Garota Replay

Garota Replay Tammy Luciano

Resenhas - Garota Replay

Babi 03/05/2012

Desde já quero lembrar aos leitores que opinião é extremamente pessoal. Cada um tem a sua e ninguém deve sentir-se obrigado a partilhar as mesmas ideias. É com esse pensamento que venho discorrer sobre um livro que, infelizmente, não atingiu minhas expectativas: Garota Replay.

Quando pego um livro para ler, principalmente nacional, tento me ater a alguns pontos. Qual a proposta do livro e o autor conseguiu cumprir isso? Qual a faixa etária do público alvo? Porque não adianta o leitor esperar de um livro juvenil, destinado a meninas de 15 anos, a mesma maturidade que encontramos nos livros de escritoras famosas por escrever romances coesos devorados por um público mais adulto. São mentalidades diferentes e narrativas diferentes.

Mas, voltando ao que interessa. Em Garota Replay (144 páginas, Editora Novo Conceito) Tammy Luciano nos apresenta a vida de Thizi, uma menina de classe média alta, que passa a maior parte do tempo sozinha em seu apartamento na Barra da Tijuca. Seus pais vivem viajando e sua única companhia é a moça que trabalha para a família há tempos. Mesmo se considerando uma rica normal, sem exageros, Thizi leva uma vida totalmente fora dos padrões brasileiros. Isso me incomodou muito.

Quem recebe uma mesada gorda o suficiente para se manter, tem as finanças da casa administradas por uma empresa, ou seja, não possui nenhuma responsabilidade e ainda ganha um carro novinho? Achei que faltou verossimilhança e que a autora poderia ter se aprofundado nos diálogos.

Outro ponto que preciso considerar é o tamanho do livro e a redundância na história. Várias cenas muito parecidas conferiram uma narrativa enrolada e confusa. Entendam bem, um livro pode ter 150 páginas e caber exatamente nesse espaço, ou pode faltar informações e a escrita ficar corrida. A impressão que ficou em Garota Replay foi que essas cenas repetidas encheram espaço para aumentar o livro. Não caiu bem.

Para completar, não gostei do trabalho de design de capa feito pela editora. Por mais que seja condizente com a história, o desenho ficou pesado e as meninas com linhas fortes demais. Enfim, minha frustração foi enorme, principalmente porque gostei muito de Sou Toda Errada (resenha aqui), e acreditava numa evolução da narrativa da Tammy e talvez uma história mais elaborada e extensa.

Aconselho que leiam e cheguem à sua própria conclusão.

RUDY 12/04/2012

RESUMO SINÓPTICO: “Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...”

Thizi é uma garota solitária. Os pais vivem viajando após a aposentadoria do pai e a deixam muito só. Tem em Tito seu suporte, amigo fiel que está constantemente ao seu lado.

Namora Tadeu que a trai. Tito fotografa a traição e mostra a Thizi que fica ainda mais decepcionada. Bêbado Tadeu bate com o carro após quebrar o nariz de Tito, por ter mostrado a foto a Thizi. É socorrido e fica internado no hospital, prestes a perder o rim, enquanto Gabiru, seu amigo, entra em coma devido ao acidente...

Thizi passa a encontrar a sua replay e até conversa com ela várias vezes. Esta a leva ao apartamento em que vive e diz qual será o futuro de Thizi... Nada é o que parece realmente.

Para ler a análise completa, visite os blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM:

BLOG CRL:
Michelle 14/02/2023minha estante
não conhecia esse livro

Giro Letra 11/04/2012

Resenha: Garota Replay
Garota Replay conta a história de Thizzi, uma garota bonita, alto-astral e relativamente independente (ela depende financeiramente dos pais, mas emocionalmente ela é independente, pois, desde que ela era muito nova, eles começaram a viajar pelo mundo e deixar a filha em casa, na companhia apenas da empregada). Thizzi namora Tadeu, um cara bem cretino que trai descaradamente. Numa dessas traições, Tadeu se dá mal, pois Thizzi tem um superamigo, o Tito, que flagra o Tadeu aos beijos com uma garota numa boate e tira uma foto para mostrar a Thizzi, que já havia sido avisada inúmeras vezes sobre as traições de Tadeu, mas preferia não acreditar. Inconformado, Tadeu começa uma briga com Tito e acaba quebrando o nariz do melhor amigo de Thizzi. Descontrolado, o bad boy sai da boate dirigindo como um louco e se envolve em um acidente de carro. Tadeu se machuca, mas não tanto quanto Gabiru, um amigo que estava com ele no carro.

Então, a vida de Thizzi fica uma droga: como se não bastasse descobrir a traição do namorado (ou seria "ter a prova"? Porque, afinal, saber ela já sabia, né? Só não queria acreditar), ela precisa lidar com todas as fofocas que a situação gerou: a mistura de traição e acidente cai na boca do povo e passa a ser um dos assuntos mais comentados no bairro, nas redes sociais, em todo canto por onde Thizzi andava. Ainda por cima, o namorado está hospitalizado, o amigo do namorado está entre a vida e a morte, e o seu melhor amigo está com um nariz quebrado e uma mágoa gigantesca (por que Thizzi precisou da fotografia para acreditar nele?).

No meio desse turbilhão, Thizzi resolve sair uma noite, para tentar esquecer tudo, e vai a uma boate, onde, para sua surpresa, vê uma garota exatamente igual a ela arrasando na pista de dança. Embora seja fisicamente igual a Thizzi, a Replay se mostra o tipo bem-cuidada, deslumbrante, confiante, segura de si, cheia de atitude, tudo o que Thizzi queria, mas não estava conseguindo ser. Então, Thizzi "surta", querendo entender como é possível que exista uma garota tão igual a ela. Thizzi se pergunta se a Replay seria um fantasma, um produto de sua imaginação, uma irmã gêmea separada no momento do nascimento, entre outras coisas. O pior é que aquele não foi seu único encontro com a Replay, ela passa a encontrar a cópia nos lugares que frequenta e chega um ponto em que a Replay começa a interferir na sua vida.

Como resolver tudo isso? Como resolver as coisas com Tadeu, se ele ainda está hospitalizado? Como fazer as pazes com o melhor amigo? Tito vai aceitar se reconciliar com a melhor amiga que não acreditou nele? Quem é a Garota Replay? Que explicação lógica pode haver para sua existência? Ela irá ajudar ou dificultar as coisas para Thizzi? O que será da vida amorosa de Thizzi agora? Como Thizzi irá superar todos os problemas em que se meteu?

Só lendo Garota Replay para encontrar essas respostas. Confesso que, no começo, não gostei do livro. Eu tinha muita raiva da Thizzi o-t-e-m-p-o-t-o-d-o! Como ela podia ser tão infantil e tola? O namoro com o Tadeu era sem explicação, como uma menina legal podia namorar um canalha daqueles? Mas, depois, fiquei pensando: quantas vezes não vemos também meninas bacanas com namorados cretinos? Só que não era só isso que me irritava na Thizzi: ela era muito insegura, muito criança para alguém que já tem 20 anos e, ainda por cima, foi criada de modo tão independente. Porém, à medida que lia, fui percebendo o porquê das carências e inseguranças da Thizzi. E é muito legal perceber como ela vai crescendo com o que acontece.

Garota Replay é aquele tipo de livro que você não pode julgar apenas pelas primeiras páginas, pois ele só vai começar mesmo a te prender um pouquinho depois. E isso parece ser intencional: você precisa se indignar com a Thizzi para entendê-la depois. E, geente, o final é muito surpreendente! Eu estava com muito medo da explicação que seria dada para a Replay, mas, quando li, fez todo sentido!

O livro é fininho, você lê em poucas horas, e ele, em alguns momentos, vai te divertir e, em outros, vai te fazer pensar sobre as escolhas que fazemos na vida. Merece sua atenção numa gostosa tarde de sábado!

QUER SABER MAIS SOBRE GAROTA REPLAY? VISITE NOSSO BLOG E SAIBA SOBRE EVENTOS DE LANÇAMENTO, LEIA ENTREVISTA COM A AUTORA E PARTICIPE DAS NOSSAS PROMOÇÕES! ;-) http://www.giroletra.com.br

AGUARDAMOS SUA VISITA E SEUS COMENTÁRIOS! =D

@leitoraincomum 14/04/2012

Nostálgico e surpreendente
Resenha postada originalmente no blog
Proibida a reprodução parcial ou total.

Desde que tomei conhecimento do trabalho da Tammy Luciano que tenho vontade de ler um de seus livros. Sou muito grata a Editora Novo Conceito pela oportunidade.
Logo no início percebi que a leitura seria muito mais rápida do que eu previa, são apenas 144 páginas, mas a diagramação e a narrativa são ótimas para que o livro seja devorado em pouquíssimo tempo.
Preciso começar dizendo que é impossível não se identificar com a protagonista Thizi, ela é tudo o que qualquer menina já foi, é ou, pelo menos, pensou ser em algum momento da sua vida. Tem um relacionamento muito surreal com Tadeu e uma amizade perfeita com Tito. Após descobrir, ou melhor, aceitar que seu namorado não vale nada, ela começa a encontrar com a sua replay, o que a leva a refletir sobre tudo que ela viveu até ali e como será o seu futuro.
Esse é o segundo livro nacional do selo Novo Conceito Jovem que é dedicado ao público adolescente e preciso ressaltar, a editora e a autora acertaram em cheio. Com uma narrativa simples, envolvente e com poucos mistérios, mas muita reflexão, Garota Replay conseguiu me fazer voltar aos meus 17/18 anos facilmente. Falo isso porque presenciei situações similares as que estão incluídas no desenrolar da estória e por vários momentos me peguei pensando: já vivi isso.
Thizi é uma menina linda, com pais totalmente fora do comum que estão sempre viajando e vive de forma quase que totalmente independente - seria total senão precisasse do dinheiro dos pais rs - mas está longe de ser uma patricinha fútil que cheguei a pensar antes de começar a ler o livro. Seu namoro com Tadeu está totalmente longe de ter sido por pelo menos um dia, uma relação saudável, mas por algum motivo que mesmo após o término da leitura eu desconheço, sempre se deixou ser enganada pelo cara. Quem não conviveu ou convive com alguma menina assim? Isso se você já não foi ou é assim. E é por isso que eu repito: é impossível não se identificar com a protagonista.
Tito seu melhor amigo, foi um dos que sempre tentaram alertá-la sobre essas situações, mas mesmo com todo carinho que ela nutre por ele, não conseguia se deixar enxergar o óbvio. Ele é um rapaz perfeito, carinhoso, lindo e sensível (pausa para suspirar rs), um rapaz como poucos e que a Thizi nunca o idealizou como namorado, a cada página eu pensava: um fofo desses do lado segurando a mão dela e ela com aquele pretensioso e ogro do Tadeu.
Enfim, vocês podem perceber que o livro aflorou o meu lado adolescente, rs. É uma leitura ótima para adolescentes e adultos, uma leitura excelente para uma tarde em que você queira algo para descontrair e refletir, recomendo muito. Virei fã da Tammy e agora quero outros livros. Porém, senti falta de uma narrativa mais extensa (isso mesmo, lá vem eu com a minha mania de livros enormes rs), queria ter ficado mais tempo presa a essa linda estória que na minha humilde opinião, tinha assunto para 300 páginas tranquilamente, porém nas suas poucas páginas ele cumpriu muito bem o seu papel.

Ceile.Dutra 05/04/2012

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Recebi este livro na sexta-feira e por ser pequeno, reservei o domingo para lê-lo. Eu sei, tenho vários outros livros na frente aquela fila de prioridades por ordem de chegada, mas para diminuir a tal fila, digamos que peguei um atalho.

Thizi é uma garota saindo da adolescência, deve ter por volta dos seus 19 anos (deduzo), que está em um momento não muito agradável da vida: após um ano de namoro e muitos avisos, ela finalmente teve a prova que Tadeu a traía. Durante uma madrugada na balada, seu melhor amigo Tito, flagra Tadeu com uma loira e tira uma foto para mostrar para a amiga aquilo que muitos já tentavam alertá-la: Tadeu não prestava. Mas, Tito não aguenta e discute com Tadeu na fila para sair e acaba levando um soco no nariz (o que resulta numa cirurgia). Como se isso não fosse suficiente, Tito resolve dar um tempo na amizade, pois desta vez ele conclui que passou dos limites, já que ele vinha falando com Thizi há muito e ela nada fazia. Precisou chegar neste ponto para se tocar de quem era o então namorado.

Thizi se sente muito perdida, já que a única pessoa que poderia contar no momento era Tito, e ele estava se distanciando. Ela morava praticamente sozinha em um apartamento em frente ao mar, pois seus pais passavam boa parte do ano viajando pelo mundo, por lugares que nem sempre ela sabia. Nil, a mulher que era sua babá desde os 5 anos, era agora sua única compania.

Se estas coisas já eram ruins o suficiente, imagina como a cabeça de Thizi fica quando ela encontra uma pessoa igual a ela. IGUAL. O mesmo rosto, o mesmo corpo. Tá, as únicas diferenças estavam nas atitudes da garota e no cabelo brilhoso. Será que ela tinha uma irmã gêmea e não sabia? O que seus pais aprontaram? Quem era aquela garota? Ah, ela ainda encontrou a garota no banheiro de uma balada e a igual a chamou de idiota. What?
Pense numa garota totalmente perdida e cheia de perguntas para fazer, mas sem ter a mínima ideia por onde começar. Agora, mais do que nunca, é o momento de tomar decisões e amadurecer. Mesmo sem ter a mínima ideia por onde começar.

O livro é narrado pela própria Thizi e a sensação é mesmo de estar lendo seus pensamentos. No início tudo parece um pouco repetitivo, mas é bem justificável por ser exatamente o que ela pensa.
Eu devorei o livro em um domingo conforme planejado e a leitura foi deliciosa. Thizi com seus inúmeros devaneios e hipóteses para os acontecimentos me fez rir em cada página e me senti, algumas vezes, tão perdida quanto ela. Sua linguagem jovem reflete com exatidão a transição que ela está passando.

O livro tem poucos diálogos, o que aumenta mais ainda a sensação de que Thizi está sozinha. E neste momento, ela acaba enxergando o mundo de outro jeito e vai amadurecendo, tendo mais consciência de que é ela quem tem que resolver sua vida. O desenvolvimento da protagonista é quase palpável. Nas últimas páginas, depois da revelação de algo muito surpreendente, é perceptível a mudança na narração. Temos ali uma Thizi bem mais madura do que de quando nós a conhecemos, 144 páginas atrás.

Leandro | @obibliofilo_ 02/04/2012

www.leandro-de-lira.com
Bem, este livro foi mais uma surpresa literária para mim, este ano. Eu nunca havia lido nada da Tammy, mas já tinha lido algumas resenhas positivas de seus livros anteriores. Ao começar a leitura, não quis criar nenhuma expectativa, para depois não sofrer com as decepções. Mas acho que foi justamente por isso, que o livro conseguiu me surpreender!

"Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também..."

Thizi aparentemente tinha uma vida boa. Morava na barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ela praticamente foi criada pela babá, Nill, pelo fato de seus pais não a darem atenção suficiente. Os seus pais vivem viajando faz cinco anos, restando apenas a ela, se virar sozinha. Até então, namorava o Tadeu, um rapaz completamente problemático e que só vivia traindo-a com outras garotas. E quando a Thizi descobria, ele sempre vinha com uma desculpa mais cínica que a outra. Tito, melhor amigo de Thizi, sempre tentou alertá-la das safadezas do seu namorado. Até que Tito conseguiu tirar uma foto do Tadeu ficando com outra garota, o que acabou gerando uma grande confusão. Tito saiu com um nariz quebrado, resultado de um soco que o Tadeu deu-lhe; Tadeu e Gabiru, amigo de Tadeu, sofreram um grave acidente; a traição somada mais o acidente viraram assunto na internet e Thizi não sabia mais o que fazer.

Até que em uma noite, ela decide ir a uma balada, para poder inaugurar seu carro novo e descontrair um pouco. Ao chegar lá, ela não imaginou o que aconteceria com ela. Ela encontra uma garota completamente igual a si. Porém, a garota era uma versão da Thizi mais arrumada. Ela ficou completamente surpresa com o que estava vendo, o que é compreensível!
Thizi sem saber muito que fazer, decide segui-la e no final da noite, a única coisa que a sua "replay" diz para ela é: "Você é uma idiota!". O que a deixa frustrada.

Depois deste encontro, sua vida muda completamente. Ela percebe que nunca amou o Tadeu e que ele nunca a amou também; percebe que o relacionamento entre eles praticamente nunca existiu; percebe também que sempre sentiu um sentimento maior e mais forte pelo seu amigo Tito e descobre que a sua "replay" é apenas uma versão futura sua. Explicando melhor, a "replay" é a Thizi em um futuro bem próximo.

Os acontecimentos vão se desenrolando de uma maneira, que eu muitas vezes, não consegui imaginar o que estaria por vir. O romance que surge entre o Tito e a Thizi é muito fofo! E confesso que, em minha opinião, foi o ponto forte do livro. O Tito é o amigo/namorado que toda garota adoraria ter. E o final é surpreende!

Os personagens foram bem construídos, principalmente a protagonista. Toda a estória é narrada pelo ponto de vista da Thizi. A narrativa flui naturalmente e em nenhum momento a leitura tornou-se cansativa.

Contudo, é uma estória muito boa e que merece ser lida. Antes de começar a leitura, eu pensei que fosse apenas um passatempo, mas acho que consegue ser mais que isso. É um livro que consegue encantar e ao mesmo tempo surpreender quem o está lendo. Leia. Creio que não irá se arrepender.

Recomendo!

Nathália 23/04/2012

Imagine-se numa balada, sozinha e de repente você olha para a pista de dança e vê nada mais nada menos do que você mesma lá. Não é uma miragem, não é um espelho é sua replay. Basicamente é isso que acontece com Thizi para que toda a história comece.
Coloque-se no lugar de Thizi, o que você faria? Surtaria? Conversaria com sua replay? Acusaria seus pais de mentirosos? Ou cairia dura no chão? Eu talvez desse um a Thizi e narrasse tudo em um livro. É, pois é.
Thizi é uma carioca absolutamente normal, tirando o fato de que Thizi é um pouquinho ingênua demais para o meu gosto e tem o amigo mais lindo de todos.
Mas quando descobre que seu namorado não é tão santo quanto pensava, para desanuviar a mente resolve ir sozinha à uma balada, só que tem uma #grande surpresa quando encontra ela mesma no meio da multidão se acotovelando na pista de dança. Isso é meio: Oi?

"Enquanto eu pensava absurdos, sentia falta de ar e me transformava em um horrendo ponto de interrogação humano, ela disse:
- Você é uma idiota!"
Página 25.

A leitura de Garota Replay é bem fluída e quando você percebe, já está no fim. E como o livro é bem curtinho você fica naquela dúvida, será que vai caber? Mas Tammy consegue atingir seu objetivo em 144 páginas sem deixar nenhuma pontinha solta.
Uma coisinha me deixou um pouquinho incomodada, as gírias utilizadas. Não sei se foi proposital ou não, mas nas falas dos outros personagens a Tammy escrevia gírias como "tô", "tá" e nas da Thizi tudo estava perfeito. Se a autora tivesse optado por uma forma de escrita ou outra ficaria melhor.
Talvez o romance do final do livro seja um pouquinho óbvio, mas com certeza o que leva a ele é a última coisa que você pensaria e consequentemente me surpreendi bastante com o final. Quando eu pensei que já tinha entendido tudo, vem #aquela bomba. E eu fiquei meio que "Hein? Isso aconteceu mesmo?". Com isso a autora finalizou muito bem a história. Ponto para ela. :)
Meus personagens favoritos sem dúvida são a Replay e Tito.
Apesar do nome, Tito é uma gracinha e eu ainda não entendi porque foi parar na friend zone da Thizi, juro? Ele é lindo, carinhoso, atencioso e fofo. Precisa de mais? Alguém aí me manda um desse pelo correio?
E a Replay porque ela é uma replay, oras. Não é todo dia que se encontra uma dessas por aí. #Mentira. Eu gostei dela pelo simples motivo de ajudar Thizi a amadurecer e entender melhor sua vida e seu futuro. Além ser bem realista e falar tudo na cara mesmo.
Garota Replay realmente superou minhas expectativas. Eu não sabia muito bem o que esperar, já que não tinha lido nada da Tammy até então; Não conhecia sua forma de escrever nem nada, mas posso dizer que assim que surgir uma oportunidade lerei mais algum livro seu.
Após a leitura eu entendi que esse livro não é mais um desses romances água-com-açúcar, tem uma lição por trás da vida um tanto quanto atrapalhada de Thizi. Com ela e sua replay você reflete sobre suas ações e consequências, que querendo ou não influenciam em um futuro a longo ou curto prazo.

"Parecia me chamar para me fazer ver a pessoa que sou de verdade, sem as amarras da vida e os medos que me impediam de ir adiante. Eu estava voando alto. Não sentia receio de nada, parecia dona de mim, capaz de realizar meus sonhos exatamente como eles foram sonhados. A vida como quis estava ali para ser vivida, assim como um livro para ser lido."
Página 125.

Alê Lendo 15/04/2012

Simplesmente Surpreendente!
Gosto muito da TAMMY LUCIANO, e estava extremamente ansiosa para conhecer a GAROTA REPLAY, afinal, um livro escrito por ela, seria no mínimo, um texto delicioso de ler. Mas nada do que imaginei poderia ter me preparado para GAROTA REPLAY.

Thizi, nossa narradora, é uma garota comum, assim como eu, você, e tantas outras que conhecemos. É uma pessoa do bem, bonita, tem um grande, e insubstituível, melhor amigo, uma amiga tresloucada, daquelas que apesar de perturbar um bocado, nos adoramos mesmo assim, pais um tanto relapsos, não por falta de amor, mas porque acham que somos suficientemente grandinhos, e portanto, dispensamos grandes cuidados.

Vive um relacionamento de mentira, não os que naufragam por razões inerentes a nossa vontade, mas aqueles que já nasceram, sob nosso total consentimento, fadados ao fracasso, esperando sempre o eminente final do que nunca começou.

Em uma noite de sequentes desastre, Tadeu, seu namorado, beijou outra garota, acertou um soco na cara de seu melhor amigo e dirigiu bêbado causando um terrível acidente. Thizi, que só tomou conhecimento da fatídica noite, na manhã seguinte, através de sua amiga Beta, descobre que Tadeu está no hospital e que Tito, seu melhor amigo, não tem o menor interesse em ver a sua cara. Thizi está sozinha, perdida e pior, na boca da galera.

Certa noite, exaurida de toda a confusão ao redor, e depois de quase um mês de reclusão, Thizi decidi ir a uma boate para relaxar. O que ela não esperava, é que daria de cara com a última pessoa que alguém poderia pensar em encontrar: Ela mesma, ou de agora em diante, A GAROTA REPLAY.

E se esse enredo lhe parece simples, acredite, você não poderia estar mais enganado. Em um texto divertido, muito bem escrito e com sequência de acontecimentos, irretocavelmente, bem entrelaçados, somos convidados a acompanhar Thizi em um tortuoso quebra-cabeça, onde os fatos que desvendaram o retrato final, nenhum de nós poderia imaginar.

Bárbara 13/04/2012

Duas Dela
Finalmente pude conhecer o trabalho de uma escritora que há tanto tempo tinha vontade de conhecer. Desde que soube que o lançamento de Garota Replay seria pela Novo Conceito, já fiquei bastante animada porque sabia que, finalmente, poderia ler algo escrito pela autora.

A minha vontade de ler Sou Toda Errada só aumentou depois de ler este livro: tão fofo e girlie em todos os sentidos, que seria capaz de deixar qualquer garotinha - ou mulher - se sentindo super bem depois da leitura.

Se a intenção de Tammy era tocar seus leitores, ela conseguiu - pelo menos comigo.

Com um livro de leitura super rápida, fácil para ser lido em apenas um dia, Tammy criou uma história linda e uma personagem super bacana: Thizi, que trancou o curso de Administração por não ter certeza se era realmente aquilo que queria fazer. Além disso, ela tem uma vida super badalada (e desejada por grande parte das adolescentes). Seus pais vivem viajando em volta do mundo e ela mora sozinha, apenas com uma empregada que já é considerada parte de sua família.

No momento em que ela deveria estar se sentindo bem, já que havia terminado com o namorado por causa de uma traição que seu melhor amigo, Tito, descobrira, ela se vê sozinha e com várias dúvidas em sua cabecinha. Além disso, ainda encontra com uma pessoa igualzinha a ela: mesmos olhos, mesma boca, mesmo cabelo. Com algumas pequenas diferenças, claro: mais confiante de si, com as unhas maravilhosamente feitas e mais feliz. No dia que encontra essa garota, ainda tem que escutar um desaforo dela: "Você é uma idiota."

Seu mundo fica cada vez mais confuso e agora ela quer descobrir o que é aquela garota, o que é aquela Replay que apareceu em sua vida.

Gostei bastante da explicação que Tammy usou. Gostei bastante do desfecho, do que ela usou para fechar o livro.

Tammy está de parabéns pela obra e a Novo Conceito de parabéns pelo trabalho de finalização do livro.

Nany 29/05/2021

???SENSACIONAL!. ????Esta é a única palvara em que consigo pensar para descrever esse livro...

Rose 20/08/2012

É o primeiro livro que leio de Tammy e achei interessante sua história. A leitura flui muito bem e gostei da forma que a autora escreve, o conteúdo é bom, mas alguma coisa no livro que eu não sei identificar direito não me agradou tanto assim, talvez tenha sido a infantilidade de Thizi.
No livro temos a história de Thizi, uma garota que vive praticamente sozinha com a empregada, pois seus pais vivem viajando pelo mundo. Por conta disso aprendeu a se virar sozinha, a tomar suas próprias decisões, ou pelo menos acha isso. Tem dois amigos que adora, mas é com Tito que ela divide toda sua vida. Abandonou a faculdade e ainda não sabe o que quer para si mesma. Seu namoro com Tadeu não anda nada bem, e piora depois que toma conhecimento das traições de Tadeu. Aliás, traições estas que ela tentava tapar o sol com a peneira. Por conta disso, seu melhor amigo acabou se afastando, e este afastamento foi o que mais deixou Thizi infeliz. Confesso que no início não entendia este afastamento, mas depois ele se explica. No meio de seu sofrimento, ela acaba tendo que enfrentar a si mesma (garota replay), que com o tempo vemos que é a própria consciência dela. Disposta a lutar por sua própria vida e de reconquistar seu verdadeiro e único amor, Thizi decide que sua cópia, a Garota Replay, tem razão, e que a felicidade depende dela e de ninguém mais. Decisões devem ser tomadas e atitudes devem mudar. Um mergulho pela alma pode ser uma longa viagem para encontrar a si mesmo. Como eu disse, o mote da história é interessante e a lição por ele deixada é boa, mas mesmo assim acho que a forma de vida de alguns personagens não me agradaram. Aliás devo ressaltar que a Thizi deve ter algum problema mental, pois passamos o livro inteiro lendo sua imensa afinidade e afeição por Tito e nada dela namorá-lo. Vai entender esta garota. Também não sei o que o Tito viu nela, mas tudo bem. Ele sim é o charme total do livro.
O livro é leve e curto e não descarto a possibilidade de vocês gostarem, aliás acabei de emprestá-lo para minha sobrinha e acho que ela vai gostar muito mais do que eu.
Jeniffer Viana 22/08/2012minha estante
Que resenha mais linda e mais bem explicada! Agora sim, oficialmente, quero ler Garota Replay!

Vanessa Sueroz 11/09/2012minha estante
Estou doida para ler esse livro, ele esta gerando mto reboliço na net rsrsrs

Lizianesg 17/09/2012minha estante
Quero muito ler esse livro. Adorei a tua resenha.

Beatriz Feldens 21/09/2012minha estante
Quero ler esse livro! Já até marquei vou "vou ler"
*-*

Gostei da resenha, a comentei até no blog!

Beijinhos!

Bia ;*

Giovanna 25/09/2012minha estante
Aiin! Eu quero ler logo esse livro. Parabéns pela resenha.

Yassue 29/09/2012minha estante
Como comentei no blog, eu amei o livro e o quero pra mim!!!

Yassue 16/11/2012minha estante
Oba agora sim vou este livro.... meu kit chegou!!!

Hannah Monise 28/04/2012

Thizi e Ela Mesma
Não tinha expectativa alguma quanto à leitura deste livro. Até que ele me conquistou com seu enredo e a maneira como a autora desenvolveu a história que nos leva a viajar e refletir.

Thizi foi traída pelo namorado que estava em uma balada sendo flagrado pelo melhor amigo dela, mas essa não era a primeira vez que ele a traía. Depois desse ocorrido, em outra balada, encontra uma garota igualzinha, não só igual, não como uma irmã gêmea, mas como outra Thizi. Qual seria a explicação para isso? Será que realmente tinha uma irmã e seus pais mentiram esse tempo todo? Será que era adotada? Ou estava ficando louca? Na busca dessa resposta, ela vive situações que a fazem pensar um pouco mais sobre sua vida e escolhas.

"Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores." (Página 74)

A primeira impressão que tive em relação à capa e ao título é de que seria uma história bem juvenil, com um romancezinho e um pequeno mistério nada de mais. Não passou de impressão! A história sobre a Garota Replay é muito bem criativa, divertida e gostosa de ser lida. A autora usou situações de muitos jovens como a ausência dos pais, amizades, vida social e relacionamento amoroso.
Thizi é uma garota alegre, super de bem com a vida e praticamente mora sozinha porque seus pais estão em lua-de-mel eterna viajando ao redor do mundo. Seu relacionamento com o melhor amigo é super fofo, sua melhor amiga aparece poucas vezes... E tem a tal da Replay, de quem Thizi vai atrás para saber quem ou o que realmente ela é. Com personagens secundários como o ex-namorado, a empregada, entre outros, a história vai se desenrolando de maneira tão rápida e leve que você nem vê as páginas passarem, ainda mais com um cenário tão lindo como o Rio de Janeiro!
Eu não sabia o que esperar para o fim, estava me deixando levar pela narrativa e me surpreendi com o final e a verdadeira explicação para a existência da tal Garota Replay. E há uma linda frase para fechar com chave de ouro!

É um livro rápido, com uma narrativa leve e agradável, mas com uma mensagem bem reflexiva. Afinal...

“Ser a gente mesmo pode não ser fácil, mas encarar quem somos é a melhor maneira de construir uma história de verdade.” (Página 144)

Priscilla 23/04/2012

BLOG ENTRE FATOS E LIVROS- http://fatoselivros.blogspot.com.br/
Com 144 páginas e uma capa simpática, esse é o tipo de livro que eu sorrateiramente puxo para o topo da fila dos que vou ler. Faço isso com a pretensão de descontrair entre leituras mais densas. De fato, quase sempre funciona, mas não dessa vez.

Garota Replay, conta a parte mais surreal, assustadora e inexplicável da vida de Tizzi. Ela é uma carioca de classe média alta, cujos pais sempre estão ausentes. Seu namorado depois de ter sido flagrado a traindo, sofreu um grave acidente de carro e estava hospitalizado e seu melhor amigo, Tito, parecia querer romper a amizade. Tudo indiscutivelmente ruim, mas nada comparado ao fato dela encontrar com si mesma, em uma versão mais estilosa, mais segura e muito mais rica.

Não há uma personagem forte e marcante, capaz de cair nas graças dos leitores. A protagonista é insossa, mimada e infantil. O mais simpático e fofo é o Tito, mas a presença cativante dele não é suficiente para valer a leitura. Contudo, tenho que elogiar a autora por não ter carregado as personagens de trejeitos e gírias cariocas, tornando os diálogos naturais.

Quanto ao enredo, na minha opinião, deixou a desejar. Não há nada de novo na história. É como ficar esperando uma coisa genuinamente instigante acontecer e... nada. Eu não tenho nada contra o uso de clichês. Sabendo usar que mal há? Nenhum. Mas esse recurso é perigoso, não é de gosto comum e em excesso pode deixar a história fraca.

Pensem em uma patricinha de 20 anos - com mentalidade de 13-, devaneando sobre a vida. Assim é a narrativa de Tizzi, em primeira pessoa. Ela é extremamente repetitiva e interrompe a história a todo momento, com questionamentos sem sentido.

Tenho consciência de que se trata de uma categoria infanto- juvenil. No entanto, minha opinião não foi influenciada pelo meu distanciamento do público alvo. Infelizmente, dessa vez não me convenceu.

Apesar de minha resenha negativa, recomendo o livro. Eu recomendo principalmente porque a maioria das pessoas que leram, aprovaram. Nada mais justo que cada um leia e tire suas próprias conclusões.

LEIA OUTRAS RESENHAS- http://fatoselivros.blogspot.com.br/

site: http://fatoselivros.blogspot.com.br/
Laís 24/04/2012minha estante
Priscila,
Eu tava louca por esse lançamento, porque todo mundo falava que ia ser "O livro", mas só vejo resenhas negativas quanto a sua estória, pois muitos acharam a protagonista mimada e chata. E não sou a favor do clichê, acho que deve sempre haver uma renovação, uma ideia bem trabalhada, enfim.

Priscilla 01/05/2012minha estante
OI Laís,
Embora originalidade seja mto melhor, eu suporto alguns clichês fofos e inofensivos. No caso de Garota Replay, eu detestei.

Anna 11/04/2012

Resenha no www.pausaparaumcafe.com.br
RESENHA: Eu tive dois momentos durante a leitura de Garota Replay. Comecei a ler, parei, tive uma ressaca literária, como o pessoal costuma falar, não conseguia prosseguir na leitura, e isso não foi por culpa do livro, foi por minha mesmo. Andava lendo demais, e quando cheguei em garota replay precisei dar uma parada.

Okay, voltei a ler, peguei o livro com mais fé no feriado, terminei com um certo receio na metade do livro, eu confesso. Não conseguia entender muito bem o que a Tammy queria nos dizer, a história da Thizi que não acabou sendo uma protagonista que eu goste. Achei que faltou alguma coisa nela para entrar nas minhas preferidas. Mais em compensação adorei a sua Replay, dessa vez mais vivida e sensata. A garota que gostaríamos de ser estava ali na frente de Thizi e no caso a garota que ela queria ser. Parei nesse momento. Sabe quando uma luz pisca na sua cabeça e simplesmente começa a entender?

Comecei a compreender aos poucos e principalmente quando estava para acabar o livro consegui compreender e me surpreendi com o final. Antes eu teria imaginado que a história acabaria meio sem sal, realmente achei isso. Na metade da leitura achei que a autora poderia acabar o livro de um jeito que não seria bom, e até ja estava pensando como ia escrever essa resenha. Mas de uma hora para outra. BUM! simplesmente a Tammy me aparece com um final lindo. Ou melhor, não tão lindo, mas com um belo sentindo.

Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores. [Pág. 74]

Enfim... O livro se resolve com um final que nos faz pensar, analisar e compreender as palavras da Tammy. Termino Garota Replay com vontade de ler seu outro livro. Com vontade de conhecer mais sobre essa autora. Que conseguiu cativar e descrever tão bem as indecisões da mente jovem feminina.

E como um unico pedido dessa resenha peço a vocês meninas para que tentem ler Garota Replay, e se coloquem no lugar da Thizi, algumas coisas seriam mais fáceis, outras mais difíceis, mais transforme o livro em uma forma de aprendizado sobre si mesma. O que faria? Como contaria? Como conquistaria? Como lidaria com as perdas e ganhos? Como seria a sua versão Replay? Estaria bem .... ou não? Ela poderia te ensinar algo?

E melhor... Quem é o Tito de vocês?