Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Eliane350 14/10/2022

Consegui desencalhar este livro que estava na minha estante desde 2013. Emily Giffin é uma autora de dramas familiares muito bons que sempre nos dão uma questão para refletir.

Tessa é casada com Nick e mãe de dois filhos. Abandonou seu emprego para se dedicar à família e hoje está infeliz pensando se fez a coisa certa. Seu marido, um importante cirurgião infantil, se dedica mais ao trabalho do que à própria família, fazendo com que Tessa tenha inseguranças sobre seu casamento. Valerie é advogada e mãe solo. Cria Charlie com todo amor para que seu filho não sinha falta de um pai em sua vida. Quando um acidente em uma festa do amigo da escola de Charlie, o coloca em estado grave no hospital, a vida dessas duas mulheres se cruzarão e serão mudadas para sempre.

Falou livro de drama familiar eu já fico curiosa. Adoro este tipo de história que envolvem fofocas, traições e cenas do cotidiano.

O livro é narrado em 3° pessoa, mostrando o ponto de vista das duas protagonistas, o que, no começo, torna difícil escolher um lado da situação. Mas conforme a trama se desenvolve fica meio óbvio quem são as vítimas.

Como o livro foi escrito em 2010, existem algumas passagens que hoje não caem muito bem. Em vários parágrafos há frases muito estereotipadas sobre personagens homossexuais e também sobre as mulheres. Dá a entender que somente as mulheres mães e donas de casa fofocam, isso porque são fúteis e não tem nada para fazer. Algumas frases me incomodaram, mas como é um livro antigo, eu passei um paninho.

Eu esperava um final melhor e também gostaria que a Valorie também tivesse um final feliz. O vilão nessa história com certeza foi o marido, Nick, que colocou duas pessoas fragilizadas em uma situação difícil.

Este não é o melhor livro que li da Emily, mas gostei bastante. Com um tema polêmico assim é impossível não pensar o que você faria nessa situação.

Recomendo o livro para quem gosta de dramas familiares e romances sem cenas hot.

site: https://www.instagram.com/nuvensdecoisas/

Lu 26/01/2021

Pretencioso
O livro tinha uma boa premissa, começou bem escrito e com uma leitura fluída.
No entanto não demorou muito até começar a decair absurdamente.
A história perdeu o propósito, os personagens ficaram desinteressantes e o livro se arrastou até o fim.
Ler esse livro foi uma tragédia, foi como ouvir um homem tentando justificar uma traição, além de ser previsível e extremamente pretencioso.
Tinha tudo para ser uma ótima história, emocionante até, mas a autora não soube aproveitar.
Isso não pode ser considerado um romance, pois é apenas decadente. Desmoraliza as mulheres e simplifica algo tão terrível quanto traição. Mostra a esposa como culpada e desinteressante e tenta mostrar o ponto de vista da amante como justificável. A culpa de uma traição nunca é só de uma pessoa, afinal, são necessários dois para trair.
Foi decepcionante ler este livro, esperava mais.
Nicole.Stheffany 10/10/2021minha estante
Ponto de vista muito interessante, também fiquei perplexa ao ver a autora culpando parcialmente a Tessa e tentando vitimizar a Valerie. No fim, fiquei me perguntando: a Valerie precisava mesmo destruir o casamento de outrem, decepcionar seu próprio filho, desmoralizar a Tessa para, no fim, acabar ligando para o Lion? Coisa que ela poderia muito bem ter feito há anos, sem precisar passar por essa palhaçada. Sobre o Nick, tenho nem palavras para descrever o quanto o repudio!

Duda.Guidorzi 21/05/2021

tipico livro de mulher separada que faz yoga e toma suco verde pela manhã
um livro agua com açucar delicioso e viciante, quando encontrei esse livro perdido na estante de casa, enquanto estava em uma ressaca literaria não dei nada pra ele, mas meu deus eu VICIEI, peguei pra ler e não consegui mais largar, voce se conecta com as personagens e parece que sabe exatamente pelo que estão passando, vale a pensa ser lido, muito delicia

Nay 10/05/2019

Um pouco banal
Esse é o segundo livro da autora que leio com essa temática traição e fiquei com o mesmo sentimento de que ela banaliza um pouco a situação.

Tessa é a irmã da personagem do seu outro livro, Dex, que foi um traidor e um traido ao mesmo tempo.

Nesse caso aqui temos um casamento de anos com dois filhos, e o marido simplesmente trai a esposa por sentir que ela "não mais precisa dele" coisa que sentiu com a amante.

Não vou dizer que a Valerie é uma má pessoa, porém é uma personagem fraca, ao contrario do que se tenta passar colocando ela como uma advogada, bem sucedida na carreira e mãe solteira. Tecnicamente ela é mãe solteira por que assim quis. Uma vez que o pai de seu filho nem sabe de sua existencia.

Concordo que a Tess tem responsabilidade também sobre a crise que se abateu sobre o seu casamento, porém jamais ela foi culpada pela traição. Seu marido agiu de forma egoísta e egocêntrica. Ele sentiu que era mais "necessário" na vida da amante, que a via como uma pessoa a ser salva, do que na vida da esposa e das filhas, já que a esposa supria muito bem o papel de pai e mãe pois ele dava mais valor a carreira.

Enfim, gosto dos livros da Emily Giffin, mas sinto como se pra ela traição fosse simples, e pra mim não é bem assim.

Maria12109 11/06/2023

??
Assim que bati o olho nesse livro na Bienal de 2022, não hesitei em comprar, tanto pela sinopse, quanto pelo custo benefício.

Porém quando comecei a ler minhas expectativas foram por água abaixo ?
Acredito que esse livro retrata SIM uma temática que tem uma grande importância e é bem atual, MASSS tem muitas pontas soltas durante a leitura e chega a ser irritante o quanto os personagens são sem noção.
Não achei ele horrível, mas não leria novamente.

Evelly.Amorim 28/03/2020minha estante
Spoiler

Eu estou quase desistindo do livro. Pra mim essa história de tentar justificar as traições não me convence. Antes eu gostava de Valerie, agora começou o romance e estou odiando. Aff, antes tivesse lido seu spoiler e teria me poupado esse trabalho.

Cecília 02/01/2013

Meu caso com esse livro foi do amor ao ódio. Por vezes minha vontade foi de joga-lo pela janela e nunca mais voltar a ver; por outras eu simplesmente não conseguia parar a leitura!
Recomendo para aqueles de coração forte, caso contrário preparem-se...

Fazendo um pequeno resumo, o livro é dividido em capítulos de Tessa e Valerie, duas mulheres completamente diferentes com vidas completamente diferentes. Tessa é casada com um renomado médico, Nick Russo, casamento que resultou em dois filhos, Ruby e Frank. Tessa largou seu emprego como professora universitária para cuidar melhor dos filhos e do marido pois sentia que estava perdendo muita coisa enquanto estava fora de casa. Já Valerie é uma mãe solteira que criou Charlie sozinha após ser abandonada por seu antigo caso, é advogada, muito bem-sucedida e independende.

Suas vidas se cruzam em uma noite onde uma tragédia atinge Valerie e seu filho... a partir dai tudo vira uma grande bagunça. Para mim a autora exagerou demais no drama, muito chororô para o meu gosto. Não me identifiquei com Valerie de jeito nenhum apesar de ela ser a vítima da história, e em vários momentos quis acreditar que tudo o que ela estava sentido fosse realmente amor e não carência, afeto e gratidão por Nick. Fiquei torcendo para Tessa a todo momento, e meus olhos cheguaram até a se encher de lágrimas em alguns trechos. Apenas Charlie ganhou minha simpatia! Como não se encantar por esse garotinho?

Emily Giffin foi bem boazinha em relação ao desfecho, mas fiquei feliz! Eu estava torcendo por Tessa não estava? Então...
Apesar de tudo recomendo a leitura, é rápida e bem simples.
Letícia 10/12/2015minha estante
Minha torcida foi pra Tessa o livro todo também. Não consigo entender como alguém consegue simpatizar com Valerie.

Muito boa resenha!

Hadassa Batista 24/08/2016minha estante
Pulei as partes da Valerie, não consegui. Sentia vontade de vomitar!!!

lyane5 21/05/2023

Poderia ter deixado em 2011
foi uma releitura, mas não lembro como reagi a isso naquela época. porém, sei que a reação atual é de indiferença, no geral. não é um livro ruim. ele me prendeu, mesmo na segunda vez, mas não é surpreendente. a história decepciona mais do que surpreende.

as crianças do livro têm mais personalidade que os protagonistas e pra ser sincera, não sei nem comentar sobre as decisões que foram tomadas durante a história e principalmente sobre esse final, mas essa frase ajuda a entender:

"todas as paixões nos levam a cometer erros, mas o amor faz-nos cometer os mais ridículos."
François Lá Rochefoucauld

Pequeno Corvo 20/08/2022

Coração de Tessa gosta de sofrer
Depois de sofrer junto com Tessa, quis entrar na história e dar um tapa bem dado na mulher e dizer: Para de ser idiota! O seu marido é um mentiroso, quem garante que não vai aprontar de novo? Mas tive que aceitar o final que já estava escrito e publicado e não tinha como mudar.

Leitura Aguçada 11/06/2023

Comecei a ler e achei que ia favoritar.
Mas, a maior parte do tempo, só me estressei com os personagens e queria que chagasse logo no fim.
Entendi a temática, mas, a parte do adultério foi o que me irritou bastantão.
Eu sei que infelizmente muitas pessoas passam, não estou falando que é normal, porque não é.
Mas, se eu fosse Tessa, depois de saber a verdade não queria nem saber quem era a pessoa e nem ia atrás.
É um livro que curti e não releria.

Jessi 15/09/2011

IMPERDÍVEL!
Questões do coração.

Nunca tinha lido nada de ‘Emily Giff’ mas eu realmente me surpreendi. Não somente pelo contexto principal... Traição. É um assunto digamos que... Triste. Mas é um assunto que devemos sempre falar. Não só em fatos reais, devemos ter também na ‘ficção’. Sempre que pensamos em livros de romances nos vem a cabeça: ‘Vão ter ‘n’ conflitos, ‘n’ desencontros, mas no final, tudo vai dar certo’. Que conflitos são esses, afinal? Nunca colocam de uma forma que faça com que o leitor se identifique. Nunca escolhem, exatamente, a questão principal, que hoje em dia já é normal, nem banalizada é mais.
O fato é o seguinte... Tem a traição ‘física’ e a traição ‘sentimental’ como é colocado no livro. Eu, particularmente, não perdoaria nem uma, nem a outra. Mas entendo PERFEITAMENTE as razões de Tess. Não acho que seja totalmente errado, pelo menos os motivos que levaram Nick a fazer o que fez. Achei a posição de Valerie excepcional. Mas apesar de todos os conflitos, que deixa eu comentar... Fizeram-me ficar agoniada para ler as paginas seguintes, ocorreu tudo bem, tudo certo, da forma certa.
Pode ser que no final tenha decepcionado, pras pessoas que pensam como eu. Que pensam que a traição é uma forma errada de acontecimentos perante a um relacionamento. Que não se pode ter ‘outra ação física a dois, sem um dos lados’. E que por mais que a pessoa tente sempre culpar o outro, ele mesmo é culpado também, na maioria das vezes.

ADOREI o livro, me fez pensar bastante, e refletir bastante sobre o perdão. Recomendo sim, pra todos lerem. Pois é um livro que nos faz enxergar as coisas que as vezes fingimos não enxergar, por medo de encarar. Nota 5!
Alan Ventura 15/09/2011minha estante
E você me dizendo que não sabia escrever!?!?! rs rs Suas palavras despertam o interesse em ler a obra, eu mesmo fiquei muito curioso pra saber quais foram os motivos que levaram Nick a fazer o que fez e também pra entender as razões da Tess. Acho que vou ter que ler. Interessante sua frase também: "E que por mais que a pessoa tente sempre culpar o outro, ele mesmo é culpado também, na maioria das vezes." Parabéns Jessi, você começou muito bem, espero que essa seja a primeira de uma série de resenhas maravilhosas de sua autoria. Beijos.

Jessi 15/09/2011minha estante
Opa, errei ali no nome. Esqueci duas letrinhas... EMILY GIFFIN* Super me corrigindo, hihihihi.

Kéziah Raiol 17/09/2011minha estante
Nossa, eu fiquei com vontade de ler o livro depois de uma resenha dessa :D

Evy 03/10/2011minha estante
Estou com esse livro para ler no final do ano, parte de um desafio literário que participo! Estou louca pra ler, com sua resenha, fiquei com mais vontade ainda! Bjos

Leitora do apê 404 12/03/2022

Real e Brutal
Acho que nunca demorei tanto para ler um livro na vida, achei a escrita boa mas em muitos momentos muito puxadas e com exageros nos detalhes que não acrescentavam a história, pensei até em abandonar ele mas ainda bem que não fiz isso.
Essa história me fez ficar muito reflexiva e me tocou em pontos muitos sensíveis, principalmente por já ter passado por algo parecido, mas lendo a gente percebe o quanto uma pessoa pode ferrar com o psicológico de várias, apenas com uma ação egoísta. Acho que a autora falha em culpabilizar o Nick sendo que ele afetou a vida de todos, incluindo o Charlie que acredito ser um dos que mais sofreu durante o livro todo e não precisava disso. Nós percebemos o lado da culpa e a falta dela na Valerie e também percebemos como em casos como esse muitas vezes procuramos o erro em nós mesmas, como no caso da Tessa. Sendo que a peça principal que liga a todos é o Nick, que no meu ponto de vista se ?safou? muito rápido de tudo, deixando toda a destruição para trás.
Apesar disso essa história traz um relato muito real e brutal sobre relacionamentos, não somente entre casais, mas também entre a família e como isso nos afeta por toda nossa vida. É uma leitura que vale a pena, mas tem que ser lida com paciência !!