A Tragédia de Macbeth

A Tragédia de Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

Mauricio Gonçalves 31/12/2023

Bem legal
É uma peça bem interessante, entretém e agrada ao público de maneira eficiente, se pensar como uma apresentação real, traz suspense, conflitos morais, tragédias e heroísmo. A pegada sobrenatural e o clima mais pesado deve ter sido muito interessante pra época.

O livro me fez pensar bastante quanto ao conflito moral do orgulho e ambição com o arrependimento. Acho que se reflete em muito na sociedade em geral. Todos já escutamos alguma situação onde alguém pratica atos de egoísmo ou maldade para o bem pessoal, e mesmo que se arrependa não volta atrás por não querer perder o conquistado ou até mesmo por medo da reação à verdade. Muitas vezes mentimos até para nós mesmos na esperança de não ser atormentados pelos espíritos da culpa.A própria existência de ditados como: está na chuva é para se molhar, pode ser uma prova disso, se vista de um ângulo mais sombrio. Quem nunca viu um assaltante com uma tatuagem 'Fé em Deus' no braço? Será que o temor cristão dele é maior que a vontade de conquistar o bem alheio com uso do terror? Muitas vezes não.

Paty Gocalita 28/12/2023

Complicado
Das poucas leituras que fiz esse ano, esse não me prendeu tanto. Não pela história, que no caso é muito boa. Mas pela forma de escrita.
Mais enfim, posso falar que finalmente li Shakespeare !

Jazz 25/12/2023

Chocante
Li sem ler a sinopse, mas sabia de sua grandiosidade. Realmente uma obra impactante e que me fez desejar vê-lá em cena.

Jaquelline.S. 25/12/2023

Bom, é uma peça, então as cenas são muito corridas, não aprofunda nada, acontece tudo muito rápido e sem emoção.
Sempre vejo gente falando da Lady Macbeth como A vilã, mas sinceramente, não achei tudo isso não. Num primeiro momento achei ela impetuosa, mas acabou com o psicológico dela ?????
Resumo do resumo: uma história de disputa por poder e traição que deu ruim no final ?????
Não sei pq invento de ler clássico, sempre acho péssimo.

NatAlia351 11/12/2023

Mais sanguinário impossível - Macbeth
Shakespeare me impressiona cada vez mais. Ele consegue ir de comédia a tragédia com maestria.

O livro tem uma linguagem metafórica, dramática e formal. Por ser uma obra bem antiga, às vezes não dá pra entender o que o personagem está dizendo. Por várias vezes, fiquei boiando com os diálogos.

O livro tem o formato de uma peça teatral, então a leitura é relativamente rápida e ele é dividido em atos e cenas. Minha cena favorita foi a da esposa do Macduff esculachando o filho, porque isso me lembrou da minha mãe kkkk.

A história é curta e expõe o quão longe um ser humano pode chegar pelo poder. O espaço é a Escócia no tempo monárquico.

Finalmente, o livro tem uma história interessante e bem violenta, mas o seu entendimento ás vezes fica comprometido pela linguagem rebuscada que foi utilizada. Mesmo assim, é uma boa obra, eu recomendo, mas lembre-se da linguagem chatinha ao ler.

Thcylla 06/12/2023

Maravilha
A nossa salvação passa pelo controle do desejo ilegítimo. Shakespeare nos mostra, também, que a vida humana é um processo de queda e redenção (ciclos cósmicos) e quando acontece a morte do espírito, a ordem de todas as coisas se inverte.

lareS2 01/12/2023

Narrativa de Shakespeare encanta sempre
Dá pra entender o porque de Shakespeare ser tão celebrado. A obra de Macbeth é intensa e extremamente cativante, um deleite a fantasia e a exploração da mente humana

sorace 26/11/2023

??
Uma historia um tanto pesada, mas igualmente interessante. a proeza de shakespeare é inegável, a vingança, o desejo e as traições são os pontos fortes dessa história e traz um aspecto bem escuro para a história. foda.

Kahh 21/11/2023

Mais um!
Segundo livro de Shakespeare que li, e tenho cada vez mais aprendendo a apreciar esse tipo de livro.
Muito bom.

Leandro Emanuel 21/11/2023

Macbeth é um texto dramático de William Shakespeare, datado do século XVII. O nome da obra se dá pelo sobrenome do protagonista, um nobre escocês muito bem reconhecido pelo rei Duncan por sua lealdade à nação. O conflito se inicia após a profecia de três bruxas, que desperta a ganância de Macbeth prometendo-lhe o trono. Em uma noite em que o monarca visita o casal Macbeth, a esposa, inspira seu cônjuge a um plano de assassinar o visitante afim de obter seu poder. Eles são bem sucedidos, o que gera cada vez mais conflitos, já que o novo rei decide eliminar qualquer pessoa que possa suspeitar da sua forma ilícita de chegar à coroa. Não demora muito para que a desconfiança venha à tona. Assim chegando o conflito final que decide o destino de Macbeth.
A história conflituosa te impede de sentir tédio, sempre há alguma coisa para manter o ritmo de tensão, do começo ao fim. Outro detalhe interessante é a presença de um elemento sobrenatural, que apesar de parecer um segundo plano do drama, é essencial e deixa registrado nas entrelinhas toda a rota a ser seguida pelos personagens. Também é muito interessante a atração dos personagens por aquilo que desconhecem, ao mesmo tempo que temem as profecias e a imagem das bruxas.
São personagens cativantes pelo seu senso de heroísmo. A dramaticidade das ações de todos eles faz jus ao nome do gênero.
Não é uma leitura maçante, muito por conta de ser uma história curta. A estrutura de roteiro, também é um fator facilitador. Ainda assim, o vocabulário demasiadamente rebuscado pode atrapalhar aqueles que não se identificarem com o tipo de linguagem.
É uma narrativa que vale a pena, mas antes de começar a leitura, deve-se levar em conta os gostos pessoais de cada um, para que não lidem com uma frustração.

Luísa Anjos 09/11/2023

Imbatível
"Macbeth" é provavelmente minha tragédia favorita de Shakespeare. Li pela primeira vez em 2020, durante a pandemia, e naquele momento mesmo eu já havia ficado impressionada, mas eu não tive nenhuma mediação ou orientações que explicassem melhor muitos aspectos. Reli em 2023, agora no "original" em inglês (porque a língua já mudou muito desde que o autor escreveu a peça), para a faculdade. É uma experiência totalmente diferente quando há toda uma sala lendo com você, uma professora especializada em Shakespeare para mediar as interpretações e discussões e você percebe como existe muito mais. Também foi bom eu já ter lido antes, pois dessa vez pude me conectar muito mais com a história e os personagens, que acabaram se tornando muito estimados por mim.

Essa peça é icônica em todas as cenas e em todos os aspectos; é impressionante como os sentimentos podem ir do mais puro ao mais corrompido quando a ideia de poder paira sobre a mente humana. Lady Macbeth, em minha opinião, é que deveria dar título à peça, ou pelo menos estar lá junto com seu marido. Além disso, a peça é completa em recursos teatrais, que o autor desenvolveu muito bem, sem contar o temas como culpa, vingança, ambição, papéis de gênero, o sobrenatural, enfim, tudo aqui parece estrategicamente colocado para criar uma das melhores peças da literatura

orpheuus 08/11/2023

" ? Tudo é perdido, quando o desejo fica repartido. "
Macbeth é um conto clássico de ambições frustradas e ganância. É uma trama bem desenvolvida, com personagens marcantes e uma sucessão de acontecimentos recheada de intrigas, sendo uma das maiores obras da literatura mundial, e que sua visão sobre a ambição, a cobiça e a culpa torna sua leitura obrigatória.

Pablo Paz 06/11/2023

Minha taça de paz enchi de fel.
Na minha época de ensino médio, ou seja, há muito, muito tempo, fazia um curso de teatro no Sesi. Tínhamos que escolher uma peça de Shakespeare para representar - como uma espécie de TCC. As peças que lemos foram: Otelo, Macbeth, Romeu e Julieta, Mercador de Veneza e Sonhos de uma Noite de Verão. Lembro-me que Macbeth não chamou a atenção do grupo, ficamos entre Romeu & Julieta e Mercador de Veneza e acabamos escolhendo... Sonhos de uma noite de verão.

Mas nos últimos dias - por causa do filme 'A Tragédia de Macbeth' (2021) de Joel Cohen, com Denzel Washington e Frances McDormand - reli essa peça e, santo deus!, sabe aquela sensação que temos de: como não vi a beleza disso antes? Pois é, que peça linda, cheia de nuances, simbolismos e significados sobre como o (desejo de) poder pode ser nefasto nos corações e mãos de pessoas erradas. O casal Lady e Lord Macbeth talvez sejam os melhores vilões já inventados na história da literatura ocidental. Lady Macbeth, minha preferida, deixa explícito que queria ter nascido homem só para ter o poder e ferrar com todo mundo (ahahah). É claro que há na construção da personagem muito estereótipo da bruxa medieval: ela não tem filhos, acredita em magia, fala com bruxas e espíritos, manipula e é muitíssimo inteligente... A mentalidade de homens e mulheres da Idade Média temia mulheres inteligentes e sem filhos porquanto achavam que o Diabo nos corrompia e nos contatava a partir desse tipo (psicológico) de mulher, 'infeliz' por não ter se realizado na maternidade (algo que vem lá do Velho Testamento, com Sarah, esposa de Abraão), mentalidade essa que começa a mudar com o Renascimento. Olha que trechos lindos:

Lady Macbeth:
"Vinde, espíritos
Das ideias mortais; tirai-me o sexo:
Inundai-me, dos pés até a coroa,
De vil crueldade. Dai-me o sangue grosso
Que impede e corta o acesso do remorso;
Não me visitem culpas naturais
Para abalar meu sórdido propósito.
Ou me fazer pensar nas consequências;
Tornai, neste meu seio de mulher,
Meu leite em fel, espíritos mortíferos!
Vossa substância cega, onde andar,
Espreita e serve o mal. Vem, deusa Noite!
Apaga-te na bruma dos infernos,
Pra não ver minha faca o próprio golpe,
E nem o céu poder varar o escuro
Para gritar-me 'Para! Para!'

Lord Macbeth:
Dia tão lindo e feio eu nunca vi
(...)
Estou pronto, e cada nervo
Será um tenso agente deste horror.
Vamos; mostrando ar sereno e são,
O rosto esconde o falso coração.
(...)
Minha taça de paz enchi de fel.

"Covenants without swords were but words". Pactos sem espadas, são só palavras, disse Hobbes, no livro Leviatã. Mas para Shakeaspeare, não. Para Shakespeare: "words are like sword"... Palavras são como Espada. Era este o seu superpoder. Suas palavras atravessam gerações, atingindo, a nós que temos a sorte de ir ao seu encontro, atingindo-nos, enfim, como espadas, armas e bombas de lirismo, metáforas, provérbios, poesia e de tudo saber da natureza humana...

P.S.
01-) Li essa edição bilíngue, mais a da Bárbara Heoliodora no vol. 1 do 'Teatro Completo', mas leia qualquer tradução; o original é tão bom que quaisquer delas não irá decepcionar.
02-) Se puder, assista ao filme; está à altura do livro. [Link do trailer: https://youtu.be/HM3hsVrBMA4?si=62ZpCWqeGA6tU-A1]
Ana Sá 06/11/2023minha estante
Pablo, é muito bom revisitar certos livros na vida adulta, né?

Acho que vc me deu o impulso que eu precisava pra tirar esse clássico do armário, pq tb tô curiosa pro filme!

obs.: o SESI não tava pra brincadeira nas leituras não, hein haha

Pablo Paz 06/11/2023minha estante
Ana, demais mesmo, parece que certos livros são para serem lidos na época certa, né? Se puder, leia antes de assistir, a peça é curta: umas 100 páginas apenas. ler antes e assistir depois será uma verdadeira fruição estética. Quanto ao Sesi, é verdade, mas a professora era tão maravihosa. dominava a didática lúdica, tanto que mal notamos que lemos esses livros, 'chatos' para adolescentes, em um ano, e no ensino médio! Mas sejamos justos com os professores de escolas formais: o fato de ser um curso livre ao invés de obrigatorio também pesa muito na motivação pessoal, né? O que era para ser chato foi algo muito proveitoso...

Pablo Paz 06/11/2023minha estante
Ana, demais mesmo, parece que certos livros são para serem lidos na época certa, não é? Se puder, leia antes de assistir, a peça é curta: umas 100 páginas apenas. Ler antes e assistir depois será uma verdadeira fruição estética. Quanto ao Sesi, é verdade, mas a professora era maravihosa, dominava a didática lúdica, tanto que mal notamos que lemos esses livros, 'chatos' para adolescentes, em um ano, e no ensino médio! Mas sejamos justos com os professores de escolas formais: o fato de ser um curso livre ao invés de obrigatorio também pesa muito na motivação pessoal, não é? O que era para ser chato foi algo muito proveitoso...

*muito prazeroso...

Ana Sá 07/11/2023minha estante
Eu não poderia concordar mais com tudo o que você disse, e fico muito feliz de vc ter tido uma experiência assim!

Obrigada pela dica livro-filme, vou fazer assim com ctz! :)

JurúMontalvao 10/11/2023minha estante
??

¨Cain¨ 03/11/2023

A vida não passa de uma sombra em movimento - Macbeth
Segunda leitura de Sheakspeare e é igualmente bom.
É um livro que prende o leitor. Não te da tempo pra pensar. As coisas só acontecem e você fica imerso nessa tragédia.
Até agora não sei dizer se o vilão da história são as bruxas que aparecem, se é Macbeth ou a mulher dele.

O tema de castelos e intrigas realmente me chama atenção.

Ótimo livro.