O Beijo no Asfalto

O Beijo no Asfalto Nelson Rodrigues

Resenhas - O Beijo no Asfalto

Vanessa 28/08/2009

Um beijo,o último pedido de um moribundo estendido no asfalto, leva um simples homem ás páginas da imprensa marrom. Uma ferrenha crítica a sociedade da década de 60, sempre tão puritana para fora de seus portões, escondendo seus podres no coração da família.

Andrezinn 01/12/2022

Tinha esquecido de fazer a resenha desse, mas como não tenho muito pra falar, aqui vai.

"O beijo no Asfalto" é um teatro moderno, escrito por Nelson Rodrigues, que conta a história de um homem casado, que ao ver outro homem morrer na sua frente se compadece deste e lhe dá um beijo na boca, gerando um escândalo nos jornais.

Confesso que eu nunca teria lido se não fosse a professora de Literatura separar uma aula para que a turma lesse teatros, pois o teatro não desperta em mim um enorme interesse, exceto quando se fala em Ariano Suassuna, o melhor. Mas a experiência da leitura, realmente só foi boa porque o livro foi lido em grupo, cada um "interpretando" um personagem, e meus amigos e eu, fomos bem a fundo, engrossando e afinando a voz para os personagens que requerem ( homem sério, mulher agitada etc). Uma experiência que alegrou um pouco mais o meu terceirão e será lembrada.

Algo que me incomodou, e que imagino ser uma característica do autor, foram. as falas. assim. desse jeito. cortadas e. divididas. em mais. de uma. frase, além da interrupção. de diálogos entre. os próprios personagens. Foi um corta corta que pareceu deixar o livro mais rápido, mas ao mesmo tempo, lento e arrastado. Não compreendi muito essa proposta - se é que seja uma - do autor.

O final é um dos pontos altos do livro, a leitura é bem rápida, e também é recheada de críticas. Porém, foi uma leitura mais marcante pelos momentos com os amigos do que pela própria obra em si.

Gustavim Barros 18/07/2023

O primeiro roteiro a gente nunca esquece
Na minha ingênua ignorância, comprei esse livro achando que era um romance, quando abri era o roteiro de uma peça de teatro. Aceitei o desafio de sair da minha zona de confronto e encarar esse gênero que nunca havia lido antes, e acabei gostando. É uma leitura rápida, dinâmica e a história é bem pesada. Amei!

Marcinhow 21/04/2022

Falso moralismo
Uma dica: Qualquer livro que já tenha sido proibido, vale ser lido!
Mesmo sendo uma peça teatral do século passado, apresentada nos anos 60, impressiona por tamanha atualidade! Impossível ler e não fazer um paralelo ao falso moralismo é o domínio das fake News dos dias de hoje!

adrianlendo 06/01/2021

gatilhos: homofobia, machismo

Arandir é um homem casado que beijou a boca de outro homem que acaba de ser atropelado, realizando o último desejo dele, mas um jornalista vê a cena e decide tirar proveito dela causando um grande escândalo na sociedade carioca.

Considero incrível o modo como essa peça, escrita em 1961, ainda possui assuntos tão atuais. O Beijo No Asfalto começa abordando a corrupção e o abuso policial fazendo um importante alerta sobre isso com os personagens mais podres possíveis, logo em seguida fala sobre fake news antes mesmo dela ter esse nome. É uma peça que constrói a cada momento uma trama que só se faz a partir do que a manipulação da mídia faz com a população, isso sem época de disseminação em whatsapp ou robôs no twitter, e faz isso com maestria, com uma matéria, uma cena tirada de contexto, nascia a cultura do cancelamento.

Por se passar ainda nos anos 60 vemos também o choque que um beijo entre dois homens causa em uma população inteira, tudo somado a uma matéria falaciosa no jornal. Um homem morre atropelado por uma lotação que não parou no sinal que já ficava vermelho, mas o foco vai para dois homens se beijando, o escândalo deixa de ser o crime e passa a ser o tabu, novamente de mantendo atual mesmo que hoje em dia não seja tão forte quanto antes.

O Beijo No Asfalto constrói uma tragédia que supera expectativas, é uma peça que toca nas feridas de uma sociedade corrupta e facilmente manipulável. Seus personagens são de camadas incríveis e sua escrita supera o esperado de um roteiro, mesmo que a história acabe pecando no terceiro ato.

Na minha opinião, o último ato, que encaminha para a finalização da tragédia, é desconfortável no pior sentido da palavra. Uma personagem acaba sendo levemente descaracterizada para levar o leitor a criar outros pensamentos sobre o rumo que a história levaria e até mesmo afirmar a sexualidade do protagonista (o que não tinha necessidade alguma) e também leva para uma conclusão que pode até ser compreensível mas com declarações que não fazem sentido com tudo que trouxe a tragédia até aqui, além de algumas cenas desnecessárias.

Encerro dizendo que O Beijo No Asfalto não é uma história representativa, como muitos acham. É sim uma peça que fala muito sobre o que é tabu na sociedade, mas de forma alguma aborda o tema sexualidade de modo que poderia se chegar a dizer que tem alguma representatividade. O foco dela é escancarar a manipulação midiática e a corrupção policial e nesses quesitos ela funciona extremamente bem.

Julia Rovaris 20/01/2021

nelson sempre surpreende! linguagem expressionista, temas polêmicos e enredos escrachadíssimos, desmascarando a sociedade brasileira. amo!

Cleuzita 04/12/2021

???? Muito Bom
Gosto da obra de Nelson Rodrigues, mesmo ele sendo tão paradoxal. Eu já li a biografia excelente dele, O Anjo Pornográfico, e fico me perguntando como a mente dele conseguia transitar entre os lados opostos da "moral e dos bons costumes" , e ao mesmo tempo em casa ser o homem agressivo, controlador, traidor, machista e hipócrita. Quem conhece apenas a obra imagina se tentar de um homem com a mente livre, que enxerga os tropeços humanos como acidentes de percursos... Que venha os próximos livros dele.
Geórgea 04/12/2021minha estante
Gostei muito desse também!!

Geórgea 04/12/2021minha estante
Vi que dei 5 estrelas! Li no início do ano. As peças dele são leituras rápidas, porém densas, e que sempre me prendem a atenção!

Cleuzita 04/12/2021minha estante
Oi Géo. Gostei muito também. O próximo livro dele que lerei será O Casamento.

Paola200 08/06/2022minha estante
Nunca li ... De Nelson Rodrigues li apenas Vestido de noiva.

gatoviski 05/07/2020

É lindo beijar alguém que está morrendo.
Após um acidente entre um lotação e um rapaz, Aradir, personagem principal da tragédia que viu o acidente, beija o desconhecido no leito de morte. As especulações que surgem após o beijo são potencializadas pelos investigadores que vendem uma história para causar estranheza na cidade, "beijo no asfalto" é o nome da manchete nos jornais.
O tema "amor e morte", estão relacionados do começo ao fim na peça. O beijo de Aradir apavora todos os personagens e trás a superfície sentimentos ocultos, que por fim, desperta a violência adormecida de uma alma reprimida.
...........spoilers......................

É muito interessante pensar que a peça termina como um eco. Aprígio nunca diz o nome de Aradir mas após cometer o assassinato ele ecoa.
Outra coisa que me chamou a atenção é que os três membros da familia se apaixonam por Aradir, mas ao mesmo tempo, é um amor com certos limites e que vira repulsa se foge das regras. A consequência mais radical dessa quebra de contrato, foi a morte, e quando o Aradir diz que "é lindo beijar alguém que está morrendo", a minha única observação é que, na hora da morte, é o momento de verdade absoluta, estão todos expostos.
Marcos.Coelho 15/09/2021minha estante
Verdade, os três. Não havia parado para pensar nisso.

mari 20/08/2020

Clássico que permanece atual
A obra escrita nos anos 60 continua atual, os temas retratados como fake news, corrupção, homofobia, assédio, uso da força policial etc se encaixariam perfeitamente nos dias de hoje.

Laís Gonçalves 11/07/2022

O beijo no asfalto
A peça lida muito com a necessidade de se ter uma boa notícia acima de tudo, inclusive da verdade. O poder dos meios de comunicação faz com que um ato de compaixão se transforme em assassinato a sangue frio. Enquanto se destrói o casamento de Selminha e Arandir, os jornais vendem mais do que nunca. A peça também funciona como grave crítica à sociedade brasileira da época, principalmente pela hipocrisia.

Daniel.Nery 04/06/2021

Enfim, a hipocrisia!
O pior é pensar que ainda hoje, em 2021 o beijo no asfalto seria ainda notícia: trends no Twitter, comentários idiotas no Instagram e cancelamentos! Enfim, a hipocrisia da família de bem!

Mr. Jonas 17/10/2020

O beijo no asfalto
O beijo no asfalto é originalmente uma peça teatral escrita em 1960 por Nelson Rodrigues, que tem na sua essência uma voraz e esplêndida crítica a hipocrisia e falácia de cada ser humano como indivíduo e como família, um retrato da aparente e enganosa imagem que muitas pessoas tentam evidenciar para a sociedade. Outro ponto abordado é a sordidez e nada polida atitude da mídia/imprensa envolvida no caso, e mesmo sendo num já distante 1960 traz a tona pontos cruciais do que temos visto em relação ao jornalismo em nossos tempos. Uma trama com ótimo enredo que deve ser lida por todo aquele que busca refletir e se ?rebuscar? como ser humano e sociedade.

Camila0831 29/08/2021

A mola que impulsiona a situação limite
O último pedido de um moribundo termina por ser a mola que impulsiona a situação limite em que vivem várias personagens. O beijo no asfalto proporciona o extravasamento de desejos, ódios, vaidades, ressentimentos, culpas escondidos por anos e que se utilizarão de um fato controverso para dominarem as personas e os cenários em que encarnam.

agathatriste 19/12/2021

O último pedido
O que você faria se alguém te pedisse algo inusitado a beira da morte?

Um homem e seu sogro andavam pelas ruas da Zonas Norte, subúrbio Carioca e presenciam a morte de um homem.

Um fuzuê ocorre pq ocorre um beijo no asfalto. No entanto, Nelsinho Rodrigues, né amores? O plot da história não é esse!

Fiquei CHOCADA.

Esse é o começo dessa peça que foi a minha primeira leitura do Nelson Rodrigues. A história do livro é diferente de TUDO que já tinha lido. Eu queria muito ter assistido isso ao vivo.