O Filho da Luz

O Filho da Luz Christian Jacq

Resenhas - Ramsés: 1 - O Filho da Luz

Selma133 14/04/2024

Gostei
Contada de uma maneira simples e empolgante, para quem gosta de romance envolvendo Egito vai gostar.
Empolgada para ler o próximo volume.

deuxdesoleil 05/04/2024

Quando a esmola é grande...
Sou apaixonada pela mitologia egípcia, estava cheia de curiosidade para conhecer um pouco mais sobre a história por traz de grandes nomes dessa cultura e, quando encontrei uma saga exatamente com os elementos que me instigam, iniciei a leitura com expectativas altíssimas! Começo a resenha deixando claro que não avançarei nos demais livros da saga, infelizmente.

Acredito que a maior decepção tenha sido a ausência de um quê mágico, algo que me deixasse maravilhada e entusiasmada na leitura. A descrição de cenários é bastante humilde; as personagens não são cativantes; o narrador parece perdido em relação ao público-alvo, ora contando aventuras de Timtim, ora dramatizando situações do mundo adulto. Além disso, a narrativa é seca, na maior parte do tempo, então mesmo quando uma situação inesperada acontece, é impossível vibrar pelas conquistas ou superações das personagens.

Existem algumas frases de efeito que te fazem sorrir, mas nada emocionante. Existem menções sobre ritos e deuses, que ativam uma curiosidade boa, mas nada é aprofundado, nada é intenso, nada é mágico (não me refiro a magia, mas, sim, ao lado fantástico de histórias que abordem mitologias, no geral). O autor perde a oportunidade de deixar que os leitores fiquem vislumbrados com Ramsés, Moisés, Nefertari e tantos outros!

Levei muito tempo para finalizar e, se não fosse o livro físico na minha frente o tempo todo, eu teria abandonado a leitura.

Jenner Azevedo 02/11/2023

Razoável
Inicialmente eu não estava gostando, achando bem bobo mesmo (longe daquele épico sem precedentes que é alardeado na contracapa) e lá pela metade comecei a gostar. Estava decidido a não continuar lendo a saga, mas agora acho que vou dar a chance em algum momento

Almecz vic 06/02/2023

Ramsés: o Filho da luz
A mistura da ficção e das características reais do Antigo Egito são o charme da história! Ela é super envolvente tratando de cultura, honra e poder, estava quase entrando em uma ressaca Literária quando ele me tirou dessa. A história é muito envolvente! Vale super a pena a leitura!

Laninha 25/01/2023

Leitura com gostinho de nostalgia
Ainda era adolescente a primeira vez que li a série Ramsés. Naquela época, se alguém me perguntasse qual meu sonho de viagem eu respondia que era para o Egito. Então, quando encontrei essa coleção na biblioteca da minha cidade eu fiquei eufórica. Devorei a coleção toda em pouco tempo.
Está sendo muito bom reler novamente sobre a vida de Ramsés de forma romanceada como foi escrita por Jac.

nelolzinha 09/01/2023

Intrigante
Esse é um exemplo de livro que tem passagens mas é bom. Adorei a forma como foi escrita e a abordagem da história. Não é a visão cristã, mas sim um romance adorável sobre o Ramsés.

Bia* 05/01/2023

Visto que o autor é europeu, a descrição de alguns personagens segue um padrão europeu que não é a realidade dos egípcios.

MWeirich 17/11/2022

Ramsés II e sua juventude
O primeiro volume da série trás o romance histórico da vida de Ramses II, na sua juventude. Os ensinamentos que lhe foram passados, seu amadurecimento gradativo, até ser nomeado regente.

O livro é cheio de suspense e intrigas, traições e manipulações. Um livro muito bom, cheio de reviravoltas e tramas, podemos perceber como a sociedade do Egito antigo se dispunha economicamente e socialmente, com seus jogos de poder e aparências.

O único ponto negativo é que existem pequenas lacunas que foram ocasionadas pelos saltos temporais, mas nada que prejudique a história do livro!

Recomendo a leitura!!

Lua 23/10/2022

Raiva e depressão
Nunca passei tanta raiva para ler um livro ; mais valeu cada segundo do meu tempo. Estou muito receosa de ler os livros seguintes pq eu me conhecendo tenho a certeza q vou acabar abandonando ou ficando tedioso demais pra minha pessoa. Mais se oq vc procura é algo egípcio e interessante super índico !!!

Jhon 17/10/2022

"Desde o tempo dos deuses, o Egito é a filha única da luz"
Uma visão única, profunda e precisa da sociedade egípcia antiga. Com suas nuances, seus mistérios e religiosidade.

Nesse livro acompanhamos o amadurecimento e a chegada de Ramsés à vida adulta. Do momento em que ele é escolhido como sucessor até às vésperas de sua ascensão ao trono.

Muitas intrigas, oposição à posição de Ramsés e a presença de diversas figuras históricas.

Já estou contando os dias pra começar o próximo e descobrir o resultado do enorme gancho deixado no final!

Kaue.LourenAo 19/09/2022

Um bom desenvolvimento do personagem, uma boa história com reviravoltas inpresionantes. É um bom livro mas com a escrita um pouco complicada as vezes.

Vanessa 12/07/2022

que decepção esse livro :(
desenvolvimento muito ruim, personagens muito unidimensionais e diálogos rasos
já li fanfic melhores nesses quesitos

a premissa do livro é interessante e a ambientação na cultura egípcia não parece ser ruim, mas o restante não se salva

Jéssika 28/06/2022

Ótimo!
O autor deste livro, além de ser egiptologista e de ter criado o instituto Ramsés, que reconstrói fotograficamente sítios arqueológicos ameaçados do Egito, também escreveu sobre o assunto. O livro fala, de forma romanceada, sobre uma história real.

Aqui vemos a evolução de Ramsés, desde criança, passando pela adolescência, até a fase adulta, suas paixões, os seus medos e como eles são vencidos, as suas aventuras e, principalmente, a sua busca pela razão de sua existência. É incrível acompanhar como a criança vira um homem com poder e autoridade para governar o Egito, o maior império da época.

Durante a leitura, recebemos muitas lições junto com Ramsés, sobre disciplina, obediência, paciência, justiça, coragem, etc.

?Não confie em ninguém; não terá irmão nem irmã. Será aquele a quem muito ajudou que o trairá, será o pobre que enriqueceu que o ferirá pelas costas, será aquele a quem estendeu a mão que fomentará a rebelião contra você. (?) No dia da desgraça, ninguém o ajudará?.

Empolgante, o livro nos faz ter raiva de certas personagens e querer ler a continuação o mais rápido possível para descobrir o futuro do regente e como ele conseguirá driblar as maquinações de todos os seus inimigos.

Venha volume 2!

Elaine Messias 06/06/2022

Romance histórico
Ramsés é um adolescente de 14 anos que acalenta o sonho secreto de suceder seu pai, o faraó Sethi, no trono do Egito. Mas o herdeiro natural é Chenar, filho primogênito do faraó. Quando Sethi resolve iniciar Ramsés à sagrada e nobre função, as intrigas, provações e armadilhas mortais se multiplicam, entre elas a cobiça e a inveja do seu irmão mais velho.