A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Ellen 07/02/2024

De um dos maiores mestres da fantasia surge uma épico magistral, poderoso como se jamais viu? (trecho da contracapa)

Lucca.paollo 07/02/2024

MAGNIFICO !
Não é possivel comentar sobre apenas esse volume. Para criticar ou elogiar a obra, seria necessário ler todos os volumes. (Eu já adquiri todos). Mas como a historia é dividida em partes, é possivel citar pontos notaveis do primeiro Volume - ou "temporada".
1- Se você gosta de J. R. R. Tolkien, esse livro pode ser tedioso para você, pois a obra é mais puxada para o mundo real e politico também. Diz o titulo "Guerra dos tronos", mas a trama se desenvolve mais para "GUERRA DOS REINOS".
2- Os vários cenários fazem com que cada situação problemática exija uma atitude de cada personagem envolvido. E é através disso que a história flui: Ações e consequencias.
3- SOMOS PRESENTEADOSS com inúmeros detalhes que residem nos diálogos entre os personagens. Com isso entendemos cada ação do personagem e cada personalidade. Aqui podemos compreender coisas relacionadas a série da HBO.

Bruna2386 06/02/2024

"Pois o amor é o veneno da honra, a morte do dever."
Para todos os fãs de fantasia - assim como eu - a leitura de As Crônicas de Gelo e Fogo é indispensável. O autor criou um universo gigante e complexo que é contado através de vários pontos de vista que possuem suas próprias atmosferas e narrativas. Para um leitor de primeira viagem pode ser confuso no início, mas a estória vai se moldando pouco a pouco e se tornando mais compreensível.
Nesta releitura, consegui saborear melhor os detalhes e até mesmo ter uma experiência diferente com alguns personagens. Meu ponto de vista favorito, sem dúvidas, é do Eddard Stark, pois são repletos de política e têm muito da Corte em Porto Real, que para mim é um dos pontos altos da série. Catelyn e Tyrion também apresentam bastante política, mas com focos diferentes (em outras famílias e ambientes, por exemplo) e gosto muito da interação do Lannister com o próprio pai, quem ele despreza tanto, mas conhece profundamente.
Arya e Sansa possuem um certo ar de oposição. Enquanto a primeira é mais aventureira e curiosa, a outra é mais recatada e cortês como se é esperado das mulheres desta sociedade. Os capítulos da Arya são ótimos, principalmente em Porto Real com os treinamentos do Syrio Forel. Já com os capítulos da Sansa, eu só passei a gostar mesmo no final do livro, quando ela tem uma compreensão política mais assertiva e começa a entender realmente os perigos à sua volta.
Bran é de longe um dos meus personagens favoritos, pois os capítulos dele são ligados ao misticismo e à magia de maneira sutil, mas com bastante importância desde o começo. Os capítulos do Jon me são uma incógnita, há aqueles que gosto muito (como o último, quando ele foge, mas retorna à Muralha) mas há também os que eu detesto (quando ele chega na Patrulha e reclama basicamente o tempo todo por ser bastardo e não estar desenvolvendo um papel de maior relevância ali naquele lugar). Um personagem que me causa sentimentos mistos, mas que gosto bastante, principalmente seus sentimentos conflitantes em relação à sua própria identidade.
Daenerys é o ponto fora da curva no livro, com uma estória quase que paralela aos acontecimentos principais em Westeros. O crescimento dela é muito bem construído e os sonhos de dragão que ela tem ao longo do livro constituem uma das minhas coisas favoritas na estória. Não posso deixar de mencionar o Prólogo que tem uma narrativa semelhante ao horror (principalmente nas páginas finais do capítulo) e que também está inserida no contexto da Muralha/Outros e já apresenta várias informações e detalhes sutis que somente na releitura fui capaz de entender melhor.
Apenas uma informação bônus que gostaria de compartilhar: meus 3 capítulos favoritos. Gostaria de listar vários, porque realmente é um livro que eu gosto muito do começo ao fim, mas existem sempre àqueles que são realmente maravilhosos de ler e para mim foram:
3º Bran III - Quando ele sonha com o corvo de três olhos e tem várias visões.
2º Arya III - Quando ela encontra os crânios de dragões e ouve conversas através dos túneis secretos.
1º Eddard VII - O confronto de Ned com Cersei e a verdade sobre os filhos da rainha.
Ficam de fora vários capítulos da Daenerys que gosto (especialmente os últimos), do Tyrion com o pai e da Catelyn indo de um lugar para outro, mas que sempre apresenta muito da política e cultura de Westeros.
Gosto muito da saga e do autor, poderia conversar horas e horas sobre os livros, mas aqui tá um pouquinho da minha visão do livro. Recomendadíssimo!

Mirian Nunes 04/02/2024

O inverno está chegando
Comecei o livro após anos de ter visto a serie, e posso falar como grande fã da série que sou, que a série saiu muito fiel ao livro.
Uma história empolgante e que lhe prende do começo ao fim, todos os personagens são complexos e instigantes.
Recomendo a todos!

Vinicius.Escarmanh 03/02/2024

Ansioso pelo próximo
Dany >>>>>>>>
Ela foi simplesmente a melhor personagem.
Uma das minhas frases favoritas é a do varys pro Ned falando sobre homens nobres e honestos

Rayane139 02/02/2024

O diabo está nos detalhes.
Assistir a série GOT quando eu era muito nova, fui crescendo e determinado que queria ler os livros. Em novembro de 2023 meus amigos me deram a coleção completa!

Achei que o primeiro livro seria muito diferente da série, mas não! Pouca diferença da primeira temporada. Detalhes importantes e uma leitura envolvente, do ponto de vista de cada personagem no decorrer da história. Eu me apaixonei novamente pela Guerra dos Tronos.

aaromanha 02/02/2024

Perfeito
LIVRO MARAVILHOSO, uma das melhores fantasias que já li. Final incrível mas muito triste também. Simplesmente apaixonada e quero muito ler os proximos

Luise 01/02/2024

Li depois de já ter assistido a série. Livro muito bom com muito mais aprofundamento dos personagens. Recomendo a leitura

anaefnc 01/02/2024

George Martin não erra nunca
Esse livro é uma das melhores obras ja escrita, vale cada tempo que se passa lendo, pq a cada página lida é mistura de emoções, ce nunca sabe se passa ódio, fica feliz, ou fica triste. Mas indico mt, sou apaixonada no mundo de got, e tenho ctz q quem começar vai amar também.

KaioDS 31/01/2024

Imersivo, fascinante e deslumbrante.
Poucos romances me cativam como este. Sem dúvidas é uma de minha sagas favoritas e com um início espetacular.
Resumindo meu olhar, Guerra dos Tronos parece um café da manhã, o amargor do café apresenta à quem bebe o quão amargo será o dia, assim como GOT.
Amarga sua boca e depois mostra que aquilo era uma preparação e tudo pode piorar... E muito.

Wender.Carlos 31/01/2024

A Guerra dos Tronos
E novamente venho finalizar esta incrível leitura após muitos anos a revistando. Não posso deixar de comentar que universo incrível, que se espande cada vez que o conhece mais.

Vou começar comentando sobre a metodologia de se contar a história do autor, sendo através de pontos de vistas de diferentes personagens e isso traz muitas informações nos detalhes pois sente que o universo está vivo e gera impactos no decorrer da história.

Alguém assassinado pode ser descrito de várias formas pois a multidão fala e estas perspectiva nos trás isso, e isso nos deixa ainda mais instigados.

A história em si é perfeita, amo como são os personagens e por já ter lido os odeio profundamente também, decisões que são tomadas ou sub tramas que ocorrem na nossa frente são incríveis.

Um ponto que me ajudou muito por já ter o livro é saber a real essência dos personagens, e sabendo o que iriam realizar se tornou muito interessante avaliar as etapas do processo.

Sei que Martim ainda não terminou esta saga mas vale a leitura tem muita história ocorrendo com tantas reviravoltas que o coração vai sair pela boca, vai que até eu ler o último livro da saga não lance "Ventos do Inverno".

Eddy4 30/01/2024

Eu era um grande fã da série de game of thrones isso até antes de ler esse livro e perceber o quão rasa ela é e me pegou odiando ela por isso porque esse livro é tão cheio de camadas tão profundo e bem pensado nós mínimos detalhes que traz a essa sensação de que você está dentro da história e essa imersão é tão linda e profunda que você se pega passando pano até pra uns pnc uma vez ou outra.
Enfim o George r.r martin é foda!!!

keigowins 30/01/2024

1 ANO PRA TERMINAR DE LER!!! Até agora tô sem acreditar, essa demora foi muito mais problemas pessoais meus do que algo haver com o livro. A escrita do Martin é muito detalhista e não de um jeito ruim pq o jeito que ele vai construindo o mundo É INCRÍVEL, como fã de fantasia eu fico alucinada com todos os lugares, famílias, intrigas e histórias que Westeros possui, não é uma leitura super fácil mas também foi impossível pra mim não querer saber mais sobre a guerra pelo trono de ferro e todos os personagens envolvidos nela.

Gabriela 30/01/2024

Um pouco tenso, às vezes maçante, detalhes, nunca ruim!
Sou fã da série e resolvi reler os livros e lembrar: que diferença!
Muito bom.