Garota Replay Tammy Luciano

Resenhas - Garota Replay

Rayra Mirelem 13/05/2012

Garota Replay
Tadeu o ex-namorado de Thizi e Gabiru o melhor amigo dele, estão internados no hospital, após sofrer um grave acidente de carro. Thizi agora sabe de toda a verdade, depois que viu uma foto que tiraram de Tadeu traindo-a.

Thizi está muito abalada, pois além de descobrir que seu namorado a traía, Tito seu melhor amigo resolve afastar-se, pois está muito magoado por ela nunca ter lhe escutado sobre Tadeu. Triste e se sentindo sozinha, pois além de tudo o que está acontecendo, ela não pode contar com o apoio e conforto de seus pais, pois eles vivem viajando, Thizi não esta nada bem, e para piorar tudo, quando em um dia ela resolve sair e ir à balada, se depara com uma garota igual á ela.

Então Thizi fica intrigada, e tenta descobrir sobre a garota idêntica a ela. Mas ao decorrer da história, Thizi então começa a pensar sobre sua vida, sobre as decisões que vem tomando e as que precisará tomar para seguir em frente.

Compreenderá Thizi, o que a garota replay representa em sua vida?

O livro é tão curtinho, que logo quando o recebi, comecei a lê-lo e não parei em quanto não terminasse. Como já disse são poucas páginas, então terminei rapidinho.

Eu não gosto de livros de adolescente, mesmo eu sendo adolescente haha' mas eu gostei muito de Garota Replay. O que me surpreendeu e me fez dar cinco estrelinhas para o livro, foi o final. Em momento algum do livro eu pensei que aconteceria aquele final, gostei bastante!, achei Garota Replay um livro muito criativo e legal.

A autora soube muito bem como conduzir a história, não a deixando cansativa. Os personagens são ótimos e a capa do livro linda.

"... não tinha a menor ideia sobre a garota igual a mim que invadiu a minha vida como se fosse dona de tudo." Pág. 54

Monica 22/06/2012

Eu gostei do livro. Gostei do tempo que passei com ele, gostei da estória que a Tammy criou e me diverti bastante durante as horinhas que gastei para lê-lo.
Li algumas opiniões não tão boas quanto à ideia do enredo ou do modo como foi desenvolvido, mas acredito que para o que oferece, o livro corresponde bem às expectativas. Deixa eu me explicar: digo que o livro é uma leitura infanto-juvenil, uma fantasia para a gente poder sonhar um pouco com algo pouco provável (se não muito impossível). Então, com isso em mente, vemos de cara que não é algo que trará uma grande lição de moral ou uma excelente lição de vida. Não é maravilhoso, não. Mas o tempo, se me permitem dizer, foi bem gasto.
A escrita da autora flui muito bem deixando a leitura num modo casual e pouco forçado.
A Novo Conceito está de parabéns por esta iniciativa, ao trazer ao mundo literário tantas oportunidades de crescimento aos autores brasileiros, realizam-se muitos sonhos e nascem tantos outros.
Recomendo a leitura a todos que tiverem um tempinho livre para relaxar.

sentilivros 10/10/2013

resenha de Garota Replay
Essa resenha vai ser complicada de fazer, pois gosto da autora (não a conheço, mas ela é simpática e gosto de suas posições nas redes sociais), mas não fiquei fã do livro.
Entendam, eu leio todo e qualquer livro que cai em minhas mãos. Tenho minhas preferências obviamente, mas procuro ler conforme as classificações dadas ao livro. Se é adulto, espero mais maturidade dos personagens, ainda que alguns adultos reais não a tenham e até entendo se um ou outro personagem também não o tiver. Confuso né?
O que quero que percebam é que leio um livro não para extrair grandes reflexões dele, mas para me abstrair do mundo real, viver o que a personagem vive. Passear por diversos mundos, tentando entender e até brigando com as escolhas dos personagens.
Vi várias críticas a personagem principal Thizi por te uma idade e não a refletir, meu problema não foi esse, meu problema foi ter empatia com a personagem (eu, estamos falando de mim e da minha opinião, não consigo entrar na história e me envolver se não tiver empatia pelo personagem, se não torcer por ele, e isto afetou minha leitura). Não houve nenhuma, além de que as expectativas estavam altas em torno do livro. Sempre vi a autora ser muito elogiada e tals e por isso, esperava mais.
Mas eu gostei do desfecho dado pela autora e simpatizei com Tito, melhor amigo, de Thizi.
Não vou contar o livro seria spoiller e a sinopse nos dá uma boa ideia do que acontece. Thizi descobre traição do namorado, assim como um acidente de carro, descobre que tem uma replay por aí (e que essa é um pouco mais esperta que ela), repensa toda sua vida por causa disso e vem o desfecho, que a meu ver foi uma sacada legal e fim.
Tem uma passagem no livro que acho a cara dos homens e mulheres e deixo-a aqui:
“- Thizi, homem não pensa essas doideiras. A gente pensa e segue. Vocês pensam, seguem, mergulham, refletem, piram e a gente fica louco por causa de vocês.” Pg.90
Não vou recomendar nem "não recomendar" o livro, afinal o que não foi legal para mim pode ser para você e vice-versa.
Sinta-se à vontade para fazer tal escolha.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2013/10/semana-da-crianca-garota-replay-tammy.html

Jaqueline 04/04/2012

Leitura leve
Em Garota Replay, Thizi uma jovem carioca de 20 anos, tem pais que vivem sempre viajando, e ela acaba passando a maior parte do tempo com a empregada Nil que está em sua companhia desde os 5 anos de idade.
Thizi largou a faculdade, acaba de terminar um namoro turbulento, e as coisas começam a ficar estranhas quando em uma festa ela da de cara com uma Xerox de si mesma, só que mais bonita e confiante. Estaria ela louca, teria uma irmã gêmea, ou estarão tendo alucinações?
Bem, Thizi mesmo com a idade que tem é uma garota muito ingênua, acaba dando valor a quem não merece, e não consegue enxergar o que está estampado em sua frente. Não senti muita surpresa por parte de Thizi ao encontrar seu suposto clone. Esperava mais dela.
A autora traça o rumo da história muito bem, até o momento não tinha lido nada do tipo, achei bem diferente. Teve momentos em que eu fiquei pensando, poxa vai terminar de forma tão comum. Mas ai é que tudo se transforma, e o final é realmente surpreendente.
A gente escolhe o que a gente quer e o mundo se encarrega de realizar. Até a mais difícil das conquistas se realiza. Pág
Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores. Pág 74
Apesar de ter gostado do livro, eu senti que houve um pouco de enrolação, repetição e faltou mais sentimento da parte da protagonista para prender e surpreender o leitor. Mesmo assim a narrativa flui bem, e é um livro bom para ser lido em um momento de preguiça literária.
Se você está querendo algo profundo, eu não recomendo, mas se estiver a fim de passar um tempinho curto com uma leitura mais leve, esse é um livro super indicado.

Joe Silva 11/05/2012

Garota Replay
Garota Replay é um livro para nos fazer refletir sobre nossa vida. No livro conhecemos Tizzy, uma jovem rica, mimada, bonita, inteligente e que mora sozinha com a companhia de uma empregada por seus pais passarem boa parte do ano viajando por lugares exóticos. Dona de uma vida invejável, namora com Tadeu, um jovem popular perfeito aos olhos dela, mas com um pequeno defeito: ser um completo galinha. Ela claro, não acredita nisso e diz ser intriga dos invejosos.

Mas sua vida está prestes a mudar. Para relaxar um pouco ela decide ir a uma balada e lá encontra uma garota exatamente igual a ela só que numa versão melhorada. Mas quem era ela? Uma irmã gêmea abandonada por seus pais? Um clone? Isso a fez ficar inquieta e numa ida ao banheiro quando ficou frente a frente com ela não poderia imaginar qual seria a sua reação e ficou indignada quando a única coisa que sua replay disse era que ela era uma completa idiota.

Aquilo mexeu sobremaneira com Tizzy. Nesse meio tempo algumas coisas acontecem com o seu relacionamento com Tadeu abalando-a ainda mais. Ela estava passando por um momento de crise em sua vida.

Outros encontros com sua replay se sucederam e cada vez ela ficava mais intrigada pelo motivo de ter uma pessoa como ela andando pelas ruas de sua cidade. Então ela procura Tito, seu melhor amigo, mas por causa de seu namoro com Tadeu ele se afasta dela por um motivo bem óbvio, ele se apaixonara por ela sem ela saber.

Então ela terá que passar por essa barra toda sozinha tentando encontrar as respostas que procura sobre sua replay enquanto algo terrível está prestes a acontecer e mudar sua vida para sempre.

Um livro cheio de reflexões, mistério e uma pitada de sensibilidade com personagens cativantes e uma história envolvente.

Liliana 02/05/2012

Pede Replay
Minha primeira impressão foi que era uma literatura essencialmente teen e divertida. Ao terminá-lo, ali estava a nostalgia e a alegria de um entretenimento inocente e simples. Contudo, a obra traz uma mensagem muito bonita que é sempre bom lembrar para nossos leitores.
A Tammy é muito atenta à sua escrita e consegue trabalhar muito bem o linguajar culto de um livro com a linguagem atual, descolada e até mesmo com tom de emails e msn.
'Garota Replay' pede replay. É rápido, de leitura fácil e que o leitor vai curtir do início ao fim, com um toque de drama para não ficar somente açúcar!

Amy 10/07/2012

Introdução

Eu sempre tive curiosidade de ler os livros da Tammy, eu a acompanho de longa data através do twitter, facebook e pelo seu canal no youtube onde costuma postar sempre uma novidade semanalmente. Vi algumas entrevistas na tv e jornal. Tammy é bem conhecida e muito apreciada. E nesse ano o livro Garota Replay foi publicado pela Novo Conceito e tive oportunidade de ler uma obra da autora. Me encantei primeiramente pela premissa. Pois é nova e nunca tinha pensado dessa forma, teve um ineditismo bem bacana para quem gosta do gênero.

Narrativa

A narrativa é um desenlace leve e contido. É uma trama curtinha que gera questões maiores do que o próprio livro. Ter a oportunidade de estar em contato com o seu EU do futuro. Sem ter uma explicação lógica ou mística. Thizi é uma personagem muito cativante, é uma típica menina do Rio, com um namorado safado e com um ótimo amigo. A trama começa com um acidente e termina com outro que desencadeia o desfecho. Com esse livro é possível refletir que um dia na vida de alguém pode significar muito, pode conter muitas reviravoltas e muitos acontecimentos inusitados. Acabei me encantando pela garota replay o jeito dela se dirigir a Thizi, que não é tão decidida e atraente. Thizi é uma menina pouco determinada, dificilmente mudaria se não conhecesse a replay e jamais teria imaginado quanto seria bom ficar perto de Tito, que é o exemplo de menino pelo qual as meninas sonham. Tadeu é o tipo de namorado que muitas encontram mas preferem não enxergar. Através da narrativa é possível ver qual o limite de uma relação que não tende a dar certo.

Momento Macchiato

“Já esqueci, senhorita. – Quando pensei em falar algo mais, meu melhor amigo me beijou. Um beijo delicioso, perfeito, que me fez sentir leve e me acalmou o corpo, me trazendo uma sensação enorme de para sempre… Como tinha sido idiota, o cara que melhor beijava no planeta vivia do meu lado e eu não notara? O beijo pareceu durar horar ou a eternidade toda de uma vez só. Um furacão na nossa direção me fez voar alto e bem acompanhada.” – pag 102

Considerações Finais

O livro é divertido, mesmo que contenham momentos trágicos, possuem momentos alegres e divertidos. Tammy não ousou ou arriscou algo para incrementar e encorpar os argumentos da premissa, foi objetiva e pouco detalhista. É um livro reflexivo com uma dose de momentos mágicos. Podia ser mais, mas se conteve em dizer o que realmente interessava na história.

Indicado para

Pessoas que apreeciem o gênero e a autora, com certeza irão gostar bastante. O livro é atual e jovem, com a linguagem do mesmo. Não é careta e nem um pouco é um guia de como sobreviver a relacionamentos. Embora aborde essas temáticas não é um manual, mas serve de exemplo para quem está passando por momentos não agradáveis e precisam dar uma repaginada na vida. Quem sabe não encontra a sua garota replay.

O livro tem um público alvo definido, talvez isso explique o modo como os outros leitores não gostaram ou gostaram muito. O público alvo pertence ao infanto juvenil – dos 11 aos 15 – presumo, pois abordam o dia deles, em boates, festas, acidentes e relacionamentos.

LINK: http://thislovebug.net/macchiato/garota-replay-tammy-luciano

Ana Ferreira 19/05/2012

Leve e sutil
"Ali, me vendo, ou vendo alguém tão parecida comigo, com aquele astral tão vencedor, imaginei que poderia ter conseguido muito mais do que fiz até ali. [...] Nunca me imaginara tão bonita. Mas eu estava ali, na minha frente, inacreditavelmente linda, uma explosão de mim mesma."

Com sua publicação bem sucedida, Garota Replay, Tammy Luciano vem rendendo muitos comentários na blogosfera e nas redes literárias em geral. Após a leitura de algumas opiniões , consegui me manter neutra ao dar o pontapé inicial neste juvenil e, felizmente, fui surpreendida de bom grado com o que me foi apresentado.

Thizi é uma jovem comum cursando a faculdade, que tem pais ausentes em decorrência de constantes viagens pelo mundo, um melhor amigo adorável, Tito, e um namorado egoísta e infantil, Tadeu, que não contente com o relacionamento dos dois, passeia por boates a traí-la livre e abertamente sem seu conhecimento. Apesar das constantes discussões entre eles, a vida prossegue bem até o dia em que as traições caem por terra : Tadeu briga com Tito e depois sofre um grave acidente de carro com o amigo Gabiru. Toda a harmonia da vida de Thizi sofre um desequilíbrio e, repentinamente, ela não sabe como prosseguir, como lidar com tantos problemas, principalmente depois de ver a circular pelas ruas uma garota de aparência idêntica à sua, mais confiante e bem-sucedida, entretanto.

Diferentemente dos juvenis que costumamos ver, talvez a própria idade de Thizi, que não é mais uma adolescente, porém uma jovem adulta, influencie na maturidade e na narração descontraída de Tammy, o primeiro ponto positivo que me chamou a atenção. Com uma linguagem simples, moderna e cheia de reflexões, o leitor se enxerga nas dúvidas da protagonista, contestadora do sentimento amoroso, da amizade e dos rumos que a frágil vida toma. Aos poucos percebemos que o tempo em que Garota Replay é narrado tem um aspecto estritamente psicológico, oscilando na mente da protagonista e em meio aos diálogos com sua versão replay.

“Concluí, emocionada, que costumava escolher os caras errados, aqueles que nada têm a ver comigo, os péssimos no trato e que não fazem minha vida andar para a frente, destruindo minha paz. Isso eu precisava mudar imediatamente. Abaixo os errados, fora os blefes, adeus aos que mentem, tiram onda de pegador e só me querem para colocar em álbum de conquistas.”

Visto de um aspecto geral, o enredo nada tem de muito diferente, mas se faz característico em suas sutilezas, em seu descompromisso jovial e na presença de personagens adoráveis, humanas e que se conectam ao leitor como velhas amigas.

Como tiete de mocinhos, fiquei doce com cada palavra e cada ação de Tito, aquele melhor amigo com o qual todas nós, em algum instante da vida, sonhamos. Um jeitinho manso e uma lealdade incontestável, além da simpatia tipicamente abrasileirada farão dele sua paixão literária do momento. Thizi é uma protagonista diferente, que fica entre o limiar das que estamos acostumados a ver. Não é a coitada, nem tampouco a heroica e corajosa, disposta a enfrentar mares e tempestades para alcançar seus objetivos. Thizi é alegre, entretanto também passa por momentos de tristeza; acredita ser indecisa e se descobre, ao longo das 144 páginas, uma mulher mais resolvida e autoconfiante, disposta a crescer na vida e a se encontrar com um futuro conduzido por cada uma de suas ações.

Apesar de algumas previsibilidades em relação a certas personagens, Garota Replay esconde um final bastante inesperado , com uma mensagem sutil e direito a um sorriso estampado no rosto do leitor que devorou as poucas páginas curioso por essa história da mocinha que se redescobre a cada nova guinada da vida.
“Queria muito viver um grande amor, fosse lá como fosse um grande amor. Algumas vezes não tinha ideia, só sabia que seria lindo.”

Mais resenhas em http://naparededoquarto.blogspot.com.br

Janaina.Granado 07/04/2012

Garota Replay
Tammy construiu uma história diferente em Garota Replay, eu gostei bastante da forma com que Tammy conduziu a história.

Thizi uma garota que vive sem a presença dos pais, pois eles são aposentados e o tempo que lhe restam, optaram por conhecer o mundo, então ela vive apenas com a empregada, estuda, namora, tem muitos amigos. Tem a vida que muitas garotas gostariam de ter, imagina poder ser independente sem precisar trabalhar, seu único objetivo até o momento é apenas estudar.

Namora Tadeu um cara mal caráter, mas ela não consegue enxergar isso, por mais que seus amigos tentem alertá-la, parece que ela não quer ver isso.

Thizi tem um melhor amigo, Tito que é encantador, adorei conhecê-lo, ele não mede esforços para fazê-la feliz e alertá-la sobre o cafajeste que ela namora, e ela demora a perceber certas coisas...coisas que com o tempo ela consegue entender.

O livro nos mostra que muitas vezes precisamos encarar a realidade com outros olhos, como se saíssemos de nossos corpos, encarar a realidade de uma outra forma, como se fossemos outra pessoa. As vezes tudo está tão óbvio para você e só você não enxerga, aí vem o destino e dá um empurrãozinho, e te faz acordar para a vida, em Garota Replay é mais ou menos isso que acontece com Thizi.

Uma história engraçada, cheia de surpresas, e com um final surpreendente. Ficou curioso para saber quem é a Garota Replay que dá nome ao livro, leia você irá se surpreender assim como me surpreendi, Tammy conseguiu me deixar muito curiosa e não conseguia mais parar de ler o livro até entender quem era a Garota Replay.

Recomendo a leitura, você irá se surpreender e pensar, imagina se acontece comigo? O livro é fininho tem 144 páginas, você lê numa tarde, a capa está linda. Parabéns Editora Novo Conceito e Tammy.

Susana Weiss 23/04/2012

Resenha da MInha amiga Tamires
Confesso a vocês que o início do livro não me agradou, Thizi não era o tipo de personagem carismática que conquista o leitor desde as primeiras linhas, mas conforme a história foi evoluindo e tomando um rumo totalmente diferente, o leitor passa a ansiar por saber o que vai acontecer no próximo capítulo e, como o livro não é muito grande, logo vai chegando o fim e com ele um final sensacional, pois eu nunca imaginei qual seria o mistério da Garota Replay, que, é claro, eu não vou contar para vocês.

A autora está de parabéns pelo livro.
A editora está de Parabéns, pois este foi um dos poucos livros que li onde a capa condiz com a descrição dos personagens e do cenário.

Tamires.

Leia mais em: http://ladyweiss.blogspot.com.br/2012/04/resenha-de-garota-replay-por-tamires.html

Lay 17/05/2012

Bem, pra começar não gostei da capa, achei muito estranha. Mesmo assim iniciei a leitura sem nenhuma expectativa. Logo de inicio, e na verdade até a metade do livro, achei o texto massante e repetitivo. Mas eis que na metade do livro (não posso contar porque, rsrsrs) o livro me conquistou, e depois daí a leitura foi delirante, sim, simplesmente não queria parar de ler!!! Fiquei impressionada, nem sei o que dizer!!

O livro conta a história de Thizi, uma garota que mora na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Ela mora com a empregada da família Nil. Seus pais viajam o ano quase todo, então a sua família se resume à Nil e Tito, seu melhor amigo (ADORO ELE!!!).

Thizi namora o Tadeu (um verdadeiro idiota na minha opinião), pelo menos até ele quebrar o nariz de Tito e causar um acidente, a vida de Thizi entra numa loucura total.

E toda a loucura começa quando ela encontra uma pessoa igual a ela mesma (sim maluquice, mas perfeitamente compreensível no final) quando está numa boate sozinha.

Todo o delírio de ter encontrado uma pessoa igual a ela, o relacionamento falido com um namorado idiota e as consequências do acidente causado pelo dito cujo são as bases dessa história que me surpreendeu!!!

Confiram a resenha completa em: http://layalmeida.blogspot.com.br/2012/04/resenha-garota-replay-tammy-luciano.html

Beatriz Gosmin 14/05/2012

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
....

Thizi é uma garota de 20 anos que reside na Barra da Tijuca, no RJ. Conhecida por ser super do bem e alto-astral, Thizi tinha tudo pra ser feliz com qualquer coisa que tivesse. Infelizmente acontecimentos recentes deixam-na na pior, fazendo-a passar por descobertas relacionadas à sua vida onde ela teve que encontrar-se com si mesma para se descobrir.

Acontece que Thizi descobre após de 1 ano de namoro com Tadeu que ele é um tremendo mentiroso que vivia traindo ela bem debaixo do seu nariz, e ela sempre se deixava levar pelo papinho dele ao invés de acreditar no que os outros comentavam. (na voz da razão)

Mas agora, depois de ver a foto comprometedora que seu melhor amigo Tito tirou do seu namorado (levando um soco no nariz por cometer tal façanha), Thizi está abalada.
Ainda mais porque Tadeu sofrera um acidente naquela noite da foto e agora estava no hospital, junto de seu amigo, internado. Mas ela estava decidida, terminaria com aquele que sempre mentiu e a fez de boba.

" Em segundos, comecei a questionar como tínhamos namorado quase 365 dias. Tempo demais de convivência com alguém tão diferente de mim. [...] Namorei quem eu não conhecia e, agora, conhecendo-o, estava arrependida de algum dia acreditar na possibilidade de dar certo. "

Para completar, Tito, seu best friend, está dando um tempo da amizade dos dois. Thizi nunca se sentira tão sozinha, e a falta que nunca sentira de seus pais por viajarem mundo a fora e só voltarem no final do ano todo ano, se fazia presente.

E neste rolo, eis queThizi resolve sair para esfriar a cabeça. Ela só não imaginava que numa noite qualquer em uma balada qualquer, ela daria de cara com ela mesma.
Sim! Elazinha estava lá, com o vestido mais bonito e a aparência impecável, dançando no meio do salão. Ao contrário da Thizi verdadeira, que se sentia um caquinho de gente.

O livro é bem pequeno e a narrativa flui que é uma beleza. A autora soube colocar nessa história pontos tão cruciais na vida de uma garota que acho que todas as meninas deveriam lê-lo.

Encontrar-se com você mesma pode fazer você escutar umas boas verdades, verdades que são necessárias mas nunca tivemos vontade de assumir.
Ter uma replay nossa a quem se espelhar e conversar, ajuda-nos a entender melhor quem somos e o que queremos para nós.

Quando terminei de ler o livro fiquei refletindo sobre vários pontos na minha vida, e me vi sorrindo quando descobri que precisava me encontrar com minha replay urgentemente.

Este é um livro que deixa várias lições de reflexão, questionamentos e busca por você mesma. Ajuda você a repensar em seus atos e a mudar certas coisas que não eram mudadas porque faltava coragem para tal.

Não que o livro seja perfeito (até acho que poderia ter sido mais aprofundado), mas sinto que deveria e vou dizer: garotas, vocês TÊM que ler este livro.
Um último mas não menos fofo, quote:

" Acabou ali, quando me vi mortal demais na tarde em que queria ser a princesa mais especial do mundo. Eu merecia mais. "

Voce pode conferir esta resenha no blog: http://livroseatitudes.com.br/2012/05/resenha-garota-replay-tammy-luciano.html

Bia09 30/04/2012

Um livro doce, divertido e inteligente... com um final surpreendente!
Eu tenho o prazer de conhecer a Tammy Luciano pessoalmente e às vezes tenho o privilégio de bater um papo com ela sobre livros e afins. E quando isso acontece, quando tenho a chance de conhecer o autor do livro que estou lendo, é como se eu reconhecesse imediatamente sua personalidade na obra. Enquanto lia Garota Replay, consegui enxergar direitinho a Tammy que conheço na história. E como não poderia ser diferente, a leitura foi doce, divertida e, apesar de se tratar de um livro fino e voltado para o público mais jovem, inteligente.

O que você faria se soubesse que há outra pessoa igual a você zanzando pelo mundo? Pior! A pessoa É VOCÊ. Tem todos os seus traços, sua personalidade, o jeito de se movimentar, a mesma voz... só que ainda consegue ser melhor em vários aspectos. Qualquer pessoa surtaria. Mas não Thizi. E foi exatamente esse equilíbrio da protagonista que me fez gostar tanto dela. Na sinopse, a primeira frase diz que Thizi é uma garota do bem, e ela realmente é. Possui seus defeitos, inseguranças e medos, mas é responsável, tem seus princípios e cuida de si mesma e de seus amigos. Ela é uma prova de que uma autora pode escrever uma obra com poucas páginas e, ainda assim, aprofundar-se na criação de uma personagem.

Consegui, além de tudo, sentir o gostinho carioca no livro, que é passado no Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca, que conheço muito bem. Isso deu um charme a mais à leitura. Além da localização bem fundamentada, apesar da história ter um quê de fantasia, você consegue acreditar na veracidade de cada palavra. É como se, qualquer dia, você tivesse a oportunidade de cruzar com você mesma, um replay seu, no meio da rua. Quem sabe?

E o final... que final foi aquele? Todas as teorias que eu tinha construido na minha cabeça sobre qual seria a explicação para o enredo, a Tammy conseguiu ruir com um desfecho surpreendente. Adorei!

Mais um livro nacional, um talento da casa, que eu recomendo. Parabéns, Novo Conceito, por ter recrutado a Tammy Luciano para o time de vocês. Com certeza ele está mais florido.

Gui 16/05/2012

Link de Resenha: http://livros-diarios.blogspot.com.br/2012/05/resenha-garota-replay-tammy-luciano.html
Thizi é uma daquelas garotas que gosta de viver, curtir a vida, e bastante independente devido a grande ausência dos seus pais. Mas a sua vida começa a mudar quando o seu namorado a trai beijando outra garota. Tito, melhor amigo de Thizi, sai vítima da situação, pois quando Tadeu descobre que ele fotografou a cena, quebra seu nariz. E isso é só o começo de uma história que vai se desenrolando, com várias surpresas a vir.
Depois desses fatos, Thizi sai de noite para ir numa boate para se distrair, e esquecer um pouco dos últimos acontecimentos da sua vida. Observando as várias pessoas ao seu redor, se depara com si mesma, porém bem mais arrumada, com maior disposição, dançando e se divertindo. Primeiro pensamento, choque! Thizi não acreditava o que via, qualquer um não pensaria diferente. Buscando por informações segue a igual a ela, mas logo é surpreendida quando a Replay a chama de "idiota".
A partir daí Thizi ficará com muitas dúvidas, e não saberá o que fazer, afinal ela terá que por uma ordem na sua vida.

"Fiquei estarrecida pensando em como a vida às vezes se torna fácil e sem explicação. Alguns acontecimentos que podem parecer comuns, entalam e não acontecem. Em outras situações, você os acha quase impossíveis e acontecem como mágica''

Recebi esse livro de parceria com a editora Novo Conceito, escrito por uma autora brasileira, e retorno a falar que devemos valorizar os livros nacionais, essa obra é um exemplo disso.
A história é narrada em primeira pessoa, o livro tem poucas páginas e flui bem. É uma obra que tem muitas surpresas, mas o único ponto negativo é que a personagem recorda demais algum fato ocorrido, mas não deixa a leitura cansativa, pelo contrário, logo somos surpreendidos novamente.
Esse é um livro que nos ensina que não devemos esperar alguém nos avisar, ou algo acontecer, para corrermos atrás dos nossos alcances, e que todos tem capacidade de se tornar uma pessoa melhor.
Enfim, tem um final surpreendente, e recomendo principalmente para aqueles que desejam desfrutar de uma leitura rápida e legal. Pois é "Um livro cheio de perguntas que trará muitas repostas pra sua vida".