Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Gui 28/12/2023

As partes 1 e 2 são um pouco arrastadas por não ter muitos acontecimentos relevantes para o enredo, mas tudo bem porque afinal não é pelo enrendo que se le Dostoievski. Cheio de questões relevantes pra ética, direito, filosofia, existencialismo. Personagens intrigantes. As partes 3 e 4 já têm um enredo bem mais movimentado, mas sem perder a pegada filosófica das anteriores. Foi longo, mas valeu a pena. Definitivamente um dos melhores livros já escritos.

Mariana Rodrigues 25/12/2023

Os Irmãos Karamázov
"Os irmãos Karamázov" é o último romance de Dostoiévski. No fundo, ele resume toda a criatividade do escritor, trazendo à baila as "malditas" questões existenciais que o afligiram a vida inteira, com especial relevo para a flagrante degradação moral da humanidade afastada dos ideais cristãos. Cheia de peripécias, a narrativa põe em foco três protagonistas irmãos, representantes dos mais diversos aspectos da realidade russa ? o libertino Dmítri, o niilista Ivan e o sublime Aliocha ?, a fim de alumiar as profundezas insondáveis do coração entregue ao pecado, corrompido por dúvidas ou transbordante de amor.

Itapuan 25/12/2023

Fantástico
Um livro excepcionalmente bem escrito com personagens e personagens e enredos marcantes. Quem somos e quem podemos ser em um único livro! ?

Lana 15/12/2023

"Os Irmãos Karamazov" é um romance extraordinário escrito por Fiódor Dostoiévski, considerado um dos maiores escritores russos de todos os tempos. Publicado em 1880, narra a história da família Karamazov, focando principalmente nas vidas tumultuadas dos três irmãos: Dmitri, Ivan e Aliócha.
A trama centra-se em um processo judicial envolvendo o assassinato do patriarca da família, Fiódor Pavlovitch Karamazov. Cada um dos irmãos tem suas próprias motivações e suspeitas em relação ao crime, e o leitor é conduzido por uma teia complexa de personagens e eventos que revelam as intrincadas relações humanas, os dilemas morais e as questões filosóficas que permeiam a história.
Dimitri, o filho mais velho e impulsivo, é um personagem magnético e carismático, facilmente envolvido em paixões e conflitos emocionais. Ivan, o irmão do meio, é um intelectual desiludido com o mundo, que questiona a existência de Deus e luta contra suas próprias angústias e culpas. Aliócha, o irmão mais novo, é um jovem altruista, que busca a reconciliação entre os membros da família e a paz interior em meio ao caos.
A trama é habilmente tecida por Dostoiévski, que utiliza diferentes perspectivas narrativas para aprofundar a compreensão dos personagens e explorar uma ampla gama de temas, como o amor, o desejo, a busca pela verdade, a questão da existência de Deus e a responsabilidade moral.
Além dos personagens principais, os personagens secundários também são cativantes e realistas, como o padre Zósima, um santo homem que traz uma sabedoria profunda e uma mensagem de amor e perdão, e Ivan Karamazov, o pai dos três irmãos, um homem egoísta e amoral.
"Os Irmãos Karamazov" é um livro denso e profundo, que exige um certo engajamento do leitor. No entanto, o esforço é recompensado com uma obra-prima literária que nos faz refletir sobre os mais profundos mistérios da condição humana.
Dostoiévski apresenta uma narrativa rica em detalhes psicológicos e filosóficos, revelando sua própria visão de mundo e seu profundo conhecimento da alma humana. Seu estilo de escrita é eloquente e poético, transportando o leitor para a Rússia do século XIX e mergulhando-o nas angústias e paixões dos personagens.
"Os Irmãos Karamazov" é uma leitura indispensável para aqueles que buscam uma experiência literária profunda e desafiadora. É um romance que permanece relevante até os dias de hoje, pois suas reflexões atemporais sobre a natureza humana e os dilemas morais continuam a ressoar com o público.

Rodrigo Kimura 13/12/2023

Sobre homem e deus
Um livro grande que você não consegue parar de ler. Assim como em outros do Dostoiévski, você entra na mente humana e conhece a forma como pensam os personagens, a ponto de saber do que eles seriam capazes. A discussão sobre a existência e ainda qual a finalidade divina é bem presente. Sem dúvida uma obra de arte da humanidade.

Alex 12/12/2023

Você nasceu em uma família karamazoviana?
Irmãos Karamazov é a última obra de Dostoievski,  e claramente ele pretendia algo maior. Não é uma obra inacabada, mas ele claramente queria entregar um segundo volume a essa novela.

Dito isso, cabe lembrar que Dostoievski é um romancista russo que explora muito bem os dilemas psicológicos em seus romances, e em seus personagens. Em Irmãos Karamazov isso não é diferente.

A história conta as tragédias da família Karamazov. Fiodr, o pai, é um alpinista social com zero escrúpulos, cada casamento é um degrau a mais, rumo ao sucesso financeiro.  As esposas? Não importam. Os filhos? Importam menos ainda, os criados que os criem.

Beberrão,  desbocado, com ausência total de bom senso, perdulário até certo ponto. Um homem que não merece menção, de tão obtuso.

Seu primeiro filho, Dmitri. Saiu muito ao pai, perdulário,  e com o mesmo defeito, de se ter em conta superior ao que realmente é.

Dmitri e Fiodr representam a hybris grega, uma espécie de presunção,  arrogância, de valorar-se muito além do que realmente é, a ponto de os deuses os castigarem. E  no romance karamazoviano, a hybris atrai a desgraça também.

O segundo filho é Ivan, um erudito, ateu, apaixonado pela cultura europeia (estrangeiro), ele é o niilista impregnado de religiosidade,  e sua filosofia transborda em todos os atos desse livro, "Se Deus não existe, tudo é permitido".

Com esse personagem acompanhamos os melhores diálogos,  as reflexões filosóficas mais profundas, os embates teológicos com o irmão mais novo. Mas também vemos que o seu niilismo filosófico não o livra do fardo de salvar "alguém". Não o livra do peso moral nas escolhas. Ao ponto de ter um desfecho bastante trágico,  talvez até em aberto.

Alieksei, ou Aliocha, o herói do escritor, o terceiro filho, representação de Abel, o filho preferido. O preferido entre os irmãos também.  Querido por todos, até pelas crianças da cidade. Um religioso, com fervor sincero,  sem moralismo, sem colocar fardos sobre os ombros dos demais. O fardo de sua religiosidade sincera, é colocada apenas sobre si, por ele mesmo, com a maior voluntariedade possível. Um tremendo personagem, poderia escrever páginas sobre ele.

E, ao final, o filho bastardo, filho de Fiodr com uma mendiga. Nascido ao relento. Órfão de mãe e de pai. Entregue para ser criado junto aos servos da casa. Com um nome que representa "aquilo que fede", Smierdiakov é um amargurado silencioso. Que passa a vida aos pés do dono (seu pai), cozinhando e entretendo.  Observa os irmãos com uma vida melhor que a dele e amargura-se, cada dia mais, com tão triste realidade.

Toda a trama gira em torno desses personagens. Todo o climax gira em torno das escolhas deles.  E toda a tragédia se desenrola por serem Karamazov.

Dostoievski ensina, nesse livro que somos produto do meio, mas que a família nos faz herdar mais que apenas patrimônio, ele acerta em coro com a bíblia sagrada, que, "amaldiçoado serás, de geração em geração".

Não posso falar mais, para evitar spoillers, mas vale a leitura. Não é a obra prima de Dostoievski,  ainda acho Crime e Castigo imbatível, mas é muito bom.
Moninha 12/12/2023minha estante
?? incentivo

Alex 12/12/2023minha estante
Tentei ser positivo e não citei nada contra a obra, de propósito rsss.

Regis 12/12/2023minha estante
Adorei a resenha! ???

Josy 14/12/2023minha estante
Que resenha excelente, Alex! Estava com saudade das suas opiniões literárias.

Alex 14/12/2023minha estante
Obrigado, Josi. Foram meses complicados, a leitura ficou bem comprometida. Mas seguimos.

Carmillabloods 11/12/2023

Uma resenha karamazoviana
Família, primeira instituição social a qual temos contato; A socialização primária é aquela que corre na infância e se desenvolve no contexto das relações familiares; indivíduos unidos por laços sanguíneos ou afetivos.

Você, querido leitor, sabe definir o que é uma família, porém saberia definir o que é uma família ao estilo kamarazoviano? Em si, o que seria Karamázov?

Kara ? castigo/punição Mazát - sujar / não acertar

Juntas, as palavras carregam o significado de alguém que tece sua própria desgraça com seu comportamento humanamente pecador. A própria palavra central da trama nos indica seu enredo por inteiro e nos revela que, todos os personagens que na história se encontram estão destinados a traçarem seu caminho de forma decadente por conta de seu comportamento errante e pecador. Outra palavra central do texto, Pecado. A trama do livro é em essência, além de filosófica, religiosa. O que nos leva a uma controvérsia, como alguém destinado e nascido em uma família com seu caminho já traçado na desgraça pode buscar se afastar do pecado quando é algo tão intimamente infiltrado dentro de si, não somente como um ser humano que erra e peca, sim como um karámazov, designado desde o nascimento a seguir os pecados mais profanos, poderia tentar se afastar de sua própria essência em busca da fé?

Fiódor Dostoievski consegue representar toda a sociedade russa de sua época dentro de sua última obra, com um número abundante de personagens e todos com sua devida profundidade, embora o núcleo central se passe dentro da família Karamazov, o autor consegue trazer a superfície o sentimento e a história de todo personagem, apareça ele novamente ou não, que apareça na história, trabalhando intensamente nos seus aspectos psicológicos. Poucos livros trabalham com o afinco como Fiódor Dostoievski fez, e ler qualquer uma de suas obras, é essencial para quem deseja escrever personagens além do raso e superficial, pois ele nos dá uma aula de como escrever e entender o funcionamento da mente humana e suas complexidades. Ele trabalha para retratar todas as profundezas da alma humana como ele mesmo relatou em seu caderno de notas.

Da mesma forma que Freud, Dostoievski demonstra acreditar que quem somos é nada menos do que consequência das nossas experiencias da infância baseadas nas atitudes e comportamentos de nossa família. Somos produtos do nosso meio, filhos de nossos pais e este grande fato molda toda nossa personalidade e futuro, não é algo a qual podemos escapar por mais diferentes de nossos pais acreditemos ser ou por mais que tentemos nos afastar de sua influência em nossas vidas, seguindo esta linha de raciocínio a qual nos é trabalhada em todo o livro. E embora nenhum filho de Fiódor Pávlovitch Karamázov tenha crescido com sua presença em alta conta nenhum deles escapa de ser um Karamázov e agir e seguir a filosofia kamarázoviana de seguir a vida, com exceção de Aliócha que segue um estilo de vida muito religioso com forte fé em suas ideias. O que adiciona para a narrativa reflexões muito necessárias que trazem caraterização do pensamento de cada personagem e suas visões de mundo através de seus pensamentos relacionados a religiosidade.

Sendo a última obra do autor, ?Os irmãos Karamázov? carrega muito de sua vida pessoal, mas essencialmente, é uma representação perfeita da sociedade russa da época e retratando muito bem e assim, se tornando um livro essencial para quem gostaria de estudar a Rússia em seu período imperial e seus aspectos sociais.

Anna 11/12/2023

Escrita do dostoiévski é impecável!! muito envolvente e fluida, apesar de honestamente ter achado a história um pouco previsível.

Marcelo1145 09/12/2023

A vida como ela é
A vida como ela é. Fatos, intrigas, esperança e fé. A vida em seu cotidiano com perfis diversos e sentimentos que contradizem o que entendemos com Russos. Simples e maravilhoso.

Miki 08/12/2023

Irmãos Karamazov
Uma obra extraordinária, brilhante. Dostoiévski retrata com excelência as lutas e dilemas da vida através de uma família um tanto problemática, um pai totalmente perdido e seus três filhos que tem personalidades absolutamente diversas um do outro. Na vida dos irmãos vemos em um as paixões e a carnalidade, em outro a impulsividade e os conflitos da alma e no outro a espiritualidade e a sensibilidade que sofrem diante dos dilemas e das crises humanas. Ao redor da família principal ocorrem outras histórias que emocionam e tocam profundamente. Somos levados à reflexão a cada página através da profundidade dos pensamentos do autor. Fiquei emocionada e encantada. Dostoiévski se tornou um dos meus autores preferidos.

Matheus 08/12/2023

Os Irmãos Karamázov - Fiódor Dostoiévski
É com imenso prazer que concluo a releitura dessa obra monumental, Os Irmãos Karamázov, o livro que um dia me abriu as portas para os clássicos. Não há necessidade de exaltar a grandiosidade de Dostoiévski, pois seu nome por si só ecoa nos anais da história. Este romance vai muito além da questão de fé e razão; é um tratado profundo sobre a alma humana. Ao adentrarmos na vida do intelectual Ivan, do impulsivo Dmitri, do libertino Fiódor Pavlovitch, do rejeitado Smerdiakov e da lasciva Grushenka, somos confrontados com as complexidades da existência. Não posso deixar de destacar ?Meu Herói?, como diria o próprio Dostoiévski, Alexei Fiodorovitch Karamazov. A dimensão que esse personagem ganha é incrível. Aliocha irradia uma nobreza inabalável, sendo um farol de compaixão em meio à complexidade humana. Em cada página, descubro novas camadas de significado, renovando minha apreciação por esta obra-prima.
Se um dia tiverem a oportunidade de ler Os Irmãos Karamázov, não hesitem, leiam.

Clara2718 08/12/2023

As obras de Dostoiévski são todas sobre pessoas, família, moralidade e espiritualidade, essa não deixa de ser diferente. Por mim esse livro, supera por muito a obra Crime e castigo. Trazendo personagens sensíveis e sentimentais, e impressionando o leitor o tempo todo. Conseguiu até arrancar lágrimas. Faz um retrato de uma família extremamente problemática e da Rússia em vários pontos. Vale muito a pena!

MariBrandão 04/12/2023

Gostei bastante da leitura, mas ainda não roubou o lugar de Crime e Castigo.
Dostoievski é todo sobre pessoas, suas famílias, e a moralidade e espiritualidade.

Aqui são vários personagens, profundos, com sentimentos a flor da pele. São personagens marcantes, seja para o bem, seja para o mal.

Se você não se importa de ler livros imensos vale a leitura

Alexandre.Colpo 02/12/2023

"A maior obra da história" - disse Freud
Um clássico russo escrito entre 1879 e 1880 pelo genioso Dostoiévski, traz so leitor contemporâneo a realidade russa do século XIX, bem como suas camadas socias, religiosas e culturais, explorando a alma humana no amor, ódio, irmandande, traição, moral, teologia e existência.

O amor como um dos fatores principais da obra, move os personagens na sua trama central, o triângulo amoroso entre um dos filhos Karamazov, Dimitri a Gruchenka, está que também é alvo de paixão do pai Karamazov, Fiodór.

A família dos Karamazov é composto por Fiodór (pai) e os três irmãos: Dimitri, aliocha e Ivan. Aliocha, como um santo, representa todo amor, generosidade e empatia do ser humano, oposto a ele, seu irmão Dimitri representa o ódio, rancor, agressividade e impulsividade, já ivan, a sabedoria e a filosofia niilista que o mata por dentro pouco a pouco.

Impactante, complexo, filosófico e confuso. Maior reprentação da exploração do interior do ser que já li, é evidente o sentimento, o pensamento dos personagens no decorrer de seus dramas. A frase de Freud mostra a profundidade psicologica alcançada por Dostoiévski.

O narrador é onisciente, onipresente, as vezes como um ser humano presente entre os personagens que narra contando partes importantes dos acontecimentos e várias vezes pedindo desculpas ao leitor por ter se esquecido de detalhes ou omitindo algumas informações.

Sensacional

v de vanisse 26/11/2023

CASOS DE FAMÍLIA
Eu sei que só o nome Fiódor Dostoiévski assusta de vez em quando MAS EU JURO que esse é o melhor livro que eu já li na minha vida. Aqui o nosso querido Dosto nos serviu uma fofoca de família bem quentinha. Tem traição, tem mentira, tem demônio? SÓ COISA BOA! Leiam, leiam, leiam! Esse livro é uma obra-prima!