Los Hermanos Karamázov

Los Hermanos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

danizudo 17/04/2024

Foi essa obra que, em 2023, ressuscitou minhas práticas de leitura que seguem até agora ? seguida por outros livros igualmente incríveis.

Fui apresentado a Dostoiévski aos 11 ou 12 anos, com Crime e Castigo (à época, ganhei da minha vó e receberia uma recompensa em dinheiro caso lesse até o final). Talvez pela idade, talvez pela edição de bolso ser muito miudinha, falhei nessa missão.

Agora com 25 anos retorno a Dostoiévski ainda por recomendação da vó, mas com novos olhos e nova cabeça. Conhecer a história de Alieksiei, Dmitri e Ivan foi uma experiência absolutamente gratificante e que em diversos momentos me levou ao choro, à angústia, à felicidade e ao riso solto (muito por conta do casal Dmitri e Gruchenka, rs).

O universo riquíssimo de personagens e dramas éticos e morais é um prato cheio para leitores e curiosos sobre a Rússia ou sobre o ser humano em toda sua complexidade e extensão.

Marcelo 16/04/2024

Uma Conquista
O maior livro que li na vida, e por incrível que pareça, a dificuldade não foi a quantidade de páginas, foi essa edição ruim kakakak.
A edição da MonteCristo é muito ruim, é mil vezes melhor a da Editora 34, e da TodaVia, além de todos os textos de apoio (acredite, vai te ajudar muito kaka), tem os erros ortográficos, que são claramente falta de revisão.

Leozinho! 15/04/2024

Clássico
Amo os livros de Dostoiévski e esse seu último romance foi completamente arrebatador. O livro tem uma carga literária e filosófica tão densa que eu não me sinto mais o mesmo após ter concluído a leitura

Maria Luiza ð¦ 14/04/2024

Livrinho que me acompanhou por mais tempo (de todos) e por momentos muito marcantes da vida, sendo digno de tal. Desde que iniciei a leitura, escrevi meu TCC, troquei de emprego duas vezes, me mudei e acompanhei a mudança da minha família p/ outro lado do Brasil. Demorei tanto para terminá-lo porque priorizei fazer a leitura apenas quando eu pudesse, de fato, imergir nela, em atenção à grandiosidade do enredo e ao calibre do Dostô. Com certeza uma das melhores leituras da vida e já considero ter ganho um amigo no Aliócha. Dostoiévski está para homens atormentados como Clarice Lispector está para mulheres torturadas!

Lisiane.Dutra 13/04/2024

Os Irmãos Karamazov é um romance de Fiódor Dostoiévski, escrito em 1879, uma das mais importantes obras das literaturas russa e mundial, ou, conforme afirmou Freud: "a maior obra da história".

Gabriely292 10/04/2024

Eu sou literalmente o Aliócha Karamazov.

Ademais, amei este livro e estou amando ler Dostoiévski.

Ellyson.Santos 07/04/2024

Dostoievski caminha por todas as avenidas possíveis neste romance. Um livro que estabelece uma relação filosófica entre religião, pessoa e a sociedade do século XIX. Uma obra completa para mudar completamente a visão de mundo do leitor, além de ser o ápice criativo do autor.

Gilson 02/04/2024

Karamázov
Um livro denso, para mim difícil numa primeira leitura. Personagens histéricos e irascíveis enfim todos, por serem da mesma família, parecem ter o mesmo comportamento, exceto o Aliocha, um religioso encantado pela figura do mentor. Mas o pior, sem dúvida, é o Fiódor.

Gui1herme_B1spo 31/03/2024

Um espetáculo.
Não sou muito bom com resenhas, por isso vou citar um trecho de Matadouro-Cinco, que expressa bem melhor todos os meus sentimentos por essa obra:

"Rosewater disse certa vez uma coisa interessante para Billy sobre um livro que não era de ficção científica. Afirmou que tudo o que se pode saber a respeito da vida está em Os irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski."

oTheus 29/03/2024

Marcante
Primeiro classico da literatura que tive contato e foi umas das melhores leituras que na tive.
Romance excepcional com uma história muito interessante e bem estruturada, com personagens marcantes e profundos psicologicamente que representam os diferentes lados da essência do ser humano, alemão de possuir grandes discussões filosóficas e religiosas que nos levam a reflexão. O autor consegue descrever muito bem a sociedade de sua epoca com todos os ideias que cresciam no meios dos jovens russos e é bastante detalhista em sua escrita o que ajuda muito na imersão do livro.
As vezes pode ser uma leitura meio cansativa principalmente pelo tamanho do livro, mas com certeza é uma leitura que vale a pena.

Johny Cash 28/03/2024

Ansioso pelo próximo
Livro em dois volumes a minha edição, ansioso pela próxima parte. Sensacional o enredo, a trama e os personagens, como o livro ficou muito interessante nas paginas finais, eu acredito que a segunda parte será ainda melhor.

NaoTemLogin 25/03/2024

Sobre tudo o que eu poderia escrever a respeito das quase 1000 páginas de Os Irmãos Karamázov, creio que este trecho resuma tudo: ?Por quê? Justamente porque somos naturezas amplas, karamazovianas - pois é nesse sentido que conduzo a questão -, capazes de encerrar todas as oposições possíveis e contemplar de uma vez ambos os abismos, um abismo que está acima de nós, o abismo dos altos ideais, e o abismo que está abaixo de nós, o abismo da queda mais vil e funesta?. Por mais difícil e cansativa que seja a leitura, em alguns momentos, digo a quem estiver lendo essa resenha para que não desista dessa aventura sobre a natureza humana que se define através do corpo (Dmitri), mente (Ivan) e alma (Alieksiéi) tão brilhantemente escrita por Dostoiévski no final da vida.

Marcia 20/03/2024

Minhas impressões sobre o livro
Leitura concluída com sucesso!
Livro: Irmãos Karamázovi de Fiódor Dostoiévski.
Esse é o quinto livro dele que leio e assim como os outros termino muito feliz com a jornada literária.
Esse livro é um calhamaço maravilhoso e recomendo a todos. Não se intimidem pelo número de páginas pois vale cada uma delas. Se forem ler, leiam com calma, dividam o livro em páginas por dia e vai se aventurando. Eu me propuz a ler 15 pg/dia assim não atrapalhava outras leituras que faço. Confesso que teve dias que li muito mais páginas kkk
A TENÇÃO AO TRADUTOR!
Amigos, essa é uma informação importantíssima. Eu li essa edição da Abril, traduzido por Natalis Nunes e Oscar Mendes e tenho uma versão no Kindle da Montecristo, tradução de Augusto dos Santos. Comparei as duas e a edição da Montecristo é péssima.
Vejam exemplo:
Frase tradução Abril:
"- Ilucha, meu querido filhinho..."
Tradução da Montecristo:
"- Ilucha, Velhinho, meu querido..."
O ideal é da Editora 34 que tem tradução direto do russo mas essa da Abril nao perdemos o conteúdo, as diferenças não atrapalham a compreensão. Mas d Montecristo é terrível, não recomendo.
A história é maravilhosa, adorei conhecer os 3 irmãos Karamázov, tão diferentes entre si e a escrita de Dostoiévski nos transporta para a história.
Um livro que super recomendo.
Valeu!!
Regis 20/03/2024minha estante
Que ótima recomendação, Márcia, adorei a dica da melhor tradução. Obrigada. ??

rafamassagardi 20/03/2024

"Somos naturezas amplas, karamazovianas"
Os Irmãos Karamázov é um livro extremamente profundo, reflexivo, filosófico e psicológico. Provamente, é o melhor livro que já li; e definitivamente uma obra-prima.
Nesse sentido, com um enredo marcante e significativo, Dostoiévski nos apresenta personagens que representam diferentes tipos de pessoas no contexto da Rússia czarista da segunda metade do século XIX. Dentro desse panorama, o autor têm a habilidade impressionante de nos colocar na pele de cada um dos irmãos; é como se nós vivêssemos a história não apenas junto com eles, mas sendo eles. Ademais, cada um dos participantes do enredo têm sua psique muito bem desenvolvida, melhor do que em qualquer outra história que já li.
O escritor também aborda várias questões relevantes tanto na época quanto hoje em dia. Religião, política, filosofia, ideologias, moralidade, relações familiares e psicologia são algumas das temáticas presentes na trama.
Para mim, foi uma leitura bastante lenta e pesada, uma vez que é uma obra que demanda atenção e tempo. Entretanto, definitivamente valeu a pena. Todas as pessoas do mundo deveriam ler esse escrito sublime!!!