Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Magella 11/01/2013

Mais um livro ao estilo Nicholas Sparks,cheio de dramas pessoais e problemas de relacionamentos das personagens que se entrelaçam de uma forma inusitada após um acidente,mas enfim,leitura fácil,rápida sem monotonia.Todo leitor que se preza acaba se envolvendo com a história das personagens uma hora torce para Tessa outra para Valerie e o rumo que a vida toma quer seja no livro,ou a nossa própria vida.Mas vale a leitura

Vanessa Vieira 19/09/2011

Questões do Coração_Emily Giffin
O livro Questões do Coração, de Emily Giffin, nos conta a estória de Tessa Russo, uma mulher que abriu mão da carreira profissional para se dedicar ao marido, o cirurgião pediatra Nick, e aos dois filhos, Frank e Ruby. A estória também gira em torno da vida da advogada Valerie Anderson, uma mulher independente e que desde cedo criou o seu filho Charlie sozinha, já que o pai do garoto nem sabe da existência dele, contando apenas com a ajuda do irmão gêmeo Jason. Tessa e Valerie moram no mesmo subúrbio de Boston, porém não se conheciam, até que um fato inusitante interliga a vida delas.

Na noite de comemoração de seu aniversário de casamento com Tessa, Nick recebe um chamado urgente do hospital em que trabalha. Um garotinho de seis anos, Charlie, sofreu um acidente e teve o rosto e uma das mãos queimada. Chegando no hospital, ele conhece Valerie, mãe de Charlie, e procura explicar a situação do garoto de uma forma simples e clara para a mãe, e ao mesmo tempo, confortá-la.

Nick vai se afetuando cada dia mais ao garoto, nutrindo um carinho especial por ele, ao mesmo tempo, em que se encanta com Valerie. Ele a admira pela sua personalidade forte e decisiva, e uma certa química acontece entre os dois. Mesmo Nick sendo casado há sete anos com Tessa, ele se vê sucumbindo a uma paixão dia após dia.

Enquanto isso, Tessa estranha cada vez mais a ausência e sobre tudo, a frieza do marido. Ele se torna uma pessoa desatenta, e em muitos momentos, até mesmo arisco. Ela estranha esse temperamento de Nick e fica se remoendo por dentro, ficando até mesmo depressiva ao imaginar que o marido pode ter uma amante e se perguntando onde ela errou...

A escrita de Emily Giffin é fantástica! Os seus personagens são bem construídos e bem reais, norteados pelos erros e acertos do cotidiano. A narrativa apresenta o ponto de vista das duas mulheres, nos mostrando os seus anseios, desejos e sofrimentos mais profundos. Uma estória linda, apesar de tratar de um tabu como a infidelidade, vista até mesmo de um ângulo diferente e por assim dizer, tocante. Altamente recomendado!

Silvia 30/03/2012minha estante
Advinha este faz parte da minha meta de leitura para 2012 :-)

Thaís 04/02/2013minha estante
Primeiramente obrigada pelo comentário. O que eu gostei no final foi ele voltar arrependido e sabendo a burrada que fez, não sei se faria como ela (acho que hoje não, mas vivendo a situação quem sabe?).

Mas gostei que ele tenha voltado, só achei que ele deveria "pastar" um pouco para ela resolver que eles poderiam tentar outra vez.

Mais uma vez obrigada pelo comentário.

Pri Ruppenthal 24/01/2022

Padrões sistemicos.
?Enquanto eu dizia essas palavras, porém, fiquei perplexa pelo quanto elas se aplicavam a nós dois também. Que foram necessárias duas pessoas para que chegássemos a este ponto. Que sempre são necessárias duas pessoas. Para que os relacionamentos funcionem, para que eles acabem, para que eles se recuperem.?

Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de um renomado cirurgião pediátrico. Abandonou sua carreira para se concentrar em sua família destinada a viver uma vida encantada. Valerie Anderson é uma advogada e mãe solteira de um garotinho de seis anos que nunca conheceu seu pai. Embora as duas vivam na mesma área de Boston, elas têm pouco em comum, com exceção do amor incondicional por seus filhos. Em uma noite, um trágico acidente faz suas vidas cruzarem-se de maneira inimaginável.

Emily Giffin tem uma escrita fluida, fácil de ler. Os capítulos são curtos e ela nos insere em uma contexto do dia-a-dia de uma vida comum, com sua, rotina, filhos, relacionamentos. Fidelidade. Amor. Perdão. Limites. Esperança. Essas e muitas outras questões do coração são levantadas no decorrer da história. Os personagens são muito reais, com problemas reais.

Em Questões do Coração, Emily Giffin deixa claro aquilo o que Bert ensina nos estudos de constelação, não existe bom ou mau, existem pessoas que tem seus nuances e, assim como elas, seus relacionamentos funcionam da mesma forma. O casamento de Tessa e Nick está em crise - mas não há um grande vilão, pois cada um tem sua parcela de culpa. Determinadas coisas simplesmente acontecem, não por conta do erro de um só, mas uma sucessão de más decisões. Determinadas coisas não acontecem do dia para a noite e sem motivação, mas tudo tem um começo, um ponto de partida. E claro, temos nossa dose sistêmica nesse livro. Tessa segue o padrão sistêmico da família, por amor ao seu pai arruma um homem que faz com ela exatamente a mesma coisa que o pai fez com a mãe. É tudo por amor. Até a decisão dela no final do livro, que gera controvérsias, é totalmente sistêmico.

Nota: 4.0/5.0

Leia mais em @bibliotecada.pri

Mandy 04/04/2022

Problemas monótonos de pessoas ricas.
Sim, é sobre isso o que eu achei desse livro, eu o recomendo para você leitor que gosta desse tipo de livro com problemas monótonos, um pouco de romance talvez, qlguma intriga, um hot que sei lá, já li melhores. Contudo, eu particularmente não gostei, talvez seja porque amo livros de fantasia jovem/adulto e esse livro foge completamente disso, é algo comum, são intrigas nada intrigantes, eu não me familiarizei nem com o Charlie; admito que talvez minha frustação venha também do fato de que eu adquiri o livro sem saber nada sobre ele e tanto pela capa, quanto pela sinopse achei, por algum motivo que o livro se tratava de um romance lésbico, mas estava completamente errada quanto a isso.
Ps: esse livro está paara troca no meu perfil plus se quiser adquiri-lo, estou trocando-o por apenas um crédito.

Luanna Correia 08/04/2014

Intenso!!!
Quase o abandonei... mas fui além, insistir e persistir na história e confesso que não fiquei decepcionada, apesar do tema não ser nada agradável... a traição.
Foi uma leitura cativante, muitos leitores irão se identificar, outros, não aprovarão as atitudes dos personagens nas mais diversas situações.
No entanto declaro que as vezes fiquei decepcionada e ao mesmo tempo impressionada com as biografias, mas entendi e compreendi ambas. Enfim, o enredo excepcional!

Ivania Welter 15/02/2022

Até que ponto o perdão é sincero?
Livro instigante que acessa vários gatilhos e traz a realidade nua e crua de relacionamentos com traição... É reflexivo no sentido de que cria-se expectativas e se espera do outro a satisfação de nossas necessidades emocionais, as quais não são preenchidas pelo outro.
Confesso que terminei esperando a continuação...pois não senti segurança do perdão dado por Tessa. Em relacionamentos, traições podem ser perdoadas, mas sem confiança não se sustentam...
Fernanda 20/02/2022minha estante
Acho que ela perdoou por amar demais o Nick, mas eu fiquei com um pé atrás com ele, depois de tudo que ele fez, mas querendo acreditar que ele estava sendo sincero, já que confessou e corre atrás.

Mariana_ 11/03/2022

Complicado!!!
Traição e suas implicações é o negócio dessa história!Não é das melhores mas faz pensar.... interessante..

Ane Gabriela 28/09/2020

Eu li esse livro há alguns anos atrás e estava relendo para saber mais da vida dos personagens Rachel e Dex, protagonistas do livro "sominthing borrowed", que li recentemente (eles aparecem como personagens secundários) e pude reviver um pouco das emoções que senti com esta leitura.

Me envolvi bastante com a história, busquei compreender a situação de cada personagem sem que cair na tentação de julgar quem quer que seja, uma vez que, para mim, não existe um único culpado (ou não existem culpados?).

Mas a personagem que realmente me cativou foi a Valerie. É a personagem mais intrigante, com a história mais emocionante e que poderia muito bem dar origem a um outro livro.

Ela é uma mulher sofrida, e sua dor parece flutuar das paginas e nos acerta em cheio! E talvez seja por isso que gostei tanto dela, amo personagem que sofre e que de certo modo compartilha sua dor com o leitor (mérito da autora, óbvio).
Por isso torci por ela e, secretamente desejei que os sentimentos que a outra parte disse sentir fossem verdadeiros e genuínos. Mas não queria que ficassem juntos, isso não. Só queria que fosse real...

Enfim, eu gostei do desfecho, tinha que ser daquela forma mesmo, não teria um jeito mais apropriado, ao meu ver.

A autora só falhou mesmo ao não escrever mais um capitulo para Val, o desfecho de sua história merecia um pouco mais de atenção e carinho, acabou por deixar uma lacuna enorme e o pior, digna de uma continuação que não existe e muito provavelmente vá existir!

Léia Viana 16/12/2011

Impactante!
Emily Giffin desenvolveu uma obra repleta de conflitos, com temas difíceis como o perdão e a traição, que despertam em quem lê, sentimentos contraditórios, pois, a autora tem um dom especial para descrever os relacionamentos humanos e as questões que rondam os nossos corações, que, sinceramente, me assustou.

Até que ponto uma pessoa é capaz de perdoar uma traição e recomeçar do zero, sem mágoas e insegurança? É possível perdoar quando seu coração é machucado? É tão complicado administrar isso dentro da gente, e, Emily Giffin conseguiu tratar esse tema de uma maneira tão delicada que se torna difícil saber a principio por quem torcer, porque essa história não tem “mocinhos” ou “vilões”, e sim pessoas, com suas qualidades, defeitos e com crise de consciência.

A autora foi sábia ao narrar o ponto de vista das duas mulheres: Tessa e Valerie, o que enriqueceu ainda mais a trama. Impossível não se identificar com as dúvidas e angústias a respeito da vida, do amor, de filhos, casamentos das personagens, mesmo para aqueles que não vivenciaram isso, Emily Giffin nos transporta para este ponto, despertando dentro da gente sentimentos complexos pelos personagens. Fiquei tensa e não consegui deixar de sentir um misto de dor e compaixão por Tessa e Valerie.

Não desejo registrar aqui um resumo da história, e sim, o que ela despertou em mim e no que ela me fez refletir. Creio que o ponto principal e o que culminou para que as coisas acontecessem da forma como aconteceram foram a falta de diálogo, da comunicação entre o casal. Fiquei pensando quantos casamentos passam por isso pelo simples fato das pessoas não se comunicarem, não exporem suas dores, dúvidas e anseios.

Infidelidade é um assunto complexo e complicado, principalmente quando exposto assim, de maneira tão aberta e sutil.

Essa, sem dúvida alguma, foi uma das resenhas mais difíceis que eu já fiz. Recomendo a leitura!
Evy 30/04/2012minha estante
Gostei muito da história, embora não concorde com o final, mas adorei a narrativa! :)
Vou comprar o outro livro dela. Bjos

Mari 08/03/2023

Até que ponto o coração acerta?
Qual a dor da traição? Qual a dor da perca? Qual a dor de perceber que o seu mundo desmoronou e no meio disso tudo estão pessoas inocentes que sofrerão com esse impacto fatal.
Esse livro me trouxe raiva e decepção mas também trouxe sentimento de tristeza e de pena, gosto de livros que me trazem sentimentos mesmo que eu não os queira sentir. O final com certeza não é o que muitos vão esperar das duas uma ou você dirá "não era para você fazer isso você está cometendo um erro" ou dirão "não é para você fazer isso, mas eu te entendo e não julgo" das duas alternativas acima a razão de qualquer pessoa dirá NÃO FAÇA mas aí que está o livro, questões do coração, nos mostra que as ações dos personagens estão acima da razão eles são impulsionados a agir com o coração e não porque eles não querem agir com a razão mas que infelizmente nem sempre a razão vence.
Agora em qual momento o coração está certo, até que ponto o coração toma atitudes corretas? Talvez no final da leitura você sinta raiva, mas não sinta, não é sobre você, é sobre pessoas e cada um tem que tomar a SUA própria decisão, talvez você já tenha passado pela mesma coisa seja qual for dos três lados dos personagens, apenas sinta, apenas leia.
Gabi 19/05/2023minha estante
Amei sua resenha, me senti exatamente assim lendo.

Elizabeth 26/12/2022

Livro bom
Nas primeiras vezes que o li o livro eu morria da Valerie mas não sei pq agora que estou lendo de novo troquei de opniao.Eu odeio essa mulher, mulher sem graça,sonsa ,egoísta querendo que o cara acabe com o casamento dele pra ficar com ela e criar o filho dela . O Nick é um lixo de homem. Se torci pra alguém nesse livro foi pra Tessa, em casos assim eu sempre vou ficar do lado da esposa. Não tenho pena do Nick e do final da Valerie.

ElvisHenri 03/01/2019minha estante
Esse livro é minha maior decepção com a Emily. Eu detestei essa história. Eu senti muita raiva dos protagonistas.

Gabriella.Martins 03/01/2019minha estante
Confesso que me decepcionei muito também, porém não sei explicar o que encontrei na Tessa, talvez por ter vivido um caso semelhante em minha família, tomei tanto suas dores que parecia estar vivendo na pele, Enfim o livro foi um dos piores até hoje mas um dos melhores também, vai entender.

Allie 16/04/2019minha estante
Acho a tessa muito acomodada passa o dia se envolvendo em fofocas com as vizinhas em vez de lutar pra salvar seu casamento

Hannah 02/08/2022

Legal
Vários pontos de vista apresentados tornam a obra mais interessante, principalmente vindo de figuras femininas com situações diferentes