Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Paloma 18/02/2020

"Somos todos pedaços da história e da literatura".
Apesar de achar algumas partes confusas e mal organizadas, a adaptação é muito boa! Despertou em mim a vontade de (finalmente!) começar a ler o livro e conhecer mais profundamente esse universo tão maluco.

Não consigo imaginar minha vida sem livros. Então automaticamente, já me coloquei dentro da história, e fiquei imaginando qual seria a minha reação e as minhas ações em relação a tudo.

Vale muito a leitura!

"... Entende por que os livros são odiados e temidos? Eles revelam os poros no rosto da vida."
Katia.Vanderleia 22/03/2021minha estante
Onde que aperta pra lê sou nova por aqui

Paloma 22/03/2021minha estante
Infelizmente, por aqui não tem como ler o livro, Katia. :((

O Skoob é um aplicativo para você compartilhar suas experiências literárias, organizar sua "estante" e realizar trocas de livros.

Henrique Sanches 14/08/2023

FAHRENHEIT 451: A Adaptação autorizada!
A Graphic Novel "FAHRENHEIT 451: A Adaptação autorizada", foi lançada pela Editora Excelsior em 2019, com 160 páginas ilustradas por Tim Hamilton.

451 graus Fahrenheit (ou 233 graus Celsius) é a temperatura em que os livros queimam, mas por que alguém faria isso? Por que queimar livros?

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, é uma das maiores obras-primas da ficção científica de todos os tempos e conta a história de Guy Montag, um dos bombeiros que tem uma missão cabulosa: colocar fogo em livros.

Esta HQ é recomendada para quem é fã de histórias em quadrinhos e ficção científica.

@prazerliterariooficial 02/08/2022

Eu li Fahrenheit 451 várias vezes ao longo dos anos, mas esta foi a primeira vez que o vi como uma graphic novel, mas não apenas isso, mas uma versão autorizada com introdução do próprio Ray Bradbury, então sim, eu tive que ler isso para ver quais mudanças e ajustes foram feitos junto com quaisquer pequenas revisões que o Bradbury queria adicionar ao longo do caminho.
Devo dizer que foi uma ótima leitura (e não, não vou revelar se houve alguma diferença, pois acho que nesse caso é o mesmo que spoilers, já que a história em si é tão conhecida).
Sempre tomo cuidado com romances gráficos, pois não há apenas a contação de histórias para seguir, mas também os estilos artísticos usados. Aqui, acho que há o tipo certo de familiaridade, mas também o mundo alternativo assustador.

Guga 12/03/2022

Escrita metafórica e magnífica
Uma história que continua atual, um protesto contra o autoritarismo e a negação desse autoritarismo.

Leitura emocionante. Em alguns momentos derrubei lágrimas

Pipuli 29/03/2023

"...Hoje em dia são maltrapilhos por fora, bibliotecas por dentro."
Quando li Fahrenheit 451 há algum tempo, fiquei impressionado com o peso que a história teve em mim, sobre as reflexões que me causou e como ampliou minha humilde ideia sobre “ser um leitor”. Agora, essa adaptação para os quadrinhos me fez reviver todos esses sentimentos e percepções de uma forma menos intensa (até porque já conheço a história), porém de uma forma mais visual, como que se eu estivesse assistindo a minha própria imaginação.

Mesmo tendo quase 160 páginas, é uma leitura rápida, principalmente se você já leu o livro com a história original. Foi muito prazeroso ver a arte, o desenho, que retrata a história do livro em forma de quadrinho, deu uma percepção de realismo para os personagens como um todo, além de reforçar, no meu caso, o sentimento de empatia para com alguns também.

Acredito que a leitura vale muito a pena, porém não acho que seja válido somente a leitura do quadrinho sem a leitura do livro antes.

Donatti 24/04/2021

Quando queimar livros dá muito na cara, o jeito é taxá-los
Esta adaptação consegue trazer a essência perfeita do que é o Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. As cores influenciam muito no contexto da história, principalmente as cores quentes, que retratam o fogo e todas as cenas de violência. No mais, a obra nos mostra como os livros são importantes e como eles tornam as pessoas perigosas, afinal, eles fazem com que elas pensem sozinhas, tenham criticidade e saibam discordar de outras opiniões, o que não é algo bom para o governo que pretende alienar seu povo. Gostei muito do desenho colocar nomes nos livros, trazendo os grandes clássicos da literatura. Leitura importante, não envelhece nunca!
Fabi Miranda 24/04/2021minha estante
Título excelente!!

- J. 27/02/2012

Ray Bradbury dispensa apresentações, então nem vou botar um título
Em um mundo futurista em que os livros são proibidos, as ciências humanas quase não existem e o governo sutilmente controla o país com mão de ferro, os bombeiros agora não trabalham mais para apagar incêndios, mas sim para começá-los, e sua importante tarefa é livrar a sociedade do mal trazido pelos livros.

O bombeiro Guy Montag é um homem simples. Ele se contenta com coisas como o cheiro de querosene, os vários aparelhos de tv e a visão das chamas consumindo páginas e mais páginas. Até que sua vida sofre uma mudança drástica com a chegada de uma garota que lhe mostra o mundo como ele nunca viu antes, um mundo em que as coisas que importam não precisam ser destrutivas, e que não se precisa viver contentado quando pode-se viver feliz.

Ray Bradbury constrói belamente um mundo terrível, traçando um paralelo perfeito em uma sociedade que, ao mesmo tempo imaginária e futurista, com diferenças que nos mantém tranquilos pensando "ufa, que bom que esse não é o meu país!" ao mesmo tempo contém semelhanças tão assustadoras com o mundo em que vivemos que é impossível não se sentir incomodado e pensar que, talvez, esse seja mesmo o lugar em que você vive, e que essas pessoas, tão estranhas, sejam exatamente como você.

Guy, nosso protagonista, percebe isso, e seu trabalho se torna cada vez mais insuportável. Com descrições belas que, mesmo que longas, jamais se tornam enfadonhas, o autor nos carrega através de sua mente mostrando a tortura de um homem em conflito entre tudo o que ele sempre acreditou ser verdade e o que ele passou a ver como verdade.

@apilhadathay 24/11/2021

É uma boa adaptação
Acredito que essa graphic conseguiu expressar a essência do livro. Obviamente, nenhum adaptação será 100% bem sucedida, mas esta, que é autorizada, é um bom complemento aos fãs de Fahrenheit 451.

Ela acabou muito rapidamente, carece de algumas das discussões mais interessantes que o livro nos proporciona, e se atém mais aos fatos, ao curso linear dos acontecimentos. ela acaba "de repente, não mais que de repente", como falava Vinícius, rápido demais.

Apreciei os traços belíssimos e quero ter essa edição na estante!

site: www.instagram.com/apilhadathay

Everton Vidal 03/02/2021

Um futuro no qual ler é um delito e onde há bombeiros cuja missão não é apagar fogos, mas provocá-los. Um sistema de educação (muito interessante, diga-se de passagem, ainda que para mal) que não busca que as pessoas compreendam, mas que memorizem.

É inevitável não pensar – dada a forma como as coisas estão sucedendo atualmente - que chegar a esse ponto não é algo tão longínquo. No fim das contas, uma sociedade sem inquietudes seria uma sociedade mais dócil. Assim, mais que um bom passatempo, Fahrenheit 451 é uma das distopias sociais mais clarividentes da literatura.

Um grande livro!
Ri :) 03/02/2021minha estante
Este livro é sensacional. Fecha bem a tríade das distopias. Junto com 1984 e Admirável mundo novo.

Vitória Marcone 04/02/2021minha estante
Amei esse livro, quero reler.

Everton Vidal 04/02/2021minha estante
Verdade Ri! Adoro os 3.

Everton Vidal 04/02/2021minha estante
Vitória, também está na minha lista de livros pars reler ?.

B.norte 13/12/2021

Recomendo!
Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas posso dizer que ler a HQ fez com que eu tenha mais vontade de realizar a leitura dele.
A ilustração é MUITO boa e a adaptação também!
Fazer a leitura desse quadrinho me deixou satisfeita.
Recomendo a leitura para todos aqueles interessados, até mesmo pra quem ainda não leu e está na dúvida... começar por essa HQ para despertar o interesse funcionou comigo, espero que funcione para outras pessoas.

Cleber 02/06/2021

Distopia clássica
No prefácio dessa adaptação, o próprio Ray Bradbury nos deixa um desafio com a pergunta, qual livro nós quardariamos na mente para a prosperidade? Qual livro você seria?
Interessante reflexão

Cleber 02/06/2021minha estante
Oi Fabi, que livro você guardaria?

Anna 02/06/2021minha estante
Dizem que O imitador de homens é quase uma continuação desse livro ai.

Fabi 02/06/2021minha estante
Oi, Cleber! Estou entre dois: Mulheres que correm com lobos, inclusive peguei pra reler pela 3 vez e As intermitências da morte. E vc?

Cleber 02/06/2021minha estante
Interessante Rosana, preciso muito ler esse livro então?

Cleber 02/06/2021minha estante
Fabi, acho que tbm fico em dúvida, se pudesse escolher três eu ficaria com O Senhor dos Anéis, Grande Sertao: Veredas, Crime e Castigo e O Conde de Monte Cristo, ops... Foi mais de três?

Hahahaha

valteralvees 30/05/2021

Mensagem valiosa, adaptação tenebrosa
Me atendo somente a adaptação e não a história (pois dessa já fiz uma análise recente) posso dizer: A adaptação não consegue passar com eficiência as nuances da história de Fahrenheit. Ao meu ver, empobrece a história deixando de lado descrições importantes e faz uma ambientação muito mal feita, com um estilo de desenho que pessoalmente não me agradou por mais parecer um esboço do que finalizado. É impossível não fazer uma comparação com a brilhante HQ de ?Sapiens?, minha última leitura e que é infinitamente melhor que esta. Se você quer conhecer essa história, recomendo que leia o livro e depois por curiosidade veja a HQ e tire suas próprias conclusões, assim como o fiz.

@srlucasm 17/03/2021

Incêndio da ignorância
Bem-vindo(a) a distopia de um mundo novo, onde um robô caça criminosos, onde pessoas não abrem as portas com a chave, onde o pessoal viaja de trem com ar comprimido e onde os bombeiros queimam livros em casa. Espera um pouco! Bombeiros causar incêndios? Que história é essa, Lucas? Calma, é disso que vou tratar sobre o livro de Ray Bradbury.

O protagonista dessa história chama-se Guy Montag. Nesse lugar, existe uma coisa que é contra a lei: ler livros. A função desse homem, que trabalha nos bombeiros, é queimá-los.

Além disso, precisa lidar com uma esposa que apenas se interessa sobre a sua novela nas telas. Volta e meia ele encontrava-se com uma adolescente que tinha uma vida diferente da dele, embora os outros a taxassem como louca.

Ele acabou tendo em sua casa aquilo que ele tanto combatia: livros. Como será que Guy Montag vai lidar com esse item cheio de páginas e palavras, correndo o risco de ser pego? Em 256 páginas, essa dúvida será resolvida.

Uma distopia não muito distante do mundo real, é o que penso deste livro. Muitos estão nas telas distraindo-se em entretenimento e esquecendo-se daquilo que agrega para o desenvolvimento intelectual. O livro já alertava e é perceptível no mundo real o fato das pessoas serem antissociais, vivendo do jeito mais monótono possível. O livro também trata da questão da audiência. Nem sempre o que é posto pode ser verdadeiro.

Pior que o fogo da salamandra, é o fogo da ignorância. Vale muito a pena atentar-se ao diálogo do chefe dos bombeiros Beatty explicando a Montag sobre a censura aos livros. O mais triste disso eram que as pessoas recusavam o conhecimento por conta própria. Se um livro não agradava uma parte, era censurado. Também era censurado se outro livro não agradava outra parte.

Ficou interessado em imaginar um mundo sem livros? Recomendo a leitura sem medo dos bombeiros queimar ou do sabujo mecânico te pegar. Tenho o privilégio em lê-lo novamente depois de anos. Escrito no século passado, tudo que ele previu está quase sendo cumprido neste século. Cabe a nós não repetir futuramente o que o autor está nos alertando agora!

Att,
Lucas M.
Rogério 17/03/2021minha estante
Você gostou do final do livro? Da maneira como ele é concluído pelo autor?

@srlucasm 17/03/2021minha estante
Rogerio, boa tarde. O final é extraordinário. Eu quero muito ter o dom desses caras. Não vou dar spoiler, kkkkkkk Recomendo

Rosangela.Chaves 17/03/2021minha estante
Esse é um livro que quero muito ler, comecei a ver o filme, mas a ignorância, a falta de humanidade e a omissão quase total, para não dizer pior... não consegui. Minha fé na humanidade se esvai principalmente quando a fantasia está tão parecida com a realidade. Quero ler, mas é um título que vou adiando (fraqueza), mas quem sabe.

gabz 06/04/2022

? Entende por que os livros são odiados e
temidos? Eles revelam os poros no rosto da
vida.?

gostei bastante e meu deu a vontade que faltava de começar o livro original