Os Irmãos  Karamázovi

Os Irmãos Karamázovi Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Kate25 23/04/2024

"O amor tudo redime e tudo salva. Se eu, um pecador como tu, me enterneci, se tive piedade de ti, com mais forte razão o Senhor. O amor é um tesouro tão inestimável que em troca podes adquirir o mundo inteiro e redimir não só teus pecados, mas o dos outros. Vá e não temas nada".

Danii 19/04/2024

Já sinto saudades dessa leitura
O maior e melhor livro que já li. Os Karamazov tem tudo. Tem momentos de reflexão do início ao fim, muita crise familiar, algumas relações com o direito, momentos de crime investigativo, momentos ao qual vc vai se encontrar chorando pela melancolia que ele traz, além das diversas criticas politicas. Acredito que o mais dificil é escrever uma sinopse desse livro por ele abordar tanta coisa. Amo como Dostoievski trás a forma que o ser humano é e age de uma maneira crua e transparente, acredito que essa seja a marca registrada dele. Diversas passagens me tocaram e ficaram marcadas como a história do ivan onde ele narra um dialogo de um padre com cristo. Não é uma leitura fácil mas vale muito a pena. Demais, irei sentir falta dos irmãos karamavoz pois já estava me acostumando a acompanhar suas vidas. Dificil é encontrar livros que superem essa leitura.

danizudo 17/04/2024

Foi essa obra que, em 2023, ressuscitou minhas práticas de leitura que seguem até agora ? seguida por outros livros igualmente incríveis.

Fui apresentado a Dostoiévski aos 11 ou 12 anos, com Crime e Castigo (à época, ganhei da minha vó e receberia uma recompensa em dinheiro caso lesse até o final). Talvez pela idade, talvez pela edição de bolso ser muito miudinha, falhei nessa missão.

Agora com 25 anos retorno a Dostoiévski ainda por recomendação da vó, mas com novos olhos e nova cabeça. Conhecer a história de Alieksiei, Dmitri e Ivan foi uma experiência absolutamente gratificante e que em diversos momentos me levou ao choro, à angústia, à felicidade e ao riso solto (muito por conta do casal Dmitri e Gruchenka, rs).

O universo riquíssimo de personagens e dramas éticos e morais é um prato cheio para leitores e curiosos sobre a Rússia ou sobre o ser humano em toda sua complexidade e extensão.

Marcelo 16/04/2024

Uma Conquista
O maior livro que li na vida, e por incrível que pareça, a dificuldade não foi a quantidade de páginas, foi essa edição ruim kakakak.
A edição da MonteCristo é muito ruim, é mil vezes melhor a da Editora 34, e da TodaVia, além de todos os textos de apoio (acredite, vai te ajudar muito kaka), tem os erros ortográficos, que são claramente falta de revisão.

Leozinho! 15/04/2024

Clássico
Amo os livros de Dostoiévski e esse seu último romance foi completamente arrebatador. O livro tem uma carga literária e filosófica tão densa que eu não me sinto mais o mesmo após ter concluído a leitura

Maria Luiza ð¦ 14/04/2024

Livrinho que me acompanhou por mais tempo (de todos) e por momentos muito marcantes da vida, sendo digno de tal. Desde que iniciei a leitura, escrevi meu TCC, troquei de emprego duas vezes, me mudei e acompanhei a mudança da minha família p/ outro lado do Brasil. Demorei tanto para terminá-lo porque priorizei fazer a leitura apenas quando eu pudesse, de fato, imergir nela, em atenção à grandiosidade do enredo e ao calibre do Dostô. Com certeza uma das melhores leituras da vida e já considero ter ganho um amigo no Aliócha. Dostoiévski está para homens atormentados como Clarice Lispector está para mulheres torturadas!

Lisiane.Dutra 13/04/2024

Os Irmãos Karamazov é um romance de Fiódor Dostoiévski, escrito em 1879, uma das mais importantes obras das literaturas russa e mundial, ou, conforme afirmou Freud: "a maior obra da história".

Gabriely292 10/04/2024

Eu sou literalmente o Aliócha Karamazov.

Ademais, amei este livro e estou amando ler Dostoiévski.

Ellyson.Santos 07/04/2024

Dostoievski caminha por todas as avenidas possíveis neste romance. Um livro que estabelece uma relação filosófica entre religião, pessoa e a sociedade do século XIX. Uma obra completa para mudar completamente a visão de mundo do leitor, além de ser o ápice criativo do autor.

Gilson 02/04/2024

Karamázov
Um livro denso, para mim difícil numa primeira leitura. Personagens histéricos e irascíveis enfim todos, por serem da mesma família, parecem ter o mesmo comportamento, exceto o Aliocha, um religioso encantado pela figura do mentor. Mas o pior, sem dúvida, é o Fiódor.

Gui1herme_B1spo 31/03/2024

Um espetáculo.
Não sou muito bom com resenhas, por isso vou citar um trecho de Matadouro-Cinco, que expressa bem melhor todos os meus sentimentos por essa obra:

"Rosewater disse certa vez uma coisa interessante para Billy sobre um livro que não era de ficção científica. Afirmou que tudo o que se pode saber a respeito da vida está em Os irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski."

oTheus 29/03/2024

Marcante
Primeiro classico da literatura que tive contato e foi umas das melhores leituras que na tive.
Romance excepcional com uma história muito interessante e bem estruturada, com personagens marcantes e profundos psicologicamente que representam os diferentes lados da essência do ser humano, alemão de possuir grandes discussões filosóficas e religiosas que nos levam a reflexão. O autor consegue descrever muito bem a sociedade de sua epoca com todos os ideias que cresciam no meios dos jovens russos e é bastante detalhista em sua escrita o que ajuda muito na imersão do livro.
As vezes pode ser uma leitura meio cansativa principalmente pelo tamanho do livro, mas com certeza é uma leitura que vale a pena.

Johny Cash 28/03/2024

Ansioso pelo próximo
Livro em dois volumes a minha edição, ansioso pela próxima parte. Sensacional o enredo, a trama e os personagens, como o livro ficou muito interessante nas paginas finais, eu acredito que a segunda parte será ainda melhor.

NaoTemLogin 25/03/2024

Sobre tudo o que eu poderia escrever a respeito das quase 1000 páginas de Os Irmãos Karamázov, creio que este trecho resuma tudo: ?Por quê? Justamente porque somos naturezas amplas, karamazovianas - pois é nesse sentido que conduzo a questão -, capazes de encerrar todas as oposições possíveis e contemplar de uma vez ambos os abismos, um abismo que está acima de nós, o abismo dos altos ideais, e o abismo que está abaixo de nós, o abismo da queda mais vil e funesta?. Por mais difícil e cansativa que seja a leitura, em alguns momentos, digo a quem estiver lendo essa resenha para que não desista dessa aventura sobre a natureza humana que se define através do corpo (Dmitri), mente (Ivan) e alma (Alieksiéi) tão brilhantemente escrita por Dostoiévski no final da vida.