O Templo de Milhões de Anos

Resenhas - Ramsés: 2 - O Templo de Milhões de Anos

1 | 2 | 3 | 4

MWeirich 30/01/2023

Intrigas e manipulações
O segundo volume da Série Ramsés, fala sobre os primeiros anos do reinado de Ramsés II e das intrigas e ciladas que seus inimigos fazem, para que ele abandone o poder do Egito.

O livro é muito bem escrito, a história é bem desenvolvida. Entretanto há tantos saltos temporais na história, que isso me incomoda um pouco.

Um livro ao qual quem ama a cultura do Egito deve ler sem sombra de dúvidas.

Kowa 28/06/2021

Continuação de uma boa história, na qual se torna cada vez mais envolvente e complexa, acontecimentos importantes e inimigos novos

Medionei 06/09/2023

Primeiro livro!!
Este foi o livro onde descobri o gosto pela leitura, tinha 14 ou 15 anos na época, trabalhava em uma loja, meu chefe tinha pego emprestado com um cliente para ler, deixou na loja e um dia eu comecei a ler, gostei do livro, então o dono do livro que morava no edifício onde tinha a loja que eu trabalhava me viu lendo, e se tornou um incentivador para mim, me trouxe o restante da saga, li todos, após me apresentou Harry Potter, a Saga Fronteiras do Universo, que agora é uma série da HBO ( demorou muito pra isso acontecer!!), Hoje o dono dos livros hoje é meu cliente e amigo, pra terminar voltando ao livro Ramsés, este me despertou o gosto por história, sou mui interessado em história do mundo, principalmente os grandes impérios da antiguidade.

André Goeldner 27/01/2009

Para quem gosta de história ou tem curiosidade sobre o antigo Egito (se é que alguém não tem), vale a pena ler esta série.
Verdade a ficção se unem a favor da boa leitura.

Recomendo

Caesar 28/04/2021

No segundo volume da saga de Ramsés, o filho da luz, o novo faraó inicia seu governo rodeado de inimigos e conspirações. Gostando da saga, a imersão é a sua melhor qualidade

Janderson Silva 08/11/2021

Uma Viagem no Tempo.
Christian Jacq conseque nos levar às areias do Egito como poucos.
Um romance biográfico muito bom, onde personagens históricas são antes de tudo humanizadas, e trazidas até nós com muito carisma!
Ótima leitura, recomendo.

João Luiz CF 09/06/2021

Menos que o esperado
Infelizmente, não tive uma experiência muito boa com este livro.
Não se enganem, isso não quer dizer que ele seja ruim, ou que não deveria ser lido.
A questão é justamente o fato de o autor ter criado personagens sem defeitos, sem pontos fracos, sem peculiaridades. Acredito que as características atribuídas a Ramsés estão muito distantes da realidade de um ser humano. Claro, eu entendo que na sociedade egípcia, o faraó era considerado um deus no mundo dos homens. Entretanto, é justamente isso que deixa a história sem graça. Sem características únicas e marcantes, os personagens não criam uma identidade própria e passam despercebidos.
Fora esse detalhe, posso dizer que a leitura deste livro é boa.
Recomendo principalmente pra quem está começando a adquirir o hábito da leitura, pois a leitura é bem leve, e o autor relembra com frequência os acontecimentos passados.

Ãnimo Total 03/06/2021

Segundo da série
Coroação de Ramsés.
Muita habilidade para se manter no torno e evitar os confrontos.

Alle_Marques 30/10/2022

Ramsés: O Templo de Dez Páginas
...
“Como seria possível celebrar uma festa se houvesse um único estômago sofrendo com a penúria da fome?”
...
Possui exatamente todos os problemas do primeiro: é um festival de conveniências dá primeira à última página, nenhum dialogo e situações parecem plausíveis, tem zero desenvolvimento e evolução dos personagens, a vida, cultura e costumes egípcios são porcamente mostrados e representados, tudo é caricato e leviano demais, a escrita é tão superficial e expositiva que parece gritar que os leitores são burros ou preguiçosos demais para pensar por conta própria, as intrigas políticas são fracas e por fim, o protagonista Ramsés continua exatamente a mesma coisa, um anjo injustiçado perfeito sem defeitos, e tudo isso e muito mais, assim como no primeiro livro, porque o autor quer e apenas por isso.

Por ser exatamente a mesma coisa que o primeiro nesses aspectos, não vou me estender sobre isso aqui, vou apenas dizer que supreendentemente a leitura desse foi bem melhor do que eu esperava e bem mais tolerável do que a de seu antecessor, mas isso imagino que se dá a dois fatores, o 1° é que, ao contrário do primeiro livro que foi tudo uma surpresa e as expectativas estavam altas, nesse aqui foi exatamente o oposto, as expectativas não existiam mais e o primeiro foi tão ruim que eu já tinha uma noção certeira do que esperar dessa continuação, sendo assim nada conseguiu ser uma grande decepção e como eu não esperava nada, não fui surpreendida negativamente em momento algum, o 2°, e melhor de todos, foi que eu encontrei uma maneira cômica e bem inusitada de tornar a leitura um pouco mais aceitável e interessante: foi só imaginar tudo como se fosse uma novela religiosa da Record. Foi a única maneira que encontrei de tornar tanta besteira plausível, o visual brega e caricato dessas novelas funciona muito bem com o tom leviano da obra, além de tornar tudo bem mais divertido e fácil de ler, pode não ser uma estratégia comum, mas funcionou pra mim e imagino que possa funcionar para tornar a obra digerível também para outros leitores desdenhosos, assim como eu, com a saga criada por Christian Jacq, além da novela, é possível também imaginar uma animação, algo parecido com um “O Príncipe do Egito” ou um “José: O Rei dos Sonhos”, isso visualmente apenas, já que existem coisas que só fariam sentido e ficariam boas, ou pelo menos aceitáveis, em animações, enquanto que em live-actions seriam bem ridículas, improváveis e difíceis de acreditar (as novelas religiosas da Record são a prova disso) como quase tudo que acontece nesse livro.
...
[...] Se o deus de sua convicção o torna intolerante, desconfie, Moisés. Ele vai conduzir você ao fanatismo. [...]
17° de 2022
Desafio Skoob 2022

Mel 09/09/2022

O templo de milhões de anos
A leitura deste livro foi mais fácil e rápida do que o primeiro. A coroação de Ramsés, a inteligência e sabedoria de Nefertari e a jornada de Moisés mantiveram meu interesse no livro. Ansiosa pela guerra e pelo desfecho de Moisés no próximo livro.

Laninha 15/09/2023

É o segundo livro da série Ramsés, que estou relendo com gostinho de saudade da minha adolescência. Nesse livro acompanhamos os primeiros anos do reinado de Ramsés e toda a inveja e traições que o cerca, bem como a lealdade dos que de fato são seus verdadeiros amigos.

isa.fsgomes 14/06/2021

O Templo de Milhões de Anos, Christian Jacq (1995)
Um ano após a leitura do primeiro volume dessa série, me sinto mais uma vez maravilhada por essa viagem completa, tanto ao passado, como à uma das civilizações mais enigmáticas e místicas que já existiram.

Leitura muito divertida, com um ritmo bastante agradável, cheia de reviravoltas e suspense. Ao mesmo tempo, lindas paisagens do Egito e também seus costumes e crenças.

Leitura leve e bem interessante.
Recomendo.

Avelar 01/03/2010

O que melhora na escrita, piora no ritmo.
Christian Jacq melhora consideravelmente na escrita, em relação ao primeiro volume da série Ramsés - os diálogos melhoram, as descrições igualmente. Entretanto, mantém ainda grande parte dos seus defeitos, exemplo:
Ramsés tem agora dois cavalos, chamados de "Vitória em Tebas" e "A Deusa Mut está satisfeita". Por favor, nimguém nomeia cavalos assim.
A tradutora também retém grande culpa: uma criança, de quatro anos, ao receber um presente do pai, diz:
- Adoro-o!

A história perde muito com a morte de Sethi, e mantém um ritmo repetitivo durante toda a obra. O livro serve mais como prelúdio para o terceiro do que como uma história propriamente dita.

Em resumo, mantém-se de igual para igual com o seu predecessor.

Leandro 22/05/2021

Segundo volume da série de romance histórico acerca do faraó Ramsés II, narrando o início do seu reinado e a construção de Pi-Ramsés.

1 | 2 | 3 | 4