A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Andy 02/04/2013

Um livro de altos e baixos.
Decidi por fim começar a ler a saga de que tanto têm falado. "A Guerra dos Tronos" foi um livro que eu decidi ler logo depois de terminado de ver as duas temporadas lançadas do seriado "Game of Thrones". Devo dizer que assim como a primeira temporada do seriado foi um livro de muitos altos e baixos para mim, teve momentos do livro em que eu lia com muita vontade e muito interesse, e em outros eu lia morrendo de tédio. Em muitos momentos a história começava a me prender de verdade logo no fim do capítulo de um personagem, e quando eu começava a me empolgar, o capítulo mudava e ficava maçante de novo, e eu continuava esperando algo melhor do próximo capítulo ou do final.

A narrativa do autor eu particularmente achei muito boa, mas ao mesmo tempo achei que ele enrolava muito com a história, para deixá-la fluir e de fato acontecer. Tinha momentos que eu tinha preguiça de pegar o livro para ler (apesar de que, ainda com isso o li relativamente rápido, levando em conta meu tempo livre/paciência). Mas de qualquer forma, decidi continuar. Senti então, que esse primeiro livro da série nada mais é do que uma introdução aos personagens, e a história, que como estou apenas no começo não posso dizer se é boa ou ruim. O que eu posso dizer é que não consegui me apegar a nenhum personagem em especial, alguns até mesmo me chamavam a atenção, mas nada que realmente me prendesse. Outros apesar de serem principais e terem seus próprios capítulos eu achava insignificante.

Como já havia visto a série antes, senti também uma grande diferença na idade dos personagens que me chamou atenção de uma maneira negativa em alguns casos. Destaco a Daenerys, achei a história dela chocante, assim como a relação dela com o Drogo, cheguei a achar nojenta, coisa que na série eu cheguei a gostar, e isso ia pelo fato de que ela tinha APENAS 13 ANOS quando tanta coisa aconteceu. Mas com o passar da história passei a ignorar mais o quesito idade e deixei a história fluir. Já de ponto positivo em relação a série eu destaco a Sansa, que na série eu a achava insignificante, nos livros por ter capítulos só dela, pude entender melhor como ela funciona e passei até mesmo a gostar da relação dela com o Sandor (o Cão de Caça), não de forma romântica pois ainda a acho muito nova de qualquer forma. O quesito idade nesse livro coloca muitas barreiras nos meus "ships".

Bem, esse é um livro que eu posso dizer que gostei, mas não amei, e não amo/adoro, e esse livro em especial não é um que eu mandaria ainda para o meu "top livros preferidos", por isso dei apenas três estrelas o classificando como "bom". Mas se tratando de uma saga que eu logo pretendo começar no segundo livro, posso dizer que dou grandes chances a história. Tem uma boa narrativa, diálogos inteligentes e o autor sabe te introduzir no cenário. Nesse primeiro livro apenas senti falta de uma história mais fluida e de personagens mais envolventes e cativantes, mas ainda tenho em mente que é só o começo, e espero mais do que está por vir. E gostaria de destacar que o autor mexe em temas polêmicos, que em momentos me chocaram, mas também me interessaram. Enfim, deixo maiores opiniões para as próximas resenhas, e espero no quinto livro estar dando 5 estrelas.
Abramo 08/04/2013minha estante
Com relação à pouca idade dos personagens: Era MUITO comum na idade média meninos e meninas se casarem com 12 ou 13 anos e serem "prometidos" até bem antes. A vida naquela época era muito curta (expectativa média de uns 35 anos, se tivesse sorte) e havia muita morte por doenças, pragas e etc.

Outra coisa: O conceito de adolescência nem sequer existia. Na verdade, na Idade Média, nem mesmo a consciência das particularidades da infância existia; a idéia de infância relacionava-se exclusivamente com a noção de dependência: Quando a criança adquiria a condição de viver sem o desvelo constante da mãe ou da ama, ingressava plenamente no mundo adulto participando de todas as atividades sociais e/ou trabalhando para ajudar a família. Crianças de 7 ou 8 anos já trabalhavam na lavoura, ajudando em casa ou como assistentes dos pais (se ele fosse um ferreiro, por exemplo)

Então, NÃO se pode usar a moral atual para refletir sobre uma sociedade baseada na medieval.

Claro que na série de TV colocaram personagens adultos por motivos óbvios, jamais seria permitido cenas daquelas com adolescentes ou crianças pela moral atual.

Andy 09/04/2013minha estante
Eu sei que isso ocorria na Idade Média, mas foi um ponto que eu não gostei e acho que tenho o direito de comentar na MINHA resenha os pontos que eu achei positivos e negativos, afinal resenha é para isso. Assim como o próprio autor fez personagens mais velhos, ele também poderia dar um aumento na idade se ele bem entendesse, independente de se passar na Idade Média ou não. Acredito que ele tenha feito isso para deixar a história chocante, e realmente foi. Mas eu não apreciei, e esse comentário que eu fiz sobre não gostar da relação deles no livro foi mais em relação ao fato que muitas pessoas gostam deles como um casal, eu já não consigo ver assim. Enfim.

PS: estou ciente de todas as informações deixadas no seu comentário.

Andy 07/01/2014minha estante
Obrigada, Michele. Vou te falar que as cenas imorais não são muito escrachadas, se for esse o seu problema, mas a ideia de ter pessoas tão novas em certas situações dá certo espanto, sabe?
Só uma coisa sobre o livro: cheguei ao quarto e continua maçante. Diria que a saga é boa, mas não a considero ótima ainda. Mas uma coisa boa: eu arrumei personagens para gostar o/ hahahaha

melmelmel 27/06/2023

Que livro...
Que livro bom! Eu comecei ele sem muitas esperanças... Mas conforme a história de desenvolveu, os personagens se tornaram complexos e muito cativantes. Ri, passei raiva, fiquei triste e até chorei(chorei muito no final) com esse livro MARAVILHOSO... sem palavras para descrever essa obra prima, e um conselho: se você não leu ainda, LEIA! Você não vai se arrepender ???
Robsonnn_ 27/06/2023minha estante
Espero um dia criar coragem pra ler esse tijolo

Estelaa 27/06/2023minha estante
Arrasou na resenha Melll ??

melmelmel 28/06/2023minha estante
????

Luana.Andrade 27/07/2020

Lendo depois da série.
Fiquei receosa em ler, como a maioria, pelo tamanho e quantidade de livros, mas, esse livro pelo menos, te prende e a leitura é fluida. Estou acompanhando a leitura com um podcast que explica capítulo a capítulo (hodor cavalo) e está sendo muito esclarecedor.
Marcelo Arieugon 27/07/2020minha estante
Maravilhoso. O podcast das meninas tbm. O terceiro livro é indescritível, tudo pegando fogo do início ao fim kkkk

Luana.Andrade 27/07/2020minha estante
Eu passei um pouco as meninas já, daqui a pouco chego no terceiro. Não vejo a hora pq todo mundo fala horrores hahaha

Jailson 27/07/2020minha estante
Aaaaaa hodor cavalo tudo pra mim

Tsukino On'na 23/06/2012

Meu novo favorito
A trama sem os clichês sempre esperados com uma boa dose de intrigas políticas num mundo feudal, falta de falso pudor na linguagem, batalhas épicas muito bem arquitetadas e vários pontos de vista faz desse o livro mais sensacional da atualidade. Vamos esperar que os próximos da série sejam tão bons quanto este! :)
Serafim 24/06/2012minha estante
Sem clichê?? acabei de ler e encontrei vários..
Quem não sabia que o que iria acontecer com os ovos de dragão?
Tenho quase certeza que não mataram o Eddard... a loba de Arya vai reaparecer e o Anão vai se virar contra o próprio sangue!!
Ahh o livro é tão obvio quanto a novela das 8!!

Tsukino On'na 24/06/2012minha estante
Serafim, concordo com vc quanto o que disse sobre os ovos de dragão. Mas eu não esperava que aconteceu com Drogo e Rhaego. Quanto ao Ned, não sei se vc assistiu a série, mas mostra a cabeça dele sendo decepada e posta em uma estaca, que depois é exibida à Sansa pelo Joffrey. Fato este que também é retratado no livro na visão da Sansa.
Sobre a Nymeria, também acredito que ela vá voltar, porque o destino dos lobos está ligado ao destino de seus mestres. A questão é em que ponto e de que forma ela vai voltar.
O Tyrion pode sim se voltar contra o sangue dependendo dos acontecimentos, e é o que mais se especula, mas ele próprio durante o livro 1 diz que jamais apostaria contra a própria família.

Quanto ao seu último comentário, a diferença é que há anos não assisto novelas, e entre acompanhar um algo com enredo insosso e uma série que é escrita por uma pessoa que já tem experiência em séries televisivas e que eu acho excelente e (afinal de contas foi essa a resenha que eu fiz, não tendo a intenção de que todos concordassem comigo), bem... Acho que minha escolha está clara! rs :)

Serafim 25/06/2012minha estante
Tsukino On'na,
Houve algumas alterações na série em relação ao livro, então não confio muito nela. Fui lá no livro e peguei esse trecho pra vc analisar:
"...Sandor Clegane pegou na cabeça pelos cabelos e a virou.
A cabeça cortada fora mergulhada em alcatrão para se
manter preservada durante mais tempo. Sansa olhou-a
calmamente, sem vê-la totalmente. Não se assemelhava mesmo a Lorde Eddard, pensou; nem sequer parecia real"...
hum?? q me diz?

ahh.. mencionei a novela das 8 só pra ilustrar!!;)
eu só não concordei (e ainda discordo) quando vc diz que não tem clichês, porque eu encontrei vários rs rs

José 29/09/2014

Não se Apegue aos Personagens
George Martins possuí uma forma singular de escrita. O livro é enorme, repleto de bons diálogos e detalhes bem precisos e nada exagerados. Os personagens são encantadores, mas deixo um conselho aos que desejam se aventurar nesta saga: não se apegue aos personagens, pois George Martins não tem piedade de ninguém.
D. Felipe 03/10/2014minha estante
Essa saga me preparou para a leitura de tragédias. Nem sempre o personagem tem o fim que se deseja. Mas a série é muito boa, merece releitura.

José 03/10/2014minha estante
George Martins realmente muda o conceito de que os bonzinhos sempre se dão bem. Confesso que é um dos poucos livros que não se consegue adivinhar o que há na última página.

Polícia Resenha 03/12/2014minha estante
Não é George Martins! É Martin!
Sua resenha está muito pequena. Falta mais opiniões sobre o plot em si e a escrita!
Revise o texto!

Luiz.Lara 24/04/2023

Um livro com uma história bem interessante, mas que achei cansativo pelo excesso de personagens, e pela demora no desenrolar da trama. Mas é uma obra digna de ser notável, bem detalhada e bem escrita.
Thais 04/05/2023minha estante
Terminei ontem a leitura. Concordo com o excesso de personagens, que acaba deixando um pouco confusa, ? mas fui colando post it p me ajudar a lembrar quem tem ligação com quem rsrsrs.

Luiz.Lara 04/05/2023minha estante
Não sou fã de post it sabe, mas é isso, tanto que o segundo eu dei uma pausa por conta disso mesmo, e tem mais personagens ainda, é muito pra eu ficar lembrando, e acaba cansando. Não sei quando retornarei

Thais 05/05/2023minha estante
Eu te entendo completamente... A minha edição, é a do box preto pocket, q no final, tem um anexo com a árvore genealógica dos personagens principais, o q ajuda bastante durante a leitura. E só ir lá, e ver de qual casa fulaninho pertence. E os " coadjuvantes eu fui incluindo com os post It. Eu pretendo ler o 2 em jun. Se vc ainda tiver interesse até lá, me chama que a gente pode fazer leitura coletiva. ??

lightweaver 10/02/2021

Monólogo e Divagação. Ah, a inspiração.
O Norte, um lugar frio e severo, no inverno e até mesmo no verão, fortes nevascas, chuvas fortes e frias, clima implacável e o eterno abraço do frio era constante. A família era antiga, sangue dos primeiros homens e de Reis corriam pelas veias de seus membros, seus mortos eram enterrados em tumbas com estátuas próprias e com o símbolo da casa aos seus pés e espadas em seus colos. Honra era a moeda de troca do líder desta família, nessa época da história, ele prezava a honra acima de todas as coisas, até mesmo acima do bom senso, mas, ele amou. Ele amou com intensidade, sem saber que o amor é o veneno da honra, a morte do dever, vento e palavras quando somos apenas humanos, falhos até o final. O preço foi pago, a cabeça foi cortada, a consequência… inevitável. É aqui que os jogos começam, quando se joga o jogo dos tronos, você vence ou você morre. Não existe meio termo. Dois Reis, Uma Rainha, Um Trono. O inverno pode não ter chegado mas a chuva vai cair vermelha, os ventos vão carregar o odor de decomposição e a temperatura não vai precisar cair para semear a desesperança e a desolação.
Fox 11/02/2021minha estante
Ue não vai ter a LC mais!?

lightweaver 11/02/2021minha estante
Eu sou um traidor, Babis, eu estou sabotando a minha própria LC. Mas vai ter a LC, eu só estou me adiantando um pouco, Não me guilhotine. Ç.Ç

Fox 11/02/2021minha estante
KKKKKKKK seu leitor compulsivo. Tá tudo bem

Josiastds 21/02/2021

GAME OF THORNES OPINIÃO SEM SPOILER DE UM FÃ DE GRRM
Se ama guerras, intrigas entre familias, amigos, conhecidos e Dragões, diversos tipos de monstros que não usam poder, só carnificina se não aguenta para de ler, esse é o livro certo, sentir muita raiva no começo de muitos personagens, e isso é maravilhoso. O começo do livro é simplesmente incrível, pois o autor descreve uma cena épica de uma humilhação, estava querendo muito quefez esse personagem de início do livro sofresse, vou dá um exemplo do tipo de pessoa que esse personagem, sabe aquele boyzinho, filhinho de papai que se acha por que tem roupas, carro, casa e faculdade da elite era esse tipo de personagem... Conhecer aquela garotinha que eu iria simplesmente amar pra sempre, proteger de tudo e de todos essa é a Arya da casa Stark.

Não tem essa de um personagem fazer uma merda e ficar assim, ou ele está certo ele não fez isso foi uma armadilha pra ele ou realmente ele fez algo ruim e vai sofrer igual a um condemado, George R. R. Martin não passa pano autores famosos de séries, que o pessoal acha maravilhosa... Quero dá um exemplo de um traidor que teve a ousadia de trair a casa Stark, Theon Grejoy. Não vou falar o que fez, mais ele sofreu tanto com suas escolhas que tentou se matar. Isso é Game Of Thornes
Grazielle115 26/03/2021minha estante
preciso ler esse livro mas só estou enrolando ?

Josiastds 26/03/2021minha estante
@Anja se eu te falar que estou fazendo a mesma coisa com Evelyn Hugo?

Grazielle115 27/03/2021minha estante
ah amg leia Evelyn Hugo, é perfeito demais. Você não vai se arrepender, mesmo.

Greice 15/04/2020

Personagens icônicos, falas marcantes e uma narrativa viciante.
A guerra dos tronos, de George R. R. Martin. 📖 Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertencem. Dos lugares onde o frio é brutal até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, cavaleiros e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. (Resumo da Editora)

😍 Talvez você não saiba que a série da HBO, “Guerra dos tronos”, um dos maiores sucessos da TV mundial da última década, foi baseada em uma série de livros. Talvez você sequer conheça a série, afinal, nem todo mundo precisa conhecer tudo, mas eu acompanhei cada episódio e simplesmente amava. Eu gostei até mesmo da última temporada, que foi bem odiada por muitos fãs. Então, após o fim da série, finalmente decidi ler os livros nos quais a série é baseada. Não leio muitos livros de fantasia ou romances de cavalaria, além disso, a série de livros está incompleta, apenas cinco obras lançadas, faltando duas para completar, sendo que o autor demora anos para lançar cada livro! Ou seja, a série de livros corre o risco de ficar inacabada. Decidi me arriscar na leitura mesmo assim. Gostei bastante no livro de tudo o que já havia gostado na série, e amei tudo o que era inédito para mim. O mundo criado por George R. R. Martin é bastante rico e vasto, e ele criou personagens realmente icônicos. Foi uma leitura agradável, mas acredito que o próximo livro será ainda melhor.

🥈

site: instagram.com/greiciellenrm
Gustavo 15/04/2020minha estante
Vai melhorando a cada livro, mas "A Tormenta de Espadas" é simplesmente único.

Marquinhos 15/04/2020minha estante
To na pagina 350 e to gostando demaiss, principalmente da evoluçao da Dany.

Thay Moreira 05/07/2013

Se o inverno está chegando, para mim ainda vai demorar.
Às vezes eu viajo nos títulos, mas quis dizer, no caso, de que eu vou demorar um pouco para descobrir o inverno de Westeros. Talvez demore bastante. Vou postar aqui duas opiniões, pois pode parecer estranho eu abandonar um livro e dar quatro estrelas. E principalmente para ninguém vir dizendo "Ah, você não gostou de GOT, deve ser uma criança que curte historinhas de vampiros bobos" como eu já vi por aí. Mas um passo de cada vez.

- Por que eu dei 4 estrelas?

O livro é absurdamente bom. É, como todos dizem, uma obra prima. Aquele livro que eu te indico com todas as letras possíveis, você vai gostar de Guerra dos Tronos. Tem uma espécie de mitologia, se posso dizer assim, muito singular que não pode ser comparado a nada. A criatividade de Martin me impressionava a cada página, simplesmente. Eu pretendo fazer faculdade de Letras, focando mais em literatura, e sei que esse é o tipo de livro que logo as faculdades vão querer falar e analisar. Sei que esses elogios fazem com que o livro merecesse cinco estrelas, mas como abandonei eu decidi parecer menos puxa-saco. Por isso o livro tem 4 estrelas. Se quer uma recomendação, eu recomendo. É um livro que vale a pena.

- Por que eu abandonei?

Apesar de valer a pena, pense bem no motivo para estar lendo o livro. Um amigo indicou e ficou insistindo muito? Você viu a série e ficou curioso? Ou todo mundo está comentando tanto que você decidiu ir também? Seja qual for, pense bem se esse faz seu tipo de livro. O livro não é grande apenas no número de páginas, não se engane; as letras na edição que eu peguei, por exemplo, eram minúsculas, então o livro podia facilmente ter o dobro do tamanho se as letras tivessem o tamanho comum. Além disso, até agora não sei bem o verdadeiro foco da história. A morte de Jon, a antiga Mão de Robert? Os segredos da família Lannister? A tentativa de Viserys em voltar a ser rei dos Sete Reinos? Era tanto fio se ligando que eu me perdia totalmente.

Além disso, eu ainda me irritava um pouco sobre como as coisas aconteciam. Começava lento, aí acelerava, acelerava, tinha o ápice que eu engolia várias páginas rapidamente e aí - lento de novo. Não sei se eu é que sou impaciente ou se todos perceberam isso. Considerando as notas do livro, eu devo ser impaciente. Mas eu realmente prefiro livros que, quando seguem várias linhas na história, com vários acontecimentos, eu prefiro que eles mantenham um ritmo constante, não que acelere e pare o tempo todo como estava acontecendo comigo.

Portanto, o que achei do livro: ele é digno de cinco estrelas como vinha dando no histórico de leitura, mas como abandonei, dei quatro. Não sei se vou voltar a lê-lo, talvez quando estiver com mais calma. Por favor, não disse que não gostei do livro. Ou talvez não tenha gostado, o tipo de fantasia que o livro trás é meio frustrante para mim. Sei lá, fiquei confusa.
Andressa 19/07/2013minha estante
Tb acho q seja digno de 5 estrelas, mas quando terminei de ler o livro eu só conseguir atribuir 4 estrelas. =/ Tive o mesmo problema que vc. Fora a minha imensa vontade de jogar o livro pela janela em uma certa parte e certos trechos que esperava mais do autor... Eu demorei bastante pra terminar por causa de tempo, aconselho vc a terminá-lo. =)

Thay Moreira 26/07/2013minha estante
Peguei o livro outra vez com minha professora, vou tentar terminar dessa vez; deve ser meio sem graça porque acabei vendo o seriado e já sei um monte de coisas, mas vou tentar de novo. Obrigada pelo comentário! (vontade de jogar o livro pela janela: também senti)

Hayra.Oliveira 14/07/2020

Obra de fantasia imperdível
Não sei nem por onde começar...
Lembro que resolvi ler os livros dessa saga quando terminei de assistir a primeira temporada da série e eu lembro que na época eu pensei assim: "Não posso esperar 7 anos pra saber o fim dessa história. Irei ler os livros para saber tudo antes de filmarem as outras temporadas". Como fui tola ao pensar isso...

Mal eu imaginaria que a série terminaria e os últimos livros não foram lançados até então (kkkk), porém de qualquer forma não me arrependo de ter tomado a iniciativa de lê-los. Pelo contrário. Essa é com certeza uma das melhores séries de fantasia já feitas até hoje e eu me apaixonei por essa obra.

O universo criado pelo Martin é de uma riqueza singular. Em todos os aspectos a saga é bem escrita, trazendo inclusive uma narrativa bem original em que cada capítulo é descrito por um personagem, dando assim ao leitor vários pontos de vista de tudo que acontece e fazendo com que cada pessoa faça o seu juízo de valor sobre os personagens e atitudes tomadas.

A narrativa é profunda, densa, rica e cada personagem tem motivações e ideais extremamente autênticos. Você, ri, chora, sente raiva, muda de opinião e se apaixona em cada página desse livro e do restante da saga.

Meu conselho: leia!
Leticia.Pessoa 16/07/2020minha estante
assisti só uns dois episodios da serie e ainda não comecei o livro, tenho medo de assistir e estragar a experiencia do livro, vc se arrepende de ter visto a serie primeiro? Ou se sentiu mais empolgada de ler ?

Hayra.Oliveira 20/07/2020minha estante
Eu apenas conheci a série de livros depois de assistir a primeira temporada e foi isso que me fez dar início a leitura.

Os livros são bem densos, extremamente descritivos, grandes e com muitos personagens... alguns pontos são idênticos na série e no livro, enquanto outros pontos convergem e se complementam, por isso acho que são duas experiências distintas, mas que em determinado momento acabam se complementando.

Não acredito que você vá se arrepender, mas sim que você vai se sentir empolgada e talvez consiga extrair mais informações de ambos.

Gustavo494 31/07/2020

Perfeito
Cara, esse livro foi uma das melhores experiências que já tive. A história é incrível, o modo como o George escreve mais ainda, sem contar que é me espelho muito agora quando vou escrever minhas próprias histórias. Cara, se tu viu a série e curtiu, leitura obrigatória ok!
Polyana.Sousa 01/08/2020minha estante
Uauuu parabens dudula!!! Quero ler tbm

Gustavo494 01/08/2020minha estante
Leiaaa eh mt bommm

Douglas 11/12/2013

A Guerra dos Tronos
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

E é assim que começa UMA DAS sagas mais comentadas e famigeradas dos últimos tempos.
Começamos, então, pelo primeiro livro: A GUERRA DOS TRONOS.
Um livro bom, mas que têm seus pontos positivos e negativos.
Eu não conseguiria expressar-me por completo, sem citar esses pontos individualmente, separando os comentários entre bons e ruins. Portanto:

PARTES RUINS:

[Sim, ser chato é um dom e eu vou começar pelas partes ruins. Fãs da série, sem chateação, é apenas a minha opinião.]

1) A primeira crítica não é para o livro, mas sim para a editora.
O meu livro, que NÃO é a versão econômica conhecida como Pocket, ou de bolso, se você preferir, tem uma letra bastante pequena. Eu comprei todos os livros em uma promoção no "submarino" e percebi que os livros 1 e 2 tem uma fonte bem pequena. Nos outros livros isto foi corrigido, ficando o problema restrito aos 2 primeiros livros.
Como este comentário é para o primeiro livro, obviamente, o problema precisa ser citado.
Além disso, a folha é um pouco transparente e muitas vezes as letras transpassam de uma folha para outra, dificultando a leitura.
Por último, em algumas (poucas) folhas, as letras são um pouco tremidas, ou seja, temos um pequeno problema na impressão.
Pode ser que seja somente no meu livro, mas como a resenha é minha, cabe mencionar este problema para que, caso o pessoal da editora veja isso (eu duvido), possam evitar o problema para as próximas impressões.
Porque, poxa, uma editora como a Leya, que se orgulha de ser uma referência em muitos países não pode fazer um trabalho como este.
Fonte pequena. Folha fina. Pessoal da Leya, o que é isso? Contenção de custos? Por favor, né.
Fica a dica para a editora.

2) Agora sim vamos falar do livro.
Me incomodou no começo da leitura o excesso de personagens que o autor usa. São vários nomes, todos sendo apresentados logo e isso me deixou um pouco confuso. Precisei ler duas a três vezes algumas páginas para entender "quem é quem" na história. E alguns personagens nem se quer ganharam destaque.
É claro que isto é escolha do autor, o livro é dele e ele faz o que bem entende com a história, estou apenas dando um "pitaco".

3) O George R.R. Martin muitas vezes exagera nas descrições. Muitas vezes ele fica descrevendo, descrevendo, e eu pensei "anda, cara, agiliza esta história!".
Não que a descrição seja ruim, mas muitas vezes ela "arrasta" a história. Eu estava lendo e querendo saber o que ia acontecer e o autor parava e começa a descrever, descrever, isso acabou me deixando um pouco nervoso. Novamente: isto é escolha do autor, o livro é dele e ele faz o que bem entende com a história, estou apenas dando um "pitaco".

4) Capítulos com personagens diferentes.
Não que isto seja ruim. Eu gostei. Só que nas primeiras páginas, quando o POV muda, eu precisei de um tempo para me adaptar. É claro que eu já li outros livros contados por várias pessoas, mas demorei um pouco para me adaptar neste aqui. Parecia que as histórias não teriam ligações entre si. Depois, quando você estiver familiarizado com os personagens a história flui bem, mas no começo essa mudança de POV é estranha.

5) Eu costumo comentar com meus amigos que chegar até a página 100 foi difícil. Não que a história seja ruim, mas excluindo o "prólogo" que é legal, eu achei as primeiras páginas meio paradas. Eu acredito que muita gente gostou, mas eu confesso que achei as primeiras 100 páginas um pouco chatas, o que também é absolutamente normal para uma série deste tamanho. Mas resolvi citar para os leitores deste comentário para que eles tenham paciência com as primeiras 100 páginas, caso achem elas chatas, assim como eu achei.

6) O livro é muito bom, mas a história em muitas partes me cansou. Eu fiz, inclusive, uma pausa de alguns dias quando cheguei à página 280. Não sei exatamente o motivo, mas neste ponto perdi a vontade de continuar a leitura. Fiz uma pausa de alguns dias, li outro livro e depois voltei à leitura, ai não parei mais.

7) O George R.R. Martins dá uma sacaneada no leitor com estes nomes.
Alguns são extremamente parecidos e outros são iguais. Têm vários, mas vou destacar somente alguns:

Eddard Stark (casa Stark)
Eddard Karstark (casa Karstark)

Baratheon
Barristan

Mallister
Lannister

Mormont (Protetor Daenerys)
Mormont (Patrulha da noite)
Mormont (vassalo Stark)

Haggo
Aggo

Drogo
Ogo
Jhogo
Qotto

Caramba, R.R. Martins, você podia ter dado uma facilitada, né!

8) Eu esperava que o livro tivesse as batalhas mais bem detalhadas. Mas o autor, simplesmente, deu uma pincelada nelas. Não houve muitas descrições dos confrontos, a história fica restrita as intrigas e maquinações. O autor poderia ter dado uma atenção melhor para os confrontos. Uma pena.

PARTE BOAS

[Pronto fás da série, vamos para as partes boas]

1) Justiça seja feita.
Eu falei que até a história até a página 100 é chata. Sim, eu achei.
Mas depois até que ela flui bem.
Algum que outro POV de alguns personagens é chato, mas não vou citar aqui para não atrair a ira dos "fanáticos-malas", mas a história como um todo flui muito bem.

2) Temos que reconhecer a criatividade de George R.R. Martin.
Criar um mundo tão fantástico, como ele criou, é para poucos. Difícil imaginar quanto tempo ele precisou para pensar tudo isso.

3) A forma como os personagens estão humanizados é bem interessante. A história das crianças com os lobos (que você vai saber quando ler) foi uma sacada genial.

4) Blockbuster da HBO!
Caramba, como é bom ler um livro e acompanhar a história na TV.
Enquanto eu lia este livro, assisti alguns capítulos da série. Fantástico!
Você imagina as cenas no livro e depois as assiste na TV.
É uma pena que não podemos fazer isso com todos os livros.

5) Justiça seja feita (de novo)
Eu falei que a mudança de POV era ruim... mas é só no começo.
Quando você está familiarizado com os personagens você nem percebe quando muda o POV.
Quer dizer, percebe, mas o autor sempre deixa um gostinho de quero mais no final de cada POV e aí você fica ansioso para chegar o POV daquele personagem novamente para ver o desfecho de alguma situação que o autor deixa em aberto no POV anterior.

6) A complexidade do mundo criado é interessante.
E saber que depois de 592 páginas o autor ainda tem muito mais história pela frente.
Devemos parabenizar George R.R. Martins pela criatividade!

CONCLUSÃO.
Puxa, você teve paciência de ler até aqui!
Sim, vamos terminar..

Concluindo, o livro é bom, tem partes positivas e negativas, mas como um todo é bacana.

Para fechar, eu comprei todos os livros da série (os 5 lançados até aqui). Conclui apenas o primeiro. Enquanto escrevo dei uma olhada para os demais livros na minha estante. Mas não vou ler o 2º livro de imediato. Farei uma longa pausa até o segundo. Motivo: Sei lá, não tenho vontade de ler. O 1º livro até deixa um gostinho de "quero mais" no final, mas não estou com pressa. Até porque a série só deve terminar em 2019 mesmo. Então, tenho tempo.
Vou ler outros livros até que um dia tenha vontade de ler "A Fúrias dos Reis", 2º volume da série.

A você que teve paciência de chegar até aqui e que não é um Lannister, desejo a você uma vida longa e próspera! hehehe..

Um abraço e meu respeito a todos.
Tainá 16/12/2013minha estante
Estava com esse pensamento sobre o POV, valeu vou continuar lendo agora. Estou na página 28 e vou falar, com exceção da família STARK, George deixou as outras apagadas e me perdi diversas vezes e dormi tantas outras rs

Douglas 16/12/2013minha estante
Olá Tainá.
Na página 28 eu estava exatamente como você agora.
Eu te confesso que até a página 100 (excluindo o prólogo), eu também fiquei perdido.
Mas eu acho que isso é normal para uma série deste tamanho. Demora-se um pouco para que o leitor fique familiarizado com todos os personagens.
A partir da página 100 (pelo menos comigo), eu consegui entender "quem-era-quem" na história e ai o livro fluiu.
Também fiquei com sono até a página 100 e fiz uma pausa, de alguns dias, para descanso na página 280.
Mas você pode ficar tranquila, o livro é bom, só o leitor precisa de um período de adaptação.
Um abraço.

Douglas 06/06/2013

O Inverno está chegando...

Essa é a frase que mais irá te assombrar por todo o percurso do livro. Mas afinal, que inverno é este que pode durar dez anos e ser o mais longo inverno que Westeros já viu? Dizem que quando o verão é longo demais, os homens tiveram maior bondade no coração, e os Deuses lhe recompensaram com um verão mais longo, mas há quem diga também, que todo verão longo indica um inverno longo. Afinal é recompensa ou reciprocidade?

Lorde Eddard Stark, mais conhecido como Ned, é o Senhor das Terras de Winterfell, ao norte de Westeros, e tem por sua esposa a senhora Catelyn, filha do senhor de Correrio, irmã de Edmure de Correrio e de Lysa Arryn do Ninho da Águia. Tem como filhos, Robb de quatorze anos, o herdeiro de Winterfell. Sansa a prometida logo cedo para o Príncipe Joffrey de Porto Real. Arya, a filha mais nova e pouco interessada na nobreza, tem como visão ser uma guerreira e gosta da natureza. Rickon de três ano. E não menos importante para mim é claro, Jon Snow, o seu filho bastardo, um garoto de quatorze anos que não conhece a mãe, tem como pai um Eddard que sempre lhe oculta a verdade e a madrasta Catelyn, mãe verdadeira de seus meio irmãos, uma mulher que nunca lhe aceitou na fortaleza, por ser fruto de uma aventura de Ned.

O início da história se desenrola logo cedo, um livro que você acaba pegando o ritmo a partir da página cinquenta,e se você realmente gosta de livros desse gênero você não irá mais conseguir parar. Porém se você é do tipo que gosta de um herói, torce por ele, vira fã de carteirinha, assim como muitos livros conhecidos por aí (não quero citar nomes) pode deixar o livro de lado, porque no livro de Martin não existe isso. Tudo, simplesmente tudo pode acontecer, além de não existir um protagonista fixo, eu lhe aconselho a não se apegar a nenhum personagem, nem ao menos provável, nenhum deles, mesmo.

Bom, não considerando isso como spoiler, afinal é a engrenagem do turbilhão de acontecimentos. Eddard Stark recebe uma proposta de Robert Baratheon o rei de Porto Real para ser o seu conselheiro na corte ou como é chamado Mão do Rei. Após uma visita, com quase toda a corte nas fortalezas de Winterfell. Após um belo jantar para todos, com a companhia desagradável para Ned da presença dos Lannister, como a rainha Cersei, senhora esposa de Robert e seus filhos, além de seus irmãos Jaime e Tyrion Lannister.
Bom, mesmo com toda essa visita não tão agradável assim, Eddard decide aceitar a proposta de Robert e partir para Porto Real. Eddard com a incômoda sensação que isso não iria prestar, não volta atrás, e acaba tomando decisões definitivas em Winterfell, como por exemplo, levar Sansa e Arya com ele. E deixar Robb, Rickon e Jon Snow.
Porém Catelyn não aceita ter o bastardo na fortaleza, e acabam enviando Jon para A Patrulha da Noite. Lá é onde ficam os que embaraçam, aqueles que mendigam ou que não tem mais para onde ir, acaba sendo um patrulheiro. Um lugar onde você faz um juramento de vida, e a partir desse juramento você deve defender o extremo norte de Westeros para toda a sua vida.

"Poxa mas que interessante, então é uma história de tempos medievais com reis e príncipes, esperava algo mais O Senhor dos Anéis"

Não é bem assim meu caro, é uma época de Dragões "há mas eles foram extintos" ou talvez pensam que foram extintos... (vish falei demais)

Mas só deixa eu te dizer que a Patrulha da Noite não defende a Muralha de avalanches, porque além da Muralha, existe os Outros, e eles meu amigo, não possuem nada de humano. São conhecidos como lendas históricas, um exército de seres tão poderosos que nenhum homem pode ser capaz de derrotá-los, surgem no inverno e se escondem no verão. Mas o verão já dura tantos anos, uma geração, que os Outros já foram considerados lendas, histórias de dormir. Mas não, e esses Reis e Vassalos, achando que já viram de tudo, talvez ainda tenham uma surpresa. E o inverno meu amigo...

O Inverno está chegando...

~

"Diz-se que o diabo está nos detalhes. Um livro deste tamanho tem muitos diabos, e cada um deles morderá o autor se ele não tiver cuidado. Felizmente, conheço muitos anjos."

~ George R.R. Martin.

Emidiana 20/06/2013minha estante
Essa foi a primeira vez que eu vi alguém lembrar do Rickon e esquecer o Bran. hehe. ;)

Douglas 21/04/2016minha estante
Kkkk fui rever minhas resenhas aqui e vi que realmente esqueci do Bran, kkkk. Nossa faz tanto tempo, tava aqui lembrando como foi bom o início dessa saga. Tomando um café quente e lendo as primeiras páginas, curtindo cada momento. Agora to eu aqui, esperando pelo sexto livro que nunca chega.

Lilly 28/11/2013

Divino!
Já tinha comprado o livro desde o Natal passado. Entretanto, não tinha planos de ler tão cedo porque eu só queria ler quando estivesse com todos os volumes em mãos. O problema é que a série tem me deixado em comichões. Sério... esperar pelos episódios tem sido uma tortura. Daí, resolvi encarar o volume Um. O único que tinha por conta da falta de grana, mas o livro é tão divinamente maravilhoso que já comprei o volume Dois e creia, ainda esta semana comprarei o volume Três porque não me aguento de curiosidade... Enfim, livro lido... livro resenhado.

Vamos lá...

O livro é incrível! Tão bem escrito. A forma como o George R. R. Martin apresenta os personagens é suave e ao mesmo tempo estimulante. Os capítulos levam os nomes dos personagens centrais naquele momento da trama. Isso é muito legal porque não nos tira o norte da história mas, ao mesmo tempo, nos dá um pouco da ótica do personagem sobre o que está vivendo. Os personagens são muito bem construídos e de uma complexidade apaixonante. Todos os detalhes criados pelo autor, todos os pormenores nos encantam e nos levam a amar o "bom velhinho" George. Sinceramente, é um autor que não peca por excesso. Tudo tem o seu porquê e o emaranhado dos seus trocentos personagens é perfeitamente lúcido e consistente. *-* Amando loucamente!

Estou muitíssimo feliz por ver que a série está sendo 99% fiel aos livros. Só constatei uma diferença em relação à idade dos personagens, o que não atrapalha o desenrolar da história. E, obviamente, mais informações sobre a personalidade e caráter dos personagens; detalhes fornecidos pelos pensamentos dos mesmos, disponíveis apenas no livro. Evidentemente, saber o que levou o personagem a agir de determinada maneira, é bastante elucidativo na hora de entender o porquê de algumas situações. Eu, por exemplo, finalmente passei a suportar a Sansa. Era a única personagem da série que eu de fato não suportava.

É isso que muita gente não entende nas minhas pontuações sobre livros, filmes e séries... O que me faz não gostar de um personagem não é o fato dele ser "do mal", ser vilão, ser feio ou chato... é ser inexpressivo, "sem liga", sem charme... ****

Para quem já viu a série não tem muitas surpresas. Para quem não viu... A história se desenrola em uma terra chamada de Westeros - composta por 7 reinos. Em função de situações diversas, os representantes dos 7 reinos se veem envolvidos em um conflito, agravado pela morte "repentina" de um dos personagens, levando-os a uma verdadeira guerra.

Basicamente, a luta pelo trono é o que move a história. Porém, o caminho para o trono é tortuoso... Envolve política, casamentos, traições, mortes... É preciso desconstruir um mundo para se fazer o novo... Muita dor e muito sofrimento é o rastro que fica...

Personagens preferidos até o momento...

Os 6 lobinhos *-*
Jaime e Tyrion Lannister...
Jon Snow...
Arya e Robb Stark
Khal Drogo
Daenerys Targaryen
Shae

PERFEITO! Recomendo e recomendo...
Nota? MIL!!!!
"Um livro deste tamanho tem muitos diabos, e cada um deles morderá o autor se ele não tiver cuidado. Felizmente, conheço muitos anjos." ( pg. 589 - O autor)

site: http://despertarliteral.blogspot.com.br/2013/05/resenha-guerra-dos-tronos-as-cronicas.html
Patrícia 29/05/2014minha estante
Jaime um dos seus favoritos? Dele só senti ódio! hahaha :D

Lilly 30/05/2014minha estante
Patrícia, entendo o porquê do seu ódio mas acredito que se você se concentrar nas nuances, verá o verdadeiro Jaime. ;D