A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Sylvia 24/08/2020

O início de uma batalha!
Esse é o conselho que tenho para dar aos futuros leitores de GOT.
Considere-se ingressando em um universo de leitura sem volta. É incrível como o Martin consegue trazer tanta informação a cada capítulo e fazer com que as histórias deles se cruzem a cada virada de página. A experiência de olhar a história pelos olhos dos personagens faz com que você se emarenhe de tal forma no enredo que não quer mais parar de ler.
Vale a pena começar essa batalha!

Lauraa Machado 11/01/2021

Muito melhor e mais divertido do que eu esperava!
Eu nem sei por que estou tão surpresa assim por ter gostado desse livro como gostei! Talvez por que a série da HBO faz parecer que vai ser só uma enxurrada de cenas de morte e sexo inúteis, talvez porque me falaram várias vezes que era difícil de ler, super hiper detalhado e parado. Imagina que incrível que foi começar a ler e rapidamente ficar viciada na leitura! Eu tinha comprado só o livro um (este), já que nem esperava que ia gostar, e acabei tendo que correr para comprar todos os outros da série, porque não quero viver em um mundo em que eu não posso ler a série inteira amanhã se eu quiser.

Eu amei o livro! Gosto muito da série de TV também, adorei ver que é tão parecido, mas é claro que o livro é melhor ainda, porque eu pude me demorar em cada parte. Amei mesmo, mas tanto! Ele é perfeito para você se você gosta de alta fantasia como eu, se gosta de histórias com vários personagens diferentes e se gosta de ler bastante de uma vez.

Acho que é esse o problema para aquelas pessoas que dizem que o livro é parado. As coisas acontecem rápido, mas como alterna entre capítulos de personagens diferentes, se você só ler vinte, trinta páginas por vez, vai demorar demais para dar continuidade nas linhas de enredo que está lendo. É melhor ler muitas páginas de uma vez. Também não achei tão detalhado assim, acho que foi bem o normal para fantasias.

Essa série é consagrada demais para eu ter algo a acrescentar aqui, é verdade, por isso minha resenha vai ser bem curta. O que exatamente eu posso dizer se a coisa que mais fiquei pensando enquanto lia era que o livro valia todo o hype por trás dele? E que eu estou muito feliz de saber que alguém deu a atenção merecida? E principalmente, nossa, como eu pude esperar tanto para ler?

É bem livro de alta fantasia mesmo, um mundo novo, culturas diferentes, personagens complexos, mundo meio medieval e intrigas da corte e guerra de tronos! É bem o que eu queria que fosse e sou feliz hoje em dia por ter os outros quatro livros na estante. Mas é claro que não seria uma resenha minha se não tivesse pelo menos uma pequena ressalva aqui, né?

A parte da história da Daenerys era uma das que mais me interessava, mas confesso que fiquei bastante incomodada por ela ter só 13/14 anos. Sim, sei que isso era comum, que faz sentido em um mundo como esse as pessoas serem considerada "adultas" na adolescência, mas eu e o autor nascemos no século vinte e já sabemos que dá para envelhecer só um pouquinho os personagens para não ficar tão desconfortável e nojenta a tragetória, além do casamento delas com caras que têm o dobro da sua idade. Na minha cabeça, Dany tinha no mínimo 17 anos.

De resto, achei que foi tudo bem na medida e fiquei surpresa por gostar bem mais do Jon Snow nesse livro! Estou realmente muito animada para continuar com a série, só não continuei ainda porque já tinha prometido ler alguns outros livros para uma maratona literária! Senão, era capaz de eu já estar em um casamento vermelho agora.
Liu 12/01/2021minha estante
Bom saber. Vi a série e estou com os livros aqui. Estava com medo de não gostar

Kelli ( kell_msa) 12/01/2021minha estante
E os livros só melhoraram! Já reli umas 3 vezes toda a série, e sempre na parte do casamento da Daenerys eu fico enjoada.

Lauraa Machado 12/01/2021minha estante
Nossa, Kelli, não consigo imaginar os livros ficando cada vez melhores!

Lauraa Machado 12/01/2021minha estante
Liu, se você gosta de livros de alta fantasia, acho que as chances de gostar são altíssimas! O livro é mais ameno que a série, é verdade, mas dá para ver que só tem o necessário no livro, só tem o que importa para a narrativa. É excelente, confia!

Filipe 22/08/2021

apaixonado!!!
Eu nunca tinha lido nada parecido com As Crônicas de Gelo e Fogo. No começo foi um pouco complicado entrar nesse mundo, mas depois que o leitor consegue se adaptar é só felicidade, surtos e mais surtos. O autor é super descritivo, colaborando muito para que a história fique ainda mais encantadora. E o final... Nossa, deixa muito um gostinho de quero mais. Com certeza irei em frente com toda a saga! ?
Jean Milhomem 22/08/2021minha estante
Queria muito voltar para a primeira leitura das Crônicas, parei no quarto livro por causa da série, e pela demora do lançamento dos demais livros, mas acho que vou reler os livros novamente.

vslima 22/08/2021minha estante
São ótimos, todos os livros da saga. Não aguento mais esperar pelos demais volumes.

estantemila 22/08/2021minha estante
ele faz a resenha deleh

Felipe Soares 19/08/2012

Do cult ao pop - www.sincopedigital.com.br
Faz mais de três anos que ouvi falar pela primeira vez de A Guerra dos Tronos. O livro vinha causando um burburinho no meio literário em razão das inovações que trazia. A literatura, principalmente a fantástica, sofre do mesmo mal que assola outros meios de entretenimento: a falta de novas histórias e temáticas. Costuma-se pensar que a Fantasia é um gênero voltado principalmente para o público infantil, na maioria das vezes considerado pouco exigente . Mas até as crianças crescem e cansam das mesmas coisas.
A literatura fantástica parece se resumir a dois tipos de livros: aquele que redefinem o gênero, mas são fadados ao esquecimento, e milhões de cópias baratas dos clássicos que fizeram sucesso. Acontece que dento da primeira categoria A Guerra dos Tronos foi exceção, a ponto de agradar aos produtores da HBO, que logo se encarregaram de produzir uma série televisiva.

No Brasil, não havia previsão de publicação dos livros. Mas Rapahel Draccon, hoje um dos maiores autores do gênero no país, convenceu a Editora Leya, que já publicara com sucesso sua série Dragões de Éter, a trazer As Crônicas de Gelo e Fogo para nós. Tudo ocorreu no momento oportuno. O livro chegou em 2010 como uma readaptação para o português do Brasil da tradução feita por Jorge Candeias em Portugal. Foi sucesso instantâneo. E de literatura cult, A Guerra dos Tronos passou a ser livro pop.
O enredo fala de Westeros, uma espécie de Europa Medieval, habitada por diversas famílias que vivem em constante guerra por aquele que parece ser o bem mais precioso do reino: o Trono de Ferro, ocupado por Robert Baratheon, que, após a morte de Jon Arryn, a Mão do Rei, homem de sua maior confiança, segue em direção ao Norte, para oferecer a seu velho amigo Eddard Stark, patriarca da família Stark e protetor do Norte, o cargo temporariamente vazio.
As estações tem duração diferente em Westeros, onde o verão foi o mais longo dos últimos anos, mas o inverno está chegando e com ele vem as estranhas criaturas que vivem além da Muralha. Construída há muitos anos pela Patrulha da Noite, um grupo de homens formado em sua maioria por ex-criminosos a quem é dada uma nova chance para continuar vivendo, a construção hoje está enfraquecida, assim como seus patrulheiros, que diminuíram consideravelmente em número e em eficiência . O mundo parece não mais precisar deles.

É por meio dos Stark que acompanhamos a maior parte da história. Lord Eddard é um homem preocupado com seu povo e que preza, sobretudo, a honra. Casou-se com Cataleyn, da família Tully, com quem teve cinco filhos: Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon. Ned, como também é conhecido, ainda é pai do bastardo Jon Snow. E diante da proposta do rei, vê-se obrigado a deixar o castelo de Winterfell e seguir para a capital do reino, Porto Real. A partir daí torna-se Mão do Rei e assume as responsabilidades de Robert Baratheon, que vive entregue à bebida e às mulheres, sem saber da existência da rede de intrigas ao seu redor.

Paralelamente a esses acontecimentos, para além do mar estreio, na Cidade Livre de Pentos, encontramos Viserys e Daenerys, últimos descendentes de Aeryn II, rei morto por Jaime Lannister e substituído por Robert Baratheon. Viserys, em sua loucura pela reconquista do trono de ferro, vende sua irmã para Kahl Drogo, chefe dos dothraki, com o intuito de obter em troca um exército forte o bastante para invadir Westeros e retomar o trono de ferro para si.
No princípio, e talvez até a metade da história, o livro não é fácil de acompanhar. Praticamente inexistem cenas realmente grandiosas de ação, o que pode frustrar os leitores que procuram o livro ávidos por muita aventura e pouco diálogo. Os longos diálogos, aliás, que na maioria das vezes ocupam a maior parte dos capítulos, são os verdadeiros responsáveis por contar a história do começo ao fim, representando o maior diferencial do livro. Todos são recheados de mensagens escondidas nas estrelinhas e frases de efeito. É impossível não se deliciar com as tiradas de Tyrion, Varys ou mesmo Mindinho, sempre com as línguas bem afiadas.

Cada capítulo leva no título o nome de um personagem, dentre Eddard Stark, Bran, Catelyn, Tyrion, Jon, Sansa, Arya e Daenerys, e mostra o seu ponto de vista dos acontecimentos, com as peculiaridades de cada um muito bem traçadas pelo autor.

A escrita é fácil, enxuta, mas a forma como as informações são lançadas não é das mais didáticas, por isso apaixonar-se por Guerra dos Tronos requer também paciência e perseverança. São muitos acontecimentos, tanto do presente quanto de um passado remoto, às vezes nem tão importantes para o enredo principal, ainda que relevantes para acrescentar realismo a Westeros. Além disso, há diversos personagens, com nomes muito complicados, que facilmente serão esquecidos ou confundidos até que se acostume com eles. Chega um momento em que, mesmo tendo lido várias páginas, você sentirá que não sabe de nada. Apesar disso, o fato de Martin não lançar tudo de uma vez para o leitor pode ser considerada uma estratégia muito inteligente, porque gera mais mistério e não deixa a história mais lenta.

Os personagens são outro grande destaque. Todos são muito bem construídos, com características muito peculiares. Nenhum deles é perfeito. Ao contrário, possuem falhas, medos, limitações e são capazes de qualquer coisa, principalmente de surpreender e lutar pelo melhor para si. A maioria começa estereotipado, mas à medida que vão crescendo, tornando-se singulares e isso acaba passando despercebido diante da forma como tudo é bem trabalhado.

Eddard Stark representa o homem bom por natureza. É o único que se mantem incorruptível, mesmo diante de todas as pressões e tentações que é obrigado a suportar ao assumir sua posição de Mão do Rei. Mostra-se sempre cansado e arrependido da escolha que fez, mas seu senso de responsabilidade e o compromisso assumido com seu amigo Robert, e mesmo com o povo, parecem mais fortes do que as pressões feitas por Cersei Lannister, Varys, Mindinho e outros membros da corte. Não é inebriado pelo poder. Este, ao inverso, parece lhe causar aversão. Sua tarefa se torna ainda mais difícil quando tem que cuidar dos seus próprios deveres de pai sozinho, pois precisa ensinar a suas filhas tão diferentes a lidarem uma com a outra, mesmo que nem sempre se saia tão bem.

O bastardo Jon Snow vive atormentado com seu passado, principalmente por não saber quem é sua mãe. Apesar de ser tratado igualmente por seu pai e pelos irmãos, é odiado pela madrasta Catelyn e logo compreende que nunca haverá lugar para ele em Winterfell , por isso decide ir para a Patrulha da Noite. E lá, diante de sua ingenuidade e ainda preso aos seus valores essencialmente aristocráticos, acaba por cair nas armadilhas de outros patrulheiros, dos quais é muito diferente. Nesse momento precisa se desligar definitivamente de sua família e de seu passado, além de a aceitar as críticas e imposições de seus companheiros e lutar consigo mesmo.

Não há como não sentir pena de Bran e odiar de imediato os irmãos gêmeos Lannister por jogarem-no da janela. Assim como Jon, ele precisa aprender a lidar com sua nova condição, com sua deficiência, com o povo de Winterfell, com o conflito existente em sua mente causados pelo confronto das histórias que a Velha Ama lhe conta e os ensinamentos que Meistre Luwin lhe passa. Além disso, tem que assumir o papel de pai do próprio irmão mais novo, Rickon, e tentar controlar seu espírito intempestivo.

Já Catelyn é mãe, protetora por excelência. Faz tudo no intuito de tentar ter a família novamente ao seu redor. Suas preocupações são sempre voltadas para os filhos, principalmente com Bran, com quem fica a maior parte do tempo, só deixando-o quando parte em uma busca desenfreada para tentar descobrir quem o deixou aleijado a partir das pistas deixadas por sua irmã Lisa Arryn, que parece ter enlouquecido de vez.

Sansa é vaidosa, sonhadora e fútil. É a dama perfeita. O produto do que todos querem para as mulheres bem nascidas de Westeros. Adora as histórias de cavalarias, sonha em casar com um príncipe e preocupa-se somente com seus vestidos, sua beleza e as boas-maneiras. Além de odiar intensamente sua irmão Arya, que é seu exato oposto. Esta mais parece um menino. Abomina tudo aquilo que Sansa enaltece. Gosta de espadas, de guerra, de luta e não sonha em ser uma dama. Prefere as aulas de esgrima às lições da Corte passadas por Septã Mordane. Arya é violenta, vingativa e faz apenas aquilo que deseja. É fácil odiar Sansa e difícil não amar Arya, porque Sansa é superficial, enquanto Arya não cansa de nos surpreender e fazer tudo o que mais desejamos. Mas uma das maiores reviravoltas da história separa as duas definitivamente e transforma suas vidas de maneira drástica e irreversível. Nesse momento é que damos uma chance a Sansa.
Daenarys é a personagem que mais evolui ao longo do livro. De uma marionete nas mãos do irmão louco Viserys , ela se transforma em uma mulher forte, obrigada a abandonar a inocência infantil diante de um casamento forçado com o chefe dos dothraki e assumir o compromisso de rainha desse povo tão culturalmente diferente para ela. Com Khal Drogo, ela aprende sobre o mundo, descobre o amor e precisa lutar para mantê-lo vivo. As cenas do livro que protagoniza são algumas das mais épicas e emocionantes. Absolutamente memoráveis.

Tyrion Lannister é a personificação do anti-herói. Sua ironia foi a melhor forma que encontrou de lidar com os constantes decepções por que já passou. Caçula dos Lannister, é culpado pelo pai e os irmãos mais velhos pela morte de sua mãe, quando lhe deu a luz. Ninguém parece amá-lo ou ao menos simpatizar com ele. Até mesmo o leitor se sente inseguro com suas atitudes durante boa parte do tempo, até compreender que ele é totalmente diferente do resto da família. Embora pareça mau, é provavelmente um dos melhores personagens. Tyrion é apenas incompreendido, mas também é corajoso e, no fundo, só busca alguém que realmente o ame, que o aceite como é, embora nem ele mesmo goste de si, por isso parece sempre buscar pessoas que são consideradas tão baixas quanto ele, selvagens, prostitutas, ladrões. É impossível não torcer por ele, porque é o único personagem corajoso o bastante para enfrentar todos aqueles que mais odiamos, principalmente sua irmã Cersei.

Leva um tempo até que o leitor descubra que se está lendo algo realmente novo. Há críticas aos valores, à moral e à religião por todo lugar, mas tudo feito com muita sutileza. Não se trata de uma guerra entre o bem e o mal. É apenas a luta pelo poder e pelo que cada um acha melhor para si. É fantasia, mas não é para crianças. Há sangue, há sexo, há violência, há estupros e palavrões. Tudo nu e cru. Impera o realismo, o sofrimento, o interesse. Não há histórias de amor, mas somente de dor, recheadas de infidelidade e traição. É o passo a frente que precisam dar aqueles que cresceram com Harry Potter. É o terreno não explorado por J. R. R. Tolkien em o Senhor dos Anéis, porque os personagens, inclusive os mais secundários, são de carne e osso. Não há como não se identificar com algum deles, porque parecem existir no mundo real.

A magia abandonou Westeros e os dragões ficaram no passado. Essas são apenas histórias que as amas contam para as crianças dormirem, dizem os mais sábios. Mas isso é o que os personagens contam. E nada nem ninguém é o que parece quando se joga o jogo dos tronos.

Marcello.Buzon 13/12/2021

Não esperava isso tudo.
Confesso que fui pego completamente de surpresa ao ler Guerra dos Tronos. Se antes tinha medo por ser um livro extenso e denso, hoje só me sinto arrependido por não ter lido antes.
Personagens fenomenais, diálogos incríveis, reviravoltas completamente inesperadas. O livro me arrebatou completamente, me deixando ansioso e até trêmulo com temor do que poderia acontecer.
Simplesmente magnífico.

Luana.Andrade 27/07/2020

Lendo depois da série.
Fiquei receosa em ler, como a maioria, pelo tamanho e quantidade de livros, mas, esse livro pelo menos, te prende e a leitura é fluida. Estou acompanhando a leitura com um podcast que explica capítulo a capítulo (hodor cavalo) e está sendo muito esclarecedor.
Marcelo Arieugon 27/07/2020minha estante
Maravilhoso. O podcast das meninas tbm. O terceiro livro é indescritível, tudo pegando fogo do início ao fim kkkk

Luana.Andrade 27/07/2020minha estante
Eu passei um pouco as meninas já, daqui a pouco chego no terceiro. Não vejo a hora pq todo mundo fala horrores hahaha

Jailson 27/07/2020minha estante
Aaaaaa hodor cavalo tudo pra mim

kiwi 08/01/2023

1 (2023)
Demorei alguns meses pra concluir esse livro.

assim como muitos dos leitores, fui atraída por conta do seriado game of thrones, logo é impossível não comparar.

o livro um de as crônicas de gelo e fogo é (quase) idêntico a primeira temporada então não fiquei tão impactada com as reviravoltas, porém, se eu nunca tivesse assistido a serie tenho certeza que minha cabeça teria explodido.

ele é um pouco cansativo, as vezes, por ser longo e por possuir muitas descrições de cenário, objetos, pessoas, etc. obviamente isso não é uma crítica negativa, mas as vezes é um pouquinho chato de continuar a ler mas vale muito a pena !

Ga ð¡ 09/05/2021

A Guerra dos Tronos - 4 estrelas
Tenho que admitir que levei muiito tempo pra conseguir ler o livro inteiro (um ano por aí), já que é uma forma de escrita que não estou muito acostumada, por ser muito detalhada e ter uma linguagem mais antiga. Mesmo com isso eu gostei bastante, foi uma experiência diferente de leitura e divertida poder ver as coisas acontecendo dos diversos pontos de vistas e em lugares distintos, além de estarmos presenciando a volta da magia que neste mundo há muito tempo estava desaparecida. Com isso, eu recomendo a leitura e vale apena se arriscar a entrar nesse mundo fantástico, mesmo que em alguns momentos ele fique massante.

Alberto.Tisbita 22/01/2022

Este livro não é para iniciantes
Aqui, nos Sete Reinos e em seus arredores, os personagens são tão numerosos, a trama tão densa e o ambiente tão vasto que é tão fácil se deslumbrar quanto se perder.

Isto posto, vem à tona o brilhantismo do autor por nos colocar em uma pele diferente a cada capítulo ? estratégia que possibilitou a manutenção do intenso ritmo do enredo por um milhar de páginas.

Ao leitor incauto que se meter na infausta tarefa de definir um protagonista só restará o choro, pelo fato de Martin ter tanta facilidade para gerá-los quanto para se livrar deles. Sim, e sem nenhum resquício de remorso.

Porém, caso você não se importe de não conseguir discernir mocinhos e vilões; se está disposto a revisitar e passear pelos mapas a cada deslocamento de tropas; e na hipótese de estares familiarizado com uma fauna mítica, então você é um dos meus. Hoje estou disponível para ouvir seu juramento de lealdade perante o trono de ferro que mandei acolchoar.
Denise Ximenes 23/01/2022minha estante
O gênero não me atrai, mas vim elogiar sua resenha. Parabéns!

Alberto.Tisbita 23/01/2022minha estante
Obrigado ?

Dea 07/03/2023

Excelente
Adiei muito a leitura mais acho que comecei no momento certo pra me conectar com ela.
Mesmo depois de assistir a série o livro consegue trazer toda aquela emoção pós acontecimentos novamente.
Estava precisando de um livro de fantasia muito mais profundo e adulto.
Hebert Braz 07/03/2023minha estante
Ler GoT depois de ter assistido à série é melhor ainda, porque você não fica perdido com os personagens no começo. E como muda bastante do terceiro livro em diante, é praticamente uma outra história pra descobrir.

Dea 07/03/2023minha estante
Exatamente. Tinha separado um papel e caneta pra escrever os nomes e um pouquinho sobre dos personagens pra não me perder e nem precisei, mesmo não lembrando dos personagens não principais da série

bruno.barreto 08/12/2021

uma jornada
ler esse livro foi uma experiência. eu li ele ouvindo um audiobook (alguns capítulos) e foi a primeira vez que fiz isso. gostei muito de ouvir os personagens e a imersão é muito boa. porém, como eu ja tinha visto a série, ja sabia q a fluidez da leitura não ia ser lá tao boa. provavelmente se não fosse a ajuda do audiobook eu teria abandonado. ademais, o livro é uma obra maravilhosa e o martin realmente sabe criar um universo rico e intrigante, com tretas políticas e mts aventuras. não consegui fechar as 5 estrelas pq demorei demais e acabou sendo um processo cansativo, no final eu ja estava implorando pra acabar logo.
Daniela.Tomé 08/12/2021minha estante
Trabalhar que é bom nada esse George.. Só quero começar a série quando tiver completa mas né... kk linda essa edição

kauannrod 06/01/2022minha estante
Mano, minha experiência foi muito parecida com a sua. Até na questão do audiobook, q foi uma mão na roda pra eu conseguir terminar esse livro.

Raíssa 13/01/2021

Sem palavras!
PERFEITO, sem mais palavras. Se tornou um dos meus livros preferidos. Não vejo a hora de ler os outros. A descrição é feita de um modo que eu não consigo explicar como a qualidade é esplêndida!

Júlia 23/05/2020

Relação de amor e ódio pelas personagens
Interessante como o autor narra a história a partir da visão hora de uma personagem, hora de outra. Dessa forma, apesar de acompanhar o contexto, o leitor é surpreendido com as reviravoltas, assim como as personagens. Livro extenso, porém instigante.

~quotes:

Nunca se esqueça de quem é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca sua fraqueza.

Não é possível martelar o estanho e transformá-lo em ferro, por mais força que se ponha no martelo, mas isso não significa que o estanho seja inútil.

Um covarde pode ser tão bravo como qualquer homem quando não há nada a temer. E todos cumprimos nosso dever quando ele não tem um preço.

Mariana 26/08/2021

U A U !
Agora eu entendo o porquê de muitas pessoas amarem Game of Thrones!
Fiquei impressionada com a construção de personagens e da história. Uma coisa se conectando com a outra perfeitamente.
Foi um livro que me surpreendeu positivamente e agora quero muito assistir a série!!!!!