Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

Leonardo.H.Lopes 04/02/2023

A peça da ambição
Nesta peça do Bardo, temos a história de Macbeth, um general cheio de qualidades, forte, bom súdito, que a certa altura é dominado pela ambição.

Após voltar de uma batalha, Macbeth e um colega encontram Três Irmãs Estranhas, com aparência de bruxas, que fazem profecias. Elas profetizam que Macbeth será rei e que seu amigo Banquo será pai de reis. Essa situação faz com que nasça a semente da ambição no coração do general que, atiçado pela esposa, Lady Macbeth, assassina o rei Duncan e, após os filhos do rei fugirem e serem acusados de parricídio, Macbeth, que era primo do rei e próximo na linha de sucessão, ascende ao trono da Escócia.

A partir daí, Macbeth cometerá uma série de crimes e atrocidades para tentar manter sua coroa, como matar o amigo Banquo e sua família a fim de que sua linhagem não dê um golpe e pegue a coroa, afinal Banquo seria pai de reis. Assim como em Hamlet, o fantasma de Banquo entra em cena e assombra Macbeth, mas diferente daquelas pela, apenas o protagonista avista o espectro do amigo. Amedrontado, ele retorna à charneca para tentar reencontrar as Três Bruxas que fazem mais duas profecias: Macbeth só será derrotado caso a floresta à frente de Dunsinane, em frente ao castelo real, se mover e somente um homem que não nasceu de uma mulher poderá derrotar o rei.

Essas profecias pareceriam que nunca se concretizaram, afinal as árvores não podem andar e não existe ninguém que não tenha nascido de mulher, assim pensa Macbeth. Enquanto isso, Lady Macbeth, que participou ativamente no assassinado do rei Duncan, não consegue lidar psicologicamente com o sangue de suas mãos, esfregando-a sem parar no ar vendo as manchas imaginárias, caindo no abismo da loucura e enfrentando um fim trágico.

Em terras estrangeiras, os filhos do falecido rei começam a se organizar para fazer justiça e destituir Macbeth, que a essa altura se tornou um monarca tirânico. Com um pequeno exército, Malcolm, filho do rei, chega à floresta de Dunsinane e, para camuflar, ordena que cada soldado pegue galhos de árvores e marche em meio à vegetação em direção ao castelo de Macbeth: a floresta se move.

Dentro da fortificação, Macbeth fica sabendo do que aconteceu com sua esposa e pronuncia e se dar conta que a vida não passa de uma sobra que caminha, “uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria e vazia de significado”. O castelo é invadido e Macbeth é confrontado por Macduff, lorde que também teve a família morta por Macbeth. O rei diz ao lorde que nunca seria derrotado, afinal era enfeitiçado e nenhum homem nascido de mulher o derrotaria. No combate, Macduff revela que foi tirado do ventre da mãe através de cesariana. Portanto, ele não foi parido e, se considerarmos a época da obra, podemos chegar à conclusão que a mãe morreu e a criança foi retirada de seu cadáver. Macduff, o homem que não foi parido por mulher, mata Macbeth e a ordem é restabelecida.
Assim, uma das grandes tragédias de Shakespeare, Macbeth retrata a degradação do homem que se deixa dominar pela ambição cega, desmedida, desregrada, acreditando que apenas está apressando algo que iria acontecer de todo modo, uma vez que o fato de ele se tornar um rei era um profecia. O resultado é isso: o despencar na imoralidade, na irracionalidade, a perda do sentido da vida ao olhar as ações que se fez, ao constatar que o mundo é cheio de som e de fúria, não significando nada, consequência de seus próprios atos.

Macbeth quer ser grande e não falta-lhe ambição, mas carece-lhe, inicialmente, a maldade que deve acompanhar a ambição. Sua esposa, Lady Macbeth, funcionará como um catalisador da face maligna do marido. Em sua primeira aparição na peça, ela própria constata isso e diz: “Apressa-te em vir para cá, e que eu possa em teu ouvido derramar meu inebriante vigor, e que eu possa, com a ousadia de minha língua, açoitar tudo o que se interpõe entre tu e teu destino”. Não que Lady seja a responsável pelos crimes do esposo, mas com certeza as porteiras do cataclismo do esposo foram abertas por si.

Rápida, dinâmica, uma dos menores trechos trágicos do grande dramaturgo inglês, Macbeth é uma peça sem igual que retrata tipos humanos tomados pela ganância alógica.

Carolina Del Puppo 26/05/2021

Bravo!
Um espetáculo, foi muito bom ler essa obra que é considerada a mais sombria de Shakespeare.

Neilson.Medeiros 12/10/2023

Das peças de autoria de Shakespeare que eu já li, essa é de longe a melhor. Eu adoro quando um livro indica outro livro. No caso, o fantástico Coração tão branco, de Javier Marías, me incentivou a ler Macbeth o quanto antes. Certeiro!

Felipe.Camargo 02/01/2022

Poucos mergulharam tanto na alma humana quanto Shakespeare!
Os clássicos são atemporais! Pela primeira vez leio essa maravilhosa obra, que relata o quanto a sede pelo poder transforma o ser humano, assim como a consciência pode levá-lo a ruína.

Por fim, tiranos têm que perder a cabeça mesmo!

Jacque Spotto 31/01/2021

Macbeth é uma peça que retrata muito bem como a ganância e ambição faz com que o ser humano, aquele que falta apenas oportunidade e sugestão, utilize de todas as formas para atingir seus objetivos. Mesmo que sejam formas cruéis e egoístas para chegar ao que almeja.

Eliza.Beth 11/04/2023

Mais uma lida
Mais uma peça de Shakespeare.
Um tema bem repetitivo, mas com assuntos relevantes pois parece que quando o ser humano está envolvido, nunca há evolução.

Gostei, mas não chega perto da perfeição de Hamlet.

?Chorarei tão somente por aquilo em que acredito; acreditarei tão somente naquilo que sei ser fato; e tudo que eu puder remediar será feito à medida em que o tempo for se mostrando companheiro.?

Carolina.Gomes 30/01/2021

Macbeth: ganância, traição, desonra e culpa.
Difícil fazer uma resenha sobre uma obra dessa magnitude.

O que posso dizer é que Shakespeare consegue envolver o leitor na atmosfera sombria e macabra desta peça.

Macbeth, ao retornar vitorioso de uma batalha, se depara com três bruxas que profetizam que ele será rei. Insuflado por sua mulher, ele resolve usurpar a coroa, traindo a confiança de um rei bom e justo, transformando-se num tirano sanguinário temido e odiado.
Aparentemente, Lady Macbeth seria a ?mentora? do crime, mas Macbeth não levaria adiante a traição se, dentro de si, não tivesse a maldade.

Até onde vai um homem em busca de poder?

Usurpada a coroa, Macbeth não tem um minuto de paz em seu trono lavado de sangue e desonra.

Fica aqui a importante reflexão: ?Nem tudo que quero eu posso. Nem tudo que posso eu devo. Nem tudo que devo eu quero. Você só tem paz de espírito quando aquilo que você quer é, ao mesmo tempo, o que você pode e deve?.

Lilian 06/05/2022

Macbeth
Se fosse uma novela.... Os opostos se atraem... William gostava dos iguais. A harmonia das relações se dá na igualdade e não nas diferenças. Para o bem ou para o mal a harmonia se dá sempre pela paridade, em Macbeth não é diferente. O mau é o diferente, vem do diferente, se origina no diferente. William sempre reforça o patriarcado e o cristianismo e tudo que questiona tais pensamentos evoca a perversidade ao mesmo tempo, essa perversidade inerente acaba por justificar os abusos oriundo dessa elite que se enxerga como os ungidos da vontade divina.

Midi.Gomes 16/10/2023

"Não queira saber mais do que já sabe"
Muito sangue, violência e maldade escorre e habita nas páginas dessa história.

- Não tome para si o que não é seu e nem foi dado a você.
- Não seja cruel e injusto com pessoas inocentes.
- Não escute bruxas loucas da floresta ou do pântano.
Lorde e lady Macbeth não conhecia essas regras da vida.

"Mas é estranho, porque muitas vezes, no intuito de conduzir-nos até a destruição, os instrumentos de Satã contam-nos verdades, cativam-nos com insignificâncias claramente honestas, só para trair-nos em consequências mais profundas."
Paola 19/10/2023minha estante
Que resenha cativante

skuser02844 26/10/2023minha estante
Vou me lembrar... Não escutar bruxas loucas da floresta! ?

Chiara 27/01/2024

Aquela obra que não deve ser nomeada!
Macbeth é umas das mais famosas tragédias de Shakespeare, retratando uma das vilãs mais famosas da literatura: Lady Macbeth. Por ser tão trágico, atores são recomendados a nunca falar o nome dessa obra em voz alta, por ser considerada um mau augúrio. Em geral foi uma boa leitura, mas eu esperava um pouco mais, mas foi divertido.

Gonçalez_ 23/02/2021

Primeira tragédia de Shakespeare que eu leio
Livro super curto e em formato de peça que eu adoro. A história é bem envolvente, tem sim umas partes mais lentas/chatas mas no geral é bem legal. O final te deixa super preso na história! Recomendo

LSS 22/02/2021

O crime não compensa
A primeira vez que lei um texto nesse estilo. Muito bom. Os acontecimentos passam bem rápido. Mas a história não deixa de ser emocionante.
Macbeth é um traidor que vira rei através de um golpe. Entretanto, seu reinado não dura muito tempo.
Liliane 22/02/2021minha estante
Acho essa, uma peça poderosa. Amo Shakespeare! ?

LSS 23/02/2021minha estante
Ele é ótimo mesmo ? primeira vez que leio um livro de Shakespeare.

Manu 30/01/2023

"... mas cruel é esta nossa época,quando somos traidores antes mesmo de conhecermos-nos a nós mesmos; quando o medo leva-nos a acreditar em rumores,..."

Alice 28/01/2023

Esse é com certeza o mais sangrento do Shakespeare que eu li até agora! Ainda estou me acostumando com o teatro então acho ainda um pouco estranho e rápido demais os acontecimentos mas apesar disso é bem estimulante de ler. Os personagens principais desse realmente levaram a ambição em outro patamar.