Finalmente Vivos

Finalmente Vivos John Piper

Resenhas - Finalmente Vivos

Vini 15/04/2011

Muito Bom!
Resenha que escrevi do livro:

--------------------------------------

Uma das doutrinas mais ignoradas e desconhecidas hoje em dia é o novo nascimento ou regeneração. Mas, graças a Deus por este livro, porque não são muitos que falam a respeito de um assunto tão central a fé cristã.

O livro é bem organizado (então, o ensino será bem sistemático) e ao mesmo tempo tem um caráter pastoral incrível. tem grande semelhança com a forma como o Piper prega (de quem já ouviu praticamente a exposição de Romanos inteira).

Já li outro livro no assunto, só que com outro enfoque e metodologia. Embora não ache que este é uma daqueles livros geniais (por isso não dei 5 estrelas), eu realmente recomendo este livro para quem quer começar a compreender o que é nascer de novo.

--------------------------------------

No livro Piper fornece três razões para você entender o que é o "Novo Nascimento" (e/ou ler este livro):

1. Quando somos verdadeiramente nascidos de novo e crescemos na graça e no conhecimento daquilo que o Senhor fez por nós, a comunhão com Deus nos será prazerosa, e a segurança de que Ele é nosso Pai será profunda. Desejo-lhes isso.

2. Se sabemos o que realmente aconteceu conosco no novo nascimento, estimaremos a Deus, o seu Espírito, o seu Filho e a sua Palavra mais intensamente do que antes. Nisso, Cristo será glorificado.

3. No processo de descobrirmos o que realmente nos aconteceu, a seriedade e a natureza sobrenatural da conversão se tornam evidentes. E isso possibilita, assim espero, um despertamento da autenticidade na igreja cristã, de modo que a hipocrisia religiosa diminua e o mundo veja amor genuíno, sacrifício e coragem no serviço de Cristo
Airton Cláudio 18/09/2014minha estante
Muito bom Vini.
Realmente é um livro formidável de uma doutrina esquecida pela igreja.

Vanderley Batista 29/01/2017

Leiam!
A muito já ouvia falar que John Piper era um escritor genial, e meu primeiro contato com uma obra sua só veio a confirmar essa afirmação. Nela Piper trabalha com maestria a doutrina do novo nascimento.Livro fundamental não só pra quem está começando na caminhada cristã, mas também para cristãos maduros.

KauA.Scanferla 09/01/2018

Finalmente vivos
Um livro que se trata do arrependimento ou melhor novo nascimento. Fala do que é o novo nascimento, por que temos que nascer de novo e como e o que podemos fazer para que isso aconteça, ele fala também da importância do novo nascimento pois sem ele ninguém vê a Deus.

Alandellon 02/07/2019

Um livro espetacular que fala sobre o novo nascimento e o comportamento que devemos ter em Cristo. Ademais, esclarece alguns versículos bíblicos. John Piper é um cara sábio e fantástico, seus livros sempre nos surpreendendo, sensacionais!

mateus.biazin 24/02/2021

SUPER INDICO!!!
Piper vai fazendo perguntas e respondendo-as. De forma precisa nos mostra a realidade bíblica e a extrema necessidadade do novo nascimento. Livro de fácil entendimento. Útil para exortação e ensino. Obra maravilhosa, louvado seja o Senhor Deus.

Sidney.Muniz 18/04/2023

O livro trata sobre o novo nascimento. Falando sobre o conceito e até as partes mais práticas abordado pelo tema.

Jonas.Pessoa 30/12/2023

Você está realmente vivo?
Piper é conhecido como um pregador apaixonado. Seus livros são reflexo disso, principalmente quando foca essencialmente sobre o evangelho.

Neste livro, o pastor John vai abordar um fato já conhecido pelos cristãos: as pessoas estão mortas, espiritualmente, e precisam nascer de novo. Nessa pegada, ele irá expor o que significa o novo nascimento - doutrina da regeneração -, o porquê de precisar nascer de novo; o como isso ocorre além de nos ajudar a ajudar outros nesse processo.

A leitura é bastante fluída em boa parte da obra. É nítido o esforço do Piper em ser o mais didático possível, se valendo de exemplos ou analogias. Quero destacar o capítulo no qual ele relaciona o novo nascimento com o Natal. Nele, o autor expõe que se Cristo não tivesse nascido, não nasceríamos de novo (palavras minhas em resumo). Isso me fez olhar para a celebração do Natal com ainda mais brilho e, coincidência ou não, li esse trecho dias antes de 25.12.2023.

É importante ressaltar que como se trata de um livro nitidamente calvinista, a compreensão do autor quanto a ordem da salvação é diferente do que muitos estão acostumados. Para Piper, primeiro ocorre a regeneração para se poder crer (fé). No caso dos arminianos, primeiro se crê para ser regenerado. Contudo, os argumentos que o escritor traz são muito bons!

Por fim, 2 coisas me incomodaram na leitura:

1 - Repetições: Visando ser didático, Piper acaba sendo, às vezes, cansativo em repetir as mesmas ideias, ainda que com palavras diferentes, seja no mesmo capítulo, seja nos outros, como se fosse uma retomada;

2 - Algumas vezes, tentando explicar, era prolixo demais, e acabava tendo o resultado oposto.

Ainda assim, recomendo demais essas leitura. Indispensável para entender sobre a doutrina da regeneração!

Bya 07/01/2024

Livro excelente!

Aprofunda biblicamente na questão da regeneração, esclarecendo a realidade entre os que apenas se dizem cristãos e os cristãos de verdade, nascidos de novo.

Pode parecer repetitivo no começo, ainda mais se você já tiver algum tempo de cristão e conhecimento no assunto, mas achei bem importante e necessário para realmente não ter mais dúvidas, como por exemplo as idas e vindas na igreja, se desviados nasceram de novo, achei interessante em diversos sentidos e bem detalhado e fundamentado na palavra. Não tem um capítulo em que ele passe sem citar vários versículos para nos iluminar quanto a verdade.

Recomendo aos novos na fé, aos que querem aprender mais sobre, e aos que precisavam, como eu, ter mais clareza sobre um tema que eu achava que já conhecia.

Henrique.Erico 31/03/2024

Uma abordagem profunda e fundamental sobre regeneração
"Finalmente Vivos" é um livro escrito pelo renomado autor cristão John Piper. Publicado em 2009, o livro explora o tema da regeneração espiritual e seu papel fundamental na vida cristã. Piper fundamenta sua abordagem em uma interpretação reformada da doutrina da salvação, destacando a soberania de Deus na obra de regeneração.

O autor argumenta que a regeneração não é simplesmente uma decisão humana, mas um ato poderoso e gracioso de Deus. Ele enfatiza a importância de entendermos que nossa fé e nossa vida espiritual são resultados dessa obra divina, e não de nossos próprios esforços ou méritos.

Ao longo do livro, Piper utiliza uma combinação de escrituras bíblicas, teologia reformada e reflexões pessoais para explorar o significado e as implicações da regeneração espiritual na vida dos cristãos. Ele também aborda questões como a soberania de Deus, a depravação humana e a centralidade da fé na vida cristã.

"Finalmente Vivos" é uma leitura profunda e desafiadora para os cristãos que desejam aprofundar sua compreensão da obra salvífica de Deus e seu impacto transformador em suas vidas. É uma obra que convida à reflexão e à busca por uma fé mais autêntica e fundamentada nas Escrituras.