Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Anna Souza 07/09/2021minha estante
nossa, concordo com cada vírgula sua! É exatamente issoooooo!!!

Astrid 02/07/2023

O quanto podemos perdoar por amor?
O livro conta a história de Tessa, Valerie e suas famílias. Duas mulheres super diferentes uma da outra. Elas não se conhecem, mas em função de um acidente suas histórias começam a se cruzar.
Cada capítulo é contado por uma delas dentro da sua perspectiva na situação.
Fidelidade. Amor. Perdão. Limites. Esperança. Essas e muitas outras questões do coração são levantadas no decorrer da história. Os personagens são muito reais, com problemas reais.
E nos faz questionar em muitas vezes os nossos valores, decisões que tomamos e o que está por trás delas. Me vi por vezes torcendo por Valerie, mas ao mesmo tempo sentindo raiva do Dr. Russo, pena da Tessa. E me perguntando o que faria se estivesse na situação de cada uma delas.
O livro é maravilhoso e vale muito a leitura.

Neysi 07/08/2021

Decepcionante
O livro te prende...porém voce fica esperando outra coisa no final e ai acontece essa decepção, eu esperava mais

Maya.DionAsio 21/09/2023

Tocante é pouco...
Um livros mais tocantes, mais intensos e mais real que já li.
O fato que a cada capítulo fazer você duvidar do que realmente está lendo, a cada sugestão, pensamento do andamento da história você se encontra em um verdadeiro limbo, e apenas quer mais... O Plot twist do final literalmente me quebrou.
Chorei, gritei, torci e me contorci com cada detalhe, e entrei em uma ressaca profuda quando terminei.
Hoje falo com toda a certeza que fui o melhor livro que li nesse ano.

Brena Sâmela 12/04/2013

Agora, se me dê licença, estou comprando uma fantasia do Darth Vader.
Valerie Anderson e Tessa Russo são mulheres completamente diferentes em suas histórias de vidas e tem um amor incondicional pelos seus filhos.
Enquanto Tessa escolheu largar sua carreira profissional para se dedicar aos dois filhos pequenos e seu marido Nick Russo (cirurgião pediátrico) se dedicando fielmente e inteiramente a família, Valerie a muito tempo decidiu não amar mais nenhum homem depois que o pai de seu filho Charlie a deixou só (sem ao menos saber que tinha um filho), e nem construir nenhum vínculo de amizades a não ser com seu irmão Jason assim educou da melhor maneira que pôde Charlie e ao mesmo tempo terminando a faculdade e trabalhando como advogada, até que em uma festa de aniversário de um amigo de Charlie faz com que os caminhos dessas mulheres se entrelacem.
Uma leitura fácil mais no final achei um pouco maçante de ler, e discordando um pouco do final além de parece que faltava um capítulo sobre Valerie, além de Charlie e Frank, Jason foi um dos personagem mais apaixonante.
Um romance bastante clichê.
Marcella 15/11/2014minha estante
ameeei o Jason tb

Sabrina320 21/08/2022

Muito envolvente
O querer entender, o desenvolvimento dos sentimentos? as emoções? me pegaram em cheio! Difícil definir

Moni 10/03/2021

LIVRO PRA PASSAR RAIVA
O tema traição vendo da ótica da pessoa traída e da amante, me fez ficar do lado das duas e chingando de todos os nomes o homem que traiu tendo dois filhos em casa e uma mulher linda. E o final eu acho que foi o melhor dentro das possibilidades, mas me deixou com um sentimento de desesperança nos homens no geral.

Mi Rubin 07/09/2021

A narrativa é tão fluída e os personagens bem elaborados, mas a história em si não funcionou para mim.

Não consegui ver romance, apenas pessoas egoístas que se deixam levar sem pensar na consequências dos seus atos.

Ver o Charlie criando um sentimento pelo Nick, tão claro na busca se um pai, e nenhum dos adultos se preocupar com isso, foi demais para mim.

Tirou todo e qualquer encantamento que eu possa ter com o tema.
Até a empatia que eu deveria ter coma Valerie.
Nicole.Stheffany 10/10/2021minha estante
Totalmente!

Paula 11/05/2022minha estante
Sua resenha é perfeita. E toca exatamente em muito do fiquei matutando sobre o desenrolar da situação. Fiquei bastante confusa com toda aquela cena do "rompimento" do Nick e da Valerie. " Ele diz que a ama e sempre vai amar, tece elogios a pessoa dela" e rompi com ela? Essas palavras eram verdadeiras ou ele está tentando suavizar o golpe? Na mesma conversa ele diz que gosta da Tessa. Tipo "só gosta". Achei tão frio. Principalmente para uma mulher que é sua esposa, mãe dos seus filhos que esteve com ele no pior e no melhor. ( Ele tem uma conversa com a Tessa nesse sentido logo depois). Achei extremamente corrido o que veio depois. Sinceramente não tive empatia alguma como o "sofrimento" do Nick. Ele fez a sua cama ele que deite nela ( Poderia ter sofrido muito mais isso sim). Eu amei a Tessa nesses capítulos finais. Apesar de toda a dor, raiva, rancor e tristeza ela se posicionou de forma tão madura sempre pensando no bem está dos filhos, como aquilo impactaria nos pequenos e neles como família com ou sem o marido. Senti uma tristeza tão grande como se eu tivesse vendo uma amiga passar por todo esse furacão de sentimentos atordoantes. Sobre o perdão como ela mesma diz " Não sei se confiarei em você um dia novamente" " Nada vai ser como antes". E sobre a última espero mesmo fiz até um epílogo na minha cabeça sobre a Tessa buscando o melhor para si mesma sendo um pouco mais egoísta e fazer esse marido fazer por merecê-la ( Já que a autora optou pela segunda chance). Como você quero acreditar nessa " rendenção" do Nick, MAS...um grande "mas" achei ele um grande de um bastardo confuso/indeciso. Como no diálogo que abriu esse texto. Ele de fato "amava" ou acabou metendo os pés pela mão com a outra mulher? Ele caiu na real sobre os seus sentimentos ao perceber que ia perder a Tessa por causa do que ele fez? É um daqueles livros que você fica matutando por um tempo. Pena que a escritora não vai retomar essa historia. Queria ver o que o futuro traria para a Tessa depois de tudo isso.

Fernanda 11/05/2022minha estante
Acho que a continuação ideal seria mesmo a Tessa fazendo mais por si mesmo, buscando a felicidade, ela e tão forte, igual você disse não deixa transparecer para os filhos. Nick deveria ter sofrido muito mais, e sim ele é confuso, acho que ele estava apaixonado pela outra por isso aquele dialogo do término, mas quando a Tessa o expulsou ele percebeu que paixão e diferente de amor, e que casamento e muito difícil, mas nao da o direito a ninguém de fazer o que ele fez, e isso continuo querendo acreditar que ele se arrependeu, talvez eu esteja igual a Tessa e no fundo eu acredite.

Geovanats 31/07/2022minha estante
Concordo contigo! Senti angústia lendo o livro. Eu detestei a valerie e tive raiva dela durante todo o livro. Apesar da autora ter se esforçado para tornar ela agradável, eu só enxerguei uma mulher fraca, carente é muito egoista. Valéria tirou o direito do seu filho ter um pai por que foi traída? Então o ego dela é maior que o sofrimento do filho? Ela deixou seu filho fantasiar uma relação de pai/filho com nick (sabendo que era casado é muito provavelmente seria abandonada) por que ela estava carente e precisava de um namorado? Transou com nick com o filho dentro de casa? Ela é a mulher clichê que a vida amorosa com homens vem antes do seu filho. Lamentável!
Também gostaria de um final mais trabalhado, nick sofrendo mais, e esclarecendo um pouco melhor seus sentimentos. Tessa foi a verdadeira mulher forte nesse livro!

Raquel Lima 04/05/2012

Clichê !!!!
Estava em uma fase de clássicos e uma amiga quis que lesse este livro para uma leitura menos tensa...mas confesso que troquei a tensão de uma analise existencialista pelo total desprezo e chatice extrema... Uma mulher casada , a amante, o bonitão marido e traidor, filhos do casamento , blá, blá... Roteiro daquelas revistinhas Bianca, Sabrina, Julia ...Perda de tempo!
Daniele 21/07/2012minha estante
Concordo plenamente:)

Victoria 01/06/2013minha estante
kkkkkkkk 'roteiro de revistinhas Bianca, Sabrina, Julia' kkkkk ri muito

Júlia 23/11/2021

Bom livro
Gostei, leitura prazerosa, com momentos emocionantes e lições valiosas. Não é espetacular, mas é bom e vale a leitura, principalmente pra quem gosta de romances com conflitos familiares.

Juliana 15/01/2023

Demorei um pouco pra finalizar esse livro por não ser a temática que eu esperava, já que a sinopse não foi muito reveladora.
O livro traz muitas reflexões, independente de qual personagem principal o esteja narrando. Mas, como muitas vezes tem um mas, achei q tem muitas falas machistas, o que é de impressionar já que é escrito por uma mulher. Esse grande mas faz com que partes do livro acabem perdendo a graça.

Cris 11/03/2021

Um livro bom que deixou de ser ótimo apenas por detalhes.
(...) O casamento é uma coisa divertida, complicada e misteriosa? e passa por ciclos altos e baixos, como tudo na vida, e não deve ser definido por um único ato, ainda que seja um ato terrível.

"Questões do Coração" de Emily Giffin é um bom livro repleto de poréns. Poréns estes que podem ser importantes para uns e irrelevantes para outros. Foram apenas detalhes que não deixaram o bom tornar-se ótimo.
Nick Russo é casado e um renomado cirurgião plástico pediátrico. A partir de um acidente, conhece Charlie e sua mãe, Valerie. A atração entre os dois logo se é dada e assim começa a história...

Assim que iniciei a leitura sabia sobre o que se tratava. Automaticamente, me coloquei no lugar de Tessa, a esposa, por motivos óbvios. No entanto tinha consciência de que poderia mudar de ideia baseado unicamente no desenrolar da narrativa. Poderia sim, ler sobre uma relação extraconjugal e não descer o cassete em cima dos traidores. Poderia sim, não gostar do que estava lendo mas sentir a tal paixão fulminante e compreender as infindáveis desculpas que levam alguém a trair. É aí que entra o que disse lá em cima, o livro é bom e tem uma história bem real... dessas que vemos ou até já vivemos em algum momento de nossas vidas. Contudo, os poréns me atrapalharam, não senti nada no que se refere a sentimentos ambíguos. Não tive uma nesga de conflito interno. Tive raiva, pode? Acho sim que a autora não soube dar o start num tema tão, mas tão polêmico como o ato de trair. Quanto às consequências dos atos cometidos, eu gostei. Senti verdade nas discussões e desejo por mudança e, embora tenha lá minhas reservas quanto ao Nick, não cabe a mim julgar. Novamente, a história é real demais, humana demais.

"Questões do Coração" também me fez pensar no meu próprio casamento. Não podemos simplesmente nos importar e temer somente as grandes avalanches, e sim qualquer mudança climática indicando uma iminente catástrofe.
Esperava outros sentimentos ao ler esse livro, mas não posso dizer que ele é ruim ou mal escrito, portanto, leiam e tirem suas conclusões. Emily Giffin apesar de tudo me arrancou algumas lágrimas.

( ...) E porque acreditava que, por debaixo da decepção e do medo, da raiva e do orgulho , talvez eu pudesse encontrar em meu coração a força para perdoar.
Fernanda 20/02/2022minha estante
Também senti verdade na discussão do Nick e da Tessa, mas depois de tudo que ele fez, de como colocava a culpa nela, eu fico apreensiva sobre ele, apesar de querer acreditar que o arrependimento dele e sincero, que e amor e verdade ele sentia era pela Tessa.

Cris 21/02/2022minha estante
Pois é, eu preferi acreditar que ele a amava unicamente. O livro tinha tudo para ser sensacional, mas acabou pecando no detalhe.
Você já leu outros livros da autora??

Fernanda 12/03/2022minha estante
E ele diz pra Valerie que amou ela, mas entendi como uma necessidade, aquele coisa dele ser o salvador, do ego, e no final ele rasteja tanto atrás da Tessa, e diz que chegou perto de amar Valerie mas que não se comparava ao amor por Tessa.
Eu li laços inseparáveis e maravilhoso, prepara o lençinho.

Clau Melo 16/05/2020

Um livro que faz refletir...
As pessoas que você mais ama, são as mais difíceis de manter por perto...
Um livro que faz refletir...
Senti muita raiva e ódio do Nick mas muuuuito mais da Valerie.

"... mas, por alguma razão, ela diz que nunca perdoará " a outra", acreditando plenamente que todas as mulheres fazem parte de uma irmandade, e que devem uma à outra a integridade que os homens, em sua opinião, parecem não ter por natureza".

Infelizmente o mundo está cheio de "Nicks" e "Valeries" por aí...