Turma da Mônica Jovem #32

Turma da Mônica Jovem #32 Maurício de Sousa

Resenhas - Turma da Monica Jovem - Nº 32

Evelin.Backes 10/01/2024

Gabi | Write Up 11/10/2023

Boa leitura! (outubro da hq 3)
Diferente das outras 2 edições que eu li antes dessa, a história dessa hq simmmm trouxe coisas muito mais legais! Melhor do que ficar naquela coisa "meninas tem q fazer isso e são assim assim assado" "os meninos são assim e fazem tal coisa". Uma edição com uma história legal, indo além de forçar a todo custo características principais que a gente conhece desde que eles eram crianças, e ainda trazendo uma ótima reflexão: o que vai acontecer quando as máquinas dominarem os humanos? Isso vai acontecer mesmo? Já está acontecendo? Aqui não temos mais a Mônica surtando a toa, e sim, a mais linda característica dela: se doar pelos amigos.

A edição é de 2011, quase 3 anos depois das edições 1 e 5 (que eu li esse mês também), sabia que com o passar do tempo, as histórias melhorariam nas problemáticas passadas! E em 2011 trazendo uma história com tema tão atual mesmo em 2023! Ai Mauricio de 2011, tenho tanta coisa pra contar...

Essa edição aumentou MAIS AINDA a minha vontade de comprar toda o restante da coleção que falta ? e a segunda e terceira geração também ?

ahhh, quase esqueci! a leitura dessa hq faz parte do Outubro da HQ, projeto do meu ig @writte.up em que dedico o mês de outubro à leitura de histórias em quadrinhos que estão encalhadas na estante. ?

marrdduda 20/08/2023

Relendo TMJ
Nessa revistinha, um tema, que eu considero bastante preocupante, é abordado. bem, sabemos que além de alta fantasia, no mundo de tmj a tecnologia é muito mais avançada em comparação com a que temos disponível nos dias atuais, e a situação da vez envolve os chamados ?gênios?. os gênios seriam inteligências artificiais altamente desenvolvidas, com uma carcaça extremamente semelhante à humana (podendo ser até mesmo personalizável).
quanto a problemática, temos a social e a filosófica. socialmente falando, milhares de pessoas perderiam seu emprego tendo máquinas que podem fazer o mesmo, ou até mesmo um melhor trabalho, que o ser humano sem precisar receber salário nenhum, sem descanso, sem direitos ou legislação a serem seguidos? tanto que, na própria edição, o cebola acaba perdendo o emprego pra brisa (a gênio comprada pelo empregador do menino).
quanto a filosófica, tem um diálogo da mônica com a magali que é muito interessante. a mônica começa despejando o que pensa desses gênios (uma opinião não muito agradável, diria) e a maga diz algo como ?o ser humano pode colocar humanidade naquilo que ele preferir?, e isso é TÃO verdade. podemos escolher desumanizar algo para de alguma forma nossas ações parecerem menos piores, como fazemos com os animais que são tratados como mercadoria, simples produtos a serem consumidos (como se não nascessem ou morressem). assim como podemos humanizar as coisas, como o cebola fez com a brisa. o moleque tava basicamente rendido pela robô, pediu ajuda da mô para salvá-la (desde que ela havia sido comprada por outro cara, que queria usá-la para lutar em uma espécie de ringue de gênios).
ah, e eu gostaria de destacar o quão a mônica foi fofa ajudando o cebolinha, mesmo sabendo que ele estava gostando da ia.
enfim, gostei muito dessa revistinha pela discussão que pode ser aberta. será que um dia isso não pode vir a acontecer? num mundo onde, atualmente, há pessoas que passam mais tempo em aparelhos do que com pessoas reais; onde há pessoas que só possuem amigos online? será que isso é tão difícil assim?

lune6 26/07/2023

#32; a proposta do plot é bem interessante trazendo um possível futuro mas mesmo assim é bizarro, a edição me irritou um pouco mas acho que por eu não muito fã desse rumo de história
? só pq a Mônica teve um robô agr o cebola teve ?

bela 01/04/2023

Cuidado Com o Que Deseja
Cara o cebola é simplesmente o cara mais insuportável que existe
olha a pira do cara de se apaixonar por um ROBÔ e ainda colocar a mina que é apaixonada por ele pra lutar com outros robôs só pra ter esse robô de volta

não dá pra entender

Maria 05/02/2023

TMJ 32
Aaaaaaaa as histórias de TMJ só melhoram, eu tô amando!!
Toda a história foi muito bem montada, os personagens tiveram os sentimentos bem desenvolvidos. Além é claro da temática que como sempre vem nos trazer uma lição, o textinho do Mauricio no final foi simplesmente perfeito!

Camilly 15/01/2023

Relendo meus gibis
Cara, não sei como eu gostava de ver o Cebola e a Mônica juntos, eles vivem brigando o tempo todo! Mônica vive tendo ataques de ciúmes sendo que eles não estão juntos e acaba sendo agressiva nas palavras.

Enquanto o Cebola tem sempre a necessidade de ser superior aos outros e não aceita perder. Chega a ser chato ver os dois, pois é quase impossível 1 gibi em que eles não tenham uma discussão.

Um relacionamento que começa com os 2 brigando o tempo todo, já começou errado. Não é atoa que ela fica com o DC depois.

maria rita 11/08/2022

? | Brisa.
Foi uma história tão curtinha, acho que li em até dez minutos. Foi legalzinho, não leria novamente porque achei um pouco monótono.

Evilyn 04/08/2022

Quero um robô pra mim já que sou sozinha e sem amigo nenhum. Quem apoia?
E mais uma vez o cebola mostra os sentimentos pela monica. Eu não aguento mais eles não ficando juntos de uma vez?

Bruna 18/05/2022

Foi interessante dessa vez... Realmente prefiro essas edições com eventos de ficção! Quando o foco é só nos dramas adolescentes... Eca.

Dani 12/06/2021

Cuidado com o que Deseja
Releitura TMJ - 32

Amo quando surge uma história com uns elementos viajados, como robôs super realistas.