O escândalo do petróleo e Georgismo e comunismo

O escândalo do petróleo e Georgismo e comunismo Monteiro Lobato

Resenhas - O escândalo do petróleo e Georgismo e comunismo

Luan Miguel 28/12/2016

O petróleo ainda não foi perfurado por nós
Monteiro Lobato neste livro foi um denunciador em potencial do que o país estava fazendo com o seu próprio petróleo, escondendo o próprio petróleo para atender as ordens dos trustes americanos, vulgo a empresa Standard Oil, Monteiro Lobato denuncia de forma explicita a omissão do Departamento Nacional de Produção Mineral de fraudar pesquisas que comprovavam que na terra tupiniquim havia petróleo em abundancia e também de haver empresas petrolíferas americanas por traz dos fraudes, critica de forma dura os "geólogos" Malamphy e Opphenheim de atender as demandas da Standard Oil e boicotar perfurações brasileiras no próprio território, aponta também que as leis, mesmo antes do Estado Novo 1937, já eram a favores da perpetuação do Brasil na compra de petróleo americano, sendo assim, não produzindo o seu próprio bem. Preso no governo Vargas, Monteiro Lobato, nacionalista ferrenho, funda um dos maiores movimentos da história deste país "O petróleo é nosso" influenciando seu próprio algoz Getúlio Vargas que anos mais tarde fundou a Petrobrás, o Brasil entrava para história ao ser o segundo país do mundo independente da produção de Petróleo dos Estados Unidos, depois da União Soviética.

Desterrorama 28/06/2023

O homem do castelo alto tupiniquim (segunda parte)
Chegando nos EUA, lobato percebeu que a riqueza dos americanos era fruto também do ferro que criava o maquinário, potencializando a força de trabalho dos homens, e do petróleo, que gerava uma porrada de produtos. então lobato estudou a origem do petróleo, se tornando um expert em matéria de geologia. descobriu que o petróleo já estava sendo extraído em toda a america latina, menos, é claro, no brasil, que gastava uma fortuna com os combustíveis americanos. a empresa americana standard oil queria extrair o petróleo brasileiro, no entanto, não conseguia porque havia no brasil uma lei nacionalista que proibia outras nações de explorar nossos recursos naturais. então, lobato cresceu os olhos e pensou: vou enriquecer extraindo o ferro e o petróleo brasileiro, desenvolver a industrialização do país e ajudar os brasileiros indiretamente com o meu enriquecimento. apostou todas as suas fichas e energia nisso. lobato realmente acreditava que a saúde e a educação dos brasileiros melhoraria indiretamente com a riqueza do país. porém, contudo, no entanto, entretanto, todavia, não obstante, mas, mas havia um problema aí... sempre há. lobato fez algumas conferências nas principais metrópoles brasileiras com o intuito de juntar capital. montou empresa, tentou extrair o petróleo, mas foi boicotado pelo estado e pelos tentáculos estadunidenses (para não dar nome aos bois), que contrataram um geólogo, o qual trabalhava para o governo brasileiro, para confirmar, isto é, mentir, que não havia petróleo no brasil. e os brasileiros tapados, acreditaram. e a imprensa "maria vai com as outras" acreditou também e publicou artigo afirmando que lobato queria dar um golpe no povo. indignado, monteiro lobato escreveu uma carta para getúlio vargas. o sentido da carta é o seguinte: ou o estado deixa a iniciativa privada extrair o petróleo ou cria uma empresa para extraí-lo. ou isso ou aquilo, senão o brasil continuaria estagnado, parado no tempo enquanto as outras nações se "modernizavam". daí getúlio mandou prender o autor do sítio. monteiro lobato foi preso... na prisão traduziu "o livro da selva" ou "kim" do rudyard kipling. de quebra, depois escreveu "o poço do visconde" para dar uma aula de geologia para as crianças e "o escândalo do petróleo" para denunciar o que ocorreu com os pioneiros do petróleo no brasil. este livro foi lançado em 1936 (enquanto Chaplin apertava os parafusos alheios) e foi censurado pelo Estado Novo, que de novo só tinha o nome. o termo "estado" ojerizava o escritor, que se aproximou dos comunistas, do carlos prestes. e morreu com um profundo rancor por ter gastado tanto tempo de sua vida nessa empreitada, que por ironia do destino foi assimilada por getúlio na sua campanha legal "o petróleo é Vosso ou Osso ou Fosso", na criação da petrobras na metade dos anos 50. essa história daria um ótimo filme do tipo "sangue negro" (2007) , sobre os pioneiros da extração do petróleo nos EUA. porém, contudo, todavia, quem banca boa parte dos filmes nacionais é a petrobras e talvez seria dar um tiro no próprio pé da estatal uma produção com essa temática. em suma, prefiro uma estatal que seja "nossa" do que um monopólio da família lobato. mas E SE monteiro lobato conseguisse extrair o petróleo brasileiro, HEIN? como seria hoje o brasil? temos aqui uma ótima premissa. uma Realidade Alternativa. O HOMEM DO CASTELO ALTO TUPINIQUIM. esta história é bem curiosa, não? e prova que nem tudo é fruto da coletividade, mas da iniciativa de indivíduos visionários, que tiveram privilégios ou não. vide o que pensava lima barreto sobre lobato no livro "impressões de leitura e outros textos". friso: lobato tentou extrair o petróleo porque viu nele um ingrediente fundamental (ou o pó de pirlimpimpim) para o desenvolvimento nacional. na sua visão, qualquer melhoria, no campo da saúde e da educação, se daria através do crescimento econômico. o que não deixa de ser uma meia-verdade quando excluímos dessa equação o fator político e o ambiental.

Gláucia 05/02/2018

O escândalo do petróleo e Georgismo e comunismo - Monteiro Lobato
Apesar de datado o livro tem grande interesse histórico, mostrando os primeiros passos da exploração do petróleo brasileiro, os caminhos tortuosos pelos quais isso se deu e as lutas e lutadores envolvidos no processo.
O livro reúne documentos e artigos com caráter de denúncia: o governo estaria empenhado em impedir a exploração do petróleo aqui afirmando a inexistência do mesmo. O objetivo seria favorecer grandes companhias estrangeiras que monopolizam a venda de petróleo para o Brasil. Lobato ultrapassou a ideologia e concretizou pontos práticos.

@vanessachrisostomo 18/08/2023

Ruim
Muito ruim, não entendi absolutamente nada, leitura difícil demais, o que não contribuiu em nada no entendimento.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2019

O Escândalo do petróleo foi lançado originalmente em 1936, durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas. Ele relata a aventura vivida pelo próprio escritor, que reuniu capital de pequenos investidores e tentou por dez anos encontrar petróleo no subsolo brasileiro. Por conta de sucessivos empecilhos do governo da época, as tentativas de prospecção acabaram frustradas. Mas, a repressão não se resumiu ao Lobato empresário e ativista; também o escritor acabou tendo seu texto proibido pela ditadura do Estado Novo em 1937, após o sucesso editorial do lançamento com algumas tiragens sendo vendidas rapidamente. Essa situação só iria se modificar com Vargas deixando o poder em 1945. Já o texto Georgismo e comunismo, que compõe a edição da Globo, é de 1948. Nele o autor apresenta o pensamento econômico do norte-americano Henry George, como forma de promover avanços sociais numa democracia capitalista e assim evitar a ameaça comunista que havia se tornado realidade com a participação da União Soviética na vitória sobre as forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525049186