A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Jezreela Kemilly 24/01/2018

Vitória
Finalmente consegui terminar GOT, não gosto muito do tema medieval e confesso que li só por causa dos capítulos da Daenerys, mas o parágrafo final foi tão INCRÍVEL que valeu pelo livro inteiro. Ao çongo da leitura eu aprendi a gostar do livro e realemnte indico está obra para quem curte o medieval e fantasia.

Camila Robyn 12/01/2018

"O inverno está chegando"
É um livro bom. Tem uma história bem construída, mas, não conseguir suportar os capítulos de Sansa e Catelyn. Meu deus, eu lia o capítulo das duas com muito esforço. Só vim gostar mesmo do livro já quase no final hahaha. Já percebi que não dar para se apegar a um personagem nesse livro... Mas enfim, gostei bastante da história e, pretendo continua com a série.
Jhonis 19/01/2018minha estante
undefined

Babi @conflito_literario 08/01/2018

Eu nem sei como escrever uma resenha desse livro, são tantos acontecimentos e a história é tão incrível que só posso dizer uma coisa sobre ele: simplesmente fantástico.

Lealdade, traição, intrigas, poder, honra, astúcia.... são algumas das palavras que fazem parte do universo criado por George Martin.

Quando Ned Stark é chamado para ser a mão do rei, precisa deixar sua esposa e alguns de seus filhos em Winterfell, e seguir caminho com o Rei Robert para Porto Real. Lá Ned tenta aos poucos descobrir o que aconteceu com o seu antecessor, quem o matou e porquê.

Em contra partida, está os Targaryen, filhos do antigo rei, que com a morte do pai, tiveram que fugir e viver as escondidas. Viserys, irmão de Daenerys quer tomar o lugar que lhe é por direito mas para isso conta com a ajuda dos dothraki, um povo guerreiro.

Também conhecemos outros personagens muito importantes nesse primeiro livro, como Jon Snow, o bastardo de Ned, e seus outros filhos legítimos: Robb, Bran, Sansa, Arya e Rickon. Todos eles tem seu papel bem desenvolvido na trama. E não podia esquecer de citar também os Lannister, a tão falada família de GoT, achei todos bem astutos, inteligentes e focados em seus propósitos.

Ao decorrer da obra temos várias situações/problemas que vão surgindo e que os personagens precisam lidar, e cada capítulo é narrado por um personagem, o que na minha opinião, tornou o enredo mais interessante ainda, já que passa ao leitor tudo que está acontecendo com todos os personagens ao mesmo tempo.

No geral eu adorei o livro, é uma fantasia muito bem escrita e envolvente, me surpreendia a cada virada de página. George Martin e A guerra dos tronos merecem a fama que têm!

site: https://www.instagram.com/p/BdWRjcjnMz9/?taken-by=conflito_literario

Compre pela capa 07/01/2018

O INVERNO CHEGANDO EM "A GUERRA DOS TRONOS", DE GEORGE R. R. MARTIN
Guerra dos Tronos é o primeiro volume da saga As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire) de George R. R. Martin, saga que ficou mundialmente conhecida e adorada após seu sucesso estrondoso com a série "Game of Thrones" da HBO.

Comparada com uma das sagas mais idolatradas da atualidade, O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, a saga de Martin foi igualmente um marco para as histórias de fantasia que fazem tanto sucesso atualmente. E não é para menos. Além de personagens incríveis, Martin criou um mundo totalmente novo e viciante que incluem reis loucos, famílias poderosas, dragões a muito tempo mortos, mortos que voltam a andar e selvagens da neve.

ENREDO

Nossa história se passa no continente fictício de Westeros que engloba Os Sete Reinos e o primeiro livro começa com a visita do rei Robert Baratheon, o Primeiro de Seu Nome, para seu amigo de longa data e companheiro de guerra, Eddard Stark, Protetor do Norte e Senhor de Winterfell.

A visita de Robert acontece pois Jon Arryn, sua Mão do Rei morre. Procurando por uma pessoa de confiança, logo convida seu amigo Ned (Eddard Stark) para ocupar o cargo desocupado recentemente.

Durante a visita conheceremos a rainha Cersei Lannister, seus irmãos Jaime Lannister, o Regicida e Tyrion Lannister, um anão conhecido como Duende. Seus filhos com o rei Robert, Joffrey, Tommen e Myrcella.

Os capítulos do livro são divididos entre alguns personagens. Podemos então, conhecer melhor o ponto de vista e os sentimentos mais íntimos de cada um deles. É uma forma completamente revolucionária de escrita e deixa o livro menos cansativo. Bem pelo contrário, você se pega numa curiosidade imensa, que o levará a continuar lendo para descobrir o que vai acontecer com estes personagens tão excêntricos e diferentes entre si.

A família Stark comanda o lado norte dos Sete Reinos e ajuda a proteger A Muralha - gigante muralha de gelo construída para separar as pessoas "civilizadas" dos selvagens e dos Outros.

O símbolo da casa Stark são lobos gigantes. Curiosamente, logo no início do livro, Eddard Stark e seus filhos Robb, Jon e Bran e seu protegido Theon Greyjoy encontram uma loba gigante morta na neve. Junto com ela encontram quatro lobos e duas lobas de pelagem cinza, um para cada filho de Ned, e outro lobo, branco de olhos vermelhos para Jon, o bastardo.

Ned diz para o filhos que só poderão ficar com os lobos se prometerem cuidar deles e alimentá-los, não dando trabalho para nenhum criado. Os lobos serão responsabilidade de cada um deles, exclusivamente. Todos os filhos concordam em cuidar dos lobos.

O lobo de Robb é nomeado Vento Cinzento, o lobo de Bran como Verão, Sansa nomeia sua loba Lady, a loba de Arya é nomeada Nymeria, o lobo de Rickon é nomeado Cão Felpudo e Jon nomeia seu lobo Fantasma.

Eddard Stark é chamado para ser a Mão do Rei de seu amigo e rei Robert Baratheon, por ser conhecido por seu senso de justiça, porém não têm desejo nenhum de sair do norte onde vive tranquilamente com sua esposa Catelyn e seus filhos legítimos Robb, Sansa, Arya, Bran, Rickon e seu amado bastardo Jon Snow (todos os bastardos no norte recebem o sobrenome Snow). Porém muda de ideia após receber uma carta de Lysa Tully, irmã de Caitlyn e viúva de Jon Arryn (Mão do Rei que acaba de falecer) acusando a família Lannister (família da esposa do rei Robert) de ter assassinado seu marido.

Ned então, tentando descobrir o que realmente aconteceu com Jon Arryn, o homem que ele via como um pai e, preocupado uma possível ameaça para com a vida de seu amigo Robert, parte para Porto Real junto com as filhas Sansa e Arya Stark, e se torna a Mão do Rei. Sua estadia deixará Cersei Lannister, a rainha, bastante incomodada pela ameaça que Ned representa, pois a mesma possui um segredo obsceno.

"Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo." - Cersei Lannister para Ned Stark.

Catelyn Stark, esposa de Ned, fica preocupada quando seu marido parte para Porto Real para ser a nova Mão do Rei. Ela conheceu os Lannister durante a visita deles para Winterfell, e logo fica desconfiada da verdadeira faceta deles.

Porém ela permanece em Winterfell para cuidar de Bran, que estranhamente cai escalando uma das torres, e de Rickon, seu filho mais novo.

Ao decorrer do livro descobriremos a força e personalidade fenomenal de Catelyn.

Arya Stark, a filha Stark mais nova, vai junto com o pai e a irmã Sansa para Porto Real. Ela é uma menina corajosa que gosta de lutar, não parecendo uma menina comum que gosta de vestidos e de costurar. Seu passatempo durante sua estadia em Porto Real são as aulas de espada com Syrio Forel, a mando de seu pai.

Com Syrio, Arya consegue aperfeiçoar seus conhecimentos de luta e também de vida.

"O medo corta mais profundamente do que as espadas" - Syrio Forell para Arya Stark.

Terríveis acontecimentos a obrigam a fugir de Porto Real fingindo ser um menino, vivendo grandes e perigosas aventuras, e descobrindo quem realmente é.

Bran Stark gosta de escalar os castelos de Winterfell, e, durante a visita da família real, acaba presenciando um ato incestuoso entre Jaime e Cersei Lannister, em uma de suas escaladas. Jaime então, para proteger o segredo entre ele e sua irmã gêmea, toma drásticas providências e empurra Bran da torre em que os flagrou.

Bran entra em coma, e após acordar, descobre que ficará paralítico, nunca mais podendo fazer as coisas que mais amava, como escalar, andar a cavalo e brincar com seus irmãos Robb e Jon.

Depois de sua queda, Bran começa a sonhar que está na pele de seu lobo gigante Vento Cinzento. Estes sonhos terão um significado arrebatador na vida de Bran.

Sansa Stark é a filha mais velha de Ned e Catelyn Stark. Ela se apaixona por Joffrey Baratheon durante a visita da família real a Winterfell e logo vira sua prometida.

Ao decorrer da história descobriremos junto com Sansa a verdadeira índole de Joffrey. Também veremos o amadurecimento da personagem Sansa Stark, após alguns acontecimentos incômodos com Joffrey.

Jon Snow, bastardo de Ned Stark, é igualmente tratado com amor pelo pai e os meios-irmãos. Mas não consegue encontrar seu lugar em Winterfell, por ser um bastardo. Decide então juramentar sua vida na Patrulha da Noite, e defender a Muralha, junto com seu tio Benjen Stark.

Chegando na Muralha ao lado de seu lobo Fantasma, Jon se decepciona ao perceber que o lugar não abriga somente homens honrados que abdicaram de família para proteger o reino, mas também é um lugar de punição para ladrões e criminosos.

Jon têm um primeiro contato com Tyrion Lannister, na visita da família real em Winterfell e acaba nutrindo por ele um bom sentimento.

Logo depois, encontra o anão na Patrulha, numa visita que o Lannister mais inteligente faz para conhecer melhor o lugar que protege o reino. Os encontros dos dois resultarão em conversas muito maduras e inteligentes.

Apesar da decepção, Jon dedica-se ao máximo para com seu novo dever, a Muralha. Logo mostra que é um excelente lutador de espadas e deixa muita gente incomodada com seu talento. Mas o Lorde Comandante, Jeor Mormont percebe seu talento e o quer sempre por perto.

"A noite chega, e agora começa a minha vigia. Não terminará até a minha morte. Não tomarei esposa, não possuirei terras, não gerarei filhos. Não usarei coroas e não conquistarei glórias. Viverei e morrerei no meu posto. Sou a espada na escuridão. Sou o vigilante nas muralhas. Sou o fogo que arde contra o frio, a luz que traz consigo a alvorada, a trombeta que acorda os que dormem, o escudo que defende os reinos dos homens. Dou a minha vida e a minha honra à Patrulha da Noite, por esta noite e por todas as noites que estão para vir." - Juramento da Patrulha da Noite.

Tyrion Lannister mais conhecido como Duende, é um dos personagens mais queridos pelos leitores. É um "meio-homem" muito inteligente. Gosta de ler e adora as histórias dos Targaryen e seus dragões.

Conheceremos Tyrion logo no começo da história quando ele acompanha a família real na visita para Winterfell. Tyrion, apesar de ser um Lannister, é maltratado pelo pai Twyin e pela irmã Cersei. Eles os culpam pela mãe e esposa ter morrido em decorrência de seu nascimento.

"Lembre-se disto rapaz. Todos os anões serão bastardos, mas nem todos os bastardos precisam ser anões - e, com aquelas palavras, virou as costas e regressou vagarosamente ao banquete, assobiando uma canção. Quando abriu a porta, a luz vinda de dentro atirou sua sombra bem definida pelo pátio afora e, só por um momento, Tyrion Lannister ergueu-se alto como um rei." - Tyrion conversando com Jon.

Daenerys Targaryen é a última princesa Targaryen que restou, exilada no sul junto com seu irmão Viserys Targaryen. Durante a guerra, a Rainha Rhaella, esposa de Aerys, foge para Pedra do Dragão grávida de Daenerys, junto com Viserys.

No nascimento de Daenerys uma tempestade ecoava lá fora, por isso ela fica conhecida como Daenerys Targaryen Filha da Tormenta. Sua mãe morre em seu nascimento.

Daenerys cresce então junto com Viserys, seu irmão mais velho, e é completamente submissa a ele. No começo do livro ela é insegura e não têm auto-estima nenhuma. É vendida como esposa por Viserys para Kahl Drogo, Khalasar dos Dothraki, em troca de todos os seus homens. Assim os irmãos tentarão reconquistar o reino que deles foi roubado.

Durante seu casamento, Jorah Mormont jura lealdade a Daenerys e se torna seu cavaleiro e conselheiro. Ganha de presente de Illyrio Mopatis três ovos de dragões.

Ao decorrer da história, Daenerys começa a ganhar confiança e se torna uma Khaleesi (rainha) corajosa e forte.

site: comprepelacapa.wixsite.com/home

Fabiana 05/01/2018

Épico
Romance que se passa em época indefinida, mas com muitas características medievais, num local tampouco identificado, mas denominado Westeros.
Cada capítulo apresenta uma parte da história sob o olhar de um dos personagens principais.
Tudo começa com a visita do rei Robert ao seu amigo de infância, Ned Stark, Senhor de Winterfell. Dias antes, Ned recebe a notícia de que John Arryn, amigo e Mão do Rei, morrera. Motivado a descobrir a causa da morte de John, Ned aceita ser a nova Mão e parte para a Corte, onde se depara com intrigas, decepções e um grande segredo.
Paralelamente corre a história dos irmãos Targaryen, os últimos descendentes da dinastia dos Dragões, cujo pai foi destronado por Robert, com auxílio de Ned, há pouco mais de uma década.
O terceiro foco é a vida na Muralha, enorme construção que protege Westeros, mas ninguém sabe do que exatamente.
Muita aventura, mistério, brutalidade. Impossível largar sem se apaixonar pela história de cada um dos personagens bem construídos por George R. R. Martin.

S.H. 03/01/2018

A GUERRA DOS TRONOS
2017

Angell 30/12/2017

Sem Arrependimentos!
Comecei a ler este livro por ser o único que tinha em mãos no dia e de forma alguma me arrependo. É muito bom! Tem um grande número de personagens e a aparência de se ter muitas histórias contadas ao mesmo tempo, mas que em algum momento se cruzam, se completam. Fala de honra, fidelidade, coragem, família. Me marcou muito o amor dos meninos pelos lobos... e um dia, continuarei nos próximos volumes da série! ;)

Samuel.Machado 25/12/2017

Morte, morte e morte
Uma obra intensa que requer do leitor um engajamento para com a história. Levei mais de 1 mês para terminar a leitura, por se tratar de um livro bastante denso e com cenas fortes. A dinâmica que o autor usa na distribuição dos capítulos faz com que toda a trama se interligue, colocando a história na visão dos personagens principais a cada capítulo.

A trama é incrível, altamente bem construída, infinitos nomes de personagens e lugares que por muitas vezes me deixaram confuso, mas que são de extrema importância no livro, não ficando nenhuma ponta solta. O universo criado por Martin é simplesmente genial.

Thuus 24/12/2017

COMO RESENHAR GOT?
Literalmente não é uma resenha. Essa saga de livros é super conhecida e faz muito sucesso e já que minha opinião não diverge da grande maioria irei apenas comentar o que eu achei da leitura.

- Para começar eu estava lendo uma edição econômica de 565 páginas. A escrita é muito rica em termos antigos e em descrição o que torna a leitura um pouco lenta.

- Os vários pontos de vista também contribuíram para a quantidade de atenção que eu tinha que destinar enquanto lia livro. Mas isso não me deixou em nenhum momento com a sensação de que o tempo não passava ou que as coisas se repetiam.

- Os povs que eu mais gostava de acompanhar era: Jon Snow (muralha); Daenerys (com o povo Dothraki); Aria (Kings Land). Coincidentemente são os meus personagens favoritos na série.

- Resumindo, é uma leitura bem densa e em alguns momento fiquei com aquela sede de saber o que ia acontecer na sequência. No geral a minha leitura ocorreu através de metas diárias porque em alguns momentos parecia que o livro não ia acabar nunca haha.

Para quem estiver interessado em ler essa saga é bom que saiba que vai levar um bom tempo para ler tudo. Os livros são grandes, densos e valem a pena.

AB 23/12/2017

Tudo começa quando Robert Baratheon o rei dos sete reinos perde a Mão do Rei Jon Arryn (mão do rei pode ser definido como o braço direito do rei, que o ajuda em tudo e governa quando o rei não está), então o rei precisa de uma outra mão, ele logo pensa em seu grande amigo Eddard “Ned” Stark e oferece o cargo a ele, Eddard não se sente a vontade em aceitar, mas depois de Catelyn sua esposa receber uma carta da irmã Lysa, esposa da mão que faleceu, dizendo que a morte da mão não parecia ser natural, Eddard resolve ir para Porto Real, aceitando o cargo de Mão do Rei para então investigar a morte de Jon Arryn.

Eddard Stark sai de Winterfell com suas duas filhas Sansa e Arya, deixando Catelyn e seus filhos Robb, Bran, Rickson e Jon Snow (seu filho bastardo que vai para a patrulha da noite assim que o pai parte para Porto Real) no norte, a partir de então começa muitos conflitos, segredos descobertos e várias reviravoltas entre Stark e Lannister, Lannister é a casa da rainha Cercei Lannister, uma família que venera o poder e faz de tudo para consegui-lo. Os segredos que Ned descobre traz muitas complicações para os Stark que vocês vão gostar de acompanhar.

Paralelamente com as complicações de Lannister e Stark podemos acompanhar Daenerys “Dany” Targaryen, a última filha do dragão da casa Targaryen, uma moça forte e determinada que se casa com Khal Drogo, um poderoso chefe dothraki, a trama que se desenvolve em volta da Dany é muito interessante. Eu particularmente passei por fases de “aff não gosto dela” e “puxa, ela é demais” kkkkkkkk'.

Enfim, como resumir A guerra dos tronos? Impossível. Penso no livro e me vem muitas histórias na cabeça, é um livro complexo e incrivelmente bem escrito, com muitos detalhes e características específicas de cada personagem e tem muito personagem “uaal”, para quem gosta de fantasias que envolvem um mundo completamente diferente, precisa ler este livro.

Confesso que demorei para ler o livro, mas no final gostei muito e acredito que a série tem muitas surpresas pela frente. É isso pessoal, comentem ai o que acham do livro e da série do George R. R. Martin.

site: http://www.abobrinhacomchocolate.com.br/2016/01/a-guerra-dos-tronos-resenha.html

Oseas.Carlos 15/12/2017

GOT
Após assistir todas as temporadas da série adaptadas para a TV até este momento, resolvi iniciar as leituras dos livros de George R. R. Martin. Leitura que flui fácil e te surpreende na velocidade imposta apesar de ser um calhamaço de mais de 800 páginas.
O universo criado pelo autor da obra inclui dois continentes conhecidos pelos homens numa época similar à idade média: Westeros e Essos. Westeros é o local onde existem 7 reinos e casas mais importantes e que dominam suas localidades e seus vassalos, alem de Porto Real que congrega a familia Real que tem poder sobre todo o continente. Em Essos há as cidades-livres e são independentes de um reino.
A obra se baseia na busca pelo trono de ferro pelas famílias que se desenvolve através de diversas tramas que envolvem amor, intriga, traição, honra e, Claro, muita guerra... No desenvolver desse primeiro livro é constatado que a obra se trata de um romance fantástico que irá permear desde os conflitos com zumbis até dragões na conquista pela sobrevivencia e pela disputa do trono.
Vitor 17/12/2017minha estante
Tem muito SEZO?

Oseas.Carlos 18/12/2017minha estante
O que seria isso?

Whesley Nunes 13/12/2017

Ganha-se ou morre.
Um dos maiores erros do ser humano é julgar sem conhecer. À vista disso, confesso que eu tinha preconceitos contra GOT. Porém, nesse mês criei coragem e resolvi entrar nessa vibe. A princípio, pensei que era Cavaleiros do Zodíaco... Brincadeira, mas eu juro que me confundi inúmeras vezes com essa guerra de nomes. Estou surpreso com a riqueza de detalhes em uma obra com menos de 600 páginas. Sem dúvidas, é a melhor obra do gênero. Um livro extremamente empolgante. Recomendo!

Sanoli 28/11/2017

Whesley Nunes 26/11/2017minha estante
"Leia! Você é um leitor, não um rato!" KKKKK

Fernanda.Fenelon 25/11/2017

Um livro épico!
A guerra dos tronos é o primeiro da série ?as crônicas de gelo e fogo?. Neste livro o autor começa a descrever uma terra onde o verão pode durar por breves períodos, mas o inverno pode durar por décadas e décadas. Neste cenário, existem diversas famílias, todas ligadas, de algum modo, ao trono de ferro. Os personagens são cavaleiros, lordes, damas, mercenarios, bastardos e seres míticos da floresta.