Mimesis

Mimesis Erich Auerbach

Resenhas - Mimesis

Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Mimesis: A representação da realidade na literatura ocidental", escrito por Erich Auerbach, é uma obra clássica da teoria literária que examina a representação da realidade na literatura ao longo dos séculos. Publicado originalmente em 1946, o livro ganhou destaque e se tornou uma referência fundamental no campo dos estudos literários.

Auerbach inicia sua exploração pela antiguidade clássica, analisando obras como a "Odisseia" de Homero e a "Bíblia Hebraica". Em seguida, avança ao longo da história literária ocidental, examinando autores e obras-chave de diferentes épocas, desde a Idade Média até o século XX.

Uma das contribuições mais importantes de Auerbach em "Mimesis" é a sua abordagem da representação da realidade na literatura. Ele argumenta que a literatura ocidental não busca simplesmente imitar a realidade, mas sim criar uma representação complexa e significativa da experiência humana. Auerbach analisa as técnicas literárias utilizadas por diferentes autores para capturar a realidade em suas obras e como essas técnicas evoluíram ao longo do tempo.

Além disso, o autor examina a relação entre a literatura e a sociedade em diferentes momentos históricos. Ele considera a influência de fatores sociais, políticos e culturais na forma como a realidade é retratada na literatura de cada período. Auerbach também examina as mudanças na concepção de realismo ao longo dos séculos, destacando as diferenças entre as tradições literárias ocidental e oriental.

"Mimesis" é uma obra densa e erudita, que exige uma leitura atenta e concentração por parte do leitor. No entanto, a profundidade e a riqueza das análises de Auerbach são recompensadoras para aqueles interessados em compreender a evolução da literatura ocidental e a relação entre a arte e a realidade.

A escrita de Auerbach é clara e acessível, mesmo tratando de temas complexos. O autor apresenta argumentos bem fundamentados, apoiados em uma ampla gama de exemplos literários. Ele demonstra domínio sobre as obras que discute, oferecendo insights perspicazes e interpretações originais.

Apesar de ter sido publicado originalmente há décadas, "Mimesis" mantém sua relevância e continua sendo amplamente estudado e discutido no campo dos estudos literários. A obra é um marco no estudo da representação da realidade na literatura e proporciona uma compreensão mais profunda das técnicas literárias e da função social da literatura ao longo da história.

Em resumo, "Mimesis: A representação da realidade na literatura ocidental" de Erich Auerbach é um livro essencial para qualquer estudante ou pesquisador interessado em teoria literária e na evolução da representação da realidade na literatura. Sua abordagem abrangente, análises perspicazes e escrita acessível tornam a obra uma referência duradoura e enriquecedora para o estudo da literatura ocidental.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Livs 01/03/2021

É um livro claro mas exige de você outros conhecimentos e outras leituras porque tem algumas referências

Vivi 28/10/2022

Mimesis é um clássico dos estudos literários. Há capítulos excelentes, realmente muito significativos e já outros que como eu não conhecia as obras, não pude fazer um bom aproveitamento. É uma excelente leitura.

Denner.Ferreira 24/06/2022

Ótimas análises
Foi uma das leituras mais densas que já fiz. Teoria literaria se mostrou um campo da literatura bem complicado, mas, ao engrenar na leitura, notei muita informação de qualidade sendo agregada. A análise de cada texto feita aqui me ajudou a afiar minha percepção sobre literatura um pouco mais. Pretendo ler mais do autor!