A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Maila.Moraes 13/05/2023minha estante
Cara, queria ter essa eloquência na hora da resenha???

natan_dino 08/12/2010

O inverno está para chegar?
No primeiro momento que me deparei com "A Guerra dos Tronos" imaginei que tipo de livro seria este. Com uma procura rápida na internet encontrei que, além de ser um livro, a obra estava sendo transformada num seriado do canal HBO. Mas não foi isso o que mais me impressionou.
George R.R. Martin, autor da obra, é considerado como o "Tolkien Americano" em diversos sites e grupos de leitura. Isso me impressionou.
O fato de ele ser comparado ao escritor que, pelo menos para mim, é o maior de todos os tempos, fez com que eu me interessasse pela leitura. E após algum tempo eu li. E não gostei do que li.

O livro é dividido em capítulos, como o usual, mas numa tentativa de inovar, Martin decide que cada capítulo será focado em um personagem distinto. É uma idéia excelente, mas precisa ser bem feito, coisa que não acontece. Lembro que um método parecido foi utilizado por Bram Stoker, na obra "Drácula", mas o antigo escritor sabia prender e entrelaçar os personagens. Martin cria histórias com cada um deles, o que torna a leitura, em algumas vezes, enfadonha.
Não há como se negar a profundidade da trama e a habilidade do escritor, mas o livro é lento e arrastado. Alguns personagens são totalmente descartáveis, e o personagem mais profundo e complexo do escritor, tem uma história fraca no final. Acredito que a história poderia girar naturalmente em torno de Lorde Eddard Stark (sim, Stark como o personagem da Marvel) e de Daenerys, a princesa descendente dos dragões, e isso seria mais proveitoso para o leitor. Obviamente é apenas a minha opinião. Na tentativa de abranger todos os personagens da trama, Martin peca ao não conseguir prender a atenção e derruba a afinidade que muitas vezes nasce entre o leitor e um personagem especial. No fim das contas, o livro parece ter sido escrito para virar um seriado. Talvez este seja um pouco melhor.

E que os fãs me perdoem, mas comparar George R.R.Martin ao Tolkien foi, no mínimo, uma brincadeira de mau gosto.
Tell 16/12/2010minha estante
Um grande problema que eu vejo é que a crítica comparou Martin com Tolkien de várias maneiras e isto criou expectativas diferentes e de certo fará com que muitos fãs de Tolkien vejam a obra com certo preconceito.

Primeiramente, eu não terminei o livro, mas sei que As Crônicas do Gelo e Fogo não tem ABSOLUTAMENTE NADA EM COMUM com o universo fantasioso da Terra-média de Tolkien. E todos os interessados em ler a obra de R. R. Martin devem estar cientes disso.

Muitos fãs de Tolkien, como você, lerão este livro e procuraram batalhas épicas, magias, criaturas fantásticas e ficarão frustrados com o livro. O grande problema é que isso apaga o brilhantismo do livro.

Os personagens da Guerra dos Tronos são muito mais complexos e próximos de nós do que qualquer Hobbit do Condado. Eu não queria entrar nesse mérito de Tolkien > Martin ou Martin > Tolkien, mas vamos abrir a mente e notar a gigantesca diferença entre as duas formas de contar uma história.

Eu compararia a Guerra dos Tronos com os a série "Os Reis Malditos", o seriado "The Tudors" ou "Roma". As intrigas entre os personagens é o mais importante aqui e não a fantasia em si (como no Senhor dos Anéis).

Wendell 20/01/2011minha estante
Há fantasia, mas ela é sutil demais, porém a partir do segundo volume ela aparece com amsi força, mas nem sempre é bonitinha e confiável a grande sacada é essa, tirar o deslumbramento que autores como Tolkien trouxeram . O senhor dos anéis marcou toda uma geração, mas sinceramente a história é simples e não cativa tanto, o que há de legal é o mundo criado por Tolkien, que é muito incrivel.

Martin se difere de Tolkien por dar mais valor a história e a construção dos personagens. Todas essas personagens é o que me chamam a atenção pois todos tem um plot diferente e importante. Ou seja por mais que tenha um personagem que eu não goste eu sei que vai ter um legal mais pra frente, e todos esses eprsonagens movimentam a história, que pra mim não é em nenhum momento enfadonha, é eletrizante o jogo de poder, muito imprevisivel e verdadeiro, dê uma chance e leia o segundo acho que não vai se arrepender . ;D

Charlie 18/02/2011minha estante
Ai, mais de quem menos eu gostei foi o Ned. Quer dizer, dos capítulos dele. Ele é não tem carisma. O começo era cansativo, sim, mas depois tudo valeu a pena.

Tainara 13/06/2011minha estante
Eu simplesmente AMO Tolkien, mas: http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/dez-razoes-pelas-quais-a-guerra-dos-tronos-e-muito-melhor-do-que-o-senhor-dos-aneis Sem mais.

Jvitor Lanna 06/08/2012minha estante
Bem, não concordo literalmente com a sua opinião sobre o livro nem sua classificação de duas estrelas.Quanto a sua opinião concordo que às vezes, a leitura pode ficar lenta e um pouquinho arrastada, mas nada que comprometa a qualidade geral da obra.Porém, discordo veementemente quanto à falta de habilidade do autor de entrelaçar os relatos do personagens, o que a propósito, na minha opinião o autor o faz com maestria.É fascinante a maneira como o autor deixa "lacunas" entre os capítulos, fazendo que o leitor entenda por si mesmo o que aconteceu no desfecho do relato anterior.Na verdade, "A Guerra dos Tronos" não é uma obra-prima literária como dizem por aí, é claro que é um livro bom, bem acima da média,mas existem livros bem melhores( tanto na forma quanto no conteúdo) e bem menos famosos do que este...

Bruna Degow 13/09/2012minha estante
Concordo TOTALMENTE com você. Sou suspeita de falar porque simplismente ABANDONEI o livro na sua metade, mas porque achei realmente chata a leitura, e acima de tudo, muito complexa. A impressão que tive foi que o autor quis inovar demais, mas não tem capacidade para tal. Criou uns 200 personagens, e não consegue lidar com todos.

paloma 26/11/2012minha estante
puts, colocar como argumento um post da VEJA como argumento é demais né? tirando o argumento "7", todos os outros sã descartáveis (tainara)

Lindëndil 30/04/2013minha estante
Não partilho da sua opinião,visto que somos pessoas diferentes, com gostos diferentes, mas respeito. Porém eu não acho que comparar Martin a Tolkien é "brincadeira de mau gosto". Tolkien é sim um gênio.. Martim, também...Os dois são bons! Qual o problema? Os dois tem um trabalho parecido -não é igual- mas é semelhante principalmente no ponto em que eles criaram seus próprios mundos, com magia, história, com a geografia dos locais...Eu não acho a leitura enfadonha, mas como eu disse, é questão de gosto. E quanto aos personagens, o Martim meche com a emoção dos leitores quando as vezes mata um personagem querido por muitos...
Tanto ele quando o Tolkien envolvem os leitores, cada um ao seu modo, e pelo menos no meu coração, tem muito espaço pra amar os dois e todos os seus personagens, desde o Sarumam,o Aragorn, o Eddard, o Frodo, a Dany.. enfim, as vezes gosto de imaginar que Westeros fica em algum lugar perto da Terra Média, e que se você pegar um barco, após passar pelas Ilhas do Verão, pode acabar desembarcando em um novo lugar, com histórias e personagens tão emocionantes quanto os desses outros lugares...

Rubens.Memari 15/08/2021

O livro é melhor que a série!
O livro é conhecido e muito elogiado, em especial porque se tornou uma série. Recomendo a série, mas somente depois de ler o livro. Eu só assistia os episódios depois da leitura.
A história é excelente e bem contada, transporta o leitor para um mundo parecido com a nossa Idade Média, mas com muito mais tempero! Gostei da forma como a história vai sendo contada, cada capítulo faz você acompanhar um dos personagens principais. Aliás, me senti confuso com o grande número de personagens em alguns momentos, mas o autor ajuda a relembrar, e também vale de vez em quando uma consulta ao Google. Ao final, a vontade é de começar imediatamente o segundo volume!
Carolina 15/08/2021minha estante
Rapaz, se eu tivesse lido o livro antes da série, teria achado a série ruim kkk

Lauro 16/01/2021

Acredito que esse seja um livro que todo amante de fantasia deveria ler. O desenvolvimento da história é algo maravilhoso, sempre aumentando nosso amor e ódio aos personagens.

Vee_1008 20/09/2021

"Quando se entra na guerra dos tronos, ganha-se ou morre"
Passei bastante tempo pensando sobre como fazer essa resenha? claramente não cheguei a nenhum resultado. Simplesmente não consigo colocar em palavras o que li.

Vou começar dizendo que esse livro foi uma experiência totalmente nova, eu não estava preparada para complexidade dele. Nunca cheguei a ver a série, então meu primeiro contato foi agora com o livro, o que posso falar é que foi inexplicável. A escrita, os personagens, a trama, tudo foi tão bem feito que me deixou sem fôlego lendo.

O livro é sem dúvidas muito bom, mesmo sendo grande em momento nenhum deixou de prender minha atenção, ele é envolvente de uma maneira crua, junto com a divisão de capítulos por personagens faz a leitura ser muito dinâmica.

Se você tá com dúvidas de ler, não pensa, só vai. O início pode até ser complicado - me senti meio perdida - mas tudo faz sentido depois, vale muito a pena.

É isso, cinco estrelas e favoritado. Não consigo pensar em mais nada para falar, ainda tô tremendo do final.
Nan 21/09/2021minha estante
"O REI DO NORTE"

Valesca.Castelani 22/11/2022minha estante
Pronto me convenceu

Vee_1008 22/11/2022minha estante
N vai se arrepender!

Valesca.Castelani 22/11/2022minha estante
Tem minha vibe esse gênero
Nunca vi a série
Mas amo

gepetinho 22/08/2023

O autor tem mão de ouro
O livro se desenrola mudando o ponto de vista a cada capítulo, nunca tem dois capítulos seguidos com o mesmo ponto de vista. O personagens que têm seu ponto de vista retratados são: Bran, Arya, Sansa, Catelyn e Eddard Stark, além de Jon Snow, Tyrion Lannister e Daenerys Targaryen. Ao iniciar o livro e ver que era essa a dinâmica, fiquei com medo, não sou fã desse tipo de livro, mas o autor é MAGNÍFICO em me fazer querer ler todos os personagens e suas próprias histórias, assim como suas contribuições para o enredo principal. É fácil dizer que, tecnicamente, o livro se divide em três enredos, onde todos os Stark vão estar vivendo a guerra dos tronos, Jon Snow outra coisa e Daenerys outra, mas é visível a futura junção de todos essas histórias. Com a maioria dos personagens que têm seu ponto de vista no livro estão inseridos na guerra dos tronos, acabando por isso ser o que mais é mostrado, algo totalmente coerente, visto a complexidade de toda a situação. Daenerys e Jon estão sendo guardados para coisas grandiosas nos próximos volumes. Enfim, o livro não tem capítulos longos, são todos na medida certa, não acho que tenha descrições em quantidade exagerada, foca no que tem que focar e detalha o que é realmente interessante ser detalhado. Sinceramente, não tenho defeitos para esse livro, +-560 páginas de muita felicidade.
Amanda 22/08/2023minha estante
Ótima resenha! Tenho muita vontade de embarcar nesse.

Matheus656 18/05/2014

De Harry Potter a Game of Thrones!
Sim, é impossível uma criança, que cresceu lendo Harry Potter, não se apaixonar por essa série dos Jogos dos Tronos. Um novo mundo de fantasia, magia, guerra e dragões é criado, no entanto para um público mais crescido, com uma linguagem mais complexa e cenas fortes! R. R. Martin é sim minha nova J. K. Rowling, e agradeço por ele conseguir me trazer de volta para o mundo das fantasias. Brilhante obra com um enredo inimaginável, grandes heróis, grandes personagens e um final lindo que nos deixa ansiosos para a parte 2!
Roberto 18/05/2014minha estante
um final lindo e triste

mandysoffice 27/08/2021

impecável
george g martin vem dar uma lição de escrita de fantasia com esse livro aqui. simplesmente sensacional. devorei em dois dias.
Léo 27/08/2021minha estante
Não consigo ler As Crônicas de Gelo e Fogo enquanto ele não der sequência ?

FlAvio 23/12/2023

Incrível!
Iniciei essa leitura com a expectativa altíssima para o livro, e posso dizer:? entregou tudo e mais um pouco?.
Uma leitura bem fluída com a diagramação perfeita. Os protagonistas (totalizando 8) são ótimos, com seus pontos de vista totalmente compreensível e defendidos, e me apeguei a cada um deles, com várias reviravoltas e cenas emocionantes! O meu maior arrependimento é de ter assistido a série antes de ler o livro.??

Carol 19/09/2022

O inverno está chegando?
O primeiro livro é além de tudo, o inicio de uma das maiores tretas entre reinos já escrita no gênero de fantasia e épico. É simplesmente o maior arranjo de promessas, de casos mal resolvidos e de sentimentos faíscantes a ponto de explodirem. Com facilidade Martin encanta o leitor e pra quem não leu e só assistiu a série, é uma belíssima forma de matar a saudade da rainha dragão.
Elcimar.Matos 20/09/2022minha estante
comprei os livros hj numa promo!!! to doido p começar

Carol 20/09/2022minha estante
????????
Já estou pronta para começar o segundo livro ???

Elcimar.Matos 21/09/2022minha estante
pelo visto vc leu bem rápido... ?

Carol 21/09/2022minha estante
Pior que não kkkkk
Demorei uns 19 dias achei a escrita cheia de detalhes e tem muitas cenas de estupr0, mortes e isso me incomodou um pouco.
Não consegui devorar o livro fui lendo aos poucos. Mas a história é INCRÍVEL!

Elcimar.Matos 21/09/2022minha estante
humm, ainda sim foi um bom ritmo, ele não é nd pequeno ?

mat 13/12/2020

Entretenimento de Qualidade
A Guerra dos Tronos
Autor: George R. R. Martin ??

Nota: ??? (3.5/5)

Bem... Grande parte das pessoas conhece o enredo desse livro devido ao sucesso do seriado da HBO, e, é um livro muito bom, mesmo com o fato de eu já ter assistido as primeiras temporadas da série e saber os acontecimentos não impediu de apreciar a qualidade do texto e dos momentos de preender o fôlego. O livro gira em torno de três arcos narrativos: a ameaça dos "Outros" na grande muralha, o início do percurso de Daenerys em busca de recuperar o trono da sua família  e o mais interessante, as intrigas políticas nos sete reinos. O romance traz personagens incríveis como a Cersei Lannister, Catelyn Stark, Jon Snow, Daenerys Targaryen e o meu preferido e mais engraçado,  o Tyrion Lannister. Houveram dois pontos que não gostei, o primeiro foi certos clichés, como o da jornada do herói do Jon Snow e de papel de "homem honrado" do Ned Stark, o segundo ponto foi em relação a edição do livro, tem as letras muito pequenas, que, no meu caso, pareceu deixar a leitura mais cansativa e arrastada. Por fim deixo a recomendação e manifesto o arrependimento de ter os livros há vários anos e ter demorado tanto para começar e o desejo de continuar lendo a série de livros.

lilac 02/08/2020

PERFEITO
Eu to impressionada com esse livro, nem acredito que demorei tanto pra ler!! Eu já sabia que seria uma história muito boa, mas não tava esperando me apaixonar tanro pelos personagens (Arya, Dany e Jon moram no meu coração) e ficar cada vez mais animada pro próximo capítulo. Assim como disse o autor, é um livro cheio de detalhes, e isso só fez com que eu amasse mais ainda!
Estou ansiosa demais para ler o próximo, pois esse se tornou um dos meus favoritos.
André 02/08/2020minha estante
So fica melhor...espera até chegar no 3°

lilac 03/08/2020minha estante
to mttt ansiosa

Lari 08/11/2021

?O inverno está chegando.?
Eu sou apaixonada pela série e fiquei curiosa para ler os livros, e eu amei demais!!

Não vou negar, a leitura é bem pesada por conta de tantos detalhes e da diagramação minúscula.

O universo é cheio de surpresas, reviravoltas e conflitos que te prendem até o fim. A escrita é magnífica e rica em detalhes, é uma obra prima. Recomendo demais, leiam!!!

?Um leitor vive mil vidas antes de morrer,
o homem que nunca lê vive apenas uma.?

ssup.ariel 29/04/2023

O JOGO PELO TRONO
"A Guerra dos Tronos" é um épico de fantasia que se passa em um mundo imaginário medieval. A história se desenrola em um cenário complexo e multifacetado, onde várias casas nobres lutam pelo controle do reino de Westeros.

O livro é narrado a partir do ponto de vista de diferentes personagens, permitindo que os leitores conheçam melhor as motivações e os desafios de cada um. As casas nobres, como Stark, Lannister e Baratheon, possuem personagens principais que apresentam conflitos internos e externos, tornando o enredo ainda mais fascinante.

Ao longo do livro, surgem conflitos políticos, batalhas sangrentas, traições, alianças improváveis e reviravoltas emocionantes, com uma tensão que aumenta gradualmente até um clímax surpreendente. O livro é conhecido por sua brutalidade, pois o autor não tem medo de matar personagens importantes, o que aumenta a sensação de perigo e incerteza para o leitor.

"A Guerra dos Tronos" também explora temas importantes, como poder, honra, lealdade, traição, justiça e sobrevivência em um mundo brutal e implacável. A escrita de Martin é envolvente, com personagens complexos e realistas que cativam o leitor desde o início.

Com uma trama bem elaborada e personagens memoráveis, "A Guerra dos Tronos" estabelece o cenário para os livros seguintes da série "As Crônicas de Gelo e Fogo" de George R.R. Martin. É um livro emocionante, que encanta os fãs de fantasia e prende a atenção do leitor do começo ao fim.

E quase esqueci de falar que o R.R.Martin não hesita em matar personagens importantes e populares, o que é uma característica marcante da série. Ao longo do livro, muitos personagens são mortos de maneiras diferentes, e isso cria uma sensação de incerteza e tensão constante, mantendo os leitores na ponta dos pés.