Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

@aprendilendo_ 04/12/2021

Resenha de "Macbeth"
Após uma vitória gloriosa contra os exércitos da Noruega e da Irlanda, Macbeth, honrado barão de Glamis, recebe, por meio de três feiticeiras, a profecia de que se tornará o rei da Escócia. Infelizmente, a promessa acaba por desenvolver uma ambição assassina no barão e revelar os piores lados de sua personalidade. A partir disso, tem-se o início de uma rede de traições e assassinatos em busca do poder e de sua sustentação. Escrita por volta de 1603, “Macbeth” é considerada uma das melhores obras do dramaturgo inglês William Shakespeare.

De início, por meio da escrita poética e reflexiva de Shakespeare, a obra começa com uma ótima apresentação de Macbeth e sua honra perante os nobres de seu reino. Nesse contexto, com a dignidade do protagonista bem estabelecida, toda a decadência mental e ética do personagem durante a história acaba por ser impactante e inesperada, de maneira a imergir o leitor na trama e torná-lo curioso sobre seus futuros acontecimentos. Tais elementos, por fim, são apenas realçados pela peculiar violência demonstrada durante toda a obra, repleta de um tom vingativo e ambicioso, o qual gera a tensão narrativa e todo aspecto de guerra iminente.

Em outro momento, deve-se pontuar sobre outros personagens, como Lady Macbeth e Banquo. Enquanto a primeira, esposa do protagonista, demonstra uma malícia dissimulada, Banquo, companheiro de batalha de Macbeth, apresenta-se como o grande contraponto moral do casal principal. Nesse sentido, há o aspecto de uma batalha não apenas externa, entre os diversos nobres, mas, igualmente, interna, entre as ambições de cada um e sua determinação de conquistar o desejado, não importando a forma. Dessa forma, a trama acaba por ter, como foco, a descaracterização moral de Mcbeth e o rio de consequências advindos desse fato.

“Macbeth” é uma obra interessante, a qual demonstra muito bem a decadência de um grande homem perante a ambição maliciosa por poder e o peso de ter que lidar com as consequências de seus próprios atos.

Nota: 8.75

site: https://www.aprendilendo.com.br/
Fernanda T. 07/12/2021minha estante
Emendar com ? O som e a fúria ? do Faulkner, cujo título veio de Macbeth :)

Flávia 03/06/2022minha estante
É maravilho, porém é o tipo de livro que precisamos tomar um curso pra entender. Depois da leitura, assisti a peça e ouvi um podcast de especialista para conseguir entender todos os pontos mais importantes.

Daisy Mary 23/12/2023minha estante
É simplesmente maravilhoso! A escrita me deslumbrou e com certeza ascendeu minha vontade de ler clássicos! Extremamente detalhado e complexo, demorei um pouco para entender tudo, porém é uma experiência incrível.

Roneide.Braga 31/03/2020

[MACBETH - William Shakespeare]
É uma estória sobre abuso de poder, ambição, moral, traição etc. Uma peça muito forte e bastante sangrenta!
- A peça é pequena, sem rodeios e com muita ação.

Foi a primeira vez que li um livro em formato de peça teatral, no início foi difícil se adaptar, mas gostei muito.
Jose 31/03/2020minha estante
Leia Júlio Cesar, é muito bom. Essa eu vou ler ainda.
Achava que Shakespeare era inacessível e agora descubro que é uma delícia de ler.

Roneide.Braga 31/03/2020minha estante
Pode deixar, obrigada pela dica ?

Leonhard 16/02/2021

A peça escocesa
Foi uma leitura muito rica! Cheia de acontecimentos importantes e de um estudo de caráter bastante interessante. Tendo visto uma resenha à respeito, acho que a leitura de uma edição melhor traria uma experiência completa. E adorei a superstição que omite o nome!

Wes 13/12/2022

"Esse Tirano foi um dia considerado honesto"
Macbeth é a jornada do herói que, por seus esforços por sua pátria em uma guerra, consegue o favor do rei e é prestigiado por toda Escócia, seu país. Entretanto, por influências de sua esposa (e até mesmo por interpretações equivocadas das previsões de certas bruxas...), a ganância e a sede por poder sobem à sua cabeça, transformando, aos poucos, um grande herói e um mito em um tirano sem escrúpulos e sem humanidade.

Algumas questões em Macbeth:
1. O poder das (más) influências: após ter alcançado, devido a seus grandes méritos, glória aos olhos do rei Duncan, sendo agraciado por ele, Macbeth é influenciado por sua esposa através de diversos pensamentos de grandeza e ganância. Ele poderia ter resistido no início, mas, a partir do momento em que Macbeth permite esses pensamentos adentrarem em seu íntimo, o herói passa a construir sua própria ruína;

2. Perda da essência: Macbeth, de uma pessoa justa e virtuosa se converteu em um Tirano cujo nome, só de ser pronunciado, cobria a língua dos escoceses de bolhas, segundo palavras de Malcom. Aí vemos como é grande a miséria da ganância e da vaidade: deixamos de ser nós mesmos, nos perdemos, nos convertemos em aberrações vergonhosas. Atualmente, vivemos em uma sociedade que preza a riqueza, o poder, o prestígio, o consumo et cetera, ao passo que valores como a humildade, a abnegação e a longanimidade são ridicularizados (obrigado, Nietzsche!). Isto, como observamos, está contribuindo para que sejamos uma geração apática, marcada por problemas psicológicos como a ansiedade e depressão. Pelo culto ao "self", a si mesmo, aos nossos próprios desejos e vontades, estamos perdendo nossa essência;

3. O cultivo do mal e a loucura: C. S. Lewis dizia que as pessoas más sabem muito pouco sobre a maldade, pois vivem numa redoma por sempre cederem e, ora, só se sabe sobre a força e a grandeza de sua própria maldade quem já teve a ousadia de tentar lutar contra ela (Cristianismo puro e simples, p. 190). Percebemos como aos poucos Macbeth foi perdendo seus escrúpulos por ceder às sugestões maléficas de Lady Macbeth: inicialmente o plano era somente matar um rei, mas depois deste ato, mais atos de maldade foram se desencadeando, até ele mandar matar uma criança! No fim da estória, vemos um casal tomado pela loucura causada pelos caminhos que decidiram trilhar;
"Atos que vão contra a Natureza geram problemas antinaturais. Mentes infectadas descarregam seus segredos em seus surdos travesseiros".

4. A paga pelo mal: Macbeth e sua esposa cultivaram o mal e no final o colheram. Podemos ter certeza de que aquilo que as pessoas plantam, isto elas semearão. Por uma vaidade tão desnecessária e fútil eles perderam o prestígio e o conforto de uma boa vida que poderiam ter tido, recebendo um final trágico de morte. Poderia ter sido tão diferente se Macbeth valorizasse e fortalecesse seus princípios e virtudes ao invés de se render à volubilidade!

Dentre os livros que li do autor, este, sem dúvidas, está entre os meus favoritos (isto, se, de fato, não for o favorito). Para quem quer começar a ler Shakespeare, Macbeth é uma boa pedida.

Qualquer contribuição a esta resenha é extremamente bem-vinda! Tenho dificuldades na leitura de Shakespeare, o que sempre me torna um grande perdedor de detalhes e das reflexões tratadas por este grande autor.
Emanuel.Müller 14/12/2022minha estante
Gostei da sua resenha! Despertou-me ainda mais a vontade de ler esta peça teatral. Se fosse analisar, no cunho teológico e filosófico (descartando as teses feministas, que certamente algumas delas veriam esta obra como machista, porque põe a mulher como arquiteta do maligno), notamos claramente o poder que a mulher tem sobre o homem, seja positivo conduzindo as virtudes e à santidade, ou negativo levando aos vícios e pecados.
Macbeth se encontra no exemplo do que ocorreu com Adão e Eva. Mas se com Adão e Eva houve arrependimento, será que houve para Macbeth e sua esposa, ou da parte deles houve remorso? Acredito que o casal da peça esteja em um nível ainda mais degradante do que Adão e Eva, embora nossas pais primordiais que estavam em um estado de graça, ao cairem, tiveram uma queda feia, mas possível de arrependimento. Acredito que Lady Macbeth equipara mais a Jezabel do que Eva, uma vez que Jezabel era adoradora de Baal e queria extinguir o culto do Deus Verdadeiro, matando os sacerdotes e profetas de Israel. De certa forma, Lady Macbeth fez o mesmo, foi matando os restos de virtudes que havia no marido, ao oferecer o fruto maléfico do poder de ser como deus. Macbeth não foi como Jó. A mulher de Jó é a imagem da velha Eva que conduz ao pecado, enquanto Jó é a antecipação do novo Adão que é Cristo, já dizia Santo Agostinho em um de seus sermões. Lady Macbeth não é como Maria, a nova Eva, que em vez de levar seu Filho ao mau, insentiva para o homem, porque ela era a serva do Senhor, a que creu e a cheia de graça (como disse o anjo em Lc 1). Lady Macbeth é a imagem da velha Eva. As Escrituras mostram que o homem pode ser tanto Adão como Acab, como pode ser como Jó e o Senhor Jesus Cristo. Assim como a mulher pode ser tanto Eva e Jezabel, como pode ser como Maria. Quem seremos? A imagem do velho Adão ou do Novo?

@tigloko 23/03/2022

Conhecendo Shakespeare
Lendo aos poucos consegui aproveitar melhor o enredo. Não foi uma leitura cansativa. Mas demandou mais atenção ao estilo de escrita e as nuances da peça. Talvez por ser uma das últimas tragédias escritas por Shakespeare seja um texto mais emcorpado do que suas comédias, pura especulação da minha parte kkk. Quero muito ler uma das comédias dele para saber as diferenças..

Os personagens são o ponto forte do livro. Tanto Macbeth e Lady Macbeth sao interessantes de se ler. A culpa é o sentimento que o personagem carrega ao longo da peça. Essa sendo escrita de forma realista, fez com que eu embarcasse facilmente nos seus monólogos. E Lady sendo uma personagem ambiciosa, ardilosa. Gostei dela apesar de aparecer pouco.

Não digo que foi uma leitura super interessante. Mas para uma primeira experiência gostei do que li.

larissa viana 19/02/2022

Inquietante
De acordo com o crítico literário Harold Bloom, Macbeth é o mais tenebroso dos dramas shakespearianos. Nos faz refletir sobre aspectos sombrios e atemporais do comportamento humano, como ganância, traição e culpa. É como se lêssemos o passado enxergando o presente e vez ou outra somos agraciados com diálogos maravilhosos, que ficam marcados, sobre tais assuntos. Há sempre algo de incômodo acontecendo na peça, medo e inquietação são sentimentos constantes; os personagens estão em guerra do começo ao fim, seja uns com os outros ou consigo mesmos. Acredito que fiz bem em escolher Macbeth para um primeiro contato com Shakespeare e super recomendo também.

Francisco.Guimaraes 04/06/2023

Haverá sangue, sangue e sangue
Em geral, as pessoas recomendam que se comece a ler Shakespeare pelas comédias: Sonho de uma noite ou A megera domada.

Eu sempre achei que Macbeth era uma excelente porta de entrada, por ser a peça mais ágil do bardo. Assassinos com objetivo claro, ações rápidas, intervenções sobrenaturais estupendas e sangue. A peça não poupa ninguém seja sangue inocente ou culpado.
Max 04/06/2023minha estante
Um viva ao bardo do Avon!?

Francisco.Guimaraes 04/06/2023minha estante
??????

Thaís | @analiseliteraria 05/07/2020

Minha história preferida de Shakespeare
Escrita no século XVII, Macbeth é uma tragédia que retrata de forma magistral tensões políticas e psicológicas.
Macbeth é um general escocês conhecido por suas conquistas em batalhas, o que o torna tão valioso para o rei Duncan da Escócia. Em suas andanças junto de seu amigo Banquo, encontram 3 bruxas que lhes fazem profecias. Macbeth será Barão de Cawdor e depois rei da Escócia. Banquo não será rei, mas pai de reis. Banquo alerta Macbeth "muitas vezes, no intuito de conduzir-nos até a destruição, os instrumentos de Satã contam-nos verdades, cativam-nos com insignificâncias claramente honestas, só para trair-nos em consequências as mais profundas". Desde o início, é possível sentir a atmosfera de traição presente, que possibilita Macbeth acender ao título de Barão de Cawdor e faz com que ele trave uma luta entre seus desejos, sua consciência, o livre-arbítrio e a moral.
Lady Macbeth, esposa de Macbeth, a grande vilã - para mim, a personagem mais interessante e com os melhores diálogos - sabendo da profecia, o leva a cometer regicídio, ainda que ele hesite na ação "Tens medo de ser na própria ação e no valor o mesmo que és em teu desejo?". Macbeth usurpa o trono e se estabelece como tirano, dando início a uma série de traições e assassinatos para se manter no poder. Lady Macbeth sucumbe a loucura, depois da consciência "chegar" de modo retardado. Macbeth também paga o preço com a insanidade.
No fim, as bruxas não fizeram mais do que impulsionar e tornar consciente toda a ambição e o desejo latente que já existiam em Macbeth. "Que se enganem os outros com nossa aparência mais serena. Aquilo que sabe o coração falso, a cara falsa deve esconder."

site: @analiseliteraria

Andre.28 27/03/2020

Literatura Fundamental: Um Clássico Shakesperiano (Resenha Osmose Literária)
Ler Shakespeare é uma experiencia bem reflexiva. Tentei enxergar o conteúdo dos diálogos e propus uma interpretação minha.

Jamais pretendo me colocar como dono da verdade, apenas faço as resenhas como exercício de escrita que se baseia apenas nas minhas experiências pessoais e na formulação de minhas próprias interpretações. A verdade me falta, apenas discorro sobre a impressão do que vejo.Verdades são cansativas, e já não tenho idade, nem capacidade, para reproduzir paciências desse tipo...kkk

Essa resenha eu decidi colocar somente no meu Blog: Osmose Literária. Lá também tem várias resenhas que posto aqui.

Caroline1451 19/01/2024

Magnificência violenta
Bruxas apareceram a Macbeth... Elas contaram a ele o seu destino: ele se tornaria rei. Ao ouvir isso, Macbeth bebeu do veneno da ganância e se corrompeu. Preso numa espiral de ganância e crise moral, ele encontrou destruição e morte.

"Mas é estranho, porque muitas vezes, no intuito de conduzir-nos até a destruição, os instrumentos de Satã contam-nos verdades, cativam-nos com insignificâncias claramente honestas, só para trair-nos em consequências as mais profundas".

Gosto muito das peças de Shakespeare!

Jess 05/05/2023

Foi mais um livro que precisei ler para a aula e, até o momento, foi o que eu mais gostei e com a melhor experiência.

Tinha amado a leitura, mas depois do debate que tive ontem em aula sobre a história e os personagens, a participação deles na trama, as suas personalidades e os conflitos, sobre tudo o que envolve o autor e a época, o teatro, a narrativa, avaliando e analisando tudo de ato em ato, consegui amar ainda mais.

Marcela Richter 04/12/2021

Shakespeare é maravilhoso
Uma das melhores obras do nosso querido dramaturgo mais famoso de todos os tempos. Cheia de mistérios, assassinatos, guerras, sangues, maldições, bruxas?
Shakespeare se superou com essa peça

Katia Rodrigues 27/01/2021

A peça escocesa
Perfeita para quem ama frases de efeito assim como eu ?.

" A vida não passa de uma sombra que caminha, um pobre ator que se pavoneia e se aflige sobre o palco - faz isso por uma hora e, depois, não se escuta mais sua voz. É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria e vazia de significado. "

Gabriel1994 22/05/2022

Primeira Vez Lendo Shakespeare
Se um dia nunca me imaginei lendo um livro, em um dia muito mais inexistente que esse, nunca me vi lendo Shakespeare.

Um estilo de leitura completamente diferente ao que estou habituado. Primeira vez que estou lendo uma peça e um livro neste formato de escrito e desenvolvimento.

São diálogos envolventes que a todo tempo trazem, além de todo um drama, diversas reflexões, através de frases e situações da história que nos leva a pensar, pensar e pensar mais um pouco.

Apesar do começo com peças jogadas a esmo, com o desenrolar da história vamos ligando os pontos. Chegando até mesmo ao ponto de fazer conexões antes delas se tornarem um fato.

Uma leitura que demanda uma atenção e um carinho para aproveitar e pegar cada detalhe para conseguir alcançar algo além do gosto, pois foi um prazer e aconchego enorme ler Macbeth.

Uma história que conta a ascenção de um homem bom e valente e também conta o declínio desse mesmo homem a um mero vilão sanguinário, traidor, cruel, ambicioso, orgulhoso e vazio.

Os maus aconselhamentos, a ambição para obter, com demasiada pressa, as conquistas vistas em visões de outrem. Tropeços e falhas que foram acarretadas pelos vacilos de um homem que tentara destruir o que mais lhe feria o ego, mas que acabou se destruindo pelo mal que foi construído, ele próprio.

Desde as lutas e glórias, às perdas e erros. Tudo isso Macbeth nos entrega, nos dando a chance de aprender com ambos.

Uma leitura sensacional de digníssimas 5 estrelas! Não sei se arriscarei ler muitas obras de William Shakespeare e também não sei se vou sempre gostar de ler peças, todavia, Macbeth de Shakespeare fora uma baita porta de entrada com um "q" de curiosidade para usufruir mais de outras obras do autor e do gênero, que espero visitar muito em breve.