Garota Replay Tammy Luciano

Resenhas - Garota Replay

Isabella Pina 01/01/2013

Nacional e deliciosamente fofo.
Eu tenho um grande carinho pela Tami, porque, no primeiro evento literário da minha vida, ela estava lá (assim como o Enderson Rafael, Leila Rego, Fernanda Franca e a Patrícia Barboza), e nesse mesmo lugar eu acabei comprando o primeiro livro fictício dela, Sou Toda Errada. E eu gostei muita coisa de uma coisa na leitura: como a Tami nos faz sentir “emoções” pelos personagens (até hoje tenho vontade de dar um “chega pra lá” na Mila!).

Então, quando soube que a Novo Conceito ia lançar mais um livro dela, fiquei muito feliz! Claro que eu já tinha ouvido falar de Garota Replay no Skoob há um tempo, mas desde então, não ouvira mais notícias. E, de repente, soltam uma capa LINDA (acho incrível. Meus parabéns para quem cuidou do design, porque ficou dez!) com uma sinopse muito interessante. Lembrou-me um daqueles filmes antigos quando a adolescente se encontra com uma versão mais velha dela, ou com a própria “consciência”. E, bem, a Tami não me decepcionou – curti muito o livro dela, pois a narrativa, que melhorou muito desde STE, me puxava sempre para o próximo capítulo.

Quanto aos personagens, eu (como sempre) não fui muito com a cara da protagonista. Thizi (Tami, eu adoro você, mas da onde você tirou esse nome?!) é uma daquelas meio “Maria coitada” que namoram um canalha, mas não enxergam isso, e possuem um cara especial pra caramba bem ao lado, mas, muito ocupadas com outras coisas, demoram a notar. Eu não curto esse tipo de personagem, talvez por eu não curtir nem na vida real quem age assim (mesmo que às vezes seja pura ignorância), mas, ainda bem, Thizi pelo menos não é uma daquelas protagonistas lerdas pra caramba em tudo. Ela evolui, se modifica e – por que não? – até melhora a personalidade.

Adorei a maneira que a Tami contou a história, em primeira pessoa – nesses livros, onde a protagonista se encontra meio “perdida”, há um tênue linha entre o “confusa interessante” e o “simplesmente confuso”. E Tami conseguiu lidar bem com isso. Realmente, você vê que a Thizi não consegue parar de se indagar: “O que está acontecendo? O que significa tudo isso? O que farei?”. Outro personagem importante na história, além de Thizi-versão-atual e Thizi-versão-2.0, há o melhor amigo e companheiro para todas as horas, Tito. Ele é fofo, bonitinho, mas não conseguiu me encantar... Porém, fugiu um pouco do óbvio na história e isso foi legal. Há também o ex da Thizi, Tadeu. Ele é um idiota, sem meia palavra, que ainda por cima só faz besteira a história toda. Uma versão mais burra e homem de Mila, talvez?

O que me surpreendeu demais foi o fechamento da história! Justo quando comecei a pensar em como a Tami faria pra resolver toda a confusão, ela fecha a história com uma sacada tão legal e inesperada para mim que eu simplesmente não consegui achar outro jeito mais legal de acabá-lo (tirando um detalhe ou outro).

Indico para quem curte uma boa história, mas que, no entanto, não é “profunda” ou “melancólica” ou “dramática”. É a história de uma menina que acaba tendo uma reviravolta na sua vida e se você quer se divertir, é uma ótima pedida. De qualquer forma, eu curti GR ainda mais que STE e estou esperando aqui mais um livro da Tami, hein! Quem sabe ainda esse ano?

Milla 18/12/2012

www.amorporclassico.com
Eu não conhecia nada sobre o trabalho da Tammy Luciano e não sabia o que esperar de Garota Replay, então este foi um bom começo livre de decepções.

Thizi é uma mulher saindo da adolescência que mora só com a babá porque seus pais estão há alguns anos viajando pelo mundo. Sua vida começa a naufragar quando ela descobre que os boatos sobre as traições do seu namorado são todos verdade e que Tadeu (este é o nome do safado) deu um soco no nariz de Tito (melhor amigo de Thizi, que tem a prova da traição) e bateu com o carro ao dirigir bêbado, deixando seu amigo (que ia de passageiro) em coma.

Para piorar, Tito pediu a Thizi um tempo na amizade.
Procurando se distrair um pouco dos problemas e curtir seu carro novo, Thizi foi a uma boate e lá ela encontrou uma replay de si mesma: uma garota exatamente igual a ela (só que mais bem vestida).

Thizi precisa colocar um fim no namoro fracassado, recuperar seu melhor amigo e descobrir quem é aquela garota.

Escrito em uma linguagem bem jovem e simples, Garota Replay me fez lembrar os livros da Talita Rebouças, mas me surpreendi muito mais ao final; em alguns momentos cheguei a pensar que o enredo era um pouco clichê: menina rica e esnobe tem um namorado lindo e imprestável e de repente sua vida vira ao avesso.

Mas Tammy Luciano escreveu muito mais que isso, a Thizi precisou enfrentar tudo aquilo para acordar, olhar para si e reconhecer que diversas coisas estavam fora do lugar, ela precisava deixar de sentir-se acostumada ao que é cômodo por preguiça e falta de coragem de se revolucionar e ir à luta.

Garota Replay é um livro para refletir, porque há muita coisa que o nosso "eu-interior" precisa dizer para o nosso "eu-real" e nem damos ouvidos.

Fico espantada por saber que Tammy Luciano estava perdida por aí porque seu lugar é em nossas estantes e cabeceiras.
Tô puxando o saco, né?! Risos. Mas eu já disse aqui que sou super nacionalista...

Suelen 17/12/2012

“O que você faria se encontrasse você mesma?”. Com um subtítulo que instiga a atenção do leitor, Garota Replay vem como uma novidade no mercado da literatura juvenil brasileiro com a estória de Thizi, uma carioca, moradora da Barra da Tijuca e super alto astral que está vivendo a maior fase negra de sua vida. O namorado a traiu em uma boate na frente de todos os seus amigos, resultando em uma briga feia entre ele e seu melhor amigo, Tito. Fora a briga, Tadeu (o namorado) saiu dirigindo embriagado que nem um louco e acabou causando um grave acidente.

Para completar a confusão, Thizi encontra em uma boate uma garota igual a ela. Quando eu digo igual, não é parecida, como se os olhos fossem iguais ou alguma parte se assemelhava a ela. É IGUAL mesmo! Sem saber se ela era uma irmã gêmea, um ET ou sei lá o que, Thizi fica com a pulga atrás da orelha até que sua garota replay fala com ela e explica tudo [que não vou falar, né?]

Agora ela tem que aprender a viver sendo a fofoca da semana, tentar reconstruir sua amizade com Tito que desde o acontecido não fala com ela, resolver sua situação com Tadeu e conviver com a existência de uma garota igual a ela e tão perto.

Devo confessar que no primeiro momento quando li a sinopse fiquei com vontade de ler, depois fiquei meio receosa, não sei por que. Talvez seja a temática, ou até mesmo um preconceitozinho. Enfim, depois de muito adiar, consegui ler o livro e olha, não é que eu gostei?

Cheio de situações que podem acontecer com qualquer adolescente normal (tirando o fato da replay, ou não…). Com um tema bastante abordado nesse mundo “adolescente” (pais ausentes, bebida e direção, amizades verdadeiras e etc), bem escrito e tudo mais, mostrando que a Novo Conceito acertou em cheio ao assinar com Tammy Luciano, uma autora fofa que já tive o prazer de conhecer.

Respondendo a pergunta do subtítulo: acho que sairia correndo, morrendo de medo. E você, o que faria?

Postado em: http://up-brasil.com/resenha-de-livro-garota-replay-tammy-luciano/

Literatura 13/12/2012

Você pode se surpreender

Você já se perguntou o que faria se desse de cara com você mesmo(a) na rua?! Garota Replay de Tammy Luciano (Novo Conceito, 144 páginas) é um livro que trata justamente disso.

Uma bela noite, Thizi, a protagonista da história dá de cara com ela mesma e fica completamente sem reação. Sua vida vira de cabeça para baixo e ela já não sabe mais se vive uma mentira ou se está ficando louca.

Enquanto busca descobrir se está tento alucinações ou se tem uma irmã gêmea desconhecida, precisa lidar com a vida corriqueira que mistura um namorado desleal, pais que nunca estão por perto e o distanciamento do seu melhor amigo.

A protagonista entra em batalha consigo mesma para tentar descobrir quem realmente é. A carioca segura e sorridente se descobre insegura e frágil. Mas o seu maior sofrimento é perceber que pode perder o melhor amigo e isso torna sua empreitada mais difícil. Ela se sente incapaz de se achar sem ele na sua vida. “Era doloroso encarar tantas derrotas sem o apoio de Tito...”

O encontro com sua replay faz com que ela repense tudo, suas atitudes, suas escolhas, sua maneira de ver o mundo e as pessoas. Esse embate deixa-a perdida, mas foi justamente se perder que a fez descobrir o caminho certo que deveria seguir.

Veja resenha completa no site:

Ademilson 07/12/2012

Excessivamente clichê e com um final surpreendente...
Recebi este livro em parceria com a Editora Novo Conceito há algum tempo e logo o peguei para ler. Em Garota Replay, Tammy Luciano nos apresenta à vida de Thizi, uma jovem do Rio de Janeiro que acaba de descobrir que foi traída pelo namorado, Tadeu. Para esfriar um pouco a cabeça com tudo o que aconteceu, ela vai até uma festa e lá se depara com uma grande surpresa: Na pista de dança, bela e confiante, estava uma igual a ela. Outra Thizi. Xérox. Quem era essa garota? O que Thizi precisava fazer para salvar sua amizade com Tito? E Tadeu? A narrativa da autora é vigorosa e flui muito bem, com uma linguagem simples, de fácil entendimento. O projeto gráfico também não deixa a desejar, eu particularmente não gostava da capa, mas ao vê-la pessoalmente comecei a criar simpatia por ela. Thizi é uma personagem bastante humana, possui vícios, defeitos e qualidades. Entretanto, a achei bastante introspectiva na história. A toda hora ela ficava remoendo assuntos passados, voltando com mais do mesmo. Isso se tornou cansativo.

Tito é perfeito. Romântico e companheiro, é o melhor amigo da protagonista. Claro, ele também possui defeitos e tudo, mas as qualidades prevalecem. Tadeu é o típico sem noção. Não cheguei a odiá-lo, mas é claro que às vezes ele me irritava. A Replay foi minha personagem preferida dentro da história, parecia ser a única com os pés no chão por ali. A vida de Thizi nunca foi perfeita. Ela era rica, mas seus pais vivem viajando e nunca lhe dão a devida atenção. O papel de mãe cabe a Nil, a empregada. Achei a narrativa confusa em certas horas, mas seu desenvolvimento foi muito bom. Algumas histórias deveriam ser mais aprofundadas na minha opinião, como o desprezo dos pais da protagonista por ela. A história da Replay também poderia ser mais desenvolvida. A história é deliciosa, cheia de idas e vindas, reviravoltas e surpresas. Tendo como cenário o Brasil, os personagens não podiam ser diferentes. Possuem gírias e comportamentos brasileiros e foi maravilhoso ver isso na trama.

O final para mim não podia ser melhor. Quando o li fiquei me questionando se eu não estava ficando louco. Isso é assim mesmo? Isso está escrito aqui de verdade? E quando vi que realmente era isso mesmo arfei e disse “Uau!”. Surpreendente. Todas as tramas propostas pela história ficaram bem resolvidas. Fiquei satisfeito com o livro, mas eu realmente achei que faltou alguma coisa, para tornar a leitura mais prazerosa, não que ela não seja. O livro é muito bom, tem uma trama bem amarrada e fatos marcantes durante a leitura. Gostei muito e recomendo-o para todo mundo ler.

Marta :) 06/12/2012

Garota Replay
Garota Replay já estava á um tempinho na minha estante e só agora consegui encaixa-lo na minha ordem de leitura.
Acho que acertei, estava precisando realmente de um livro light para relaxar um pouco, foi super rápido de ler assim que engrenei na leitura.

O livro conta a história de uma garota comum com um namorado idiota e amigos super bacanas.
Thizi esta dormindo sossegada até que sua amiga a acordou desesperada, o namorado a traiu, quebrou o nariz do seu melhor amigo e bateu o carro, levando-o e a Gabiru para o hospital, tudo em uma noite só.
Claro que tudo piora um pouco quando ela vê a si mesma andando por ai.

Ok, e agora, o que isso tem de light?
Bem, todo o livro foi escrito de maneira bem leve, com Thizi narrando em primeira pessoa falando e pensando como qualquer um de nós, com direito a até algumas expressões do Rio que ninguém usa por aqui, achei super legal esse regionalismo.
Claro, ela tem seus dramas interiores e exageros, mas eu que costumo ter raiva de protagonistas femininas até que a achei neutra.

Achei o começo meio parado, é uma história de adolescente normal, do dia-a-dia. Não é ruim, não te faz querer largar o livro, só é bem natural mesmo. Vai entrar no ritmo lá pela metade, onde certas perguntas começam a ser respondidas começa a dar animo para saber o final.
Final que por acaso é bem diferente do que eu estava imaginando, raro o livro que o final foge muito da minha teoria.

Achei um livro legal, tenho noção que iria gostar muito mais da história se fosse mais nova. Por isso que acho que este livro é um bom presente para quem não tem costume de ler muito e não está preparado para um livro muito pesado. É uma leitura leve, com uma história divertida que garantidamente arrancará suspiros das adolescentes e das eternas românticas ;)

06/12/2012

Desde que foi divulgado que o livro da escritora nacional Tammy Luciano seria lançado, creio que muita gente, como eu, ficou curiosa para saber como seria a estória da Thizi. Pudemos acompanhar as novidades pelo twitter, e a expectativa era bem grande.

Thizi mora no Rio de Janeiro, na Barra, com sua empregada, Nil. Seus pais vivem viajando pelo mundo e sua única companhia são o Tito, seu melhor amigo (o príncipe), Nil, e seu namorado, Tadeu (o sapo). A estória começa quando Thizi descobre, por meio de uma foto, que Tadeu a havia traído numa balada, na frente de todo mundo.

No meio da confusão estava Tito, que levou um soco no nariz e precisou ser operado. Bêbado, Tadeu havia pego o carro, junto com Gabiru, seu amigo, e sofreram um acidente grave e acabaram internados no hospital. Gabiru estava em coma, e Tadeu corria o risco de perder um rim. Ainda assim, ele não aceitava que seu namoro acabasse.

Triste e sozinha, Thizi decide sair um dia para uma balada e tentar se divertir - até que encontra uma garota exatamente igual a ela, mas autoconfiante e estilosa o suficiente para diferir completamente dela. Essa garota, a replay, não parecia surpresa em vê-la.

A vida da protagonista estava desmoronando, e ela precisava fazer alguma coisa. Sua amizade com seu melhor amigo agora parecia ameaçada, seu namorado infantil e inconsequente não sabia levar um não e ela precisava saber quem era a tal replay dela. O que aconteceria a seguir?

Queria mais, queria minha vida de volta e dias felizes. Queria viver um grande amor. Algumas vezes não tinha ideia, só sabia que seria lindo. p.16

Garota Replay é exatamente o livro que você procura para dar de presente para uma amiga adolescente. Nele temos uma personagem perdida e enrolada em um relacionamento falido, que passa por uma fase de aprendizados longo e precisa descobrir o que quer e quem é. Ela apenas sabe o que poderia ser - a garota linda e cheia de atitude que anda por aí, que é exatamente igual a ela.

Eu teria gostado mais do livro se o tivesse lido há um ou dois anos atrás. Mas ainda assim gostei da lição que a Tammy dá através dele, como ela mostra que podemos deixar a vida correr de qualquer forma por termos medo de conseguir conquistar o que realmente queremos. A Tammy está de parabéns pela criatividade, eu não esperava que o desenrolar da estória fosse do jeito que foi, e a Novo Conceito está de parabéns pelo trabalho de arte e pelo kit. Lindos!

ricardo_22 30/11/2012

Resenha para o blog Over Shock
Garota Replay, Tammy Luciano, 1ª Edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 144 páginas.

A carioca Tammy Luciano é a primeira autora contratada pela editora Novo Conceito e lançou recentemente pelo selo Jovem, o livro Garota Replay, sua quarta publicação. Além de autora, Tammy Luciano é jornalista e atriz – tendo participado de algumas produções globais -, e ficou conhecida por vídeos e textos na web, que em sua maioria, retratam sobre relacionamentos de jovens.
Garota Replay é narrado em primeira pessoa por Thizi, uma jovem carioca que vive sozinha, mas que tem todas suas vontades atendidas pelos pais, que estão sempre viajando pelo mundo. Thizi é apaixonada pela vida e aproveita tudo de bom que ela pode oferecer, mas um grande problema surge quando ela descobre a traição de, Tadeu, seu namorado. Essa traição ainda gera uma briga entre ele e o melhor amigo de Thizi, Tito. Se não bastasse toda essa confusão, Thizi se depara com uma garota exatamente igual a ela. Surgem, então, diversas perguntas que passam a atormentá-la: O que essa garota replay representa? Algum segredo do passado ou uma alucinação? Qual a intenção de sua replay?

“Tinha assinado minha alforria, liberdade condicional e o resto continuaria resto. Cheguei a dar pulinhos no corredor. Senti uma sensação de alívio, com o coração voltando a bater um pouco feliz, no compasso de antes. (pág. 50)”.

Não é preciso muito para saber que os livros de Tammy Luciano são destinados ao publico adolescente e que eles envolvem situações de pessoas dessa faixa etária. Em Garota Replay, a protagonista não é tão jovem, mas qualquer uma poderia viver tais situações e por isso as jovens podem se identificar com Thizi.
O problema de Thizi é sua personalidade, já que possui muitos traços que deixam a desejar – algo que pode ter sido proposital – e que nem sempre é o melhor a se fazer. Na verdade nenhuma das personagens consegue conquistar o leitor e facilmente tentamos entender algumas atitudes, sobretudo quando se trata de Tadeu, namorado de Thizi que de mocinho não tem nada e conquista o desapreço logo nas primeiras páginas. O mais interessante das personagens é a relação entre Thizi e Tito, que pode mostrar aquilo que é tão comum no nosso dia-a-dia: o amor existente entre amigos.
Como todo livro teen, Garota Replay tem um início bem monótono. Sua história em si não é nada inovadora, por isso demoramos a entrar no clima. Diversas foram as histórias em que uma garota foi traída pelo namorado e ainda precisava enfrentar problemas – se é que posso chamar assim – da relação com seu melhor amigo. Mas Tammy Luciano soube deixar a história, que poderia ser só mais uma na literatura, com algo inovador e que fizesse toda a diferença: a replay.
Desde o primeiro momento em que ela aparece nos perguntamos o que ela realmente é. Esse mistério continua ao longo de muitos capítulos e criamos diversas teorias, que vão das fantasias por parte da autora, aos segredos da vida de Thizi. Em determinado momento, a realidade – tão exposta ao longo do livro – dá lugar a esta fantasia citada e tentamos entender o que levou Tammy a colocar isso na história. É exatamente nesse momento que acontece uma reviravolta e a autora mostra sua qualidade para surpreender o leitor. O livro então ganha um destaque especial, apesar de não conquistar um lugar entre os favoritos.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2012/05/resenha-85-garota-replay.html

House of Chick 17/11/2012

Em “Garota Replay”, último livro de Tammy Luciano lançado no Brasil, conhecemos Thizi, uma garota alto astral que ama a vida. Em uma noite, que parecia normal a princípio, ela acaba dando de cara com uma garota que é exatamente igual a ela, como uma outra Thizi, uma replay, apesar de ser mais arrumada. Então nossa protagonista começa a se questionar se tem uma irmã gêmea e sua família mentiu para ela esse tempo todo. Ou será que estava tendo alucinações?

Para piorar sua situação, o namorado dela, Tadeu, a traiu numa boate, dirigiu bêbado e consequentemente sofreu um acidente, indo parar no hospital. Fora tudo isso, sua relação com seus pais é distante, já que eles estão sempre viajando, e seu melhor amigo, de quem não consegue ficar longe, resolve que precisa se afastar um pouco.

Estava com bastante vontade de ler algo de Tammy, afinal ouço tantas maravilhas sobre seu trabalho por aí que a curiosidade só aumentava. E agora, depois que tive a experiência de ler algo da autora, posso afirmar que adorei sua escrita e a forma como ela conduz a história. Com certeza as peripécias de Thizi me surpreenderam, e de uma maneira bastante positiva.

O começo é meio fraco, mas não de um jeito ruim, apenas não acontece muita coisa excepcional enquanto a narrativa vai sendo conduzida como uma história teen normal, com situações do dia-a-dia. Até que algo, que o leitor nem imagina (pelo menos comigo foi assim), acontece. A partir desse momento, tudo parece “andar” de outro jeito, conquistando de vez o leitor.

Definitivamente a melhor parte do livro todo foi essa, quando Tammy me surpreendeu. A história, até esse momento, estava seguindo um ponto, aí de repente essa reviravolta que eu não estava esperando de jeito nenhum se concretizou e a narrativa tomou esse outro rumo e não tenho nem palavras para expressar o quanto eu gostei de ser surpreendida dessa maneira. Milhões de pontos positivos para esse momento.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/garota-replay-tammy-luciano.html
Maya 17/11/2012minha estante
Eu tenho garota replay, é um livro com uma história muito boa, amei os personagens e tudo mais. Só não gostei nem um pouco do Tadeu e_e
Conheci a Tammy na bienal, ela disse que talvez daqui uns três anos saia a continuação do livro, ao meu ver nem precisa de continuação pois é aquele tipo de história que quando chega ao fim não precisa de continuação, basta a mente do leitor imaginar o que pode acontecer.
Mas se ela escrever a continuação, adoraria ler.

yarasp71@hotmail.com

Vanilda 17/11/2012minha estante
Eu ainda não li Garota Replay mas já de antemão acho que a Tammy Luciano merece todo sucesso que o livro está fazendo. Que bom que uma editora como a Novo Conceito soube valorizar o talento de Tammy. Quanto à história, eu sempre me incomodo quando o ritmo é lento, mas no caso de Garota Replay, pelo que você disse, a história só começa de forma lenta porque depois os acontecimentos importantes surgem e o enredo pega um bom ritmo. E concordo com você, que uma história não precisa fazer chorar para que possamos refletir sobre algumas coisas da vida e sobre o que acreditamos ser realmente importante.

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Khrys Anjos 17/11/2012minha estante
Tenho esse livro mas ainda não li. E agora lendo sua resenha fiquei me perguntando: por que ainda não li? Vou aproveitar esse tempo chuvoso e o lerei esse fim de semana. Espero me surpreender tanto quanto você. E a sua definição de ser um livro que abre a nossa "mente para pensarmos de uma forma diferente sobre algumas coisas que são importantes na vida" me encantou pois esse é o tipo de leitura que mais gosto.

Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Khrys Anjos 17/11/2012minha estante
Acabei de ler o livro e fiquei encantada com a história da Patinha. Não consigo acreditar que estava com essa preciosidade nas mãos e ainda não tinha lido. Passei uma tarde enamorada.

Leila 17/11/2012minha estante
Já vi muitas resenhas positivas sobre o livro. Acho super indicado para adolescentes e jovens. É uma ótima sugestão de presente.
leilaschmitz@yahoo.com.br

Bruna Costenaro 18/11/2012minha estante
A capa devia ter uma pegada melhor né? Ela soa tão infantil que se fosse escolhe-lo só pela capa jamais compraria =P

Capa a parte não pretendo ler o livro não, só se ganhá-lo e me der a louca, mas acho difícil!

Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

Brunna 18/11/2012minha estante
Ixi, eu li "último livro de Tammy Luciano" e pensei "meu deus, ela não vai mais escrever?" KKKKKK que louca eu sou! Sou louca por esse livro dela *-* sei que não vai ser o melhor livro que lerei em minha vida, mas a temática é tão legal, e também, o fato dele ser fininho, colabora, porque ultimamente estou correndo atrás desses livro que não querem ser a Bíblia :P

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Jéssica 18/11/2012minha estante
Eu nunca li da Tammy, nem nunca me interessei ,mas depois que conheci ela na Bienal SP, ela fez uma palestra,falando de sua obra, sobre a protagonista fiquei interessada em ler.E depois da resenha, a primeira que li desse livro, me interessei mesmo em ler.
E tão bom temas assim, que fazem pensar na vida, nas coisas que são realmente importantes pra nés.Eu gosto de livros assim.
Pretendo ler agora.

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Nessa 19/11/2012minha estante
Nunca li nenhum livro da Tammy, mas adorei a recomendação. Fiquei curiosa para ler esse livro.
Vou comprar antes da Bienal do ano que vem, para tentar pegar um autógrafo! =)

Thais 20/11/2012minha estante
Garota Replay é um livro que me divide profundamente. Já vi inúmeras resenhas super positivas e várias negativas, também. Eu, como gosto de uma boa história juvenil e principalmente se for de um autor nacional faço questão de ler.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Achei interessante a história. Já ouvi falar na Tammy e no Garota Replay só que ainda não tive oportunidade de ler. Quando eu estiver na fase de ler histórias teens, com certeza este livro vai estar na minha lista.
bjs

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

Lari 17/11/2012

Resenha do blog http://opendoorofcreation.blogspot.com
Thizi é uma carioca linda, rica e praticamente sem pais. Ela sempre foi uma garota sem problema algum e ao contrário do senso comum, ela não reclamava por isso e sim aproveitava. Infelizmente, como na vida real, a vida de Thizi desaba do dia para noite.
Seu namorado, Tadeu, beija outra garota em uma festa que ela resolveu não ir e seu melhor amigo, Tito [ meu personagem favorito], fotografa para que ela possa finalmente acreditar no que todos já diziam. Porém para ajudar ainda mais essa história toda enrolada, o Tadeu, que é um idiota, bebeu mais do que deveria e bate o carro com Gabiru. Ambos agora estão internados e Gabiru está em coma.
Para ajudar nisso tudo, Thizi descobre ainda que Tadeu deu um soco em seu melhor amigo e que ela é o assunto mais comentado do twitter.

"[...] no mundo verdadeiro mocinhas de verdade são abandonadas, cachorros sofrem maus-tratos e finais felizes contamos nos dedos [...]"- Página 38

Cansada dessa realidade dark, ela resolve ir a uma balada com seu carro novo e começa a se sentir melhor, até que ao dançar encontra uma igual a ela, com cabelo melhor, pele melhor, se divertindo demais e rodeada de amigos; o primeiro pensamento de Thizi , além do choque obvio, é como ela poderia ser bonita.
Quando a garota vai ao banheiro, ela vai atrás e a garota apenas a chama de idiota.
"[...]Agora eu tinha duas certezas: a moça sabia que existia alguém ali igual a ela, e mais ela não gostava mesmo de mim. " - Página 36

Thizi nos mostra sua realidade e aquilo que acredita estar passando de forma encantadora, cheia de defeitos ela é uma mocinha que no começo me fez querer entrar no livro apenas para matá-la e no final me fez até gostar um pouquinho dela [ mas só um pouquinho, rs]. É muito difícil ser indiferente a ela....
Continua...

Elis 14/11/2012

Resenha completa aqui: http://amagiareal.blogspot.com.br/2012/11/garota-replay-tammy-luciano.html

Quando iniciei esse livro pensei que não iria gostar, depois de ler algumas resenhas com pontos negativos. Mas ao iniciar a leitura e ir conhecendo como a autora desenvolveu sua obra, vemos que ela foi feliz com sua criatividade.

Assim que conheci o título, imaginei diversas situações e casos para o motivo de a autora o ter escolhido, mas a situação que ela criou, jamais tinha passado pela minha mente. Não nego que achei maravilhosa a maneira com que ela nos apresenta os personagens e suas histórias. O efeito cascata que fez com que a Thizi fosse caindo na real e descobrisse enfim a sua verdade foi contado perfeitamente.

E após ler cada página e devorar cada palavra, posso dizer que ao encontrar uma replay minha pensaria imediatamente nesse livro, pois só poderia estar acontecendo algo assim comigo. Claro que devido as circunstâncias pelas quais a personagem passou, espero jamais passar por isso. E já fico feliz, pois minha história já está bem a frente do inicio da qual ela vai começar a viver.

Sim, para você que leu a minha análise e se perdeu um pouco ou não compreendeu minha mensagem deixo a dica de que leia o livro e tire suas próprias conclusões, descobri que por mais que tenhamos gostos parecidos com outros leitores, não devemos julgar uma história somente pelo que a pessoa nos fala, cada livro tem uma história, que interfere na sua própria vida, e somente você leitor, após concluir uma obra pode dizer a nós que amamos a literatura, como ela interferiu na sua mente e se a recomenda para o mundo literário.

Eu deixo aqui meus Parabéns a Tammy Luciano por ter me encantado e me transportado as lembranças do meu tempo de escolas e escolhas. E saber que mesmo sem as partes acidentais de seu livro eu tive uma história parecida. Digamos na parte em que nos damos conta, que quem está perto, pode ser muito essencial na obra que é a nossa vida.

Recomendo!!!

Nota 9!!!

Beijokas elis!!!

Leticia2354 14/11/2012

Garota Replay
Thizi é uma garota gente boa que, em uma noite, se desconcerta ao ver uma garota idêntica à ela. Se não bastasse, seu namorado, Tadeu, a traia, isso é comprovado pelo seu melhor amigo, Tito, que sempre a avisou sobre o rapaz. Os pais de Thizi estão sempre viajando, com isso, ela mora em um apartamento na Barra da Tijuca com a empregada, Nil, que é quase como uma mãe para ela.

Thizi esbarra algumas vezes com sua replay e fica intrigada, sem saber o que está acontecendo e porquê há uma pessoa idêntica a ela andando por aí. Ela então decide correr atrás das respostas, passando por situações difíceis, sozinha, até que tem de lutar para que algo pior não aconteça. Garota Replay é um livro com questões interessantes.
Thizi é apenas uma pessoa como qualquer outra, que antes de encontrar as respostas certas, sente-se insegura quanto ao que fazer em diversas áreas de sua vida.

Achei Thizi um tanto boba, mas, talvez, necessário para o desfecho da história, que é onde coisas realmente são esclarecidas, aprendidas e um rumo certo é definido. Vi Thizi com outros olhos ao término do livro. Em poucas partes aparece Nil, mas em todas elas, mostra-se uma pessoa doce e carismática. Não posso deixar de falar de Tito, melhor amigo de Thizi, que é um cara super bacana, do tipo que toda garota quer, suas atitudes, seu comportamento, sua compreensão, enfim, tudo nele é perfeito, o achei um personagem muito cativante.

“Ser a gente mesmo pode não ser fácil, mas encarar quem somos é a melhor maneira de construir uma história de verdade.” (Pág. 144)

Não foi logo de cara que me vi presa ao livro, isso só aconteceu quase na metade com alguns acontecimentos, então não o larguei mais. Fiquei pensando em como começar essa resenha, já que gostei bastante do livro, o principal motivo para isso foi o fato de que o final me surpreendeu. Adoro livros assim. Antes de começar a leitura eu achei que seria apenas mais um livro, mas não. Apesar de ser um livro leve e fino, é um livro gostoso e rápido de se ler, daqueles que você lê em um ou dois dias.

Marla 13/11/2012

Sobre o livro: Thizi e uma garota de vinte anos, que mora em um confortável apartamento de frente para o mar, na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, têm um namorado e um amigo para todas as horas. Aparentemente a vida dela e perfeita, mas as coisas não são bem o que aparentam, apesar dela ter uma situação financeira boa, ela não tem a atenção dos pais que vivem viajando, então Thizi conta apenas com Nill, uma empregada que cuida dela, desde os cinco anos de idade e Tito seu melhor amigo. Já o seu namorado o Tadeu, não é nem um pouco confiável e fiel. Em uma dessas traições, Tito acaba fotografado e mostrado a amiga, o que acaba gerado uma situação bem complicada, Tadeu e Gabiru, amigo dele, acabam internados em um hospital por causa de um grave acidente. Tito que estar magoado e que teve o nariz quebrado por Tadeu, decide dar um ponto final na amizade de sete anos entre ele e Thizi.

Ninguém acreditaria, mas, naquele momento, enquanto pensava que minha vida estava uma merda, me vi dançar na pista. Eu mesma. Eu na pista de dança. Exatamente assim. Eu estava na minha frente pela primeira vez, sem nenhuma introdução ou maiores explicações, congelada ali, enquanto todos sacudiam seus corpos sem censura. Pág 18.

Para piorar ainda mais a situação, Thizi acaba encontra uma garota igual a ela. Sentindo a falta de Tito, confusa com os encontros com a sua replay e ainda tendo que aturar as ligações de Tadeu, Thizi então decide repensar sua vida e suas atitudes e acaba tendo uma grande surpresa.

Meu interior vivia um momento de alegria e aproveitava um daqueles minutos inteiros em que o mundo parece perfeito, tudo aconteceu como deveria e você não que ser ninguém além de você mesma. Eu mesma? A igual a mim! Pág 62.

Resenha foi ao ar no blog http://loucaporromances.blogspot.com.br/2012/10/garota-replay-tammy-luciano.html

CooltureNews 13/11/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
É sempre muito bom você encontrar uma leitura que te surpreende de forma tão boa, e vou te falar que sobre essa obra eu não tinha nenhuma expectativa, tanto pela sinopse que logo de cara pude perceber não ter nada a ver comigo e que me excluía assim de seu público alvo. Entretanto estava devendo uma resenha para a Editora Novo Conceito e peguei o primeiro (e menor) livro na minha prateleira de "não lidos". Antes tivesse dado uma chance para o livro mais cedo.

Após o término da leitura, sei que continuo fazendo parte de seu público, entretanto não vou negar que tive uma leitura altamente prazerosa, a narrativa é bem simples e a trama muito bem amarrada, mesmo que você vá perceber isso somente no final, como foi meu caso. Até temia um pouco a explicação que a autora daria para que Thizi encontrasse sua cópia e todas as confusões causadas por esse encontro inusitado.

Seria essa garota, muito mais bonita, bem arrumada e aparentemente melhor sucedida uma irmã gêmea perdia? Estaria Thizi completamente maluca, e por quais motivos a garota parece saber tudo sobre nossa personagem? Todos os diálogos travados entre a personagem (devo colocar isso no plural?) são interessantes do princípio ao fim. Afinal que não gostaria de ter a oportunidade de conversar consigo mesmo e apontar onde sua vida está errada e o quanto você pode ser, parafraseando a Replay, idiota.

Thizi possuí uma vida que causa inveja a suas amigas, exceto o fato de ser motivo de chacota devido às inumeras vezes que seu namorado Tadeu a traiu, na frente de todos seus amigos e nos mesmos lugares que frequentam como casal. Tadeu é o típico namorado cafageste que consegue mentir na cara dura e ainda assim convencer sua vitima, ops namorada. Em contrapartida somos apresentados a Tito, o grande amigo de Thize que confesso achei ser o "grande amigo gay de Thizi" durante muito tempo, e ainda tenho minhas dúvidas.

Ponto positivo para o desfecho da trama, que realmente não tinha a mínima idéia de como seria explicada a presença da Replay, mas a autora conseguiu fechar todas as pontas de forma simples e ainda assim genial. É um livro indicado para garotas que estão entrando nesta fase de festas e namorados, pois a autora consegue retratar de forma bem fiel os problemas inerentes desta fase. Outro fator positivo é que a obra está ambientada em nosso país, o que ajuda a tornar tudo muito mais real.

Amanda Ariela 12/11/2012

Nome: Garota Replay

Autora: Tammy Luciano

Editora: Novo Conceito

Páginas: 144

Preço: R$ 19,90

O romance de Tammy Luciano apresenta, em menos de 150 páginas, a historia de Thizi, uma garota da alta sociedade carioca que vive com a empregada doméstica Nil em um apartamento mantido com a mesada que os pais ausentes enviam a ela de algum país exótico do exterior.

Uma noite, Thizi vai a uma balada e no meio da pista encontra uma menina igualzinha a ela. Só que o ‘’replay’’ ao invés de ficar chocado, como Thizi, apenas diz a ela que ela não passa de uma idiota.

‘’EU ESTAVA FICANDO LOUCA. Foi isso que pensei quando aquilo aconteceu. Difícil admitir os últimos acontecimentos da minha vida, porque eles ocorreram de maneira tão misteriosa que durante muito tempo questionei minha sanidade. Assim como duvidei que Robert Pattinson, Brad Pitt e Taylor Lautner existissem de verdade porque mais pareciam combinações perfeitas dos caras mais bonitos da vida real. No caso da minha vida, só com o correr dos dias aquele quebra cabeça foi explicado. Tudo tinha um motivo, cada detalhe o seu porque e minha vida mergulhava em mudanças’’

p.11

Ela não se dá conta na hora, mas sua‘’Replay’’ estava certa: O melhor amigo de Thizi, Tito, viu Tadeu beijando outra garota. Rolou uma briga feia e Tito acabou machucado. Depois, Tadeu entrou no carro com seu amigo Gabiru e, dirigindo bêbado, sofreu um terrível acidente que acabou com os dois no hospital.

A história se desenvolve a partir do conflito entre Thizi e sua ‘’Replay’’, Thizi e Tito e Thizi e Tadeu.

Para ser sincera, achei a Thizi confusa, não sei se isso acontece por causa do que é explicado no final do livro ou se é por causa da narrativa, mas achei ela meio clichê e não consegui sentir carisma por ela.

‘’Resolvi dar um mergulho no ma. Podia ser uma dessas miragens de deserto. Talvez com a água fria e algumas ondas na cabeça eu pudesse voltar a ser a única versão de mim mesma no planeta. Era como ligar a televisão e estar ali, fazendo uma novela, sem saber como me colocaram na trama e como virei protagonista’’

P.35

Apesar das poucas páginas, não se deixe enganar! A história é intensa e psicologicamente complexa! O final é surpreendente e você fica chocado com a explicação da Replay. Acho importante destacar a reflexão levantada pela Replay: Que ela era muito insegura e que vivia sua vida para agradar os outros, como muitos jovens fazem hoje.

Recomendo para quem quiser desafogar de leituras costumeiras e experimentar um romance leve e peculiar.

Beijoos, A Garota do Casaco Roxo

PS: Comente nessa resenha e concorra a marcadores autografados pela Tammy Luciano!

PS2: Quer saber mais sobre os trabalhos da autora? Leia também a resenha de ‘’Fernanda Vogel – Na Passarela da Vida’’ em http://migre.me/bGqva

Em http://agarotadocasacoroxo.wordpress.com