesma forma que fazia antes, o autor, por assim dizer, nos ensina e nos orienta a olhar dentro da alma dos livros de romance, dentro do coração da narrativa e dos personagens e tirar deles o máximo possível, sugando tudo que o escritor quis dizer, mesmo o que não está escrito. Livro fantástico.

site: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1nEie-I3WTU3eJTtjCQbAPfRfgRkVB4uwEzWlzal82Zw/edit?usp=sharing

Val Alves 15/04/2020

O autor usa como referência os principais escritores e obras aclamadas para explicar os mais diversos recursos utilizados para tornar a narrativa literária interessante. É um livro para ser relido juntamente com os clássicos para uma análise e estudo mais próximos. Certamente depois dessa leitura as próximas serão mais empolgantes.

Ana 06/11/2020

Comprei este na Bienal do Livro do ano passado. O título me pareceu pretensioso, mas tinha quase 300 páginas, custava 10 reais e fora escrito por um professor universitário de literatura, realmente um especialista no assunto. Então comprei, tinha que dar uma olhadinha. Ao iniciar a graduação em Letras, minha maior expectativa era a respeito das aulas de Teoria Literária. Aliás, sobre tudo que envolvesse as aulas de Literatura: imaginava que as aulas disso seriam um mundo de sonho, afinal era tudo o que eu amava! E não foi bem o que encontrei...me parecia tão ininteligível, desorganizado, despropositado, pedante...eu não conseguia entender o sentido das aulas nem o que se pretendia a partir delas. Me sentia, francamente, frustrada e perdida.

Ler "Para ler romances..." foi como um ponto de virada para mim. É uma leitura fluida, gostosa, até engraçadinha; o oposto do ininteligível que me traumatizou. Fui lendo e anotando conforme a leitura prosseguia. O autor discorre sobre elementos do romance, desde os estruturais e as escolhas das narrativas até suas condicionalidades sócio-históricas. Dá exemplos de obras literárias que usam os recursos citados e explica como isso se dá (o que acrescentou alguns novos textos à minha listinha, além da lista de obras críticas que consta no final). Claro que a maioria dos livros que ele cita são de língua inglesa, o que pode ser frustrante para alguns leitores - na parte sobre desconfiar do narrador em primeira pessoa, só conseguia pensar em Dom Casmurro, é claro. Enfim, essa é uma obra para iniciantes, como eu; é praticamente uma "Teoria literária só para baixinhos", mas é exatamente o que precisava, e amei!!! Me forneceu explicações muito didáticas, fontes e uma organização mental que vão me permitir seguir adiante em textos mais densos com segurança.
Raissa 16/11/2020minha estante
Ai, já quero!!!!

Limão 09/06/2012

Nao gostei
Eu esperava outra coisa deste livro, quando comecei a ler e vi todos aqueles nomes de romances e autores que não me interessavam já comecei a achar chato, imaginei que fosse ver pessoas desse século! mas a coisa mais recente que ele usa é um livro de harry potter, e apenas cita...enfim...quem quiser está para troca!
Almir 06/01/2020minha estante
Uma boa oportunidade para se conhecer ótimos autores de romances