O Filho da Luz

O Filho da Luz Christian Jacq

Resenhas - Ramsés: 1 - O Filho da Luz

Coruja 24/03/2012

Acho que já contei essa anedota, mas vou relembrá-la assim mesmo... À época em que conheci essa coleção, ela ainda estava sendo publicada. Devo ter passado uns dois anos esperando até chegar ao final, numa época em que eu tinha de esperar até meu aniversário ou natal para ganhar livros, em vez de comprá-los na pré-venda em inglês com seis meses de antecedência, como faço hoje em dia (ai, meu deus...).

O caso é que dois anos e cinco livros depois, ao chegar ao final da história e da vida de Ramsés II numa existência admirável e repleta de reviravoltas tive uma crise de choro que chegou ao ponto de assustar minha mãe, que achou que eu estava passando mal.

A idéia da saga criada por Christian Jacq era mostrar Ramsés de adolescente, ainda bastante imaturo, dando os primeiros passos rumo ao trono que viria a ocupar por mais de sessenta anos um dos reinados mais longos da história dos faraós até a velhice quase tranqüila após uma vida inteira de batalhas, intrigas e traições.

Claro que Jacq romanceou bastante a vida de Ramsés... Independente disso, porém, ele conseguiu formar um risco e vasto painel social da época, nos levando dos canteiros de obras de inúmeros templos (e uma inteira cidade) até os rituais mais secretos, os Altos Mistérios conduzidos pelos sacerdotes para a continuidade do Império. Da intimidade da família real à casa dos pedreiros que ajudaram a erguer as magníficas obras que marcam o reinado de Ramsés, ele nos leva a conhecer um pouco de todos os estratos sociais.

Isso por si já valeria a leitura dos livros. Mas há muito mais... Há a amizade fiel dos companheiros de juventude Setaou, Ameni, Acha e Moisés, todos peças importantes no jogo para conservação do poder do futuro rei -, o romance com Nefertari, para quem ele construiu o templo de Abu Simbel; e as absolutamente fantásticas cenas de batalha com destaque para Kadesh, é claro.

Há intrigas pelo poder, tentativas de assassinato, revolução, religião e é interessante a forma como Moisés evolui até se transformar de melhor amigo do jovem Ramsés em seu inimigo mais acirrado por causa da heresia de Aquenáton há especulações que o culto a Áton teria sido a primeira religião monoteísta, base assim para a crença judaica.

É espantoso, a se considerar o tamanho da obra por baixo, deve dar umas duas mil e tantas páginas que ela não seja, nem de longe, cansativa ou repetitiva. Ramsés viveu a vida ao máximo ao menos no romance de Jacq intenso e passional em todos os momentos. Vale à pena conhecê-lo, viver a vida que ele viveu (ou poderia ter vivido) mais de três mil anos atrás uma época em que homens alcançavam a estatura de deuses e continuavam inteiramente humanos.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)
Fabia.Santos 16/11/2018minha estante
Tive essa crise de choro também...rsrsrs

Lilian.Inoue 23/05/2021

Ramsés
Para quem ama a civilização egípcia, é uma leitura deliciosa, com aventuras, romances e conhecer um pouco desta civilização magnífica!! O primeiro livro "O Filho da luz" apresenta o Ramsés na iniciação para ser o faraó.
Valéria 23/05/2021minha estante
Essa coleção é perfeita!

oiac 23/05/2021minha estante
Sou doido pra ler a batalha de kadash

oiac 23/05/2021minha estante
Kadesh

MWeirich 17/11/2022

Ramsés II e sua juventude
O primeiro volume da série trás o romance histórico da vida de Ramses II, na sua juventude. Os ensinamentos que lhe foram passados, seu amadurecimento gradativo, até ser nomeado regente.

O livro é cheio de suspense e intrigas, traições e manipulações. Um livro muito bom, cheio de reviravoltas e tramas, podemos perceber como a sociedade do Egito antigo se dispunha economicamente e socialmente, com seus jogos de poder e aparências.

O único ponto negativo é que existem pequenas lacunas que foram ocasionadas pelos saltos temporais, mas nada que prejudique a história do livro!

Recomendo a leitura!!

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

Ramsés: O filho da luz, Christian Jacq - Nota 7/10
Como sempre falo por aqui, quando tenho alguma viagem programa, tento ler algum livro relacionado ao local de destino. Então, antes de ir para o Egito dei uma pesquisada e me recomendaram ler a série Ramsés, uma série com 5 livros. “O filho da luz” é o primeiro deles e traz o início da vida de Ramsés II, um dos principais faraós do Egito Antigo e que reinou por 60 anos – em uma época em que a expectativa de vida era em torno de 30 anos. Ramsés, filho mais novo do grande faraó Sethi, não é o primeiro da linha sucessória ao trono. Chenar, o primogênito, é reconhecido como o favorito para substituir seu pai. No entanto, a escolha é do próprio faraó, que passa a indicar uma certa preferência ao filho mais novo, criando uma forte e perigosa rivalidade entre os irmãos. E é nesse cenário que o autor consegue construir uma história muito prazerosa, mesclando romance e fatos históricos! A narrativa é recheada de descrições dos locais, como a grandiosidade dos templos construídos aos deuses, dos costumes, das tradições e da estrutura social e política da época.

É uma leitura fluída e simples, em que o autor não se preocupou tanto na densidade de informações e dados históricos colocados ao longo do livro. Na verdade, você acaba aprendendo ao longo da leitura, com os próprios personagens e acontecimentos. Isso eu senti lá no Egito. Em vários passeios que fiz pude identificar locais ou nome de figuras importantes que viveram na época de Ramsés II e que tinham sido mencionados na obra.

Por outro lado, senti um pouco de falta de um desenvolvimento mais profundo dos personagens. Mas acho que a intenção do autor foi criar um romance mais leve mesmo. Ou seja, se você busca um livro sobre a história do Egito, não recomendaria tanto a obra de Jacq. Mas se você gosta do tema Egito Antigo e de romances com dados históricos, então essa série pode ser uma boa opção para você. Ah, não posso negar que fiquei com vontade de ler os próximos volumes da série... Uma leitura agradável e interessante!

site: https://www.instagram.com/book.ster/

Rayssa 20/07/2020

Suave mergulho no antigo Egito
Nesse primeiro volume de uma série de cinco, acompanhamos o crescimento e amadurecimento do jovem Ramsés de 14 anos até atingir os 23 anos - prestes a se tornar o novo Faraó do Egito. Em meio as armadilhas orquestradas por seu irmão, Chenar, Ramsés terá que provar ser o verdadeiro herdeiro do trono.

Definitivamente é um livro memorável. Bem pesquisado, dá pra perceber que o autor realmente tem paixão pela história do Egito e isso passa para a escrita. No começo, senti as cenas muito rápidas e cortadas. O que, por um lado, torna a leitura muito ágil, mas de outro, sacrifica a riqueza de detalhes, deixando a construção do desenvolvimento da história um pouco engasgada. Ao longo da leitura, contudo, fui me acostumando a esse estilo de escrita mais dinâmico do autor e tudo passou a fluir muito bem. Eu amei as cenas com os animais, a passagem de Melenau, Helena de Tróis e Homero também foi muito interessante.

É importante esclarecer que esse não é um livro que relata a História crua do Egito de forma aprofundada. O autor nos apresenta uma versão romanceada de determinados acontecimentos, de modo que os fatos são narrados de forma um pouco fantasiosa e floreada. Nesse sentido, tanto Ramsés como seu pai, Sethi, são descritos como verdadeiros heróis, salvos de imperfeições ou imoralidades. Tudo é muito perfeito, nada dá errado para eles, pelo menos por enquanto, pode ser que nos próximos livros as coisas mudem para Ramsés.

Nada disso impede, porém, a leitura de ser um passatempo divertido, leve, encantador e super recomendado para quem tem interesse na História do Egito.

site: https://www.instagram.com/abibliotecaoculta/

Andrey 21/04/2022

Mágico
Me empolguei demais por essa série, O filho da luz é uma grata surpresa, muito inspirador e interessante, as conversas de Seth com Ramsés e seus ensinamentos foram as melhores partes para mim, os personagens secundários muito instigantes, senti uma nostalgia muito boa ao lembrar das crônicas de gelo e fogo por conta das traições e reivindicações ao trono, apesar de não ser detalhado como as crônicas é bem leve e sem muito detalhes o que não atrapalha em nada, é mais como se o autor estivesse lendo e descrevendo os hieróglifos deixados pelos antigos egípcios, fascinante.

Lua 23/10/2022

Raiva e depressão
Nunca passei tanta raiva para ler um livro ; mais valeu cada segundo do meu tempo. Estou muito receosa de ler os livros seguintes pq eu me conhecendo tenho a certeza q vou acabar abandonando ou ficando tedioso demais pra minha pessoa. Mais se oq vc procura é algo egípcio e interessante super índico !!!

juliaememo 31/05/2022

Ramsés: O Filho da Luz - uma viagem pelo Antigo Egito
Eu estava enrolando demais para ler esse livro, mas quando comecei a ler, não consegui parar!

Esse é um livro de ficção histórica que vai contar a história do Ramsés, um faraó que realmente existiu e reinou por mais ou menos 60 anos.

A gente vai ver que o Ramsés foi gente como a gente. Vamos conhecer bastante coisa sobre ele, sobre os amigos e a família (e vamos nos apegar a vários desses personagens!).

Esse livro não vai focar na mitologia egípcia, o que eu achei bem interessante, já que eu leio bastante livros com esse tema e sempre é bom dar uma variada. Com O Filho da Luz, nós vamos conhecer mais sobre a cultura, tradições e a vida de pessoas comuns (sem poderes).

Se você gosta da cultura egípcia, você precisa ler Ramsés!

(Classificação indicativa: +13)

site: https://youtu.be/1hKCh2Aui_g

Ãnimo Total 28/05/2021

O Filho da luz
Rico em detalhes do antigo Egito , o autor mescla ação e emoção.
Ramsés tem apenas 14 anos é o início da grande aventura.

João Luiz CF 01/09/2020

Ótima leitura, com muitos dados e personagens históricos.
Leitura rápida, o texto segue sem enrolação, com personagens históricos muito bem construídos e romantizados. A cultura e a religiosidade egípcia sendo bem explorada nos mostra o vasto conhecimento do autor e historiador Christian Jacq. Leitura proveitosa, recomendo!

Júlio César 21/06/2009

Much Ado About Nothing 2
Fizeram tanto barulho sobre esta obra que acabei me rendendo. Comprei um exemplar e... Que decepção.

Esperava conhecer muito mais a respeito da cultura egípcia e sua história.

Por falar em história, o enredo do livro é bem água com açúcar. Muito previsível. Parece até novela televisiva. Basta assistir ao primeiro capítulo, depois pular para o meio do livro e seguir direto até a última página.

Creio que o autor entrega de bandeja o desenlace dos conflitos da narrativa e sobra muito pouco ou quase nada para o leitor usar sua criatividade e curiosidade.

Por conta dessa decepção não tive coragem de comprar e nem de ler os outros livros da série.
Tiago 07/01/2010minha estante
Idem

Ana 03/03/2014minha estante
Concordo totalmente com vc, Júlio César. Achei totalmente "novelinha", e li todos. No fim já pensava, q saco!!!

sjmarcel 29/08/2010

Espetacular. Indizível
O livro narra com precisão histórica, com detalhes minuciosos e é claro, por se tratar de um romance, há uma certa ficção no decorrer dos fatos, mas para os admiradores de história do Antigo Egito é indispensável tê-lo. Um épico incomparável na literatura contemporânea.
Pam 15/08/2012minha estante
Concordo em numero, gênero e grau.

Lucas.Wijk 01/11/2021

Interessante
A escrita não é das melhores, na minha opinião, mas a história vale a leitura.

Só de ser ficção histórica escrita por um especialista na cultura egípcia já me atraiu bastante. Acho que ele faz um excelente trabalho no livro de nos passar como deveria ser o tempo naquela época, como funcionava a administração do Egito, as intrigas políticas, enfim, como era a cultura como um todo.

Gostei demais da leitura. Por mais "bobos" que fossem os eventos que davam rumo à história, não achei nada muito enfadonho. Pelo contrário, a trama está me prendendo bastante. Pretendo começar o segundo livro agora.

Jhon 17/10/2022

"Desde o tempo dos deuses, o Egito é a filha única da luz"
Uma visão única, profunda e precisa da sociedade egípcia antiga. Com suas nuances, seus mistérios e religiosidade.

Nesse livro acompanhamos o amadurecimento e a chegada de Ramsés à vida adulta. Do momento em que ele é escolhido como sucessor até às vésperas de sua ascensão ao trono.

Muitas intrigas, oposição à posição de Ramsés e a presença de diversas figuras históricas.

Já estou contando os dias pra começar o próximo e descobrir o resultado do enorme gancho deixado no final!

Carol.Alves 23/03/2020

O filho da luz
O primeiro livro da série vem contar como o jovem e impetuoso Ramsés foi treinado por Sethi para ser seu sucessor. Em meio a inveja de seus irmãos mais velhos, e junto com seus amigos de Universidade, Ramsés vai descobrir o peso das responsabilidades de ser Faraó das terras do Alto e Baixo Egito