Cartas a um jovem advogado Francisco Müssnich
Francisco Müssnich

Resenhas - Cartas a um jovem advogado

Kamy_20 22/12/2023

Ta na média
Pelo que vi dos comentários, antes de ler este livro, achei que a leitura seria incrível. Mas ela foi comum, isto é, as dicas foram comuns e o livro não ofereceu nada de mais. É claro que o autor teve uma trajetória admirável, uma trajetória inspiradora. No entanto, tanto inspira que é inalcançável, quase como um sonho, que não passa disso. Falo isto, pois há dicas, que me parecem um tanto desatualizadas. Ademais, é correto afirmar que o livro tem conteúdo proveitoso, principalmente quando o autor fala da importância da oratória, de saber matemática (muito importante para os juristas) e de que a carreira de um bom profissional é feita diante de bons mestres e grandes desafios.

Irena Wieliczka 14/02/2023

Cartas a um Jovem Advogado
Confesso que eu esperava um pouco mais desse livro. Acredito que em muitos pontos esteja desatualizado e algumas falas/pensamentos do autor me incomodaram.

No geral, não achei nenhuma dica fora do comum. Muito do que o autor fala consigo aplicar no meu dia e consigo ver colegas advogados se valendo dos preceitos citados pelo autor.

É um livro bom, bem didático na forma de passar o conteúdo e interessante pelas histórias que são contadas. Valeu a experiência.

Dalton 31/12/2022

Leitura leve
Se você quiser ler um livro rápido, é uma boa escolha, é curto e a leitura é leve. É até divertido, mas não é nada além disso. É um livro bem simples.

Felipe.Padovan 24/07/2022

NECESSÁRIO
Um livro de grande importância para quem quer adentrar ao Direito e se tornar advogado.
O autor, em sua escrita, nós mostra como foi sua entrada no Direito e mostra do início da sua carreira até onde está hoje em dia.
Recomendo demais para quem quer saber sobre a área.

thaissdl 16/01/2022

gosto bastante, o autor escreve de um jeito muito facil de entender, geralmente os escritores no ramo do direito usam muitas palavras difíceis e etc

Leonardo.H.Lopes 16/11/2021

"Cartas", sei
Bom, fiquei decepcionado com esse livro, sem saber se tinha gostado ou não. Os textos são bons, mas estão no livro errado, na proposta errada. As cartas tem tudo, menos cara de cartas: parecem mais memórias ou reminiscências, outras têm até cara de crônica de jornal. Uma carta precisa ser endereçada, mesmo que seja ao leitor em geral. Müssnich foca muito em si, conta de si, de vários casos curiosos de seu escritório, de seus sucessos, mas não dialoga conosco. Eu daria quatro estrelas se fosse uma autobiografia, ou um livro tipo o “DesCasos” da Alexandra Lebelson Szafir, onde a advogada conta vários de seus casos envolvendo o direito dos excluídos, mas peguei um livro de cartas, de orientação profissional, e não foi isso que encontrei.

Outrossim, o pouco de orientação e conselhos que recebemos são aquilo que todo mundo já sabe: seja ético, leal, sigiloso, trabalhe com afinco; alguns outros achei bem desconexos da realidade da maioria dos estudantes. O autor recomenda que o aquele que quer ser advogado escolha bem sua faculdade conversando com professores, ex-alunos, advogados que estudaram na instituição ou que na hora de escolher um estágio também sonde infinitamente o mercado a fim de buscar o melhor escritório. Bom, muitas vezes não escolhemos a faculdade, é o que temos e está de bom tamanho. Para quem é pobre, passe numa universidade pública o mais perto de casa o possível ou pegue a primeira particular que encontrar uma bolsa e se precisar de um estágio, pegará o primeiro que aparecer. Assim são as coisas. E quanto ao estudo no exterior quase tão necessário, bom ... Claro que qualquer pessoa pode e deve lutar para ter o melhor, mas para algumas, a luta é 100X maior. Falta uma força no texto, algo mais amplo, mais útil na proposta do livro. Enfim, falta um sal.

youngheartx 20/10/2021

Poderia ser melhor.
Mais panfletário e biográfico do que informativo. Alguns pontos importantes foram abordados superficialmente para economizar linhas para a autopromoção do autor.

Dal Molin 27/06/2021

Leitura leve sobre advocacia
Livro interessante com o compartilhamento de vivências do autor, que é advogado renomado no Brasil. Interessante para ter novas perspectivas sobre o direito.

Maria Eduarda Martins 09/05/2021

Que livro bacana!

Francisco Müssnich é um advogado admirável e com um trajetória motivadora. Sua obra é de fácil leitura. Nela, é possível conhecer a juventude do autor, suas conquistas, seus desafios e dicas para os novos profissionais do Direito.

Gostei muito das perspectivas de crescimento da advocacia indicadas por Chico e de como ele conseguiu se fazer um amigo do leitor!

Uma produção muito querida, que vale a releitura ?

Viní Almeida 25/11/2020

Cartas a um jovem advogado
Um livro muito incrível, o autor desde o início traz relatos de sua vida profissional, dicas, sugestões, inspiração e principalmente sabedoria.
Acredito que todo acadêmico de direito deveria ler esta obra de arte, eu gostei muito porque me fez olha a advocacia com outros olhos, e a amar o direito ainda mais.
As histórias de vida profissional do autor dará uma inspiração para que todos os jovens advogados possam buscar dias melhores no nosso mundo, através do direito.
Franscisco Mussinich escreveu este livro com muita sabedoria e experiência, e o que posso dizer a ele é: Muito obrigado por esta obra de arte ??!!

Recomendo a todos ler, fantástico.

Paulo.Joao 16/06/2019

Mediano
A vida do advogado Francisco Mussnich é bem diferente da vida da grande massa de advogados que surgem no dia a dia. O autor é proveniente de família de políticos, estudou em boas escolas, teve mestrado no exterior, etc. Fica meio que destoante com a nossa realidade de classe média baixa, que certamente não tem as mesmas oportunidades, apesar de, claro, ter a possibilidade de conseguir as mesmas coisas, lutando 100x mais.

Enfim, os conselhos e histórias contadas por Francisco são interessantes. São coisas normalmente óbvias, mas que muitas vezes deixamos de observar por inúmeras razões. Há histórias divertidas e a sua busca por sempre crescer em sua área de atuação (empresarial) é inspiradora, mesmo para quem não queira esta área (como eu).

É uma boa leitura. Mediana. Não tem nada de mais. É agradável e inspira um pouco pela boa narrativa e exemplos de histórias do advogado autor do livro.

Mas é uma leitura bem dispensável. Na minha opinião, não agrega nada de mais e não tem segredos ou dicas realmente úteis para a advocacia em si.

Rebeca C. 14/10/2012

Amor ao Direito
Para quem pretende seguir na área do Direito o livro motiva e anima, não iludindo o leitor com falsas promessas de dinheiro fácil ou principalmente vida tranquila, Francisco, um grande advogado, não esconde nenhum momento que é demasiado importante o trabalho árduo. Mas para os amantes deste ramo profissional podem ser facilmente envolvidos pelo amor que a advocacia é relatada nestas cartas, diga-se de passagem que não ë do tipo de trabalho que apenas anima futuros estudantes ou até mesmo atuais universitários e afins, fascina também advogados feitos, que vêem talvez a verdade do livro.

Teófanes 04/09/2012

Motivador
Esse livro cumpre o seu objetivo: apresentar uma profissão e motivar os interessados em exercê-la. Com um texto ágil e fácil, o autor nos mostra o dia-a-dia de um advogado militante, com todas as suas glórias e penúrias. Não me arrependo de ter gasto boas horas para lê-lo. E, ainda, devo uma releitura mais atenciosa.

Paulo 16/11/2009

Apaixone-se pelo Direito
Francisco Müssnich, o autor, em cada capítulo divide um pouco da sua experiência contando das situaçãos que passou como estudante de Direito e depois como advogado e dando conselhos pra quem quer tomar esse "rumo". O que mais me marcou nele: O bom estudante de Direito , mais pensa e reflete trazendo novas questões para aula construindo uma relação saudável com os professores do que propriamente estuda; para procurar um estágio o candidato tem que estar seguro de de si e sabendo dos pormenores dos histórico de casos na atuação do escritório em que deseja ingressar; o estudante deve ir além do direito fazendo cursos 'por fora' como contabilidade, oratória, teatro, noções de administração e mercado etc; o estudante já pode ir treinando sua vida profissional mesmo dentro da faculdade, participando de reuniões, expondo com boa oratória seus trabalhos etc; a melhor forma de estudar em grupo seria trazendo questões atuais e debatendo (ele relatava que em eum dos escritórios que ele participou eles criaram um grupo assim, em que estudantes e advogados já atuantes interegiam falando osbre novas leis); e a profissão é muito gratificante, quando se atua bem além do retorno financeiro o que dá mais satisfação é de você ter aliviado seu cliente num quase xeque mate de xadrez.

Leonmrs 12/12/2009minha estante
Gostei muito da sua resenha e das pequenas dicas que você passou, deixando ainda mais o leitor com vontade de ter o livro.

Jackie Morena 26/02/2009

Em linguagem coloquial, o autor apresenta parte de sua história profissional, narrando detalhes da sua infância, via escolar e acadêmica, e buscando salientar, ao longo da narrativa, aspectos importantes para um advogado.

O mais bacana é que as dicas vão além de aspectos técnicos, abordando, até mesmo com mais intensidade, questões de pessoais e valores, suscitando a reflexão em quem ja está na profissão, ou direcionando quem pretende integrar àquela classe.