Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Vinícius 20/02/2024

O último livro do Grande Dostoievski
Os Irmãos Karamázov nos brinda com o último livro escrito deste grande autor, que para mim, é um dos melhores da história da literatura universal. A história dos irmãos: Dmítri, Alexei e Ivan com seu início peculiar, mostrando um pai ausente e que pouco se importava com sua família, a vida intensa de cada um se seus filhos que iam do sublime e religioso Aliocha (Alexei) ao suspeito de assassinato do próprio pai, Dmítri. Reviravoltas e intrigas, além de um julgamento final como só Dostoievski poderia pensar, faz do livro uma das obras primas do mestre ao lado de Crime e Castigo, que para mim, é sua obra prima. Para quem gosta de literatura Russa Dostoievski é leitura obrigatória. São 910 páginas na versão da Martin Claret e várias passagens são tão empolgantes, que não conseguimos parar de ler. Recomendo.
Rogéria Martins 20/02/2024minha estante
Boa resenha, Vinicius. Pretendo ler mais Dostoiévski, eventualmente chego neste título :)

Vinícius 23/02/2024minha estante
Vale a pena Dostoievski foi um dos grandes da literatura de todos os tempos. Poucos autores chegaram a expor de forma intensa o íntimo de seus personagens. Recomendo começar por Crime e Castigo se nunca leu nenhuma das obras. Depois, noites brancas, Um Jogador e Humilhados e Ofendidos é

Vinícius 23/02/2024minha estante
Um grande autor.

Rogéria Martins 26/02/2024minha estante
Obrigada pelas recomendações! Só li Memórias do Subsolo e estava mesmo procurando outros títulos dele. Ele é excelente mesmo!

Tharcila.Fernandes 15/02/2024

Leitura tão avassaladora mds como é ÓTIMO!!! o dostoiévski tem algo tão dele em como ele constrói a narrativa e descrevendo os sentimentos e expressões dos personagens o ser humano em si dentro dos tópicos abordados tão melodramático que nós pessoas sensíveis vamos nos sentir abraçadas é tão envolvente logo na primeira página e decorrendo as tramas envolvendo um pai e seus três filhos e como cada um tem sua característica específica mas que ao mesmo tempo você meio que se identifica em algum aspecto com eles mais principalmente os irmãos dmitri, ivan e aliócha (me vi demais nesse último) e o drama pra alguns pode ser exagero mas esse é o MEU tipo de drama amoamoamo que você até sente a intensidade e fica submerso na história até pensando "isso é só uma história mas sinto que estou participando vendo tudo isso sentindo" e definitivamente essa é uma das melhores sensações que existem e que só os livros podem te proporcionar, principalmente esse.
Adriel 19/02/2024minha estante
Dostoiévski é intenso mesmo

Jérula 14/02/2024

Os mistérios da mente humana
Dostoievski mais uma vez nos arrebata com a profundidade com que mergulha nos enigmas da mente humana.
Os irmãos Karamazov é um romance que separa a sociedade em três vertentes através de seus personagens. Dimitri Karamazov, o mais velho dos filhos, é todo orgulho e emoção, vive intensamente, seja amando, odiando, sofrendo, regozijando. De personalidade impulsiva e passional, alimenta o rancor pelo pai que nunca foi presente em sua vida e que acredita ter roubado parte da sua herança de sua finada mãe. Além disso, se apaixona por Gruchenka, uma jovem desonrada por seu primeiro amor, que hoje é protegida por um velho amante, e não corresponde nem dispensa as atenções de Dimitri, bem como de sei pai, Fiodor Karamazov, piorando a intriga dos dois.
Dimitri possuía uma noiva, Katerina, a qual ajudara num momento de dificuldade, mas que atualmente era rica. Ele não se sentia digno dela e a deixou por Gruchenka.
Ivan Karamazov é um homem racional que dispensa a religião como uma fraqueza do homem. Que acredita que quando o homem "matar" Deus finalmente será livre. Ele ama Katerina, a ex-noiva do irmão, do qual sente ciúmes.
Aliocha Karamazov, o mais jovem, é um noviço. Profundamente religioso e de bom coração, se vê no meio de seus irmãos corrompidos pela paixão e pela razão, tentando ajuda-los de alguma forma. É a bondade e generosidade em pessoa.
Fiodor Karamazov, o pai, é um libertino egoísta, que não se importa com os filhos, e que tenta conquistar Gruchenka, não se sabe se só para afrontar Dimitri.

Enfim, se botassem rivotril na água dessa família o livro teria 50 páginas. Algumas vezes o livro por ter muito mais pensamentos do que ações é moroso e as vezes prolixo e extenso demais. Entretanto, assim é o modo de Dostoievski desenhar cada minúcia da mente humana. A disputa entre a emoção e a razão, Deus e o diabo, o pecado e a virtude, a honra e a ruína, a religião e a ciência. Cabe a cada leitor decidir o que se seguirá, quem é inocente e quem é culpado, quem está certo e quem está errado, e o que será do destino de cada um que vive os mesmos dilemas e indagações.

nymeria 13/02/2024

Que livro, que livro
Tudo que falam acerca desse livro é verdade! Eu acho que dostoiévski se superou ao escrevê-lo, acho que todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida e depois reler porque esse livro é INCRÍVEL! Sentirei saudades dos irmãos karamazov que conseguiram entrar no meu coração.

Iga1.diass 12/02/2024

Um Clássico Russo
Essa é o primeiro romance russo que leio. Um clássico, um grande escritor. Pessoalmente eu achei a leitura maçante em muitas partes, muito por conta dos longos monólogos dos personagens.

O capítulo favorito de uma grande parte das pessoas quem leram o livro do "O grande Inquisidor". Posso dizer que esse não foi o melhor capítulo para mim, talvez porque eu estava com altas expectativas.

Senti que a história demora um pouco para se desenvolver, mas após a morte do Fiodor o livro se desenvolve muito bem. Eu adorei a parte do julgamento no tribunal, e toda psicólogia e oratória dos envolvidos na audiência.

Gostei também do desenvolvimento do Ivan Karamazov. É uma pena que o Dostoievski morreu antes de escrever o terceiro livro, que teria foco no Ivan.

Uma dica: anotem os nomes de todos os personagens que aparecem. Como são muitos personagens, com nomes russos e longos, é impossível decorar os nomes e relembrar de cada um.

Jérula 14/02/2024minha estante
Não sabia desde 3o livro.

Tiago Fachiano 12/02/2024

Dostoievski no auge
Esse romance sem dúvida mostra o auge maturidade do Dostoievski! Impressionante o quanto ele conseguiu acumular experiências de escrita e sabedoria. Tudo é dissecado nesse livro. Um livro completo com muitas nuances. Aquele livro que nunca acaba...

Clarisse.moura 11/02/2024

Bíblia da literatura russa
Eu tô perplexa.

Esse livro apresenta muitas idéias, sobre a humanidade, religião, honra e a justiça. Dentre elas eu vou escrever as 3 principais para mim. Porém, não posso deixar de dizer que o livro é muito mais do que isso, foram 1250 páginas de cenários e diálogos que me apresentaram ideias me fazendo pensar sobre os humanos, sobre como nós pensamos e criamos. Assim é possível ter uma idéia dos temas do livro.

1-"Muitas vezes, as pessoas, mesmo más, são mais ingênuas, mais simples, do que podemos imaginar. Aliás, nós também o somos."

No início e no final do livro eu vi essa idéia aparecendo de forma diferente, e ler isso faz a gente perceber que por trás das más ações e frieza de alguém já existiu ou existe um coração bom, assim podemos chegar na conclusão de que todos merecem o nosso perdão. Inclusive, aqueles que nos fizeram o mal, são tão humanos quanto nós.

2-" 'Amo', ele me dizia, 'a humanidade; mas, para minha surpresa, quanto mais amo a humanidade em geral, menos amo as pessoas em particular, como indivíduos."

Os discursos do mestre Zózimo foram os que abriram minha mente, chegando a me fazer chorar. Esse trecho remete a ideia do quanto é fácil dizer "Amo a humanidade" enquanto não somos capazes de amar nossos vizinhos e aqueles que convivem ao nosso lado diariamente. Precisamos parar de terceirizar as pessoas como humanidade e passar a vê-las como indivíduos, cada um com suas características.

3- "Se você destruir no homem a fé em sua própria imortalidade, não apenas seu amor vai cessar, mas também até mesmo a sua força para continuar a viver neste mundo. Assim, não haverá nada de imoral; tudo será permitido."

Clássica frase de Ivan Karamazov.
Para mim, a descrença na imortalidade não cria indivíduos imorais, a moralidade vai além da fé. Porém, se a pessoa for mentalmente fraca e suscetível ao nilismo, essa idéia pode corrompe-lo. Se Deus não existe, nós podemos encontrar um sentido.

Tem outras idéias que eu gostaria de escrever sobre, mas infelizmente não cabe aqui, então eu deixo minha forte recomendação de leitura. ?
kurtzz 11/02/2024minha estante
incrível, escrita perfeita

JezielH 10/02/2024

Sangue Karamázov
Desde que li Guerra e Paz de Tolstói queria poder ter mais um gostinho da literatura russa, e obviamente Dostoiévski era o escolhido, só falta o livro e a coragem, mas após ler Nietzsche e Camus, que o citam diversas vezes, a vontade de ler foi crescendo muito mais, então numa bela noite de Natal, voilà, eis ele, em um sebo na rua.
De primeira vista percebi que diferente de Tolstói, o cenário não era tão importante, o que eu precisava era conhecer cada personagem, suas vidas e motivações. E aos poucos vou entendendo cada um deles. Dimitri, sangue quente, homem de honra que não leva desaforo. Ivã, inteligente, arrogante, pensa demais para agir de menos. Aliócha, o mais novo, mais amável, o herói da historia e o que menos influencia ela. Um pai que não precisou sair de casa para abandonar os filhos. É difícil falar sobre personagens que conheci tão intimamente, sinto como se contasse algo intimo sobre mim. Talvez os Karamázov, mesmo com seus pecados (e por causa deles), nos representem mais do que imaginamos.

Maria3897 09/02/2024

Na metade do livro
Apenas na mesada do livro, mas já cativada pelos personagens e pela narrativa que cada vez mais se intensifica e as perguntas se sobrepõe às respostas.

Maria3897 09/02/2024

Um dos meus livros preferidos, com certeza
O escritor russo Fiódor Dostoiévski é considerado um dos maiores romancistas da história, havendo influenciado pensadores subsequentes, como Nietzsche e Freud. Isso se deve à profundidade dos debates sobre a natureza humana expostos em seus livros. Neste último romance do escritor, nos são apresentados personagens complexos e bem desenvolvidos por meio de diversos recursos narrativos, mas, principalmente, pelos diálogos. As falas bem estruturadas e realistas oferecem vislumbres dos pensamentos das personagens, tal qual de suas personalidades. Nesses fragmentos, Dostoiévski apresenta suas críticas ao racionalismo, as quais perpassam sua obra. Assim, o escritor, por meio desse complexo drama familiar, abre debates muito atuais e pertinentes sobre a alma humana.

Fernanda.Marques 07/02/2024

Finalizado com sucesso essa obra tão emblemática.
Sinto-me uma vitoriosa.
Não tenho a pretensão de resenhar pois não conseguiria transmitir tamanho evento.

Ana Paula Avila 06/02/2024

Dostoiévski era um gênio
O último romance escrito por Fiódor Dostoiévski, Os irmãos Karamázov nos é apresentado por um narrador que é onipresente e que também nos conta o que se passa na cabeça de alguns dos personagens.
Este romance trata principalmente da história de uma conturbada família que vive em uma cidade da Rússia. Um crime será cometido contra um dos integrantes dessa família e assim toda o enredo se desenrola.
Fer Paimel 07/02/2024minha estante
Esse livro é sensacional! Quero reler!

Fer Paimel 07/02/2024minha estante
Dostoievski era um gênio mesmo!!

Monique 01/02/2024

É muito gratificante ler um autor tão inteligente. Agora estou muito curiosa sobre o destinos dos irmãos.

gi 31/01/2024

Sensacional
Eu ainda não escreverei uma resenha completa pois esta é somente a primeira parte, e meus amigos, se o livro acabasse aqui eu já poderia chamar de uma obra prima, que personagens singulares que dostoievski constrói, e que narrativa gostosa. Já favoritei e mal vejo a hora de chegar amanhã e continuar no próximo volume??.