Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

v de vanisse 27/03/2024

UMA NOTA SINISTRA VEM POR AÍ
Foi a tragédia que eu menos gostei do Shakespeare até agora. Por favor, não levem a nota a sério. Não quer dizer que a peça é ruim, eu só não gostei. Não gostei dos personagens, não gostei do ritmo apressado? enfim.
Mas gostei bastante das três bruxas, elas me lembraram muito As Bondosas de Sandman. As melhores cenas são delas.
Enfim, eu acho que vale a pena ler. O ambiente da peça é bem sombrio, as falas poéticas? só não foi pra mim mesmo.

Lauaninha_ 24/03/2024

Macbeth- William Shakespeare
Novamente lendo Macbeth, e devo confessar que dessa vez entendi coisas que antes não havia entendido. Senti mais a leitura e a cada vez mais ela me encantava. Adoro essa história e espero amar as outras de William Shakespeare ??

Celine.Macario 21/03/2024

Uma ótima obra, li para a minha faculdade e simplesmente fantástico. A versão em inglês é realmente difícil de acompanhar por causa da época mas continua sendo um livro com uma história incrível com vários elementos sobrenaturais.

Elizabeth 16/03/2024

Loucos e reis
Leio para tentar entender. Pra mim não tem como uma peça set desse jeito, muito canários e muita loucura.

Márcia 15/03/2024

Macbeth - William Shakespeare
Como todas as peças de Shakespeare, não há precisão nas datas de criação, é possível que tenha sido entre 1603 e 1607.
O que estava acontecendo nesse período na Inglaterra, em 1603 morre Elizabeth I, ela morreu sem deixar herdeiros. Sua prima, Mary Stuart, que havia sido morta a mando de Elizabeth, deixa um filho Jaime VI, que era rei na Escócia. Com a morte de Elizabeth, ele se torna o rei na Inglaterra também.
Nessa época, o rei era o dono da companhia de teatro ao qual Shakespeare fazia parte. Macbeth foi a primeira peça escrita por Shakespeare a mando do rei.
Macbeth é uma peça que se passa na Escócia, provavelmente no século XI. Conta a história de um possível antepassado do rei Jaime.
Na história, nessa época , o rei Ducan governava a Escócia. Ele era uma bom homem mas um péssimo administrador.
No início da peça, Macbeth está saindo de uma guerra como vencedor porque ele matou um traidor do rei. Em seguida, o rei da a Macbeth o condado do traidor morto como recompensa.
Ao voltar para casa, Macbeth e seu amigo Banquo encontram três profetisas no caminho. Ao saldá-los, as profetisas deixam escapar que Macbeth será o próximo rei. Também faz previsão para Banquo, diz que ele será pais de reis.
Durante a viagem, Macbeth fica ansioso maquinando o que ele poderia adiantar para se tornar um rei. Escreve uma carta para sua esposa contando sobre a conversa com as profetisas. Ao chegar em casa a esposa de Macbeth já esta a par de tudo.
Lady Macbeth é muito ambiciosa, ela já planeja o que eles poderão fazer para adiantar a profecia.
O rei Ducan também esta voltando para casa após a batalha e decide pernoitar na casa dos Macbeth. A esposa de Macbeth acredita que será uma ótima oportunidade de matar o rei e assim acelerar o processo da profecia.
O plano é : eles vão matar o rei e colocar a culpa nos guardas que ficam na porta como segurança.
Macbeth tem consciência entre matar o oponente na guerra e matar o rei da Escócia dentro de sua própria casa. Considerando que Macbeth gostava do rei e o rei também gostava dele, além disso, ele eram parentes.
Lady Macbeth envenena a mente do seu marido, inclusive pondo a prova sua masculinidade.
Ela quer ser a rainha da Escócia, sem pensar muito nas consequências do ato em si. Macbeth acaba matando o rei.
Há uma grande confusão na casa pois os empregados percebem que o rei está morto, Macbeth e sua esposa vão ao quarto do rei e veem a cena. Nesse momento, Lady Macbeth se dá conta o que eles fizeram.
Os filhos do rei Ducan foge com medo e o próximo a sucessão é Macbeth. Macbeth leva a sério a profecia das bruxas, ele lembra que elas falaram que Banquo seria pais de reis, então Macbeth mata Banquo .
A morte de Banquo, seu melhor amigo, deixa Macbeth mais arrasado que a morte do rei. Macbeth vai procurar novamente as profetisas. Elas tem uma nova visão e alerta a Macbeth sobre MacDuff, MacDuff é um nobre escocês . Também diz a Macbeth que : ninguém parida de uma mulher será capaz de te matar. Macbeth acredita que ninguém poderá matá-lo . E por último, ela diz que ele será rei até que floresta caminhe em sua direção.
Macbeth retorna para casa e recebe a notícia que Lady Macbeth morreu. Após a morte do rei Ducan, Lady Macbeth acaba enlouquecendo e revela, em sua loucura, o que ela e o marido fizeram para os empregados do castelo.
Macbeth percebe, após a morte de sua esposa, que o que eles fizeram não valeu a pena.
Quando os nobres escocês se dão conta que Macbeth fez algo muito ruim, eles atacam o castelo.
Dessa forma as profecias se realizam. Ao atacar o castelo, Macbeth ve a floresta se aproximando. E quando ele encontra MacDuff no campo de batalha, MacDuff sabe que ele mandou matar sua esposa e filhos, ele diz a Macbeth que ele não foi parido. MacDuff mata MacBeth.
Essa peça mostra como pessoas não ruins conseguem fazer coisas ruins movidas pela ambição ou algum interessa próprio.

Erika608 09/03/2024

É Shakespeare né pai
Eu fico sem palavras. Segundo livro que leio dele, e esse aguçou ainda mais minha vontade insaciável de assistir uma peça dele próprio. Não me conformo com o fato de um livro tão antigo não ter envelhecido na mensagem, e é bem triste saber que essas guerras por poder mediadas pela ira e avareza continuam de pé. De qualquer forma, eu amei Macbeth!

Eric Moss 09/03/2024

Interessante
Primeiro contato com o texto do Shakespeare e foi bem interessante, apesar de ter sido um leitura obrigatória, adorei.

ArSamogin 05/03/2024

Obra espetacular
Uma das tragédias escritas pelo Bardo, e em minha singela opinião, a melhor delas. A trama de traição e os conflitos pelo reino da Escócia pelo ardiloso Macbeth te manterão grudado no texto.

Nath Nakaishi 28/02/2024

Melhor que GOT
Sério, clássicos são clássicos por esse motivo. Sensacional, fico imaginando a performance dessa peça no teatro.

PAmella.Darling 24/02/2024

Macbeth: do poder a ruína
Uma das obras mais famosas de Shakespeare e que demonstra a maior fraqueza de um homem: o poder. Até onde Macbeth seria capaz de ir pelo reinado?

Até perder sua sanidade e liberdade, eu diria. Ele e Lady Macbeth sofreram através do peso de suas consciências.

?Coração falso e rosto lisonjeiro.? - Macbeth

Mica 24/02/2024

A loucura e o poder
?? a dor que não fala, essa cochicha
Ao coração pejado em demasia,
Incitando-a a quebrar-se?.

(Malcolm, ato VI, cena III)

Yara.Linhares 20/02/2024

Meu primeiro contato com shakespeare. Fiquei encantada com a escrita poética da peça, com certeza irei ler mais obras

sa ð 19/02/2024

Qm nunca!
Ai esse shakespeare eh babadeiro vius!! n eh meu tipo de livro mas achei bem interessante !! incrível como todos os personagens sao caoticos