Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Vanessa Meiser 20/05/2011

Intenso.
É assim que descrevo este livro.
Um história muito bem escrita e elaborada, digna de muitas estrelinhas de avaliação, onde cada personagem se encaixa perfeitamente no lugar onde está. Mas preciso dizer, foi um dos livros mais perturbadores que lembro de já ter lido até hoje. É angustiante quando nos damos conta do quanto nossa vida, nossa felicidade e paz interior fica vulnerável à medida em que entregamos nosso coração nas mãos de outra pessoa e transferimos todo o significado dos nossos dias para esta pessoa e, de uma maneira ou de outra acabamos nos decepcionando com aquele (aquela) que anteriormente julgávamos ser digno de nossa total confiança.
Essa realidade dos relacionamentos nos dias de hoje chega a ser chocante, pois ainda acreditamos (e queremos acreditar em conto de fadas apesar de termos cada dia mais provas de que conto de fadas não existe (agora nem mais nos livros....).
Bom, não sei se me fiz entender bem nesta minha resenha, apenas quis dizer que o livro é bem atual, que traduz o presente momento entre os casais de hoje, mas de maneira nenhuma eu quis dizer que não gostei do livro, pelo contrário, eu gostei muito desta história, na verdade ela me consumiu, eu aproveitei cada minutinho de folga no meu dia a dia para correr e pegar o livro pra ler, não sosseguei enquanto não terminei, até por que, você não consegue saber o desfecho da trama até que chega ao último capítulo.
Fascinante.
Eu aconselho a todas (e todos) que leiam e garanto que será impossível largá-lo sem antes chegar à última página. Garanto!!!!!!!
rafaellamv 02/03/2012minha estante
Estou quase na metade do livro e estou ficando angustiada pq acho q ele vai trair a Tessa... agora c sua resenha tenho quase certeza... mas como vc mesma disse além disso ser mt queremos mt acreditar nos contos de fada que ouvimos desde sempre!!!! =/

CACAU TOSTES 01/05/2012minha estante
Estou com o livro em mãos.Não vejo o momento de começar a ler.Depois de ler sua resenha fiquei mais ansiosa.
Parabéns!

Agny 18/06/2012minha estante
você descreveu exatamente o que eu senti ao ler logo na primeira palavra: Intenso.

Vanessa Meiser 19/06/2012minha estante
Pessoal, esta resenha está muito crua, com certeza eu não consegui expressar todo o meu sentimento em relação ao livro que é ótimo, um dos melhores que já li, recomendo de olhos fechados para quem está procurando uma história realmente boa e perturbadora.

Jossiney Barret 26/08/2012minha estante
Ainda estou lendo, mas concordo com a Vanessa/Balaio, é assim mesmo, a angústia das mulheres é bem nosso mundo real. Depois que terminar a leitura, darei meu parecer final.

Luana 27/08/2012minha estante
Eu não sabia quem era a mocinha da história, pra quem eu torcia de verdade!
Mas eu acho que por isso é que é tão parecido com a vida real... Recomendo!

Sissy 05/07/2013minha estante
Nossa!! Fiquei curiosíssima para ler...Já para a listinha dos desejados!! rssss

deh 06/07/2013minha estante
Traduziu exatamente o que senti! Chegou uma parte em que eu simplesmente não conseguia ler as partes da Valerie sem sentir raiva (e angustia). mas é incrível... uma escrita fantástica e bem elaborada!

Marina 07/07/2013minha estante
Sinceramente é bem isso, eu estou nos últimos capítulos e simplesmente passei o domingo inteiro o lendo, não consigo parar, sério D: e com certeza ficarei dias pensando sobre a história desse livro. Até agora excelente, ainda falta terminar de ler as últimas partes *-*

Ana 07/08/2013minha estante
Eu me decepcionei nas primeiras páginas, mas depois disse que não iria desistir dele, peguei de volta e passei a madrugada lendo, apesar de ter me deixado inquieta e sentindo essa falta dos contos de fadas, é mesmo um livro muito bom.

Samilar 03/09/2014minha estante
Concordo com você, a história é ótima, bem escrita, e com um enredo fantástico. Eu confesso que odiei a Valerie e o Nick com todas as minhas forças e que adorei o final. Amei como a Tessa foi superior a eles dois, por ter perdoado, por ter dado uma segunda chance, e principalmente por ter mantido sua dignidade e seu caráter, eu com certeza admiro uma mulher assim. Em resumo, livro maravilhoso, história incrível. Super recomendo.

Letícia 15/03/2017minha estante
Quando li esse livro, desde o começo eu presumia o que ele faria, não tem como,mas em nenhum momento odiei qualquer um dos três. Simplesmente entendemos todos eles, que eles buscavam sua felicidade e que erraram sim, mas tinha sentimento em tudo. Alias a Emily Giffin é uma das autoras que mais adoro, ela sabe abordar o cotidiano

Vera 29/05/2019minha estante
Será que só eu estou do lado da Valerie Andersson?

Kelly 16/05/2021minha estante
Desde o momento que esse livro chegou na minha casa fiquei coçando pra ler. A cada segundo peguei ele. E assino embaixo de tudo que você disse. Só consegui sossegar agora que terminei. Com o coração mais leve do que no começo ? esse livro é perfeito e eu amei cada linha dele!

Bianca 16/05/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br
Às vezes, descubro-me querendo ler um livro só ao conhecer seu título e capa. "Questões do Coração", de Emily Giffin, foi um desses casos. Não li nem a sinopse e já queria muito ler. É claro que a autora é sinônimo de uma boa história e isso colaborou e muito para a minha urgência.

Assim que li as primeiras páginas, soube que me emocionaria e que seria marcada pela história, mas não imaginei que ficaria sem ação em muitos momentos e que seria jogada para dentro do livro e teria vontade de fazer parte da história para poder influenciá-la de alguma forma.

Foi a leitura mais tensa e intensa que já fiz em toda a minha vida.

Acredito que esta será uma das resenhas mais difíceis que fiz. Talvez ainda não tenha digerido a história o suficiente para falar sobre ela.

Como disse acima, não havia lido nem a sinopse, então não sabia do que se tratava. Comecei a ler e a cada capítulo era envolvida pela história.

O livro é narrado de duas formas: Em primeira pessoa, por Tessa e em terceira, do ponto de vista de Valerie. Duas mulheres que não se conhecem, mas que terão suas vidas interligadas.

"Pego no sono sem saber a resposta. Sem saber, no entanto, se essa será a noite da qual me lembrarei para sempre." Tessa

"Ela concordou novamente, acreditando e confiando no médico. E só então, pela primeira vez em muito tempo, as lágrimas afloraram de seus olhos." Valerie

Tessa e Valerie são duas mulheres completamente diferentes e, ao mesmo tempo, parecidas. Tessa vive uma fase ruim. Está com problemas no casamento, mas custa a admitir até para si mesma. Está deprimida por ter deixado seu emprego para cuidar apenas das crianças, apesar de ter sido por iniciativa própria. Valerie vive isolada emocionalmente de mundo. Deixou todas as suas expectativas de lado, tanto no campo da amizade, quanto do amor. É mãe solteira e vive por seu filho. Não tem amigos e se confidencia apenas com seu irmão, Jason.

Um acidente ligará suas vidas e as marcará para sempre.

Pensei muito sobre o que escrever e decidi que não soltarei spoiler de forma alguma. E, acreditem, é muito difícil falar desse livro, sem contar um pequeno detalhe sobre ele.

O mundo das duas protagonistas é completamente diferente, para não dizer oposto. Apesar de terem suas vidas ligadas por uma ação, elas se comportarão de maneira diferentes. São dois lados de uma mesma moeda.

Acredito que a intenção da autora ao escrever esse livro foi que refletíssemos sobre uma situação tão comum e os diversos modos de reagir a ela.

Não é uma história em que se possa dizer que algo é preto ou branco, na verdade, passamos o livro inteiro mergulhados num intenso cinza. Nada é exato ou definido.

É uma história que fará o leitor refletir, mergulhar e se perder nela. Em alguns momentos chorei como se estivesse passando pela situação dos personagens. Em outros, me irritei e queria poder dizer chacoalhar uma delas para que ela reagisse.

As questões dos coração dos personagens passam a ser as questões do coração do leitor. O livro é um teste. É como se Emily Giffin quisesse saber o que faríamos naquela situação, como se quisesse mostrar que jamais devemos dizer que nunca faremos algo. Afinal, quem somos nós para conhecer algo que não vivemos? E, ainda que tenhamos vivido, não temos como saber as respostas para as questões do coração do outro. A nossa vida inteira nos molda para reagirmos de uma certa forma a um evento e centenas de variáveis podem mudar tudo.

Ao terminar a leitura, não soube o que pensar. Tenho minhas impressões sobre o que faria se estivesse no lugar de Tessa, Valerie ou Nick, mas a verdade é que há respostas que só sabemos no momento que passamos por uma situação.

Mesmo tendo minha opinião formada, não consegui condenar a nenhum dos personagens. A vida é cinza. É a única certeza que tudo o passei até hoje me mostrou.

A sociedade dirá que Tessa tinha razão, mas não sei. De onde vejo, ela permitiu que sua vida chegasse onde chegou. Na verdade, é o que penso sobre todos os personagens. Alguns eventos lhes foram impostos pela vida e eles caminharam ou se deixaram levar pelos outros.

Este livro não é um Chick-Lit ou qualquer outro tipo de leitura mais leve. É tenso e intenso em medidas iguais. É dramático. Acredito que nenhum leitor passará por ele sem se fazer perguntas. E, talvez, não encontre nenhuma resposta.

Não há heróis ou vilões em "Questões do Coração", há apenas homens, mulheres e a vida real.

OBS: É importante dizer que esse livro conta spoilers de "O Noivo da Minha Melhor Amiga", da mesma autora. Uma das personagens é irmã de Dex, o noivo em questão. Acredito que Dex foi colocado intencionalmente pela autora, que, talvez, tenha nos enviado um recado nas entrelinhas: "Será que você condenará agora aquilo que tanto aplaudiu antes?" É incrível como uma mesma ação pode ter interpretações e aceitações tão distintas. A lição que aprendi? Tudo é questão de ponto de vista e do momento que vivemos.
*Rô Bernas 19/05/2011minha estante
Amei este livro e amei sua resenha...e concordo plenamente com o status de tenso e intenso que vc deu ao livro!!!

clube d resenha 23/07/2011minha estante
Foi exatamente o que eu pensei sobre o Dex estar no livro também ! Eram outras circunstâncias ,porém a mesma ação. O livro é incrível e muito mais intenso do que eu pensei que seria , me surpreendeu muito. Adorei a resenha !

Flávia Vechi 26/07/2011minha estante
Amei sua resenha e estou adorando o livro e também tinha feito a mesma ligação entre o caso de Dex

LissBella 12/09/2011minha estante
Adorei sua resenha... Parabéns!!!

Ana 09/04/2012minha estante
Quero muito ler esse livro! Amei sua resenha, me incentivou a querer mais o livro, com certeza vou comprar.

Mari.Vasconcelos 16/07/2023

Coração dos outros é terra que ninguém habita
."Concordei pensando em quanto um casamento pode ser complicado, na quantidade de esforços suficientes para manter um sentimento entre duas pessoas. Aquele sentimento que se espera ser impossível de acabar no início do relacionamento, quando tudo era tão simples. Pensei em como cada pessoa em um casamento deve à outra a procura pela felicidade individual, mesmo em uma vida compartilhada. Que essa é a única maneira verdadeira de crescerem juntas, e não separados."

Eu ainda não sei se gostei do final, mas acho que talvez não gostaria se tivesse tido um final diferente.
Só se conhece os dois lados da estrada quando passamos por ela indo e vindo

Edson 01/08/2023minha estante
?Ame o que é seu? também me deu raiva, já vi que adultério é o forte dessa autora. Também tenho esse livro físico, tá na fila, já irei preparado. E parabéns pela leitura!

Toshiko.Pri 02/08/2023minha estante
Bom saber! Muito obrigada! Kkkkk
Acho que é mesmo, uma amiga disse que leu uns três dela e dois tinha traição ?????
Boa leitura quando for..rs

Lili Costa 13/03/2021

Faltou um pouco mais de emoção...
"O perdão é uma coisa boa."

Com um título promissor 'Questões do coração' promete um enredo conflituoso e delicado...

Na noite que comemoravam mais um ano de casamento, Tessa e Nicholas Russo não esperavam que as suas vidas fossem modificadas a partir daquele dia.

"Sempre que fico sabendo de alguém que passou por uma tragédia, não penso no acidente ou no diagnóstico, nem mesmo no choque inicial ou no posterior sofrimento.
Em vez disso, encontro-me recriando os momentos corriqueiros que antecedem a tragédia."

Tessa, mãe de dois filhos. Embora esteja num casamento 'perfeito' com Nicholas, ela sente que há momentos que não consegue exprimir os seus sentimentos relacionados ao matrimônio como deveria. Contudo, deixa o tempo passar, reprimindo as dúvidas  relacionadas ao marido.

Valerie Anderson sempre tentou proteger seu filho de tudo. Mãe solo, empenhou-se  sempre em oferecer o melhor para Charlie, um garotinho de seis anos. Sua vida vira de ponta-cabeça, quando numa festa de um amigo, Charlie sofre queimaduras em parte do seu rosto e mãos após cair numa fogueira quando assava marshmallows.

Nicholas, um renomado Cirurgião Pediátrico é redirecionado ao caso.

Tessa e Valeria tem as suas vidas interligadas e Nick é o ponto central dessa 'união' que poderá provocar uma rutura num casamento que perdura há sete anos.

'Questões do coração' possui um enredo que facilmente poderia acontecer com qualquer um de nós. As situações, ações, erros dos personagens são comuns e corriqueiros nos nossos dias.

Entre capítulos intercalados, conhecemos os pontos de vistas das duas mulheres com vidas 'opostas.' Nenhuma delas é vilã,  apesar de todos os erros cometidos.  Durante a leitura estive mais próxima de uma delas, porém consegui 'compreender' a situação de ambos os lados.

Embora seja um livro bom, as faltas de alguns detalhes incomodaram-me durante a leitura (sou detalhista ao extremo).

Porém, talvez  Emily Griffin não quis unicamente falar das consequências da traição e sim sobre o perdão. Ato poderoso no decorrer do livro. Visto que quando cedido, desencadeia um redemoinho de perdão em todos os envolvidos nesta teia de traição.

Com uma escrita 'rica' em leveza apesar do tema polêmico abordado, Emily Griffin termina o seu livro trilhando um caminho difícil de ser seguido por muitos. Lembrando aos seus leitores que só cabe aos envolvidos renunciar, ceder e perdoar.
E vale ressaltar, a mensagem transmitida pela escritora é belíssima.

"O casamento é uma coisa divertida, complicada e misteriosa? e passa por ciclos, altos e baixos, como tudo na vida, e não deve ser definido por um único ato, ainda que seja um ato terrível."

???
Cris 14/03/2021minha estante

Amanda Azevedo 17/02/2012

"As pessoas que você mais ama, são as mais difíceis de manter por perto."

Emily Giffin é uma das autoras mais comentadas nesses últimos tempos. Questões do Coração é o primeiro livro que leio da autora, e confesso que valeu a pena. O livro trás uma estória linda e emocionante que nos permite analisar os mesmos acontecimentos através de pontos de vista diferentes.

Tessa é uma mãe dedicada que abandonou o trabalho para dar atenção integral à sua família. Ela é casada com um dos cirurgiões mais respeitados da cidade, Nick, com quem tem dois filhos, Ruby e Frank. Valerie é uma renomada advogada e mãe solteira de um garotinho encantador chamado Charlie. A narrativa é dividida entre essas duas personagens, e à medida que a estória vai passando nos sentimos ligados a essas duas famílias.

Tessa e Valerie vivem na mesma cidade mas não se conheciam. O que vai unir essas famílias é o triste acidente que Charlie, filho de Valerie, sofre. E Nick, marido de Tessa, é o médico que cuidará dele. A partir daí a narrativa se desenvolve.

O fato de o livro ser narrado por duas personagens, faz com que tenhamos uma visão ampla da situação. E não foi possível, pelo menos pra mim, criar uma relação de amor com uma personagem, e de ódio com outra. Durante toda a leitura digamos que eu fiquei em cima do muro.

O livro trás dramas da vida real, que estamos sujeitos a enfrentar a qualquer momento. Então é de se esperar que nos coloquemos no lugar das personagens. E é inevitável deixar de pensar o que faríamos caso estivéssemos na pele de uma dessas mulheres. É aquele tipo de situação onde geralmente temos duas escolhas, e o fato que torna essas decisões tão difíceis é que elas são capazes de mudar o rumo de nossas vidas por completo... e para sempre.

Questões do Coração é uma leitura simplesmente apaixonante e indispensável para aqueles que gostam de um bom romance. Ele não é um livro que vai lhe arrancar lágrimas, mas te fará, talvez, rever alguns conceitos. E pensar nas tantas atitudes que as vezes tomamos por vergonha. E nas vezes que fazemos algo que não queremos, nem gostamos para sermos bem vistos pelas pessoas que nos rodeiam.

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com
22/10/2011minha estante
fiquei com uma vontade enorme de ler o livro!!!

Amanda Azevedo 14/11/2011minha estante
Leia sim, flor! É um livro com dramas adultos, se você curte livros assim, tem tudo pra gostar dele! \o/
Beijos.

Anna Souza 07/09/2021minha estante
concordo! achei péssimo, perda de tempo...

Mi Rubin 07/09/2021minha estante
Exatamente a mesma sensação. Tentando buscar empatia e tal...
Mas o egoísmo foi demais ali
Principalmente em colocar Charlie na expectativa e depois frustrar naquele momento tão difícil.

Luh 08/05/2021

Pontos de vista!
Toda história tem mais de um lado, por ter mais de um envolvido. Para entender cada um e suas escolhas precisamos conhecê-los. Porém cada escolha tem sua consequência, a empatia e o perdão são chaves para se viver bem consigo e com o próximo.

Lou 28/04/2012

O livro "Questões do Coração" é um básico clichê da literatura.Todos os comentarios por ser um livro inovador e reflexivo podem ser retirados.Não sei onde pode ser inovador um livro onde a protagonista sofre alguns problemas familiares e tem de refletir o quanto o seu marido a trai.....Muito muito ruim. Acho que essa historia deve ter acontecido com essa autora q em meu pensar,é frustada,e esta resolveu relatar o quanto foi corna.
Raquel Lima 07/05/2012minha estante
Concordo, plenamente. Pura perda de tempo. Muito ruim mesmo.

Daniele 21/07/2012minha estante
Concordo plenamente, terrível este livro.

O poder das pal 17/10/2012minha estante
True!
Um dos piores livros que já li. Só finalizei porque odeio deixar livros pela metade.
Um clichê sem graça. Chifre, perdão, vidinha enfadonha... E todos viverão "IN"...felizes?!!!!

Rosângela 06/03/2013minha estante
Não ficou claro se Tessa perdoou o marido por amor ou por medo de perder o estatus de mulher casada, o conforto dos filhos, além do medo de que Valerie assumisse seu lugar caso ela optasse pela separação. Achei o final da história mal desenvolvido.

Edna 06/04/2015minha estante
Vixe! rss.

Ana 10/04/2020

O livro tem um desenrolar que prende, e fiquei feliz em saber que se tratava de personagens secundários de outro livro da autora. Mas o final me decepcionou um pouco. Demorou muito para ter um desfecho e no fim ficaram pontas soltas.
Flavia.Machado 09/06/2020minha estante
Não sabia que os personagens apareciam em um outro livro!!! pode me dizer qual é?

Ana 12/06/2020minha estante
Se não me engano é ?presentes da vida?.

Roqueline.Ferreira 05/07/2020minha estante
Não é presentes da vida, tb to procurando...

Vivi Bechara 22/07/2020minha estante
Os personagens são Dex e Rachel, do livro O noivo da minha melhor amiga (Something Borrowed).
Tem filme também. Sou apaixonada pela história deles e fiquei feliz em vê-los aqui.

Bianca 04/07/2021

Resenha #025
Acho incrível o quão rápido fluem os livros de Emily Giffin, não por serem histórias que acontecem rápido, mas sim, por sua escrita ser tão gostosa que as páginas passam e o leitor nem percebe!
Iniciei a história de Tessa Russo com bastante expectativa, afinal, esse é um dos livros mais bem falados e recomendados da autora. Conforme a história se desenrola, já compreendemos que teremos uma mãe, cansada e que se deixou de lado com o passar dos anos, batalhando pelo seu casamento. Enquanto, em paralelo, teremos outra mãe, mais jovem e lutando pela saúde e bem estar do seu filho. O que conecta essas duas histórias? Nick Russo, pai e cirurgião. Não é spoiler dizer pra você que sim, isso que você - talvez - tenha pensado vai acontecer.
Fiquei em cima do muro ao longo do livro inteiro. Trocando entre a pena, a raiva e o amor o tempo todo. Apesar de ter passado por um bocado de raiva e estresse com essa história, achei interessante o assunto abordado. Quanto ao final, fiquei bem triste e foi isso que me fez dar apenas 3,5 estrelas ao livro. Provavelmente, terei que relê-lo daqui a alguns anos... Talvez, em outra fase da minha vida, eu compreenda as escolhas da personagem.

*Rô Bernas 21/05/2011

Deliciosamente Intenso
Pense num livro que vc não consegue torcer por um dos personagens justamente por sentir afinidade por todos e pelas situações vividas?

Cada capítulo é sobre uma protagonista. Acaba o capítulo de Tessa, começa o de Valerie e assim vai até o final do livro. A cada final de capítulo a sede de saber qual o próximo passo, faz com que a leitura flua sem nenhuma dificuldade e é muito difícil parar de ler.(li em duas noites)

A gente entra na história como se fosse nossa...é muito real, gente! Sabe aquelas histórias que pode muito bem ter acontecido com alguém muito próximo ou até mesmo com você? Em uma das histórias, mesmo sendo uma situação que a nossa sociedade condena, muitas vezes me vi torcendo para que acontecesse, mas depois parava e analisava o outro lado e o conflito na minha cabeça estava criado...definitivamente não consegui me definir por uma ou outra situação e fui assim até o final do livro... e mais, terminei sem saber se era mesmo assim que eu gostaria que a história acabasse.

Amei o livro e se pudesse ele teria mais e mais páginas, mas confesso que ainda não sei se gostei do final escolhido pela autora...se estivesse em um lado com certeza amaria, mas se estivesse do outro lado...definitivamente não!

Vale muito a pena ler este livro...é mesmo uma "questão do coração".
Léia Viana 19/07/2011minha estante
Eu estava tentada a ler este livro, agora consegui me decidir, vou lê-lo assim que possível!

Douglas P Da Silva 10/09/2011minha estante
"Um história muito bem escrita e bem elaborada!"

Mari 14/02/2013minha estante
Sua resenha é exatamente o que eu penso do livro. É real mesmo, por isso gostei.

sonia 25/04/2013minha estante
interessante, prende a atenção do leitor, e é bem humana a história.

Heidi Gisele Borges 27/05/2014minha estante
Oxe, fiquei ainda mais curiosa! Adoro essas histórias que nos fazem torcer por um, detestar outro... Vai pra lista! rs

*Rô Bernas 27/05/2014minha estante
Hehehe...tomara que você curta! =D

hiliandra.faggion 12/03/2021

Apesar de ter demorado muito tempo para ler. Eu havia começado ele em 2020 mas não consegui ir para a frente .. este ano resolvi terminar a leitura. Toda a angústia que senti... Raiva... Vão se desfazer... Afinal acabei gostando!