Os Irmãos  Karamázovi

Os Irmãos Karamázovi Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Clarissa Barradas 25/01/2024

Perfeição
Um dos favoritos da vida.
Confesso que tenho um ?certo? preconceito quando o livro é gigante, mas? eu simplesmente tenho preferido logo após ler os miseráveis.
Livro incrível, rico e viciante.

Jussara Valeska 25/01/2024

Finalmente li Dostoiévski e foi maravilhoso!
Os Irmãos Karamazov é um clássico russo, comecei por ele e foi uma ótima porta de entrada para mim, e agora quero ler absolutamente tudo de dostoiévski!

Para mim, o desenvolvimento dos personagens e o panorama da cena social e intelectual da Rússia da época são geniais. Os personagens secundários são riquíssimos e nos trazem conflitos e reflexões.

Em um determinado trecho do livro, os irmãos Aliócha e Ivan, conversam em um boteco, nessa conversa eles falam sobre fé. A trama ?O grande inquisidor? narrada por Ivan com genialidade, é fantástico e vale a obra.

O livro é sensacional e com certeza voltarei a ler futuramente.

Filipe 25/01/2024

Estou lendo pela primeira vez Irmãos Karamazov. Evidencia os fatores que me fazem tender a preferir o velho Tolsta ao Dostóievski já nos primeiros capitulos. Em 4 capitulos não há uma descrição sequer de como os personagens se portam, detalhes de como se vestem, as feições de cada um. Consigo imaginar o patriarca Fiódor Karamazov como um velho arruaceiro bêbado que vive promovendo orgias com prostitutas, mas não realmente visualizá-lo, sentí-lo por meio da ação das palavras, que no caso do Tolstói é um raio ensolarado perfeitamente luminoso ao descrever seus personagens.

Fui comparar com o início de Anna Karénina, como são diferentes estas duas obras, Tolstói compõe ações de maneira mais vívida, há detalhes até mesmo que acrescentam certa comicidade, como as chinelas bordadas a ouro que foi presente da esposa traída de Oblonski. E o poder das metáforas tolstóianas:

"o rosto dela perdeu de repente toda a afabilidade, como se o Sol se tivesse ocultado atrás de uma nuvem, e Lévin reconheceu a expressão familiar do rosto dela, que significava um esforço do pensamento: na sua testa lisa surgiu uma ruga."
Na tradução portuguesa de Antonio Pescada. Brilhante simplesmente essa prosa, consegue imprimir a força imagética tal qual um poema. Percebo hoje que Dostóievski é mais para o psicologismo, e Tolstói é para a arte

Little Mary 24/01/2024

Os irmãos Karamazov se amaram, apesar do mundo, eles amaram.
Os irmãos Karamazov, pode ser descrita como uma novela extensa e profunda, nela acompanhamos a história de Aliocha, Ivan, e Dimitri e suas relações conturbadas, entre si e das pessoas em suas vidas. Muito além de dramas familiares, essa obra magnífica trabalha diversas outras dimensões do cotidiano russo e se aprofunda densamente nas personalidades de seus personagens. O modo como se expressam, mesmo aqueles personagens que não são tão relevantes, evidência como essa história é assustadoramente humana e realista. Todos os acontecimentos e falas dos personagens são tão fieis a realidade que aparenta muito ser o registro de eventos reais.
Aliocha, um jovem homem de caráter angelical, o mais novo entre seus irmãos, parece ser a liga que une e harmoniza essa história. Sua presença é tão indispensável, que se a história não fosse tão complexa, poderíamos até nomea-lo protagonista.
Ivan, o irmãos do meio, este sofre calado. Ivan parece ser frio, mas é um racionalista cético e sensível. Ele tem um caráter fortemente introspectivo e carrega um tormento tão enraizado a si, que ninguém parece ser capaz de salva-lo, apesar das diversas tentativas de Aliocha de se conectar ao irmão.
Dimitri, a alma mais atormenta deste livro. O primogênito sofredor, loucamente ciumento e desequilibrado, se encontra em uma terrível situação onde rivaliza com o próprio pai pela mulher que ama e se encontra na situação angustiante de eminente derrota. É um dos personagens mais perturbados que já li, e me causa uma certa repulsa por seu jeito.
Esse três irmãos quase completamente estranhos um ao outro, ao longo da história, desenvolvem de forma indireta e induzida por tragédias, uma união tão grande, forte e discreta, que só fica evidente ao final da leitura, que os os irmãos Karamazov se amaram, apesar de tudo.

John 24/01/2024

Para sempre Karamazov
Uma das obras primas de Dostoiévski. Mostra a disputa da família Karamazov por amor e por dinheiro. História surpreendente que te prende do início ao fim. Só lendo para entender o por que Freud e Carl Jung gostavam de Dostoiévski.

Sa 24/01/2024

Terminei a leitura faz alguns dias e sinto que até agora estou absorvendo a grandiosidade do que li. Os personagens são bem trabalhados e a história te prende completamente. As discussões filosóficas trazem ao enredo que já é envolvente mais significado para a história. É um livro completo, entrega ação, romance, drama e história. Se tornou um dos meus favoritos do Dostoievski.

Thomas.Jordao 23/01/2024

Se Deus não existe, tudo é permitido?
Foco no enredo e não nos personagens, como grande fã de autores que pregam isso, eu também. Porém é tudo que dostoievski não faz. Em seus livros o foco é extremamente nos personagens, à exaustão. Não gostei da minha primeira leitura, "o idiota", porém resolvi dar outra chance a esse renomado escritor. Com essa versão maravilhosa, embarquei nessa missão, do início ao fim, e posso dizer com certeza que não me arrependi. Ao contrário do outro livro, não achei esse um grande novelão, de quem fica com quem, como mencionei na outra resenha. Muito pelo contrário.
Estou no processo de alargamento de minhas ideias e gostos literários, procurando dar mais valor aos personagens e suas construções, e dostoievski sem dúvida me ajudou com esse livro. Após ler "5 personagens sem um autor", já considero que me livrei desse antigo preconceito, até porque um dos meus preferidos é "os miseráveis", no qual há um foco nos personagens, embora não como os irmãos Karamazov. Só para se ter noção, os miseráveis tem 1500 páginas, porém são muuuitos personagens, e muuuito enredo, enquanto que em Karamazov, são basicamente não mais que 8 personagens principais e secundários, e um enredo super simples que daria em 150 páginas, sendo que o livro tem 900-1000.
O que importa nas obras dele, o que não é super simples, é o personagem, sua psiquê, sua história, suas ações, seus pensamentos, suas filosofias de vida, sua ética. Com esse livro eu realmente gostei de entender os personagens, de os odiar, e surpreendentemente, de amar odiá-los. Pra não dizer que não amei ninguém, direi que ao Ivan, porém apenas ele, visto quão humanos são os personagens de dostoievski, logo, impossíveis de amar em sua totalidade. São riquíssimos, são surpreendentes, são caricatos às vezes, mas talvez nisso esteja toda a graça. As intermináveis páginas de pensamentos e filosofias dos personagens, os diálogos maravilhosos entre eles, e como tudo se conecta no final, é simplesmente majestoso. Um ótimo enredo, que se mistura com toda a história, conecta diversos pontos, e um final que era de se esperar, porém não do jeito que foi. E no fim, o julgamento me surpreendeu demais, visto que não esperava um embate entre advogados numa obra de dostoievski, e ainda por cima, simplesmente maravilhoso, me fazendo mudar de lado a cada discurso kkkkkk
Não posso deixar de esquecer de mencionar sobre o grande inquisidor, livro feito por Ivan Karamazov, que é simplesmente incrível, e sobre os grandes questionamentos da obra, como a do título. O homem quer ser governado? A religião dispensa a existência de Deus? Acredito em Deus, não acredito no mundo criado por ele, devolvo humildemente sua entrada? Deve-se amar os pais incondicionalmente? Amar o próximo faz parte do nosso código moral?
Existe lógica no amor?
Não passo de 4, pois infelizmente é uma leitura moderadamente pesada, acredito que devido a ser muito antiga, embora dê para se entender. Devido a faca de dois gumes que é esse estilo filósofico de escrita, já que alguns desses pensamentos que duram 10 páginas não "te pegam", e então você é obrigado a perder um tempo lendo algo que discorda completamente, ou simplesmente não entende, visto as diferenças históricas e culturais entre hoje e aquela época, e devido ao não conhecimento completo do imaginário russo. Algo que aliás é interessantíssimo de se entrar em contato, saber como era o pensamento do cidadão russo, sua moral e cultura. Me surpreendeu ver como que em não tanto tempo atrás, haviam pessoas que rejeitavam completamente a instituição medicina, e como ela era Fraca, se comparada a hoje em dia. Um livro maravilhoso, que sem dúvida lerei novamente alguns trechos. É uma pena e tristeza inacreditável ele não ter a continuação que dostoievski tanto queria, porém não teve tempo :(
Yana.Venancio 24/01/2024minha estante
Uma leitura de altos e baixos né amor? Adorei a resenha, será que estamos caminhando para uma leitura de romance???

Nick 31/01/2024minha estante
Gostei das contextualizações, das observações pessoais (principalmente sobre abrir mais a cabeça) e ainda passando de forma técnica sobre alguns aspectos. Eu já queria ler, agora então, sem dúvida eventualmente isso irá acontecer. Sobre Dostoiévski, nem preciso falar. Parabéns pela resenha, meu irmãozinho!

Carolina.Lausmann 23/01/2024

Dostô não decepciona ??
Difícil fazer uma resenha que faça o mínimo de justiça a essa obra. Mas vejo que, apesar de ser uma obra grande (quase mil páginas), Os Irmãos Karamázov vale muito à pena a leitura.

Ela é mais do que apenas literatura: é um grande tratado filosófico que, ao explorar a máxima "se Deus não existe, tudo é permitido", confronta de maneira provocativa as questões morais e espirituais, desafiando as bases convencionais da ética e da religião. Todas essas questões nos são apresentadas tendo como plano de fundo uma família disfuncional com personagens complexos e muito bem trabalhados.

Raissa 22/01/2024

O pior pai de todos os tempos kkkkkkkk
Que perfeição, meu Deus, eu quase entrei em colapso com essa leitura kkkkkkkkk. Os personagens são perfeitos, os diálogos ocorrem de forma extremamente natural e a trama é super envolvente! O Aliocha (o mais novo dos irmãos) é um amor e serve como mediador da maioria dos acontecimentos presentes na história, já o Ivan e o Dmitri têm personalidades mais fechadas (principalmente o Ivan), mas mesmo assim eles conseguem se entender em diversos pontos, apesar das filosofias e atitudes do três serem completamente distintas. A religiosidade também é apontada com frequência durante toda a obra, já que tudo gira em torno da questão levantada por diversos personagens: se Deus "não existe", tudo seria permitido? Resumindo, a gente vai acompanhando uma espécie de romance policial cheio de dilemas sobre a moral e a ética, ao mesmo tempo que vemos as personagens lutando contra seus próprios demônios. Vou parar por aqui, se não vai acabar virando um texto imenso (sim, as vezes eu acabo me empolgando kkkkkkkkkk), apenas leiam!

Observação: o livro é baseado em um crime real, então, se você não gosta de spoilers, NÃO PESQUISE sobre o crime que inspirou o livro, pois basicamente revela o que acontece no final da história!

Bille 19/01/2024

Nesse magnum opus, a intertextualidade densa com referências filosóficas e religiosas enriquece uma narrativa que desafia a linearidade convencional, refletindo a complexidade da condição humana. Dostoiévski, um mestre da psicanálise literária, cria personagens de profundidades abissais, cujas crises existenciais ressoam com perturbadora universalidade. A prosa, vibrante em sua eloquência, constrói um cenário de questões morais e existenciais, estabelecendo a obra como pilar no cânone literário e espelho de uma sociedade em crise moral.

JAQUELINE.ARGOLO 17/01/2024

Obra-prima
Não fico a vontade para avaliar uma das obras de um grande vulto como Dostoievski. Mas a minha humilde opinião direciona, mais uma vez (após leitura de "Crime e Castigo"), que se trata de mais uma leitura densa, talvez pelos nomes, nomenclaturas russos, os extensos diálogos, dilações, etc. Tive que parar algumas vezes para retomar no dia seguinte, pois em certos trechos fiquei desmotivada. Mas o julgamento me prendeu e, sobretudo, da trama bem esquematizada que é narrada no livro, o que evidência todas as qualidades e a criatividade do autor, incluindo questões existenciais e diferentes análises psicológicas, apresentando os possíveis choques entre visões de mundo distintas.

Juana.Carolina 15/01/2024

Uma obra-prima
Como não se encantar com as particularidades de cada irmão Karamázov? Mítia com sua paixão exacerbada, me trouxe muitas risadas( fico imaginando ele vigiando a Grutchenka kkkk) Ivan, o racionalista, a inteligência dele também é sua perdição, ele é consumido por dúvidas acerca da existência de Deus, da moral e do sofrimento humano.
E por último, mas não menos importante: Aliocha, o irmão mais novo. Talvez seja pela bondade, calma ou sabedoria em dar conselhos, não sei, mas ele se tornou meu irmão preferido. O capítulo final dele conversando com as crianças me fez chorar kkkkk ?Que bela é a vida quando fazemos uma coisa boa e verdadeira?

Gabrielli 15/01/2024

Um clássico de fôlego
A obra-prima de Dostoiévski não tem temas que me atraem tanto assim, e isso foi um dos principais motivos para não ganhar 5 estrelas. As discussões teológicas são densas e a opinião pessoal do autor é bastante nítida. Em alguns momentos, o enredo ficou arrastado para mim. Mas a história é muito bem delineada, é realmente o livro mais bem planejado do Dostoiévski que li até o momento. O personagem Aliocha, designado como herói do livro, é muito tocante, e os demais irmãos também são bem desenvolvidos e bastante interessantes.