The Last Colony

The Last Colony John Scalzi




Resenhas - The Last Colony


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Bruna 31/01/2024

My boy John Perry is back!!!!!
Pra falar a verdade é um ótimo fim de trilogia se fosse uma trilogia.

Gostei bastante de ver como é o início de uma ocupação de um planeta pelo ponto de vista desses personagens que já estão acostumados com a tecnologia em seu ápice.

Ficou algumas questões em aberto que acredito que nunca serão explicadas mas quem sabe eu sou surpreendida nos livros seguintes!

Em conclusão, uma boa leitura.
comentários(0)comente



Alecio Miari 14/07/2022

Até mais.... por enquanto
Nós finalmente vemos um desfecho para John Perry e Jane Sagan em uma história totalmente nova usando elementos que foram muito abordados nos dois primeiros livros.
John Perry é o grande astro do "Guerra do Velho" e é por meio dele que aprendemos sobre esta selva interplanetária a que estamos envolvidos. Jane Sagan é a "quase estrela" principal do "The Ghost Brigades" que aborda a vida e desenvolvimento de um soldado do time de operações especiais.
"The Last Colony" conta como seria voltar à ativa após uma aposentadoria forçada, já que ambos vão viver como administradores de uma colônia antes do tempo mínimo de serviço porque Jane conhece muitos segredos da federação.
Eles são chamados então para iniciar a colonização de um novo planeta, mas quando chegam lá descobrem que não era bem essa a intenção e eles se vêem no meio do epicentro de um emaranhado político-militar que os coloca em um difícil cenário:
1. Fazer a colônia dar certo em um planeta que eles não possuem informação alguma;
2. Lidar com diferentes colonistas que possuem características únicas;
3. Tentar entender qual a real situação que eles se encontram com apenas frangalhos de informação.

A história vai então encorpando porque acompanhamos de perto as dificuldades para se desenvolver um planeta para a raça humana. Colonistas atacados por seres do planeta, não conhecer a vegetação local (se dá para comer), construir tudo do zero e ainda lidar com as picuinhas humanas de relacionamentos entre os colonistas.
Aí de repente algo envolvendo a federação aparece e eles precisam tomar novas direções de acordo com o novo pedaço de informação que se faz presente.

É sensacional ler vários elementos que apareceram nos dois primeiros livros, tanto na questão de pano de fundo quanto na questão de ideais e desejos dos personagens. Em determinados momentos são explícitos e jogados na sua cara, como por exemplo a Zoe sendo a "filha adotiva" deles e possuindo os dois"aliens pets" Obin que são imensamente presentes no The Ghost Brigade. Já em outros momentos são sutilezas introduzidas como tecnologias "Consu", o povo que possui a tecnologia mais avançada de toda a galáxia.
Este povo é um que por exemplo gera inúmeras perguntas na minha cabeça, mas o livro não as responde, já que o nosso grau de conhecimento é o mesmo que o dos personagens.

Por fim, há uma estratégia brilhante montada - e que só é revelada quando ela se desenrola - que encaixa todas as peças e demonstra a maneira como foram abordados os problemas. É um grande "plot twist" entregue de forma magistral. A história então é muito bem escrita e nos dá aquela sensação de conclusão do que vivenciamos com John e Jane e como o autor explica nos agradecimentos finais "talvez algum dia eu revisite este universo e desvendo outros cantos obscuros...".
comentários(0)comente



axcel0773 10/06/2020

Livro para fechar a trilogia, muito bom, mas não tanto os outros dois que o precede. Apesar disso, o livro é cheio de reviravoltas, mentiras e surpresas, no entanto, continua bom. Recomendo!
comentários(0)comente



prof.vinic 12/10/2019

The third, may the best of
What I a can say about this book? Better than the second (it was easy, I know) and sometimes better than the first one! An amazing story, told day by day with details and a good drama. In fact, the script brings something new to all the mythology of Scalzi, I understand the importance of book 2 for this one, but I guess you can go directly to this one from the book 1, with no big problem.
Speaking directly about the history, I think it was a hard Sci-Fi story with all the little impression need to be together with the best. Here the universe is bigger than ever, the quantity of aliens race is almost infinity ... and the possibility too. However, the small context in the new colony was get way during the book. I have some questions about specific details in the plot never been explained (until now, because there are 2 more books of this collection).
Finally, I can say: this is a very good book, with a excellent story and charterers very special.
comentários(0)comente



Will 12/06/2019

Grandioso.
Que livro maravilhoso, gostei da reviravoltas que surgiram foram muito bem amarradas, apesar de não ter sido tão surpreendente porque foi dado várias dicas durante o enredo, mas ainda sim, por mais que o final era as vezes óbvio, contado diretamente por Perry (e como esse personagem cresceu junto às Sagan (mulher foda)) mas a curiosidade em saber como tudo ocorreu é instigada a cada momento.
.
.
Não sei se quero iniciar logo de cara a saga de Scalzi que, visivelmente é possível sentir a evolução de escrita dele. Quero saber o que mais ele tem para contar desse mundo, mas parafraseando o que ele disse, dar um tempo para a saga e começar outra as vezes se faz necessário.
.
.
------ small spolier alert alguns detalhes mas nada revelador-------
Personagens com destaque:
Zoe: finalmente amadureceu, o que me deixou inclinado a continuar a saga (próximo livro leva o nome dela na capa), mas como ainda é uma adolescente, me deixa um pouco receoso.
General Szilard: personagem mais manipulador dessa rodada, mas a serenidade que ele transmite, vc dá um voto de confiança. Nesse livro mostrou o quão ele está ciente e envolvido com a politica dos humanos e não é somente mais um militar mesmo sendo tão novo em existência de vida.
General Gau: quero mais dele, não sei o quão ele aparece nos próximos livros, mas que personagem interessante e formidável.
General Rybicki: não teve muita participação, mas apareceu em momentos cruciais e a dinâmica dele com Perry é formidável.
E esse casal, Perry e Sagan, bem no final uma surpresa que ficou óbvia em alguns momentos (ao menos para mim haha) foi grata. Esses dois cresceram de uma
tal forma que quero saber deles até a morte dos mesmo.

------- fim spoiler alert-------
comentários(0)comente



davidplmatias 24/07/2018

Mais surpresas em Guerra do Velho
Guerra do Velho sempre nos suspendendo com inovação na literatura scifi militarista. A colônia perdida (ou a última colônia) nos mostra a visão dos bastidores dos bravos colonizadores, traçando a todo momento um paralelo histórico de referências com as grandes navegações ao continente americano e criticando nas entrelinhas as politicas de investimentos na indústria da guerra. E não preciso falar da técnica de escrita de Scalzi, quem chegou até aqui sabe o quão bom o cara é. Mais um favorito na minha estante!

PS.: Vale ressaltar que a demora da indústria literária brasileira (e portuguesa) faz com que nós fãs de scifi busquemos por meios alternativos de ler nossos autores preferidos. Isso é uma vergonha Brasil.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR