Textos Autobiográficos

Textos Autobiográficos Charles Bukowski

Resenhas - BUKOWSKI

Lady Murphy 03/08/2010

Nem tão inédito assim.
O novo livro do Bukowski, recém publicado pela L&PM. Uma compilação de vários textos em ordem cronológica, não de publicação, mas do que acredita-se ser acontecimentos da vida do próprio autor. Para quem já leu tudo de Bukowski, (o que não é o meu caso pois li uns 8 ou 9, talvez) o livro pode ser considerado um engodo, pois não tem nada de inédito, e a maioria dos textos é de traduções que já conhecemos. Outro ponto negativo é o preço cobrado. R$66, por um livro de textos já publicados em outros livros da própria L&PM é um roubo, uma extorsão, um absurdo! Você chega em casa com seu volume imaginando encontrar coisas que nunca viu e no virar das páginas se depara com a mesma coisa que você já tem na estante. É de se ficar muito indignado. Se em 479 páginas tiver um quarto de textos inéditos é muito. Mas para quem não leu tudo ainda e é fã de Bukowski, até que não é de todo uma má aquisição. Eu gostei.

O que me prende ao Bukowski é a versatilidade. Ele é um cara que escreve tudo (conto, poema, romance, etc) sobre tudo (política, amor, mulheres, porres). Não se prende apenas às histórias de bares, que é, na verdade, o que prende a maioria dos leitores que ele tem. Os jovens (geralmente) acham bonitinho e aplaudem e reproduzem a vida errante do personagem que eles acreditam piamente ser o próprio escritor. Nem tudo que está escrito é verdade e nunca poderemos distinguir o que é do que não é. O que podemos tirar da leitura não são os atos do herói, antes, devemos dar muito mais importância ao sentimento que o Bukowski emprega na narrativa. Acho que até por isso acabei preferindo os poemas aos romances dele.
paulo 21/07/2012minha estante
Nos poemas do velho Buck conseguimos encontrar um escritor sóbrio, sem amarras poéticas, sem destino e sem badeiras.

Paulo Tonon 17/01/2013minha estante
Olá, eu tenho toda a coleção pocket da lpm, e como vc disse ter mtos contos repetidos não sei se vale a pena comprar... vale o preço? obrigado..

Karen 06/01/2014minha estante
Moça, muito bom seu comentário. É uma visão que poucas pessoas têm, principalmente, esses jovens recém leitores do Buk. Na verdade, não se pode analisar sua obra por meio apenas dos seus porres e seus casos com as mulheres, e sim, o sentimento e sua visão crítica. Também acho que Buk era bem melhor com poemas, e é complicado distinguir sua vida e sua ficção, já que as duas se confundem.

Barbara 29/02/2024

Fiquei enrolando pq não queria acabar esse :((
eu te amo p smp bukowski, obrigada por cada risada e choro

Luciano Luíz 18/12/2014

TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS do velho BUK é apenas uma compilação de trechos dos romances, livros de contos e alguns poucos poemas inéditos. Caso você já tenha lido os 6 romances, todos os demais títulos de contos os poemas espalhados por outros tantos, então esse volume não tem quase nada de inédito. No máximo mesmo uma ou outra poesia.
Mas caso você jamais tenha lido nada do autor, com toda certeza é uma ótima viagem para ser iniciada. Só que os trechos dos romances aqui apesar de isolados, tem mais sabor em seus verdadeiros títulos.
No meu caso, foi o último livro que li do velho safado, e se não fossem alguns poemas, eu nada teria aproveitado... Pois já tinha lido praticamente tudo que ali se encontra...

Nota: 8

L. L. Santos

RELEITURA
20 de fevereiro de 2016, sábado

Dei uma relida em TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS do velho BUK. Esse livro contém um monte de poemas e alguns contos mais fragmentos dos romances. Ou seja, se você já leu tudo que está disponível no Brasil, aqui não vai existir qualquer novidade (a não ser por algum poema).
No entanto, esse livro flui melhor depois de um ano, dois anos, 3 anos na estante. Ou seja após nada mais ter lido do autor.
Tem-se uma nova surpresa. É como se fosse mesmo uma nova leitura. Passeando pelos mesmos diálogos e cenas.
Para quem nunca leu nada bukowskiano, esse livro não é o melhor. Pois como são fragmentos, algumas cenas ficam deslocadas, sem sentido. Mas com relação aos contos e poemas é diferente. Mas também não significa que a leitura não vá render mesmo sendo a primeira experiência ao catar justamente esse título.
Enfim, em 2015 eu tinha lido apenas os poemas. Agora foi muito mais interessante reler mais do mesmo.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?fref=ts
Erika 16/07/2017minha estante
Boa resenha!
Nada novo nesse livro, quem já leu grande parte da obra dele apenas relerá, ou pulará a maioria.
Trechos de obras, só isso.

monique.gerke 06/09/2018

Tio Buk precisava ter libertado o pássaro azul..

Camila.Guntzel 30/03/2020

meu primeiro contato com o autor, me encantou. Não é um livro para ser lido em poucos dias, e sim lido e digerido ao longo de um mês ou mais do que isso.
Convidativo para inúmeras reflexões.

seufuviu 28/11/2009

o velho china...
em todas' partes
em todas'páginas
o coração do velho safado
persegue a melancolia'mericana

escrevi iso aqui para ele
(uma tentativa de fuga)

(1)

as paredes descolantes dos estô’magos
sonham como 1 delírio
antes que o prenúncio surja faminto
em forma de um pesadelo famigerado
sintomas de insônia da cidade

(2)

intranquila manhã de pipocos
que rombeiam as janelas
de balas perdidamente loucas
a partir os corpos em fragmentos
de um vermelho bruto de sangue

(3)

nem’esmo a esmo o dia corre
lentamente salta do 45º andar do matadouro 17
às 4 da manhã
ainda breu
no céu embrulhado pela orgia
um homem arranha sua farda de herói
com as unhas de uma prostituta bêbada

(4)

Chinaski, o velho Henry borcou
todo o podre wiskie da noite anterior
sobre as calçadas infames
quando ganhou 65 dólares no hipódromo
y saiu com Any pra muita beberria & sacanagem

(5)

corria da polícia
era ele um comics alucinado
a ‘travessar as telas
pelas ruas’olitárias
eu ajudei’o naquela solitude atitude
somente os olhos de Prometeu nos viam
pendurado estava
pendurado ao tédio
do prédio em formato de seringa
ficou
foi quando ouvimos o grito rancoroso
daquela viúva gostosa da beira rio

“Socorrooooo socoroo socorr...”
....
....

(35)

não havia nada qu’eu pudesse ali fazer
a não ser me agarrar como um tarado concretista
ao muro de coxas da difamada editora
que publicava meus contos & poesias de 2ª

(textos autobiográficos)

Lorena Almeida 04/01/2024

Sempre soube que o Bukowski era um velho bêbado viciado em prostitutas, mas nunca li nada dele e quando vi esse livro no sebo, achei uma ótima oportunidade de conhecer a escrita e vida dele. Eu odiei, ele é um velho nojento. As cenas de estupro, quase me fizeram desistir do livro, o jeito que ele escreve sobre mulheres e os seus pensamentos ridículos me deixaram extremamente incomodada, demorei meses pra terminar esse livro e agora não sinto mais do que alívio de não ter que ler ele de novo.