Garota Replay Tammy Luciano

Resenhas - Garota Replay

Carol 31/07/2015

"Garota Replay", uma leitura surpreendente!
É muito bom descobrirmos um escritor brasileiro de talento. Tenho orgulho do meu país quando vejo histórias bem feitas, tão boas quanto qualquer livro internacional, por vezes melhor. E é por isso que adorei o livro da Tammy Luciano.

Confesso que no início não sabia muito o que esperar. A protagonista me parecia um tanto dramática e a realidade dela parecia absurda e sem explicação. Que pais desnaturados! (Não que eu possa falar muita coisa, já que no meu livro também é assim, hehe). Que coisa sinistra ter alguém igual a você! Que namoro esquisito que essa garota tinha com o Tadeu! Que nome estranho que é Thizi! (Mas soava muito fofo :3 ).

Pouco após os primeiros capiítulos, minha opinião mudou totalmente. A nossa conhecida realidade brasileira do dia a dia, que não pode estar presente em nenhum livro estrangeiro, estava em cada página de Garota Replay, nos aproximando do drama dos personagens e fazendo-nos sentir aquilo que eles sentiam, viver o que eles viviam, saber exatamente como eram os lugares por onde os personagens passavam. Principalmente para uma moradora da Barra como eu e a protagonista.

Foi quando percebi que, mais do que a proximidade física com o lugar onde se passava a história, Tammy tinha o dom de nos fazer mergulhar na trama sem que percebêssemos. E então passei a gostar muito do livro. Me envolvi com a Thizi, me reconheci no meio de seus dramas, me envolvi com seus conflitos! O final me surpreendeu muito e enfim todos os pontos soltos da história foram ligados. Achei super original, além de muito forte! Finalmente entendi porque o livro fez tanto sucesso na época de seu lançamento!

O livro me fez questionar muitas coisas. Refleti muito com a leitura, amadureci com a personagem. E virei fã da Tammy, tanto que já estou com outro livro dela em mãos, o Sonhei que Amava Você ^^ (simplesmente MARAVILHOSO).

Essa é uma escritora brasileira que vale a pena a gente ficar ligada! E Garota Replay é um livro que vale a pena ser lido! Espero poder ser assim também como escritora. Afinal, é pra isso que estamos aqui, para passar sempre uma mensagem aos leitores, traduzir em palavras nossas crenças e modo de ver a vida. Tammy faz isso muito bem e sua paixão pela escrita é contagiante!

site: http://carolinacequini.blogspot.com.br

Rafaela 24/05/2015

O livro é muito repetitivo, talvez uma tentativa de fazer o leitor acreditar que a mocinha esta vivendo a pior fase da vida, mas acaba ficando cansativo. Achei a mocinha imatura, a ideia de que a replay tem sucesso por ser linda, usar roupas da moda e ter amigos lindos nao me compra mais.

Deh Souza 02/05/2015

Algumas leituras deveriam permanecer na juventude
Essa primeira parte é minha resenha quando li aos 16 anos.

Eu simplesmente amei o livro , do começo ao fim , é super fácil a leitura e é tão interessante q vc vai lendo e lendo sem nem notar q o tempo tá passando, a Thizi é uma personagem super divertida e as surpresas q o livro trás , meu Deus ' eu fiquei completamente chocada cm uma revelação quase no final do livro , quem tiver a oportunidade di ler aproveite , ele é bem pequeno e é tão bom q vale a pena.
Obs: leiam msm se n tiver tempo , vai valer a pena

Resenha atual

Normalmente preciso de alguns dias para coletar meus pensamentos e todas as marcações que faço pelo livro. Dessa vez não tenho pensamentos e só tenho 2 marcações em um livro de quase 150 páginas.
Essa foi na verdade uma releitura, li a primeira vez com uns 16 anos e me lembro de ter gostado muito. Minha lição de hoje é que minhas leituras da juventude devem permanecer lá, com esse ar de "esse livro me impactou de alguma forma".
É um típico clichê adolescente com um pequeno plot no final que pra dizer a verdade, não surpreendeu muito. Mas uma coisa que ela disse irei carregar sempre... "Por que temos o hábito de esquecer nossa própria vida por alguém que não merece a mínima atenção?"
Se tiver com tempo de sobra, leia o livro, não é como se uma leitura boba não fosse boa pra aliviar a mente.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 14/10/2014

Garota Replay
A história se passa na cidade do Rio de Janeiro, o que me agradou logo de cara. Thizi (durante quase todo o livro, fiquei curiosa para saber se esse era um apelido ou um nome de verdade) era uma jovem meio sem rumo na vida: de vinte e poucos anos, não estudava nem trabalhava, morava com uma empregada no apartamento dos pais que viviam viajando.

Thizi era constantemente traída por Tadeu, seu namorado; até que o melhor amigo dela, Tito, fotografou uma dessas traições e Thizi teve uma prova concreta da falta de caráter do namorado. Ela e Tito se conheciam desde a adolescência, ele era seu melhor amigo, uma das pessoas a quem ela mais amava. Por causa da história da foto, Tito resolveu se afastar de Thizi, e aí ela ficou sem chão. Sem os pais, sem o melhor amigo, traída pelo namorado e exposta publicamente, com o nome na boca dos fofoqueiros. Sua vida estava uma bagunça.

"Muitas vezes tentei fazer Tadeu agir como Tito. Belas tentativas inúteis. Ninguém será alguém que jamais foi." (página 64)

Uma noite, ela resolveu sair sozinha e foi a uma boate, para tentar se divertir e espairecer. Lá, ela viu uma garota igual a ela. Não era parecida, era igual! Como se fosse uma garota replay da Thizi. Como podia existir uma outra Thizi? Será que ela tinha uma irmã gêmea? Ou um clone?

Na tentativa de solucionar esse mistério que a atormentava, ela e Tito foram se reaproximando e a relação deles começou a mudar. Tito, um amigo super bacana, jamais deixaria de ajudar Thizi numa situação dessas, mesmo sem entender direito a história. Thizi percebeu que amizade e amor eram sentimentos que se misturavam quando ela pensava em Tito.

"Adiei um amor com medo de ser tão bom que pareceria ruim e aceitei namorar um cara que não gostava de mim pela facilidade de manter uma relação superficial e com pouca ternura. Como somos capazes de traçar pequenas infelicidades por puro medo do gigantismo das enormes alegrias..." (página 94)

Eu não esperava que a explicação para a existência da garota replay fosse a que encontrei no final do livro. Tal revelação, que eu aguardava ansiosamente, explicou de forma convincente o motivo de a história parecer ter alguns furos e pontas soltas. Narrado em primeira pessoa e dividido em capítulos curtos, "Garota Replay" é um livro infanto-juvenil, e para esse público a história funciona bem.

Gostei da capa do livro, ela representa cenas da história. Sobre a diagramação: letras, margens e espaçamento tem um tamanho bom, as páginas são amareladas.

"O mais difícil da vida acontece sem o nosso controle, sem a nossa chance de voltar atrás. Podemos rever o passo das palavras, pedindo desculpas por ofensas ou afirmações mal-educadas. Tentamos e podemos consertar certos erros, mas não podemos reviver um corpo sem vida." (página 88)

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/10/resenha-livro-garota-replay-tammy.html

Raffafust 12/10/2014

Ler dois livros da autora um atrás do outro para entrevistá-la me fez compará-los obviamente. E na escrita de Tammy percebi o quanto gosto do jeito como ela nos conta suas histórias. Esqueça as críticas a narrativas de Nobel da Literatura e foque no como é gostoso pegar um livro leve, onde a autora nos convida para conhecer um pouco do que viu ou viveu. Não que Garota Replay seja uma história verídica , mas é a história sim de uma jovem que no meio de determinada situação percebe o quão forte é e não sabia. E isso acontece com Thizi, a protagonista em dois momentos : quando seu namorado Tadeu lhe trai e o melhor amigo Tito o flagra com outra. Mas a menina não tem sorte porque ele sofre um grave acidente no mesmo dia e ela tem que ficar adiando o prestar de contas. E também quando encontra alguém que é a sua cara, igualzinha a ela mesmo mas com roupa diferente lhe chamando de idiota e ela fica sem reação.
Por mais que a história possa parecer boba aos mais velhos, para mim foi como se recordasse o quão perdida um dia eu já fui, quando eu tinha 19 anos ou menos e a vida ainda era uma caixa de surpresas...nisso me identifiquei com Thizi.
Só acho que não teria a coragem dela de ir resolver a vida no hospital enquanto o futuro ex ainda não teve alta, decidida a menina.
O livro tem uma surpresa bacana no final, que obviamente não irei contar, mas basta dizer que o livro é perfeito para todas as idades, para quem tem um amigo ou de repente você mesma que não percebeu que a felicidade pode estar ali do seu lado ;)

site: http://meninaquecompravalivros.blogspot.com.br/2014/10/resenha-garota-replay-novoconceito.html

Micaela Ramos 24/09/2014

Diferente. Surpreendente. Cheio de Lições.
Comprei esse livro porque adorei a capa e a sinopse e olha, surpreendi-me com a história, já que eu não dava muita coisa por ele antes de ler, só achava que iria ser "legalzinho", mas foi mais do que isso.

Diferente. Surpreendente. Cheio de Lições.

O livro começa com uma jovem chamada Thizi saindo sozinha na noite para uma balada e lá pensando no fato do namorado a ter traído, dado um soco no nariz do melhor amigo dela por ele ter mostrado a foto e dito que iria falar para Thizi. Depois disso, Tadeu (namorado de Thizi) entra no carro com o melhor amigo dele, Gabiru, e sofre um acidente trágico, do qual Gabiru morre. Enquanto revivendo isso, Thizi vê uma mulher igual a ela na pista de dança, só que uma versão melhorada, com roupas de marca, cabelos macios e bonitos e uma pele iluminada. Thizi entra no banheiro e lá se encontra com sua igual, que a chama de "Idiota" e então Thizi fica completamente confusa, perguntando-se o porquê da sua igual tê-la chamado de idiota e fica com isso na cabeça por dias. Enquanto ela não se encontra novamente com sua igual, Thizi tenta conversar com o melhor amigo, Tito, o que sofreu um grande soco no nariz e teve de operá-lo ao tentar protegê-la, ao mais uma vez tentar provar o que sempre a dizia, que Tadeu não prestava e ela não merecia isso, mas ela nunca o escutava, continuava num relacionamento falso, sendo a bonequinha de luxo de um alguém que não a amava. O resto do livro vem narrando a história de Thizi ao tentar fazer contato com sua igual e o que ela descobre em relação a isso, que sua igual era ela, sendo de outra dimensão, saída do futuro e elas não sabiam o porquê de tanta confusão. Enquanto Thizi vai crescendo e descobrindo que as coisas não são como ela pensava, seu relacionamento com seu melhor amigo vai evoluindo ou ela vai percebendo que na verdade eles eram mais do que amigos. A partir de aqui vocês terão de ler ou poderá conter spoiler.

Os personagens não transparentam ser tão brasileiros assim, mas são e adoram uma festa e curtição. A relação de Thizi com os pais não existe, algo que senti falta no livro, mas era isso mesmo que autora queria passar, que Thizi era uma menina só, criada com a ajuda da empregada Nill desde criança. Já o relacionamento de Thizi com Nill é muito fofo, que está sempre cuidando de Thizi desde que os pais não fazem esse trabalho e dá todo apoio moral à ela para que fique com o cara "certo". Thizi e Tito: perfeição. Eles são amigos desde sempre, mas Thizi nunca enxergou antes o fato de sempre ter havido mais do que amizade no relacionamento deles, sendo eles uns fofos, compartilhando tudo, confiando um no outro em tudo. Tadeu é o típico "pegado" machista inconsequente, mas o livro mostra outro lado dele que não falarei aqui. O relacionamento de Thizi com os outros personagens do livro fica mais em segundo foco, como aquelas pessoas que você conhece, mas que são apenas isso, conhecidos ou colegas.

O design gráfico do livro é bonito, bem colorido e o título vem em alto relevo e aquelas tão famosas frases de impacto conhecidas nos livros brasileiros: "O que você faria se encontrasse você mesma?". A ilustração bem bonita vem mostrando duas mulheres iguais, com uma olhando para a outra, uma vestida de modo mais simples (Thizi, claro) e outra mais luxuosa e rica ("A igual a ela"), elas estão numa balada, onde se veem pela primeira vez. A diagramação é bem simples, a folha é pólen, a fonte é grande e as margens são ideais para uma leitura não cansativa. A leitura é rápida, fluida e fácil.

Recomendo:
A quem gosta de autora nacionais e romances leves, para fim de tarde ou finais de semana. Quem gosta de livros diferentes e com histórias que tenham lições de vida diferentes e válidas. Jovens, adultos e idosos, mulheres ou homens podem ler esse livro, mas o público-alvo dele é adolescente.

Trechos:

"Estar ali naquele quarto me fez lembrar de uma teoria sobre ser ou não ser legal. Não é porque a pessoa é legal que será feliz no amor. Quantas garotas superchatas encontram verdadeiros príncipes? Eu não queria alguém comigo porque eu era legal. Não quera um amor simples. Sempre desejei o sentimento mais lindo de todos, um cara ao meu lado por inteiro, para respirarmos juntos - nós dois - um mesmo sentimento de amor."

site: http://feitadeversoseletras.blogspot.com.br/

Anelise 23/08/2014

Garota Replay
Um livro que tinha tempos, mas bastante mesmo, que eu queria ler: Garota Replay.
Eu vi o livro uma vez sendo vendido em Bangu, mas não pude comprar, tava meio que com o dinheiro contado. Guardei o nome dele para poder comprar depois.
Só na bienal do ano passado que, em um desses estandes pequenos cheias de livros baratos, me veio uma intuição: Olha naquele lugar ali. Fui lá! Dei de cara com o quê? Pois é, esse livro! Pela bagatela de dez reais.
Como maioria dos livros atuais, pelo menos dos que ficam famosos, é contado em primeira pessoa e por nosso protagonista. No caso deste é a Thizi.
Ela é uma menina feliz ou achava que era assim. Os pais dela vivem viajando, mas ela já até se acostumou com isso, a empregada é a sua única família.
O namorado dela é um grande babaca porque traiu diversas vezes a Thizi. A garota só foi acreditar quando o melhor amigo, Tito, mostrou provas do flagrante. E seu amigo até apanhou por causa disso.
No início da história, Thizi vai a uma balada/festa sozinha, apenas para espairecer. Era muita coisa ao mesmo tempo!
Nessa festa ela se encontra com um replay dela mesma, ou seja, ela mesma. Na real, está mais para uma ela do futuro, uns três anos. Então, se relaciona com o seu replay e esta lhe conta muitas coisas. Dá um choque total de realidade na protagonista.
A história vai passando de um jeito bem leve e legal, com Thizi tentando terminar o seu namoro, contudo com Tadeu hospitalizado a situação complica. E também tenta se resolver com o melhor amigo. Meio que eles passaram por uma crise.
Não vou contar mais muita coisa. Acho que já dei bastante spoiler!
É uma boa pedida! O livro tem uma leitura fácil e bem fluida. Eu entrei na história. (Isso sempre acontece.)
Só digo mais uma coisa: A reviravolta do final me deu um "mindfuck" sem tamanho. Eu não acreditei.
Mindfuck = quando sua cabeça fica doida, meio que toma um choque.

site: Ane-chan's Shizen?

Rafa 30/06/2014

Garota Replat
O que você faria se encontrasse um replay sua? Uma pessoa idêntica a você, ou melhor, a sua Xerox frente a frente contigo? No livro Garota Replay da autora brasileira Tammy Luciano você vai descobrir que Thizi teve uma grande surpresa quando encontrou com sua replay.
Lançado pela editora Novo Conceito com um excelente trabalho feito no livro, boa diagramação, bons espaçamento proporcionando uma boa leitura.
Em seu livro, Tammy Luciano mostra um talento incrível nas palavras, com uma narrativa bem descontraída e diálogos bem rápidos entre os personagens, um livro voltado para o publico teen.
A história passa no Rio de Janeiro na Barra da Tijuca, os personagens principais são Thizi, Tito e Tadeu.
Thizi é uma jovem que mora com a empregada, pois seus pais vivem viajando e conhecendo o mundo e muitas vezes Thizi sente pela ausência dos seus pais, com a falta deles a personagem tem que se virar e cuidar do apartamento e de si mesma.
Tadeu é o namorado de Thizi, muitos tentam alerta-la que seu namorado apronta todas mesmo estando juntos em uma balada porem Thizi não acredita nas fofocas dos seus amigos e sempre acaba dando crédito para Tadeu, já Tito é o seu melhor amigo que nutre um sentimento maior que amizade.
Creio que o livro serve para todas as idades e não só para o publico teen, esse livro vai agradar todos os leitores.

Arca Literária 30/05/2014

Garota Replay
A leitura é boa, rápida, uma boa gramatura e sem erros.
O livro conta a história de Thizi e quando ela encontra uma outra garota igual a ela em uma balada, a partir daí começa o desenrolar da história.
Ela passa por uma grande decepção quando seu namorado a traí na frente de amigos, fazendo ela passar por uma situação humilhante, fora que seus pais vivem sempre viajando e não tem tempo para ela.
Então Thizi resolve ir a uma boate, em seu carro novo, que ganhara de seus pais. Quando estava na boate, perdida em seus pensamentos, ela leva o maior susto da sua vida, ela se vê dançado toda arrumada e linda na pista.

“ Ninguém acreditaria, mas, naquele momento, enquanto pensava que minha vida estava uma merda, me vi dançar na pista... Eu estava na minha frente pela primeira vez, sem nenhuma introdução ou maiores explicações, congelada ali, enquanto todos sacudiam seus corpos sem censura.” Página 18

Finalmente ela consegue falar com a outra Thizi, no banheiro da boate e fica totalmente surpresa quando é chamada de idiota.
Na manhã seguinte, ela descobre que seu então namorado, brigou com seu melhor amigo Tito, pois ele tinha conseguido a prova de sua traição e logo após essa briga, Tadeu sofre um grave acidente.
Mas o pior para ela, era além de se sentir humilhada,( pois a traição até em rede social parou e o afastamento ), era o afastamento do seu amigo.
Com o término do seu namoro e o afastamento do seu amigo, Thizi começa a se conhecer melhor através da outra.
Graças a sua empregada, Thizi e Tito fazem as pazes e assim Tito acaba sabendo sobre a outra. A outra Thizi, entra em contato e marca um encontro para fazer algumas revelações.

“ – Olha, não seu se posso falar sobre suas escolhas. Elas estão aí dentro. Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores.” Página 74

Thizi nunca poderia imaginar, que Tadeu seria capaz de fazer o que fez, por estar inconformado com o fim do namoro.
No final do livro é que realmente você entende tudo que acontece com Thizi e o motivo do aparecimento da Garota Replay.
Grande ensinamento da história maravilhosa escrita pela Tammy, é que só seremos felizes se realmente nos conhecermos!

Acredito nisso!

Minha opinião:

Thizi é uma garota que tem tudo na vida, mas ao mesmo tempo é carente, se sente isolada mesmo tendo várias pessoas ao seu lado.
Tito, além de gato, é seu melhor amigo, confidente.
Achei fofo o apelido que Tito deu a Thizi =D
Uma parte bacana, foi a auto conhecimento da Thizi, todos nós pelo menos uma vez na vida deveríamos fazer isso!
Outra parte importante, foi a conscientização que Tammy faz com relação a bebida e direção.
Mas uma parte que me deixou para morrer, foi a demora para cair a ficha de Thizi, pois seu verdadeiro amor estava na sua cara e ela não via.
___________
Resenha de Michelle Ladislau, resenhista do Arca Literária e do Blog As Leituras da Mila

site: http://www.asleiturasdamila.blogspot.com.br/2013/12/resenha-garota-replay.html

Renata 26/05/2014

No meu blog :D

site: http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/2014/05/resenha-garota-replay.html

Nadine 02/04/2014

Thizi é uma garota divertida e cheia de sonhos. Numa única noite acontecem vários eventos que deixam sua vida de pernas para o ar. Primeiro ela descobre que Tadeu, seu namorado, a traiu, dirigiu bêbado e causou um grave acidente, depois se vê diante dela mesma, não a sua imagem no espelho, mas sua replay, já imaginou? Além de tudo isso, Tito, seu melhor amigo se distancia, deixando-a ainda mais confusa e solitária. Agora, Thizi terá que trilhar um longo caminho para conseguir responder a tantas perguntas e ao mesmo tempo descobrir um amor capaz de proporcionar mudanças maravilhosas.

Com uma escrita simples e envolvente, Garota Replay nos deixa curiosos para entender tudo que está acontecendo com Thizi, nos faz refletir como nossa vida pode mudar de uma hora para outra e como nossas escolhas podem tornar nossas vidas em uma linda história ou em um pesadelo... Deixo um trecho que chamou minha atenção por mostrar o momento em que Thizi reconhece que fez as escolhas erradas e precisa fazer uma mudança em sua vida:

“Adiei um amor com medo de ser tão bom que pareceria ruim e aceitei namorar um cara que não gostava de mim pela facilidade de manter uma relação superficial e com pouca ternura. Como somos capazes de traçar pequenas infelicidades por puro medo do gigantismo das enormes alegrias...” (p.94)

Chego a dizer que Garota Replay é um livro de descobertas e encontros, Thizi encontra sua replay, descobre o amor e o mais importante: encontra a si mesma.

Way to Happines 11/03/2014

[Resenha] Garota Replay - Tammy Luciano (por Priscilla Moitinho)
Assim como já vi muitas pessoas elogiando a autora, por seu carisma e carinho pelos seus leitores, já vi também muitas criticas e comentários negativos quanto ao livro, dizendo que é um muito infantil, talvez seja por a protagonista ter 20 anos, as pessoas esperavam um livro juvenil mais maduro. Eu particularmente adoro ler livros juvenis com adolescentes que descobrem traições, amores e novas amizades, onde tudo acaba com um final feliz, embora alguns sejam um pouco chatos e cansativos. Estava animada para ler o livro, mas achei-o um pouco fraco e confesso que me decepcionei um pouquinho.

Em Garota Replay fiquei a vontade com a leitura que parecia uma amiga me contando suas incríveis aventuras. O que me deixou intrigada foi que a Thizi, é uma menina muito perfeitinha, tem tudo de bom e do melhor, e também tem tudo o que uma menina desejaria, os pais viajando, um melhor amigo e um namorado. Ainda bem que nem tudo é um mar de flores, o Tadeu, seu namorado, não é um namorado dos sonhos, melhor dizendo, é um canalha. Tito por sua vez é um amigo muito fofo, como eu queria ter um amigo assim :( Eu me derreti e fiquei apaixonada quando ele disse:

"- Thizi, escuta uma coisa, me deixa falar. Eu tô pra ver garota mais desligada que você. Já sou seu namorado há muito tempo e olha que sou muito compreensivo. Deixei você achar que estava apaixonada por outro, acompanhei o namoro de vocês e esperei você acabar o que não foi. Sofri muito, mas achei que deveria esperar. (...)"

Como muitos dizem a história só fica um pouco mais interessante no final, mas não para mim, definitivamente não gostei do final, a história só ficou mais interessante em minha opinião, quando ela descobre que seu verdadeiro amor estava sempre do seu lado e procurou alternativas diferentes, e então procura resgatar todo seu tempo perdido e embarca em busca dele. O que mais me identificou com o livro, foi à idade da protagonista e suas indecisões, até com a faculdade mesmo, bem a minha cara.

O livro nos faz refletir como devemos levar nossas vidas e pensar mais no nosso presente que pode nos afetar no futuro. Não é um livro bom e nem ruim, para quem tem curiosidade em ler, não perca tempo.

site: http://www.way-2happiness.com.br/2013/02/resenha-garota-replay-tammy-luciano.html

18/02/2014

"Fiquei na minha, olhando a diversão dos outros e tentando não travar nenhum papo-cabeça comigo mesma. A fase não era das melhores e eu estava muito decepcionada, mas achava bem sem graça ficar deprimida. Na verdade, não estava em depressão, não queria morrer, não estava me achando a pior pessoa do mundo... Me sentia apenas em pausa, como se na tv estivesse passando um programa de humor, com piadas bobas."

site: http://teens-books.blogspot.com.br/2012/09/garota-replay-tammy-luciano.html