Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Gabrielle.Monteiro 01/01/2022

? Questões do Coração (Emily Giffin)
- O livro que se desenvolve a partir do ponto de vista de cada personagem que são apresentados durante os capítulos, conta a história de Tessa Russo e Valerie Anderson que em determinado momento, devido a um acontecimento inesperado, tem suas vidas interligadas. O ponto comum entre as duas? O marido de Tessa, Nick.

- Tessa, é esposa de um cirurgião pediátrico e mãe de dois filhos. Como muitas mulheres que conhecemos, ela decide deixar sua carreira com o intuito de cuidar de sua família integralmente. Receosa por dentro e confiante por fora.

- Valerie, assim como Tessa, também é mãe. Contudo, é mãe solteira e advogada. Após inúmeras decepções no amor, decide desistir do mesmo e acredita fielmente que para sermos felizes, é mais seguro não criar expectativas.

Uns caracterizam o livro como encantador, verdadeiro, cativante. E outros como comum, nada de diferente e até mesmo entendiante.

Eu acredito que vale a reflexão do livro e realmente o final divide opiniões. Além disso, vejo a humanidade dos personagens e digo mais, nenhum de nós estamos livres de viver o mesmo. Envolve amor, perdão, esperança, inseguranças, fidelidade, compreensão e afins.

São realmente as tão famosas "questões do coração".

Gi 31/12/2021

Realista
Por que realista?
Toda história tem dois lados e neste livro podemos ver o ponto de vista das duas personagens vivendo uma situação, onde suas vidas se cruzam. Sendo uma história tão comum fora dos livros.
Lendo este livro vivi diversas emoções. Muito intenso.

Luana.Lima 20/12/2021

Meu primeiro contato com a autora,gostei muito da história e da escrita,mas senti falta de um desenvolvimento mais aprofundado da personagem Valerie,senti que sua história necessitava de um final mais digno,não me importaria de ler mais algumas páginas por isso,mesmo assim a autora ganhou meu coração,pretendo ler todos os livros de Emily Giffin.

Júlia 23/11/2021

Bom livro
Gostei, leitura prazerosa, com momentos emocionantes e lições valiosas. Não é espetacular, mas é bom e vale a leitura, principalmente pra quem gosta de romances com conflitos familiares.

Bya 12/09/2021

No começo eu estava gostando, no meio parte 1 tava começando a desandar, no meio parte 2 passei bastante raiva, no final eu gostei.

A sinopse me deu uma expectativa bem diferente do que realmente aconteceu. (Apesar de que pensando nela agr, até que faz sentido...)
Eu estava negando que seria realmente aquele o foco da história. Mas agora, vendo o todo após terminar, eu gostei, o final foi como eu queria, em parte até um pouco melhor.

Eu temia que o final fosse sobre desistência, como acontece muito hoje, em todas as áreas da vida, as pessoas simplismente desistem.
Porém foi sobre lutar pelo que vc ama, lutar para fazer dar certo, e por isso eu gostei.

- Um detalhe sobre a escrita:

Não é que ela seja ruim, gostei dela, é boa, mas me incomodou uma coisa.
Tem capítulos da Tessa e da Valerie, alternando entre uma e outra.
Porém, os da Tessa são narrados em 1°pessoa e os da Valerie são narrados em 3°pessoa.

Consequentemente isso nos faz ficar mais envolvidos com a Tessa, porque é uma narração mais próxima e íntima da personagem, mais transparente. E nos distancia da Valerie.

Agora falando um pouco da minha opinião sobre o foco da história, sobre o que acontece... (provavelmente terá spoiler)
Não diga que não avisei viu
Hoje as pessoas não tem mais princípios sólidos, na verdade, não sei se a maioria em algum momento já teve.

Mas elas se apoiam em coisas instáveis e imprevisíveis. Como casas feitas na areia.

Princípios que não se sustentam em todos os contextos e situações, que são facilmente manipulados e burlados.

Fico pensando em como as pessoas sofrem mais por isso. Deus é o único que pode nos sustentar, o único sólido o bastante, firme como uma rocha em qualquer situação ou contexto. O único imutável e nos ama independente de qualquer coisa. Que vai estar lá em todos os momentos, possíveis ou impossíveis.

E no contexto desse livro, o Nick mal sabia mais o que era certo ou errado. Não se percebia, não analisava os próprios sentimentos. Os sinais de que estava indo na direção errada.
Ele machucou não só a Tessa, como a Valerie também, e muito. Ele tinha o controle da situação, ele avançou e instigou o caso, a Valerie não iria pra cima dele por conta própria.
E a Tessa não parava de tentar. Mas sem se comunicar, como ela perceberia o que estava fazendo de errado?

A falta de comunicação é o principal motivo de problemas em todos os tipos de relacionamentos. Comunicação é algo recíproco, relacionamento é algo recíproco, vc não faz tudo sozinho.

E foi frustrante ver as coisas acontecendo no livro, Nick e Valerie se envolvendo emocionalmente msm que no início fosse inocente. E ver a Tessa confiar completamente no marido, msm esse marido omitindo e mentindo. Ela estava lutando por aquela família, muito mais do que ele, e ele quase destruiu essa família.

Eu daria só 1 estrela pra esse livro se a Tessa e o Nick desistissem do casamento depois disso tudo. Se não lutassem por ele, se desistissem e cada um fosse à procura do seu amor verdadeiro.

Quando as pessoas querem, elas pagam o preço. Elas lutam por aquilo, batalham com todas as forças.

Quando não querem, desistem e ainda dão desculpas por não conseguir.

Deus nos capacita, mas cabe a nós lutar e pagar o preço para alcançar.

Mi Rubin 07/09/2021

A narrativa é tão fluída e os personagens bem elaborados, mas a história em si não funcionou para mim.

Não consegui ver romance, apenas pessoas egoístas que se deixam levar sem pensar na consequências dos seus atos.

Ver o Charlie criando um sentimento pelo Nick, tão claro na busca se um pai, e nenhum dos adultos se preocupar com isso, foi demais para mim.

Tirou todo e qualquer encantamento que eu possa ter com o tema.
Até a empatia que eu deveria ter coma Valerie.
Nicole.Stheffany 10/10/2021minha estante
Totalmente!

Neysi 07/08/2021

Decepcionante
O livro te prende...porém voce fica esperando outra coisa no final e ai acontece essa decepção, eu esperava mais

Laura.Cruz 17/07/2021

bom mas queria outro final.
Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de um Cirurgião Pediátrico.
Por mais que estivesse receosa, abandonou sua carreira para concentrar-se na família.
Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de um garoto de 6 anos, Charlie, que nunca conheceu o pai. Depois de diversas decepções, Valerie desistiu do amor, acreditando que sempre é bom não criar muitas expectativas
As duas ao menos se conhecem, mas um trágico acidente fará suas vidas cruzarem de uma maneira inimaginável.
Com pontos de vistas diferentes, Emily Giffin conta uma história comovente sobre pessoas boas que passam por momentos difíceis. Todas questionando tudo no que um dia acreditaram.
Tanto Valerie e seu filho, quanto Tessa e seu marido passam por um momento desastroso em suas vidas, mas que será muito importante. Fazendo-os ter que tomar decisões.
E por fim, todos descobrem o que e quem realmente importava.
MINHA OPINIÃO: Eu adorei a história em si! Achei que é um livro muito fácil de ler, mas no meio eu arrastei um pouco na leitura.
A autora me fez chorar muito, isso significa que a história causou efeito. A única coisa que eu mudaria é o final que não me agradou muito, mas pode te agradar.
Recomendo!!

@dicasmeuslivros 13/07/2021

Um romance cheio de conflitos
O livro conta a história de Tessa Russo e Valerie Anderson, duas mulheres completamente diferentes que, devido a um acidente trágico, tem suas vidas interligadas.
Cada capítulo é narrado por uma das personagens, apresentando-nos dois pontos de vista da mesma situação. O que me trouxe bastante fascínio ao começar a ler. As duas personagens tem vidas completamente diferentes, enquanto Tessa é a Ma e da "família tradicional", Valerie é a mãe solteira, se cruzam a partir de um acidente com o filho de Valerie. O marido de Tessa é cirurgião e é esse fato que faz com que se cruzem.
A história se desenrola e o nome do livro passa a começar a ter sentido, pois lida com conflitos internos de um casal e essa nova pessoa que se vê no meio da situação. É possível despertar uma série de sentimentos ao leitor durante o livro, eu mesma fiquei questionando por vários momentos o que ia acontecendo.
Fidelidade. Amor. Perdão. Limites. Esperança. Essas e muitas outras questões do coração são levantadas no decorrer da história. Os personagens são muito reais, com problemas reais.
Os personagens são bem palpáveis o que faz com que o leitor entre de cabeça na história, há quem diga que é muito descritivo, eu não achei. Achei bastante intenso e envolvente. Meu tipo de romance, pois linda com fatos que facilmente poderiam ser reais.

anaclaramlima 08/07/2021

Angustiante, emocionante, muito bem escrito!!! um livro muito bem feito e que fala sobre temas sensíveis. Perfeito

Bianca 04/07/2021

Resenha #025
Acho incrível o quão rápido fluem os livros de Emily Giffin, não por serem histórias que acontecem rápido, mas sim, por sua escrita ser tão gostosa que as páginas passam e o leitor nem percebe!
Iniciei a história de Tessa Russo com bastante expectativa, afinal, esse é um dos livros mais bem falados e recomendados da autora. Conforme a história se desenrola, já compreendemos que teremos uma mãe, cansada e que se deixou de lado com o passar dos anos, batalhando pelo seu casamento. Enquanto, em paralelo, teremos outra mãe, mais jovem e lutando pela saúde e bem estar do seu filho. O que conecta essas duas histórias? Nick Russo, pai e cirurgião. Não é spoiler dizer pra você que sim, isso que você - talvez - tenha pensado vai acontecer.
Fiquei em cima do muro ao longo do livro inteiro. Trocando entre a pena, a raiva e o amor o tempo todo. Apesar de ter passado por um bocado de raiva e estresse com essa história, achei interessante o assunto abordado. Quanto ao final, fiquei bem triste e foi isso que me fez dar apenas 3,5 estrelas ao livro. Provavelmente, terei que relê-lo daqui a alguns anos... Talvez, em outra fase da minha vida, eu compreenda as escolhas da personagem.

Anna Souza 07/09/2021minha estante
concordo! achei péssimo, perda de tempo...

Mi Rubin 07/09/2021minha estante
Exatamente a mesma sensação. Tentando buscar empatia e tal...
Mas o egoísmo foi demais ali
Principalmente em colocar Charlie na expectativa e depois frustrar naquele momento tão difícil.

Duda.Guidorzi 21/05/2021

tipico livro de mulher separada que faz yoga e toma suco verde pela manhã
um livro agua com açucar delicioso e viciante, quando encontrei esse livro perdido na estante de casa, enquanto estava em uma ressaca literaria não dei nada pra ele, mas meu deus eu VICIEI, peguei pra ler e não consegui mais largar, voce se conecta com as personagens e parece que sabe exatamente pelo que estão passando, vale a pensa ser lido, muito delicia