Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Eliane350 14/10/2022

Consegui desencalhar este livro que estava na minha estante desde 2013. Emily Giffin é uma autora de dramas familiares muito bons que sempre nos dão uma questão para refletir.

Tessa é casada com Nick e mãe de dois filhos. Abandonou seu emprego para se dedicar à família e hoje está infeliz pensando se fez a coisa certa. Seu marido, um importante cirurgião infantil, se dedica mais ao trabalho do que à própria família, fazendo com que Tessa tenha inseguranças sobre seu casamento. Valerie é advogada e mãe solo. Cria Charlie com todo amor para que seu filho não sinha falta de um pai em sua vida. Quando um acidente em uma festa do amigo da escola de Charlie, o coloca em estado grave no hospital, a vida dessas duas mulheres se cruzarão e serão mudadas para sempre.

Falou livro de drama familiar eu já fico curiosa. Adoro este tipo de história que envolvem fofocas, traições e cenas do cotidiano.

O livro é narrado em 3° pessoa, mostrando o ponto de vista das duas protagonistas, o que, no começo, torna difícil escolher um lado da situação. Mas conforme a trama se desenvolve fica meio óbvio quem são as vítimas.

Como o livro foi escrito em 2010, existem algumas passagens que hoje não caem muito bem. Em vários parágrafos há frases muito estereotipadas sobre personagens homossexuais e também sobre as mulheres. Dá a entender que somente as mulheres mães e donas de casa fofocam, isso porque são fúteis e não tem nada para fazer. Algumas frases me incomodaram, mas como é um livro antigo, eu passei um paninho.

Eu esperava um final melhor e também gostaria que a Valorie também tivesse um final feliz. O vilão nessa história com certeza foi o marido, Nick, que colocou duas pessoas fragilizadas em uma situação difícil.

Este não é o melhor livro que li da Emily, mas gostei bastante. Com um tema polêmico assim é impossível não pensar o que você faria nessa situação.

Recomendo o livro para quem gosta de dramas familiares e romances sem cenas hot.

site: https://www.instagram.com/nuvensdecoisas/

Leitora 06/10/2022

?????
Eu dei 3 estrelas porque não achei o livro ruim. Porém, foi um livro que me fez querer saber o final e senti que estava certa com o que viria a acontecer.....
Mesmo sem ler a sinopse, achei bom e me fez ver os dois lados da história e refletir sobre o que faria naquela situação.

Ines 15/09/2022

Final desanimador
Sinceramente a história é boa, mas o final é muito desanimador, e como se a autora tivesse gastando cada segundo da vida escrevendo o livro e quando estava cansada da história simplesmente colocou um ponto final sem qualquer rodeio ou se quer preocupação em aparar as arestas. Sinceramente o final é deprimente mas que se for olharmos de fato a vida das pessoas não passa de uma realidade, mas não dar um final adequado ou mais detalhado para Valerie depois de tudo isso foi um desprazer para mim. Ela também merecia um final mais trabalhado na minha opinião.

Sabrina320 21/08/2022

Muito envolvente
O querer entender, o desenvolvimento dos sentimentos? as emoções? me pegaram em cheio! Difícil definir

Pequeno Corvo 20/08/2022

Coração de Tessa gosta de sofrer
Depois de sofrer junto com Tessa, quis entrar na história e dar um tapa bem dado na mulher e dizer: Para de ser idiota! O seu marido é um mentiroso, quem garante que não vai aprontar de novo? Mas tive que aceitar o final que já estava escrito e publicado e não tinha como mudar.

Hannah 02/08/2022

Legal
Vários pontos de vista apresentados tornam a obra mais interessante, principalmente vindo de figuras femininas com situações diferentes

anita.a.i 23/07/2022

Raiva
O livro fala da vida da Valerie e a Tessa e como o caminho das duas se cruza, mas esse caminho só se cruza pelo Nick.
Passei 90% do livro com raiva de todo mundo do livro, e sabendo que não ia gostar de nenhum final, mas quando as personagens ficaram sozinhas resolvendo tudo eu comecei a ficar menos furiosa.
Eu entendo o processo dos personagens e da história, mas meu deus me deu um nervoso. E pra mim o final foi muito mal resolvido, a valerie foi basicamente esquecida e o Nick mentiroso do [*****], manipulador, falso e escroto saiu bem. Como assim?? Na real que eu acho que ele devia ter sumido e elas ficarem bem, porque, na moral, tudo que ele falou no final foi coisas que a Tessa botou esforço p c@ralh* no meio enquanto ele tava cagando.
Nick é o motivo da frase "eu odeio homem" existir namoral, sério. Homem chato, mal humorado, abusador emocional, sem moral, c*zão, pai ruim, marido bosta, e lixo. Sem tempo irmão.
'Ai nossa mas olha ele ta detonado, ta se sentindo mal, ta fedendo, cabelo longo olheiras, a vida desmotonando, arrependidissimo, passando o dia inteiro chorando, blablabla' isso é o mínimo que ele merece pelo que ele fez, basicamente fez a Tessa sentir isso o livro inteiro "ai facebook e fofoca é coisa de gente futil" ahhh enfia um foguete no c* e sai voando n me enche o saco.
Honestamente o final pareceu mais chantagem emocional do que qualquer coisa.
Dou um 3/5 porque pelo menos a tessa segurou as contas porque [*****] nem falo da Valerie, só vou falar filler personagem SIM! ela foi esquecida do final e vc fica tipo ??????tudubom???? Enfim final 0/10 de satisfatório credo.
Mas pelo menos é cativante porque do inicio ao fim eu eu lia assim da cabeça: "ok, agr q q vai acontecer nessa c*r#lha"
Bruna Gomes 07/12/2022minha estante
Falou tudo desse cara escroto. Tô lendo ainda e espumando de raiva de quão sonso ele é. Nunca sabe nada da casa, faz pouco caso dos assuntos dos filhos mas tem tempo pra ser antiético e ter romance com mãe fragilizada de paciente. Ele é muito escroto.

SabrinaVitor 10/07/2022

+/-
Esse livro com a história de Valerie e seu filho e de Tessa, com seus dois filhos : Frank e Ruby e seu esposo Nick.

O livro é monótono e maçante ao meu ver. Não me prendeu a ponto de devorar rápido. Muita história real (o que as vezes não me agrada).

O fim eu também não gostei por ter uma opinião e percepção diferente das coisas, mas entendo o motivo da decisão.

Recomendo para quem gosta de se aprofundar em temas recorrentes do dia a dia.
Não foi minha leitura favorita.

Tatianegusmaoo 06/07/2022

Não é uma história que você ama já de cara, mas vale a pena.
No começo o livro não me chamou muito, não sabia onde a história queria chegar. Confesso que continuei lendo o livro porque achava a parte da Valeria mais interesse. Na metade do livro comecei a entender para onde a história estava indo e isso comecei a me deixar irritada com os personagens, principalmente com Nick, mas foi a partir desse momento que a história de fato me prendeu e agora eu queria saber o que a Tessa iria fazer, senti uma grande empatia por ela e tentando analisar junto com a história qual decisão ela deveria tomar, entendi o final, não sei dizer ao certo se concordaria com ela, mas entendo a sua escolha. Por fim, eu gostei do livro, os capítulos curtos ajuda muito, demorei a me apagar ele, não é uma história que ama já de cara, mas depois q vc da uma chance. E fico feliz por não ter abandonado a leitura, muito bem escrito e a autora passou muito bem os sentimentos dos personagens, me senti completamente dentro da história. Além que achei a história bem madura, a autora foi muito responsável, em muitas histórias vemos sempre a rivalidade feminina e julgam a mulher e em vez do homem q traiu achei bem maduro.

@sobreli.vros_ 16/05/2022

Resumo:
Questões do coração, traz a história de duas mulheres totalmente o oposto uma da outra.
Tess - A mulher com um futuro promissor, que larga tudo, para cuidar da família.
Valerie - A mulher que tinha tudo para dar errado, mas lutou por suas vitórias.
Essas duas mulheres terão suas vidas cruzadas, por um infortúnio do destino.
Minha opinião:
A Emily desenvolve seu personagem de forma preciosa, cada personagem, os sentimentos que cada um sente, ela sabe por isso nas páginas, de forma maravilhosa.
O que eu não gostei?
Achei a história muito previsível, todos os indícios levava a um fim e o que eu imaginei que aconteceria, realmente aconteceu, além disso o desfecho, achei muito fraco, as reviravoltas não tiveram tanta emoção e para mim, o título não combinou com o enredo.
Avaliação
Minha nota para este livro será bem baixa, devido os pontos que citei em cima, é uma história muito crua, aborda um assunto polêmico, talvez por isso, EU não tenha curtido tanto. 3 estrelas

ste 16/05/2022

Um livro que te faz ver os dois lados da história.
No livro conseguimos entender o porquê de nem a Tessa e nem a Valerie estarem erradas, é uma história envolvente que me prendeu e me fez sentir o que as personagens sentiram. Eu adorei esse livro.

Mandy 04/04/2022

Problemas monótonos de pessoas ricas.
Sim, é sobre isso o que eu achei desse livro, eu o recomendo para você leitor que gosta desse tipo de livro com problemas monótonos, um pouco de romance talvez, qlguma intriga, um hot que sei lá, já li melhores. Contudo, eu particularmente não gostei, talvez seja porque amo livros de fantasia jovem/adulto e esse livro foge completamente disso, é algo comum, são intrigas nada intrigantes, eu não me familiarizei nem com o Charlie; admito que talvez minha frustação venha também do fato de que eu adquiri o livro sem saber nada sobre ele e tanto pela capa, quanto pela sinopse achei, por algum motivo que o livro se tratava de um romance lésbico, mas estava completamente errada quanto a isso.
Ps: esse livro está paara troca no meu perfil plus se quiser adquiri-lo, estou trocando-o por apenas um crédito.

Paula 11/05/2022minha estante
Sua resenha é perfeita. E toca exatamente em muito do fiquei matutando sobre o desenrolar da situação. Fiquei bastante confusa com toda aquela cena do "rompimento" do Nick e da Valerie. " Ele diz que a ama e sempre vai amar, tece elogios a pessoa dela" e rompi com ela? Essas palavras eram verdadeiras ou ele está tentando suavizar o golpe? Na mesma conversa ele diz que gosta da Tessa. Tipo "só gosta". Achei tão frio. Principalmente para uma mulher que é sua esposa, mãe dos seus filhos que esteve com ele no pior e no melhor. ( Ele tem uma conversa com a Tessa nesse sentido logo depois). Achei extremamente corrido o que veio depois. Sinceramente não tive empatia alguma como o "sofrimento" do Nick. Ele fez a sua cama ele que deite nela ( Poderia ter sofrido muito mais isso sim). Eu amei a Tessa nesses capítulos finais. Apesar de toda a dor, raiva, rancor e tristeza ela se posicionou de forma tão madura sempre pensando no bem está dos filhos, como aquilo impactaria nos pequenos e neles como família com ou sem o marido. Senti uma tristeza tão grande como se eu tivesse vendo uma amiga passar por todo esse furacão de sentimentos atordoantes. Sobre o perdão como ela mesma diz " Não sei se confiarei em você um dia novamente" " Nada vai ser como antes". E sobre a última espero mesmo fiz até um epílogo na minha cabeça sobre a Tessa buscando o melhor para si mesma sendo um pouco mais egoísta e fazer esse marido fazer por merecê-la ( Já que a autora optou pela segunda chance). Como você quero acreditar nessa " rendenção" do Nick, MAS...um grande "mas" achei ele um grande de um bastardo confuso/indeciso. Como no diálogo que abriu esse texto. Ele de fato "amava" ou acabou metendo os pés pela mão com a outra mulher? Ele caiu na real sobre os seus sentimentos ao perceber que ia perder a Tessa por causa do que ele fez? É um daqueles livros que você fica matutando por um tempo. Pena que a escritora não vai retomar essa historia. Queria ver o que o futuro traria para a Tessa depois de tudo isso.

Fernanda 11/05/2022minha estante
Acho que a continuação ideal seria mesmo a Tessa fazendo mais por si mesmo, buscando a felicidade, ela e tão forte, igual você disse não deixa transparecer para os filhos. Nick deveria ter sofrido muito mais, e sim ele é confuso, acho que ele estava apaixonado pela outra por isso aquele dialogo do término, mas quando a Tessa o expulsou ele percebeu que paixão e diferente de amor, e que casamento e muito difícil, mas nao da o direito a ninguém de fazer o que ele fez, e isso continuo querendo acreditar que ele se arrependeu, talvez eu esteja igual a Tessa e no fundo eu acredite.

Geovanats 31/07/2022minha estante
Concordo contigo! Senti angústia lendo o livro. Eu detestei a valerie e tive raiva dela durante todo o livro. Apesar da autora ter se esforçado para tornar ela agradável, eu só enxerguei uma mulher fraca, carente é muito egoista. Valéria tirou o direito do seu filho ter um pai por que foi traída? Então o ego dela é maior que o sofrimento do filho? Ela deixou seu filho fantasiar uma relação de pai/filho com nick (sabendo que era casado é muito provavelmente seria abandonada) por que ela estava carente e precisava de um namorado? Transou com nick com o filho dentro de casa? Ela é a mulher clichê que a vida amorosa com homens vem antes do seu filho. Lamentável!
Também gostaria de um final mais trabalhado, nick sofrendo mais, e esclarecendo um pouco melhor seus sentimentos. Tessa foi a verdadeira mulher forte nesse livro!